Unipam topo-vestibular

PCMG prende suspeito de abusar sexualmente da própria filha

Sexta 15/10/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu, em Matozinhos, região Central de Minas, um homem, de 58 anos, suspeito de abusar sexualmente da própria filha, atualmente com 14. Os abusos tiveram início há cerca de dois anos, nos momentos em que ela ficava na residência do investigado.
As apurações iniciaram após a vítima relatar o fato à mãe, e um familiar da vítima acionar a Polícia Militar para denunciar os abusos que a adolescente sofria. Segundo as investigações, a filha ainda era ameaçada pelo suspeito.

O investigado chegou a se apresentar na delegacia, acompanhado da advogada, para prestar depoimento. A PCMG, ainda durante as realizações das oitivas, representou pela prisão preventiva do homem, ordem deferida pelo Judiciário e cumprida pela Polícia Civil na última semana. Com isso, o suspeito foi encaminhado ao sistema prisional, onde se encontra à disposição da Justiça.

Entram em vigor regras para retorno ao trabalho presencial de servidor

Documento traz lista dos que devem permanecer em trabalho remoto

Sexta 15/10/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil (foto: Fabio Rodriguez Pozzebom)
Feed do PatosAgora

Começam a valer hoje (15) as regras para o retorno seguro e gradual de servidores e empregados públicos ao trabalho presencial. A Instrução Normativa nº 90/2021 foi publicada pelo Ministério da Economia no início do mês e orienta os órgãos a seguirem as recomendações do Ministério da Saúde sobre cuidados e uso de equipamentos de proteção individual, organização do trabalho e medidas em relação aos casos suspeitos e confirmados de covid-19.

O documento traz uma lista de casos nos quais os servidores e empregados públicos deverão permanecer em trabalho remoto. Entretanto, ele não se aplica àqueles que exercem atividades nas áreas de segurança, saúde ou outras consideradas essenciais pelo órgão ou entidade, nos termos do Decreto nº 10.282/2020.

Na lista estão, por exemplo, pessoas que apresentem condições ou fatores de risco como idade igual ou superior a 60 anos; tabagismo; obesidade; insuficiência cardíaca, miocardiopatia isquêmica, entre outras miocardiopatias. Também está incluído quem tem hipertensão arterial; doença cerebrovascular; pneumopatias graves ou descompensadas (asma moderada/grave, doença pulmonar obstrutiva crônica); imunodepressão e imunossupressão; doenças renais crônicas em estágio avançado (graus 3, 4 e 5); diabetes melito, além de doenças cromossômicas com estado de fragilidade imunológica; neoplasia maligna (exceto câncer não melanótico de pele); cirrose hepática; doenças hematológicas (incluindo anemia falciforme e talassemia); e gestação.

Além desses casos de saúde, ficam liberados do trabalho presencial pais, padrastos ou madrastas com filhos ou que sejam responsáveis legais de crianças em idade escolar ou inferior, sem que haja outro adulto apto a prestar assistência. Nesse caso, a medida vale apenas para os locais onde aulas presenciais e serviços de creche ainda não tenham sido retomados.

Em todos os casos a dispensa deverá ser solicitada pelo próprio servidor ou empregado público mediante uma autodeclaração enviada por email à chefia imediata. “A prestação de informação falsa sujeitará o servidor ou empregado público às sanções penais e administrativas previstas em lei”, diz a instrução normativa.

A chefia imediata do servidor deverá avaliar se o regime de trabalho remoto é compatível com a função desempenhada por cada um dos seus subordinados. Caso contrário, nas hipóteses de saúde e outras previstas, a frequência deverá ser abonada.

“Entende-se por trabalho remoto a execução das atividades fora das dependências físicas do órgão ou entidade pelos servidores e empregados públicos impossibilitados de comparecimento presencial ao trabalho, não se confundindo com o teletrabalho decorrente do programa de gestão a que se refere a Instrução Normativa nº 65, de 30 de julho de 2020”, diz o documento.

Os servidores e empregados públicos que continuarem em trabalho remoto ou que estejam afastados de suas atividades presenciais não poderão receber auxílio-transporte ou adicional noturno. Nesse último caso, a exceção é para atividades que tenham necessidade de ser prestadas em horário compreendido entre as 22h de um dia e às 5h do dia seguinte, desde que autorizada pela chefia imediata.

Fica vedado ainda a prestação de horas extras e o pagamento de adicionais ocupacionais de insalubridade, periculosidade, irradiação ionizante e gratificação por atividades com Raios X ou substâncias radioativas, previstos na Lei nº 8.112/1990.

