Prova de vida para segurados do INSS é suspensa até fim do ano
Medida foi publicada ontem em edição extra no Diario Oficial da União
Fonte: Agência Brasil (foto: Marcelo Camargo)
O presidente Jair Bolsonaro promulgou a lei que suspende, até 31 de dezembro de 2021, a comprovação de vida para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida havia sido vetada por Bolsonaro na Lei nº 14.199, de 2 de setembro de 2021 que prevê meios alternativos para prova de vida, mas o veto foi derrubado pelo Congresso.
O trecho, agora em vigor, foi publicado ontem (6) em edição extra do Diário Oficial da União.
A prova de vida é uma exigência para manutenção do benefício e o não cumprimento leva a sanções que podem chegar à suspensão do pagamento por falta de atualização cadastral.
Em 2020, a exigência da prova de vida foi suspensa em razão da pandemia de covid-19, mas retomada em junho deste ano. A medida afeta a vida de mais de 7,3 milhões de aposentados e pensionistas do INSS que, agora, não terão seus benefícios suspensos caso não façam o procedimento.
Vacinação em Minas: 500 cidades não registram mortes por coronavírus há um mês
Queda nas internações em quatro semanas foi de 25%, afirma secretário de Saúde
Fonte: Agência Minas (foto: Gil Leonardi / Imprensa MG)
Quinhentas cidades de Minas Gerais não registraram óbitos por covid-19 de 6/9 a 6/10/2021. Os dados foram informados pelas prefeituras à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), e constam no sistema Sivep, do Ministério da Saúde.
O número, que corresponde a 58% dos municípios do estado sem mortes pela doença em um mês, revela a eficácia da vacinação contra o coronavírus.
O percentual de imunização com a primeira dose já chega a 83 % da população acima de 12 anos e, com o esquema vacinal completo, passa de 50% desse público.
Nesta quinta-feira (7/10), durante a reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que acompanha a situação da pandemia no estado, o secretário de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, destacou o sucesso da campanha de vacinação.
“Temos um grande crescimento na segunda dose aplicada. Em breve, devemos ter 70% de todo o público-alvo com todo o esquema completo. A adesão à vacinação tem gerado um reflexo muito positivo com diminuição de internações, óbitos e circulação do vírus”, destacou Baccheretti.
Segundo dados apresentados pelo secretário, a média de pacientes internados no estado vem caindo, chegando a 617 no último dia 5/10. Há duas semanas, eram 716 pessoas hospitalizadas devido à doença. Em quatro semanas, a queda é de 25%.
Bacherretti ressaltou ainda que, apesar dos avanços, os cuidados sanitários, como uso de máscara e higienização das mãos, devem ser mantidos pela população.
Ainda durante a reunião do Comitê Covid, o secretário de Saúde informou a manutenção de todas as macrorregiões na onda verde do Minas Consciente, plano criado para a retomada gradual e segura das atividades econômicas.
Indicadores de mensuração da pandemia seguem em queda. Destaque para a redução de 25% na taxa de incidência da doença nos últimos sete dias.
A macrorregião Noroeste passará por um acompanhamento mais criterioso devido a algumas oscilações de dados, mas que, por enquanto, não geraram impacto na cadeia de atendimento hospitalar.
Histórico de ondas
Seis macrorregiões se mantêm na onda verde há dez semanas, desde o final de julho. São elas: Centro-Sul, Jequitinhonha, Norte, Oeste, Sudeste e Vale do Aço.
Nesse período, somente o Nordeste e o Triângulo do Sul tiveram de regredir para onda vermelha em algum momento.
Mudanças
A partir de agora, as reuniões do Comitê Extraordinário Covid-19 serão realizadas a cada 15 dias. O objetivo é dar mais dinamismo aos encontros sem gerar prejuízos às ações de enfrentamento da pandemia, já que as análises de possíveis alterações no Minas Consciente são feitas de duas em duas semanas.
Já os integrantes do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes-Minas), responsável pela coordenação das ações de resposta à pandemia do novo coronavírus em Minas Gerais, continuam a se reunir semanalmente.
Homem é preso suspeito de praticar zoofilia com égua e potra na zona rural de Patos de Minas
Um homem de 50 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) na última quarta-feira (06), suspeito de praticar zoofilia com uma égua e uma potra. O fato ocorreu em uma fazenda localizada no distrito de Alagoas, zona rural de Patos de Minas (MG).
Segundo informações da PM, a vítima relatou que na data de ontem, no período da tarde, deparou com o autor no pasto praticando maus tratos e abuso com seus animais equinos.
