Unipam topo-vestibular

PM apreende mais de uma tonelada de maconha na BR 364 e causa prejuízo de mais de 1 milhão de reais ao tráfico

Sexta 15/10/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) apreendeu mais de uma tonelada de maconha durante Operação Antidrogas realizada na última quinta-feira (14), no km 140 da rodovia BR 364. A apreensão causou um prejuízo de R$ 1.390.000,00 ao tráfico de drogas.

Segundo informações da PMRv, durante a operação os policiais abordaram foi abordado o caminhão com placas de Foz do Iguaçu (PR).

Durante a fiscalização, os policiais conseguiram localizar em um compartimento secreto no baú em sua parte dianteira,1.390 kg de maconha.

O motorista abandonou o caminhão e empreendeu fuga na área rural, e não foi preso. O veículo utilizado na prática delituosa foi apreendido e removido para o pátio credenciado do Detran/MG.

 

Dia do Professor: docentes contam como está sendo preparo para o Enem

Sexta 15/10/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Em todo o país, milhões de estudantes se preparam para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 nos dias 21 e 28 de novembro. As datas são importantes não apenas para eles, mas para todos os professores que estão diariamente preparando aulas, corrigindo redações, tentando tornar o conteúdo mais interessante para que os alunos aprendam o máximo possível. Hoje (15), no Dia do Professor, a Agência Brasil conversou com alguns desses profissionais.

Em Brasília, o professor de geografia e coordenador da Secretaria de Cursos do Colégio Sigma, Robson Lucas Caetano, junta todas as forças nessa reta final. “Está mais próximo de terminar do que de começar. A jornada está em um momento importante, mais para o fim do que para o começo”, reforça também para estimular os colegas professores.

O fôlego é necessário porque o Enem terá duas edições no mesmo ano. “No ano passado, a escola funcionou no auge da crise [de forma remota]. O Enem 2020 foi neste ano, na verdade. A preparação fez com que tivéssemos mudanças. Tivemos aulas em janeiro, com professores atuando na revisão”, diz. 

O Enem de 2020, após adiamento por causa da pandemia, acabou sendo realizado no início deste ano. Ao todo, foram três rodadas de exame, o Enem regular, em papel, realizado em janeiro, o Enem digital, aplicado pela primeira vez na história do exame, em janeiro e fevereiro.

Houve ainda a reaplicação do Enem, em fevereiro. Essa aplicação ocorre todos os anos mas, nessa edição, ganhou outra dimensão devido ao agravamento da pandemia no estado do Amazonas e nas cidades Espigão D’Oeste e Rolim de Moura, ambos em Rondônia. Todos os estudantes dessas localidades tiveram as aplicações regulares canceladas e tiveram que prestar o exame na reaplicação.

No Sigma, as aulas presenciais foram retomadas recentemente, em um modelo híbrido, ainda mantendo aulas remotas e turmas reduzidas. Caetano diz que isso significa dar aulas, às vezes, para três grupos de uma mesma turma.

“Nossos alunos estão em frangalhos. Os alunos que chegam ao terceiro ano foram ceifados do amadurecimento que é necessário. Esse aluno do terceiro é o que estava no primeiro ano [antes da pandemia] e, de repente, se viu no terceiro. Com o afastamento da escola, ele não teve o amadurecimento necessário”.

A escola, que é particular, conta com ampla rede de apoio, que inclui ajuda na hora da escolha da carreira a ser seguida e até mesmo apoio emocional para os quais um grupo de professores recebeu formação específica. Apesar do impacto da pandemia, Caetano afirma que o rendimento dos estudantes nas provas do Enem manteve, no ano passado, o mesmo nível de anos anteriores.

Sem pausa

Em Goiânia, o professor universitário da Unialfa Augusto Narikawa também sente o cansaço do curso preparatório para duas edições do Enem em um mesmo ano. 