Carregamento com 3,2 milhões de doses da Pfizer chega ao Brasil

Até o domingo mais 10 milhões de doses devem chegar ao país

Sexta 15/10/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil
Feed do PatosAgora

Chegarou hoje (15) ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), um carregamento com 3,2 milhões de doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer. Ontem (14), o laboratório norte-americano já havia feito a entrega de 912,6 mil doses. A previsão é de que até o próximo domingo (17), desembarquem no Brasil mais 10 milhões de doses do imunizante.

Os lotes fazem parte do contrato assinado com o Ministério da Saúde para fornecimento de 100 milhões de doses da vacina até dezembro. A farmacêutica já fez a entrega de 100 milhões de doses previstas no primeiro termo assinado com o governo brasileiro.

O Ministério da Saúde já distribuiu 310,5 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus de quatro laboratórios para serem aplicadas em todo o país. Ontem, o Brasil atingiu a marca de 100 milhões de pessoas completamente imunizadas contra a covid-19 com duas doses ou dose única.

Prefeitura faz doação de material esportivo para o Tiro de Guerra

Sexta 15/10/2021 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Na manhã da última quinta-feira  (14/10), a Prefeitura Municipal de Patos de Minas realizou a entrega de material esportivo para o Tiro de Guerra 04-013.

Os itens doados incluem bolas de futsal, basquete, handball e redes de gol. São materiais da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer que serão utilizados pelos atiradores.

O chefe de instrução do TG, subtenente Aurélio do Carmo Moura, recebeu o material das mãos do secretário de Cultura de Patos de Minas, Ivan Rosa.

Inflação em setembro foi maior para as famílias de renda menor

Índice foi de 1,3% para renda muito baixa e de 1,09% para renda alta

Sexta 15/10/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil (foto: Marcello Casal Jr)
Feed do PatosAgora

O Indicador de Inflação por Faixa de Renda acelerou para todas as faixas no mês de setembro, mas revelou uma inflação mais acentuada para as famílias de renda muito baixa, com índice de 1,3%, enquanto o grupo de renda alta ficou em 1,09%. Os dados foram divulgados hoje (15) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A inflação para o segmento de renda baixa foi de 1,2% no mês, para a renda média baixa, 1,21%, e para o segmento de renda média alta foi de 1,04%.

Segundo o instituto, o grupo habitação exerceu a maior pressão inflacionária para as famílias dos três segmentos de renda mais baixa. Para as famílias de renda muito baixa, pesaram os reajustes de 6,5% das tarifas de energia elétrica, de 3,9% do gás de botijão e de 1,1% dos artigos de limpeza. Já os alimentos em domicílio foram puxados especialmente pelas frutas (5,4%), aves e ovos (4%) e leites e derivados (1,6%).

As três faixas de renda mais alta repetiram o impacto sofrido em agosto, com peso maior no grupo de transportes, influenciada pelos reajustes de 2,3% da gasolina, de 28,2% das passagens aéreas e de 9,2% dos transportes por aplicativo.

No acumulado de 12 meses, a inflação para o grupo de renda muito está em 10,98%; a renda baixa acumula 10,72%; a renda média baixa está em 10,64%; a média tem alta de 10,09%; o grupo de renda média alta tem inflação em 12 meses de 9,32% e o grupo de renda alta teve inflação de 8,91%.

O Ipea aponta que para as famílias de renda muito baixa pesaram no acumulado do ano o aumento nos preços dos alimentos no domicílio, como carnes (24,9%), aves e ovos (26,3%) e leite e derivados (9%), além dos reajustes de 28,8% da energia e de 34,7% do gás de botijão.

Para as famílias com maiores rendimentos, a inflação acumulada sofreu impacto das variações de 42% dos combustíveis, de 56,8% das passagens aéreas, de 14,1% dos transportes por aplicativo e de 11,5% dos aparelhos eletroeletrônicos.

OrthoDontic Patos de Minas faz o lançamento oficial do InviLine – Alinhadores Invisíveis da OrthoDontic

A OrthoDontic que é referência em ortodontia trouxe mais uma forma de sorrir para a população de Patos de Minas

Sexta 15/10/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

O InviLine é o Alinhador Invisível exclusivo da OrthoDontic que consiste em um tratamento mais discreto, mais rápido e com mais conforto. Os alinhadores transparentes InviLine são placas rígidas removíveis feitas a partir de modelos digitais dos dentes do paciente.

Inicia-se com o escaneamento digital da boca e, dessa forma, todo o planejamento é feito em ambiente virtual, com a ajuda de softwares que projetam todo o tratamento do paciente, indicando como devem ser os alinhadores e quantos serão necessários para atingir o resultado desejado. Essa tecnologia oferece exclusividade, rapidez e precisão para o seu tratamento.