Disse ainda que ao chegar no pasto por volta das 17hs deparou com o autor praticando abuso contra uma égua e a potra. O criador tirou fotos do ato e filmou quando o autor lhe ameaçou e apoderou de um pedaço de um galho de madeira e foi em sua direção para lhe agredir, porém não houve a agressão, somente a ameaça.
Diante dos fatos em rastreamentos, os policiais militares localizaram. O homem de 50 anos confirmou que praticou o abuso com os dois animais. Sendo assim, o autor foi preso em flagrante delito e conduzido à delegacia.
Pai é agredido pelo próprio filho após se negar a dar dinheiro para o rapaz comprar bebida alcoólica
Um pai foi agredido pelo próprio filho, de 27 anos, após se negar a dar dinheiro para o rapaz comprar bebidas alcoólicas. O fato ocorreu na última quarta-feira (06), no Bairro Alto da Colina, em Patos de Minas.
Segundo informações da Polícia Militar (PM), a vítima relatou aos policiais militares que se encontrava em sua casa, quando chegou o seu filho, exigindo dinheiro para consumo de bebidas alcoólicas. A vítima disse que negou passar qualquer valor, quando o autor se apoderou de uma faca e lhe desferiu alguns golpes.
O homem apresentava pequenos cortes na mão e no antebraço esquerdo, porém dispensou atendimento médico. Após os fatos o autor evadiu e não foi encontrado nos rastreamentos realizados pela PM.
Bandidos levam dinheiro de lotérica em Brejo Bonito e arrebentam porta de agência bancária
Duas agências bancárias do distrito de Brejo Bonito foram vítimas de bandidos na madrugada dessa quinta-feira (07). A Polícia Militar (PM) não revelou a quantia levada pelos autores.
Segundo informações da PM, por volta de 3 horas, quatro autores, encapuzados e armados com arma de fogo (revólver), deslocaram em uma Fiat/Touro cor vermelha, suja de terra (sem maiores dados) até a praça principal do distrito.
Utilizando pé de cabra, os autores quebraram a porta de vidro da lotérica e arrombaram o cofre da agência. Ao saírem, depararam com dois indivíduos que estavam dormindo em um caminhão baú, que foram rendidos.
Posteriormente, os autores arrebentaram a porta do agência Sicoob, localizada também no perímetro da praça. Os indivíduos evadiram em alta velocidade sentido à BR 146. Ainda não foi levantado quantia monetária levada. A Polícia Militar segue em diligências para tentar identificar e prender os autores.
A prínicipio a fuga foi no sentido de Carmo do Paranaíba.
Motociclista de 26 anos morre em acidente na estrada que liga Lagoa Formosa à Monjolino de Minas
Um motociclista de 26 anos morreu em um acidente ocorrido na madrugada dessa quinta-feira (07), na estrada que liga a cidade de Lagoa Formosa (MG) ao distrito de Monjolinho de Minas. O Corpo de Gleidson Pereira de Almeida Borges foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Patos de Minas.
Segundo informações da Polícia Militar (PM), testemunhas disseram que seguiam na estrada municipal de Lagoa Formosa sentido à Monjolinho de Minas e, que haviam deparado com uma motocicleta caída ao solo às margens da estrada. Que ao verificarem o ocorrido, eles encontraram uma pessoa ferida.
Foi acionado o serviço médico municipal da cidade de Lagoa Formosa que constatou que a vítima estava sem os sinais vitais, vindo a óbito. Foi feito o isolamento e preservação do local, e acionado o perito, que compareceu ao local e realizou os trabalhos técnicos, encaminhando o corpo da vítima para o IML da cidade de Patos de Minas.
A motocicleta foi removida ao pátio público da cidade, pelo serviço de guincho, devido não haver pessoa indicada para os cuidados do veículo.
PM recupera caminhões roubados em João Pinheiro
A Polícia Militar (PM) de Patos de Minas (MG) recuperou dois caminhões que foram roubados na madrugada dessa quinta-feira (07), na cidade de João Pinheiro (MG). Dois homens, de 23 e 28 anos foram presos.
Segundo informações da PM, os militares compareceram ao loteamento Smart City onde o guarda noturno no local alegou que por volta das 01h20min, quando estava dentro de seu veículo, foi surpreendido por um indivíduo encapuzado portando uma arma de fogo tipo revólver.
A vítima ainda relatou que foi amarrada e levada para o fundo de um galpão. Em seguida, os autores tiraram combustível de outros caminhões e abasteceram dois caminhões, os quais foram roubados.
Ainda de acordo com a PM, um dos veículos possui rastreamento via satélite e foi possível verificar que o caminhão seguia pela BR365 próximo à Varjão de Minas. Diante das informações, foi feito contato com as cidades de São Gonçalo do Abaeté, Varjão de Minas e Patos de Minas para que fosse realizado o cerco e bloqueio.
