Policiais penais e agentes de segurança socioeducativos recebem primeiras carteiras funcionais físicas
Profissionais que já possuem a versão digital do documento estão aptos agora a receber a versão impressa
Fonte: Agência Minas
Uma das grandes metas da atual gestão da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) ganhou um capítulo especial na tarde desta terça-feira (28/9). Em uma solenidade simbólica, realizada na Cidade Administrativa, oito policiais penais e quatro agentes de segurança socioeducativos receberam das mãos do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, a carteira funcional impressa, expedida pela pasta, em atualização e substituição aos documentos anteriores das extintas Secretaria de Estado de Administração Prisional e Secretaria de Estado de Segurança Pública.
A entrega do documento dá continuidade ao processo de expedição dos Documentos de Identificação Funcional aos profissionais de segurança pública da Sejusp, em conformidade com as normativas estabelecidas pelo Decreto Nº 48.145, de 1º de março de 2021, publicado em 2 de março de 2021, e pela Resolução Sejusp Nº 79, de 10 de março de 2021, com publicação em 11 de março de 2021. Os profissionais que já possuem a versão digital do documento emitida e disponibilizada em aplicativo estão aptos a receber a versão física do documento.
Até o momento, 6.931 profissionais de segurança pública - entre policiais penais e agentes de segurança socioeducativos - já possuem acesso ao Documento de Identificação Funcional digital. A pasta investiu, até o momento, em torno de R$ 38 mil para a aquisição de impressoras e materiais necessários para a confecção do item. Além disso, uma força-tarefa foi criada na Sejusp para que fosse possível entregar aos servidores, em um curto espaço de tempo, o documento que é de extrema relevância para os servidores.
Segundo o secretário Rogério Greco, para chegar ao patamar de hoje, vários pontos foram debatidos e inúmeros embates tiveram de ser enfrentados para que o documento saísse da forma como foi entregue nesta terça-feira. “Desde a minha primeira semana eu brigo por isso. Muitos já receberam a carteira digital e agora todos irão receber a carteira física. Eu vejo uma importância muito grande na entrega da carteira física. Quando eu passei no concurso do Ministério Público, eu queria ter o prazer de ter a minha carteira como promotor de Justiça. Parece algo simples, mas isso está relacionado à autoestima e à identificação da função exercida. Foi uma luta muito grande. Esta é mais uma vitória. A nossa equipe trabalhou pesado”, ressalta o chefe da pasta.
Ainda segundo Greco, se não tivesse sido feito o investimento na aquisição de materiais e empenhada uma força-tarefa para a resolução desta questão, a tropa em sua totalidade levaria em média dois anos para receber o documento, de acordo com as expectativas anteriores, pois as emissões diárias eram muito baixas. No caso dos policiais penais, com um quantitativo de quase 18 mil servidores, a Sejusp conseguirá entregar em questão de pouco tempo – cerca de três meses – o documento para todos aqueles que enviarem toda a documentação necessária em conformidade.
Para a assessora-chefe da Subsecretaria de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia da Sejusp, Mireilli Marinho, “a entrega simbólica do novo DIF aos policiais penais (nomenclatura já empregada no documento) e aos agentes socioeducativos constando o porte de armas, o que jamais aconteceu, é um marco. Esse momento é fruto do empenho conjunto das áreas meio e finalísticas que possibilitaram o atendimento célere da demanda sem comprometer a qualidade da entrega, finalizou.
Presa em Tiros acusada de assediar menores e fazer apologia ao massacre de pessoas
Fonte: Ministério Público de Minas Gerais Assessoria de Comunicação Integrada
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) requereu a prisão preventiva de uma mulher acusada de assediar duas menores em Tiros para praticar atos libidinosos, por meio de trocas de mensagens, e possível crime de estupro de vulnerável contra uma delas. Além disso, as redes sociais da acusada revelam postagens de induzimento ao suicídio, incentivo ao tráfico de pessoas, apologia ao nazismo, ao uso de drogas e ao massacre de pessoas: mensagem trocada com uma das menores revela intenção de promover um massacre na escola.
A investigação começou após denúncia das mães das duas menores, que notaram mudança no comportamento das filhas e identificaram muitas conversas entre a acusada e as vítimas . A situação se agravou com a volta das aulas presenciais, já que havia a ameaça de um massacre na escola. Nas mensagens, foram encontrados indícios de que pode haver outras vítimas ainda não identificadas.
A acusada está presa e o MPMG, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Tiros, também requereu à Justiça Criminal da comarca medida cautelar que impeça qualquer contato entre as partes, bem como a expedição de mandado de busca e apreensão de aparelhos como notebooks, computadores e celulares e afastamento do sigilo de dados dos dispositivos. Também foi solicitada a quebra de sigilo dos aparelhos telefônicos das menores.