Desse modo, deve-se atentar para os 3 principais pontos diferenciais do InviLine:

Mais conforto: O InviLine causa menos desconforto quando comparado aos aparelhos fixos, pois não tem o volume dos brackets, fios ou pontas que costumam machucar a boca;

Higienização rápida: Por serem removíveis, as placas devem ser retiradas durante a alimentação, lavadas e recolocadas após a escovação. Além disso, o paciente pode utilizar o fio dental e realizar a escovação dos dentes normalmente.

Discreto: As placas do tratamento são feitas sob medida, no formato exato dos dentes, em espessura ultrafina e material transparente. Por esta razão, a utilização do Alinhador se torna praticamente imperceptível durante o dia a dia do paciente.

O InviLine vem para reforçar o posicionamento da OrthoDontic como referência em tratamento ortodôntico em todo o território nacional.

Agende agora mesmo sua avaliação em uma de nossas unidades e venha conhecer mais essa tecnologia que a OrthoDontic trouxe para você:

Unidade 1: Avenida Brasil 527 – Centro. Tel: 3821 2277
Unidade 2: Olegário Maciel 92 sala 202 – Centro. Tel: 3814 7171

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Durante patrulhamento da PM, homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Presidente Olegário

Sexta 15/10/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um homem, de 39 anos, foi preso em flagrante na noite desta quinta-feira (14) por porte ilegal de arma de fogo, em Presidente Olegário

De acordo com a Polícia Militar, durante patrulhamento pelo bairro Saltador, a equipe visualizou várias pessoas na “Praça do Quiosque” sendo que um homem mostrava um objeto para os demais.

O suspeito ao perceber a presença dos militares escondeu o objeto dentro das calças, sendo procedida a abordagem e localizada uma pistola/beretta calibre 22, desmuniciada.

Diante dos fatos, o homem foi preso em flagrante, e juntamente com arma foi levado para a Delegacia da Polícia Civil (PC) de Plantão. 

Vereador professor Daniel fala sobre oitivas do caso do vereador Lásaro Borges

Sexta 15/10/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

O vereador-presidente da Comissão Processante da Câmara Municipal de Patos de Minas, professor Daniel, que apura denúncia protocolada contra o vereador Lásaro Borges por suposta falta de decoro, falou sobre as oitivas do processo. (Veja no vídeo abaixo).

A Comissão Processante apura denúncia protocolada pelo líder comunitário Francisco Gonçalves de Andrade, o qual requer cassação de mandato parlamentar do vereador Lásaro Borges por suposta falta de decoro.
 

Projeto de Lei sobre fogos de artifício é adiado na Câmara Municipal de Patos de Minas

Sexta 15/10/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Em Reunião Ordinária na Câmara Municipal de Patos de Minas na última quinta-feira (14), o Projeto de Lei que proíbe a utilização e comercialização de fogos de artifício com estampidos foi adiado mais uma vez. O vereador Mauri da JL pediu vista para examinar melhor o projeto.

Outro Projeto de Lei que foi adiado ontem foi o projeto que cria o Fundo e o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais em Patos de Minas. As duas propostas são de autoria do vereador José Eustáquio.

Durante a votação, o vereador João Marra pediu vista para examinar o projeto. De acordo com o relato do parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CJLR), Vereador Vitor Porto, por determinação da Constituição Federal, fundos só podem ser criados através de leis complementares, sendo que o fundo em questão foi encaminhado como lei ordinária.

Animal solto na pista causa acidente com veículo da Prefeitura de Lagoa Grande na MG 354

Sexta 15/10/2021 - André Amâncio
Fonte: PO Hoje
Feed do PatosAgora

Um animal solto pela pista causou um acidente, na MG-354, no início da madrugada desta sexta-feira (15), em Presidente Olegário.

Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMR), o Fiat Argo que pertencente a Prefeitura de Lagoa Grande, Noroeste de Minas, atingiu o animal bovino que estava no quilômetro 134. Apesar dos danos, o condutor de 39 anos e as passageiras de 17 e 39 anos, não se feriram. O animal morreu.

De acordo com a ocorrência policial, o condutor relatou aos militares que seguia na rodovia sentido Presidente Olegário, quando o animal bovino de cor branca atravessou repentinamente a via, momento que realizou uma manobra para desviar, porém foi atingido na parte dianteira esquerda do veículo, perdendo o controle de direção e parando da rodovia.

O motorista foi submetido ao teste do bafômetro com o resultado 0,00 mg/l. Com a documentação em dia, a seguradora foi acionada para remoção do veículo. Os militares não conseguiram identificar o o proprietário do animal.