“Para nós professores, está bem complicado. A nossa carga horária aumentou muito. Vários professores tiveram que aprender coisas que não sabiam, novidades para eles, que não dominavam. A partir disso, tiveram que desenvolver novas metodologias e se organizar para que pudessem entregar uma educação com qualidade”.

Narikawa percebeu que muitos estudantes, principalmente de escolas públicas, não estavam tendo acesso à formação que precisavam para o Enem. Foi assim que nasceu, no ano passado, o Curso Preparatório Solidário do Enem da Unialfa, gratuito. O curso seguiu o preparatório para a edição de 2021. Para esses alunos, Narikawa leciona língua portuguesa.

O cursinho praticamente não parou. “Estamos todos muito esgotados, a pandemia trouxe esgotamento mental muito grande”, acrescenta: “Os professores são heróis porque não pararam em tempo nenhum. Continuamos tentando fazer com que a educação seja levada da melhor maneira possível. A educação é a base de qualquer país”.

A casa como sala de aula

“Como professora, me sinto angustiada”, sintetiza a professora de língua portuguesa e redação da Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, de Campo Grande (MS), Letícia Cintra. Os alunos que estão agora no terceiro ano do ensino médio cursaram todo o ano passado remotamente. Neste ano, em agosto, a escola retomou as aulas presenciais, em um modelo híbrido, intercalando aulas presenciais com aulas remotas.

“É muito difícil trabalhar com aluno nesse processo de ensino e aprendizagem [a distância] para o Enem, visto que, com o distanciamento, o professor não consegue acompanhar a dificuldade que esse aluno tem. Estou trabalhando agora, com aulas presenciais, individualmente, as dificuldades. Está sendo puxado. Estou fazendo a retomada, principalmente com redação”, afirma.

A professora observa que os alunos estão inseguros. Por causa da pandemia, muitos sequer conseguiram fazer a prova de 2020, como treineiros, o que, de acordo com ela, os ajudaria a se preparar melhor e a conhecer o funcionamento do exame.

A edição de 2020 teve recorde de abstenções de estudantes. O Ministério da Educação disse, na época, que sabia que poderia ocorrer um número maior de faltas devido à pandemia e que decidiu manter as provas, para não atrasar ainda mais a formação dos estudantes, garantindo a continuidade dos estudos. 

Agora, o Enem volta ao calendário regular. A edição de 2021 será nos dias 21 e 28 de novembro. O Brasil está em um patamar diferente da pandemia, com vacinação em curso e redução no número de casos e de mortes em relação aos picos registrados este ano. O exame, no entanto, tem menos inscritos que em edições anteriores. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), são mais de 3 milhões de inscritos confirmados. Em 2020, foram 5,8 milhões de inscritos.

Letícia vê menos estudantes se inscrevendo por se sentirem inseguros, por terem perdido aulas e não se sentirem prontos para as provas. Na reta final, ela conta que tem se esforçado muito. “Corrijo as redações, mostro quais são os erros, que não são os mesmos para todos os alunos. Esse trabalho é bem árduo”, diz. Apesar das dificuldades, neste ano, no entanto, ela nota maior participação das famílias dos estudantes, o que ajuda no ensino, além de maior familiaridade com conteúdos digitais, tanto entre professores, quanto entre alunos.

Para ela, ser professora é vocação e muito trabalho. “Nós fomos trabalhadores, guerreiros durante 2020 e 2021, frente à pandemia. Nós nos desdobramos. Creio que temos mostrado para o Brasil que realmente os professores precisam ser mais valorizados porque transformamos nossa casa em escola, nosso cantinho de descanso em sala de aula, de modo que nossos alunos não fossem prejudicados. Tenho muito orgulho de ser professora e fazer parte da rede pública”.

Adiamentos

Estudantes de todo o país sofreram impacto pelo adiamento do Enem 2020, que não pôde ser aplicado no ano passado devido à crise sanitária mundial. Alguns, no entanto, tiveram o exame adiado mais de uma vez.