As decisões sobre os pedidos de quebra de sigilo, busca e apreensão e das medidas cautelares solicitadas foram deferidas pelo Juízo da Comarca de Tiros e cumpridas com o auxílio da Polícia Militar. As perícias dos aparelhos apreendidos estão sendo providenciadas.
Covid-19: boletim informa 12 novos casos sem novos óbitos
Patos de Minas chegou a 17.495 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa tqrça-feira (28/09), pela Vigilância em Saúde.
O boletim de hoje traz 12 novas infecções por coronavírus, sem óbitos confirmados. O percentual de cura segue acima de 96%, e a ocupação de leitos Covid-19 mantém-se baixa em relação a meses anteriores.
Mas vale lembrar que a pandemia não acabou. Cidades da região enfrentam aumento de casos, inclusive com surto em hospital e investigação em unidade de saúde, o que reforça a necessidade de mantermos os cuidados básicos mesmo vacinados.
O boletim informou também que 86 pessoas estão em recuperação domiciliar e 4 pacientes estão internados, sendo 1 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo público e privado.
Até o momento, 16.844 pessoas já se recuperaram da doença, representando 96,35% de taxa de cura, e 547 óbitos foram confirmados até o momento.
Colisão entre veículos que levava pacientes para exames deixa uma pessoa morta na BR-040
Os veículos são de propriedade das secretarias de saúde de São Gonçalo do Abaeté e Paracatu
Fonte: JP Agora
Durante a madrugada de hoje, terça-feira (28), um grave acidente foi registrado no KM 236 da BR-040, no distrito de Canoeiros, em São Gonçalo do Abaeté (MG). As informações apuradas pelo portal JP Agora com testemunhas confirmam que um dos veículos envolvidos é de propriedade da prefeitura de São Gonçalo do Abaeté e levava paciente para realização de exames em Belo Horizonte. O outro veículo foi identificado como sendo da Secretaria de Saúde do município de Paracatu, usado em para transporte de pacientes. Idosa de 80 anos morreu no local.
As informações obtidas pela redação do JP Agora confirmam que a causa da colisão frontal dos veículos foi uma ultrapassagem irregular realizada por um deles. Os dois veículos oficiais ficaram destruídos após a forte batida.
A vítima fatal, de 80 anos de idade, estava sendo levada até a cidade de Belo Horizonte para a realização de exames. Sua neta, que a acompanhava, foi hospitalizada em estado grave. Outras duas vítimas também foram socorridas e levadas a hospitais da região.
O motorista do veículo fiat Doblò, pertencente a Secretaria de Saúde de Paracatu, foi internado e está em observação no hospital São Francisco em Três Marias. O carro conduzido por ele pegou fogo após a colisão.
As administrações de Paracatu e São Gonçalo do Abaeté ainda não se manifestarem oficialmente sobre o ocorrido. A equipe de salvamento da Via 040 está no local do acidente. Não há interdição da pista e o fluxo de veículos de veículos segue normalmente.
Prefeitura de Presidente Olegário abre edital de contratação temporária para professor PII - Matemática
A Prefeitura de Presidente Olegário, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desportos (SEMEC) realizará amanhã quarta-feira (29/09) um edital para contratação temporária de Professor PII - Matemática
De acordo com edital a vaga é na Educação Básica para atuar na rede municipal. O contrato vai obedecer a ordem de classificação do resultado Final do Processo Seletivo 003/2019.
O edital terá início às 16:00, conforme a vagas descritas acima, na Secretaria Municipal de Educação, situado à Praça Afonso de Sá, nº 197, Centro. O candidato terá que apresentar a documentação exigida no edital.
Para mais informações ligue no (34) 3811-1247 ou (34) 3811-1006.
PCMG indicia duas mulheres por denunciação caluniosa e demais crimes em Carmo do Paranaíba
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu e indicou duas mulheres, de 36 e 45 anos, por crimes de falsa identidade, falsidade de documento particular, denunciação caluniosa, perseguição, fraude processual e corrupção de menores, bem como a lavratura de procedimento em desfavor da adolescente infratora, de 17 anos, pela prática de ato infracional análogo ao crime de falsa identidade. Os crimes foram cometidos em Carmo do Paranaíba, região do Alto Paranaíba.
As investigações tiveram início em agosto deste ano, após informações de que um indivíduo teria cometido lesão corporal em âmbito de violência doméstica em desfavor de uma das indiciadas. Ao longo das investigações, verificou-se que os fatos não se deram da forma como a qual a investigada teria alegado, tratando-se então de denunciação caluniosa.
De posse das informações, a equipe de policiais civis da Delegacia de Polícia Civil em Carmo do Paranaíba iniciou diversas levantamentos investigativos.
De acordo com o apurado, a indiciada falsificou documento particular para adulterar um exame de gravidez. Posteriormente, a PCMG comprovou que a mulher teria ludibriado uma funcionária de laboratório clínico para passar a adolescente, que estava grávida, como gestante do filho da vítima.