Logo em seguida, os militares de Patos de Minas conseguiram abordar os veículos na entrada da cidade, onde foi efetuado a prisão em flagrante delito dos autores de 23 e 28 anos bem como recuperar os caminhões roubados.
STF começa a decidir se mantém proibição de showmícios
Restrição é questionada por três partidos políticos, PSB, PSOL e PT
O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a decidir hoje (6) se mantém a proibição de showmícios durante as campanhas eleitorais. O caso é discutido em uma ação protocolada em 2018 por três partidos.
Na ação, PSB, PSOL e PT questionam a constitucionalidade do trecho da Lei 11.300 de 2006 que proibiu as apresentações artísticas, remuneradas ou não, para promoção de candidatos em comícios e reunião eleitoral. A norma alterou a Lei 9.504 de 1997 (Lei das Eleições). As legendas sustentam que a proibição é incompatível com a garantia constitucional da liberdade de expressão.
Após o voto do relator, ministro Dias Toffoli, e dos ministros Nunes Marques e Alexandre de Moraes, a sessão foi suspensa. O julgamento será retomado amanhã (7).
No entendimento de Toffoli, os showmícios devem continuar proibidos, mas eventos eleitorais com finalidade arrecadatória podem ser realizados, por tratar-se de modalidade de doação de pessoas físicas, permitidas legalmente.
“Sendo o showmício uma modalidade proibida de propaganda eleitoral, a vedação abrange a sua realização remunerada ou não, independentemente de serem realizados em espaços privados ou eventos particulares, o que não interfere nas regras para realização de eventos de arrecadação, dadas as finalidades diversas dos institutos, notadamente pelo fato de que tais eventos de arrecadação não configuram propaganda eleitoral”, votou o relator.
O voto de Toffoli foi seguido por Alexandre de Moraes. Nunes Marques votou pela restrição dos showmícios e dos eventos partidário de arrecadação.
Inscrições para o Observatório UNIPAM estão abertas
A Mostra contará com o sorteio de um iPhone 12 e de 33 poupanças, com crédito de R$800,00, para investir no seu futuro
O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) realizará, no dia 30 de outubro (sábado), a partir das 9h, o Observatório UNIPAM – Mostra de Cursos e Profissões. O evento será realizado no formato Experience, proporcionando aos estudantes uma experiência única, sem sair de casa.
O evento tem por objetivo promover aos estudantes do ensino médio o contato com os cursos oferecidos pelo UNIPAM, a fim de auxiliá-los na escolha de sua profissão e apresentar-lhes a estrutura disponível, no Centro Universitário.
Diversão nunca faltou no Observatório e, neste ano, não será diferente! A Mostra contará com um pocket show do DJ Felipe Marques e o sorteio de vários brindes: um iPhone 12 e 33 poupanças de crédito de R$800,00. O intuito é que os estudantes possam utilizar esse dinheiro para investirem no seu futuro.
Em todas as edições realizadas, o Observatório teve adesão maciça das escolas de Patos de Minas e da região. Tradicionalmente, o evento, que ocorre em outubro, já reuniu, nas suas últimas edições, mais de 168 mil estudantes, consolidando-se como um dos maiores eventos pré-universitários do interior de Minas Gerais.
Para participar, o estudante deverá se inscrever no site https://bit.ly/3ae4aPh cadastrar-se na oficina de sua escolha e, no dia do evento, preencher o login e a senha para assistir a live do evento e a oficina escolhida.
Para mais informações entre em contato pelo telefone 0800 940 40 06.
DA de Medicina e NAP promovem projeto Inspire, Respire, Não Pire!
O Diretório Acadêmico “Dr. Fued Elias Esper” do curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), em parceria com o Núcleo de Apoio Psicólogio (NAP), iniciaram no dia 22 de setembro, no Parque do Mocambo, o Projeto “Inspire, Respire, Não Pire!”.
O projeto tem como objetivo promover momentos de entretenimento e integração entre discentes, docentes e demais membros do curso de Medicina, por meio de atividades relacionadas à música, à postura corporal e ao esporte. Despertando assim, o interesse aos cuidados psiquíco e físico pessoais.
A coordenadora do NAP, professora Cátia Caixeta, explica a importância do projeto. “Estimular o autocuidado físico e a saúde mental, diante de uma realidade que demanda dedicação máxima, é um exercício que sempre deverá ser proporcionado. Afinal, é fundamental cuidar de quem cuida”, explicou Cátia Caixeta.
No mês de novembro, ocorrerão outras atividades relacionados ao projeto.