O professor de química do Cursinho Aprova Parintins Francisco Braga viu a prova ser cancelada em todo o estado do Amazonas e precisou juntar forças, junto com os estudantes, para mais um mês de preparo até a reaplicação. “Isso atrapalhou. Não por conta do conteúdo, mas pela parte psicológica. O Enem e outras avaliações externas dependem não só do conteúdo, mas do psicológico e isso atrapalhou”.

Na edição de 2021, ele diz que teve mais calma para preparar os alunos e que a volta ao ensino presencial também ajudou. O tempo no ensino remoto, porém, incorporou mudanças ao trabalho. “Eu acredito que mudei meu atendimento individual e a forma de compreender que sala de aula não dá para tirar todas as dúvidas. Ao mesmo tempo em que estávamos distantes fisicamente [nas aulas remotas], nos aproximamos mais, porque o aluno sentia mais liberdade, no momento de resolução da questão ou da revisão, de mandar mensagem no meu celular particular”, conta.

“Apesar de ter a questão de passar a não ter horário de trabalho, me aproximei mais dos alunos e eles se sentiram mais acolhidos e atendidos”, ressalta.

Braga diz que o que o mantém no trabalho é acreditar que está mudando a vida de alguém. “A educação é um desafio. Seria muito mais fácil desistir, mas nós professores somos guerreiros e temos que motivar nossos alunos para que eles ainda vejam a gente como heróis, como símbolo de esperança, de mudança da atual situação em que se encontram. A educação traz isso. Devemos acreditar nisso, apesar de as circunstâncias apontarem que não, temos que acreditar que nosso trabalho pode fazer diferença na vida de alguém”.

Polícia Militar prende um maior e apreende um menor infrator por roubo

Sexta 15/10/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na tarde da última quinta-feira (14) a Polícia Militar (PM) recebeu uma ligação referente a um roubo que teria ocorrido na Rua Asa Branca, no bairro Parque dos Pássaros, em Patrocínio (MG).

Preliminarmente foram colhidas informações em que dois indivíduos teriam chegado à residência e, de posse de uma faca, teria rendido a vítima e exigido valores em dinheiro. Em continuidade os autores levaram a quantia de R$ 500,00, um veículo GM Celta, um telefone celular Samsung J2 e 4 calças jeans.

De imediato a equipe do sistema de monitoramento Olho Vivo analisou as imagens das gravações e conseguiu traçar a rota seguida pelos autores. De posse das informações repassadas pela equipe doOlho Vivo foi possível localizar o veículo roubado em meio a um cafezal existente próximo ao bairro Nações.

Foram mostradas à vítima imagens de autores conhecidos no meio policial, assim entre várias imagens a vítima reconheceu o autor, de 19 anos, como sendo um dos autores do delito. Nesse sentido as equipes Tático Móvel e GEPMOR deslocaram até o endereço do possível autor, sendo este localizado na companhia do menor infrator, de 15 anos.

De posse dos possíveis autores foi novamente ofertada a vítima imagens dos dois indivíduos, sendo obtido novamente a confirmação da vítima acerca da autoria do delito. Durante as diligências foi preso o maior, apreendido o menor infrator, sendo conduzidos até a Delegacia de Polícia Civil de plantão, juntamente como os materiais apreendidos:
 

PM de Coromandel recebe denúncia e prende foragido da Justiça

Sexta 15/10/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

No final da tarde da última quinta-feira (14) a Polícia Militar (PM) de Coromandel (MG) recebeu informação referente a um autor que estaria com mandado de prisão em aberto.

De acordo com a PM, diante da informação foi desencadeada operação Batida Policial, sendo que os militares conseguiram prender o foragido da Justiça, na Rua José Bonifácio.

Diante do exposto o indivíduo, de 30 anos, foi encaminhado até a Delegacia de Polícia Civil de plantão.