A PCMG obteve provas de que as mulheres pagaram à adolescente R$100 para que ela comparecesse ao laboratório e fornecesse sangue para amostra do exame de gravidez, configurando o crime de corrupção de menores e falsa identidade.
A principal mentora e investigada do procedimento foi indiciada pela prática dos crimes de falsa identidade, falsidade de documento particular, denunciação caluniosa, perseguição, fraude processual e corrupção de menores, todos em concurso material de crimes, sendo que se somadas às penas de referidos delitos, estas poderão ultrapassar 20 anos.
A coautora, tia da suspeita, que auxiliou materialmente e moralmente na execução de condutas, foi indicada pelos crimes de falsidade de documento particular, falsa identidade e corrupção de menores. Já a adolescente infratora, será responsabilizada por ato infracional análogo ao crime de falsa identidade.
O inquérito policial foi concluído e encaminhado ao Poder Judiciário. A Polícia Civil ressalta a importância da população no combate ao crime, e pede aos cidadãos que denunciem através dos telefones 181 ou (34) 3851-2070 e através do WhatsApp da Delegacia (34) 3851-2070, sendo que o sigilo é garantido.
Resultado preliminar do processo seletivo de assistente de alfabetização de Presidente Olegário
A Prefeitura de Presidente Olegário, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, divulgou hoje (28-09), o resultado preliminar do processo de seletivo de Assistentes de Alfabetização para atuar, de forma voluntária, no Programa Tempo de Aprender.
São vagas para contratação imediata, e a remuneração por turma será de R$ 100,00 para auxiliar no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados nas turmas da pré-escola da Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.
Os interessados a apresentar recurso contra o resultado preliminar do processo seletivo terá até amanhã 29/09, para interpor o recurso. E serão recebidos os recursos na sede Secretaria de Educação de 07:00 às 17:00.
A divulgação da lista de classificação definitiva será realizada no dia 01 de outubro de 2021 através do nosso site: www.po.mg.gov.br e a convocação será feita de acordo com a deliberação dos recursos do FNDE.
Clique aqui para ver a lista preliminar do processo seletivo:
Covid-19: agendada primeira dose do público geral de 17 anos
Público, dividido por inicial do nome, está convocado para domingo e segunda-feira
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Adolescentes de 17 anos completos recebem a primeira dose contra a Covid-19 nos dias 3 e 4 de outubro (domingo e segunda-feira). O grupo foi dividido por inicial do nome, devendo-se respeitar os horários para garantir tranquilidade no atendimento, que ocorre no antigo Projeto Saci. Todos devem apresentar termo de assentimento assinado pelos pais ou responsável legal como forma de garantir a vacinação (clique aqui para baixá-lo ou leia o QR Code da imagem abaixo).
Esse documento fica retido pela Secretaria Municipal de Saúde, portanto deve ser original e impresso. Além da autorização, o convocado precisa levar documento oficial com foto (ou certidão de nascimento), CPF (ou cartão do SUS) e comprovante de residência em Patos de Minas (não precisa necessariamente estar no próprio nome). Quem tiver cartão de vacina também deve levá-lo.
Faltosos – Pessoas com 18 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose podem comparecer no domingo e na segunda-feira, mas da mesma forma devem seguir a divisão de horário e inicial do nome estabelecida no calendário. Basta levar documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência no município e cartão de vacina (caso possua).
Caminhão tomba após derrapar e sair da pista na MGC 354
A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) registrou um tombamento de caminhão ocorrido na noite de ontem (27), na altura do km 146 da rodovia MGC 354, em Presidente Olegário (MG). Ninguém ficou ferido no acidente.
Segundo informações da PMRv, o caminhão sem carga transitava pela rodovia MGC 354 quando, na altura do km 146, o veículo derrapou, saiu da pista e tombou lateralmente na faixa de domínio.
Segundo o condutor chovia no momento do sinistro. Do fato não houve vítima, somente danos materiais de pequena monta no caminhão. O veículo foi destombado por serviço contratado pelo próprio condutor e liberado após fiscalização.
PM registra acidente entre dois veículos no bairro Jardim Panorâmico
A Polícia Militar (PM) registrou um acidente de trânsito entre dois veículos ocorrido no início da tarde de segunda-feira (27), no cruzamento da Rua João José Alexandre com Avenida Maria de Fátima Borges.
Segundo informações da PM, a condutora de 19 anos alegou que conduzia o veículo VW/Golf, pela avenida Maria de Fátima Borges, sentido à avenida Afonso Queiroz. Durante o cruzamento com a rua João José Alexandre, o veículo conduzido pelo condutor, de 34 anos, atravessou a sua frente, não sendo possível evitar a colisão.
De acordo com o condutor de 34 anos conduzia seu veículo VW Gol pela avenida Maria de Fátima Borges sentido ao Bairro Belvedere. Ao convergir para a esquerda na rua João José Alexandre, devido a grande altura da vegetação do canteiro central, não percebeu a aproximação do veículo VW Golf e colidiu lateralmente em seu veículo.