Polícia Militar apreende drogas do tráfico em Patrocínio

Sexta 15/10/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

No início da tarde da última quinta-feira (14) a Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) recebeu informações do solicitante, que relatou que estava ocorrendo tráfico de drogas na Rua Nhonhô Paiva com Cel João Cândido.

Ao perceber a aproximação policial o suspeito evadiu. Durante as buscas foi localizado no tronco de uma árvore uma carteira de cigarro, contendo no seu interior a quantidade de 29 pedras de crack, prontas para o comércio.

Diante dos fatos, o material foi apreendido e entregue na Delegacia de Polícia Civil de plantão.

Condutor embriagado é preso na rodovia MG 230

Sexta 15/10/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Durante Operação Rota Segura na madrugada dessa sexta-feira (15), no km 02 da rodovia MG 230, a equipe da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) abordou um condutor de 37 anos, que conduzia o automóvel GM Kadett.

O condutor apresentava sinais de alteração da capacidade psicomotora, em razão do uso de álcool, e realizou o teste de alcoolemia com o aparelho etilômetro, resultando em 0,46 mg/l.

O condutor foi preso em flagrante delito e conduzido à Delegacia de Polícia Civil.

Motociclista fica ferido ao perder controle direcional na MGC 354

Quinta 14/10/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um motociclista de 59 anos ficou ferido em um acidente ocorrido no km 156 da rodovia MGC 354 na noite dessa quinta-feira (14), em Presidente Olegário (MG).

Segundo informações da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o condutor relatou que transitava sentido Presidente Olegário, quando veio a perder o controle direcional da motocicleta e caiu ao solo.

O condutor da motocicleta sofreu ferimentos leves.

Votação de PL que cria o Fundo e o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais é adiada

Quinta 14/10/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Foi votado em Reunião Ordinária na Câmara Municipal de Patos de Minas nessa quinta-feira (14), o Projeto de Lei que cria o Fundo e o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais em Patos de Minas. A proposta e de autoria do vereador José Eustáquio.

Durante a votação, o vereador João Marra pediu vista para examinar o projeto. De acordo com o relato do parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CJLR), Vereador Vitor Porto, por determinação da Constituição Federal, fundos só podem ser criados através de leis complementares, sendo que o fundo em questão foi encaminhado como lei ordinária.

O relator também afirmou que, no passado, outros fundos municipais foram aprovados de maneira ilegal. Veja mais no vídeo abaixo.
 

Covid-19: boletim informa 3 novos casos

Quinta 14/10/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Patos de Minas chegou a 17.606 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa quinta-feira (1410), pela Vigilância em Saúde.

O boletim de hoje traz três novos casos de Covid-19, sem confirmação de óbito pelo 19º dia seguido. O percentual de cura segue acima de 96%.

Até o momento, 16.993 pessoas já se recuperaram da doença, representando 96,51% de taxa de cura, e 548 óbitos foram confirmados até o momento.

Médico pai de filho transexual fala sobre Projeto de Lei que dispõem sobre direito ao uso de nome social

Quinta 14/10/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A reunião ordinária dessa quinta-feira (14/10), na Câmara Municipal de Patos de Minas discutiu na tribuna livre a abordagem sobre o Projeto de Lei que dispõem sobre o direito ao uso de nome social por travestis e transexuais na administração pública direta e indireta (fase 2° turno).

O projeto é de autoria do Vereador Daniel Amorim Gomes – Professor Daniel e está sob vista com o Vereador José Luiz Borges Júnior.

O Dr. Everton Edjar Atadeu da Silva foi um dos que explanou sobre a importância do projeto para a população lgbtqi+. O médico, que possui um filho transexual de 13 anos, contou sobre sua experiência familiar e como sua relação com o filho melhorou após ele e sua família entenderem mais sobre o tema. Veja mais no vídeo abaixo