Após diligências ininterruptas, Polícia Militar prende um dos autores de roubo a posto de combustível
Na tarde da última quinta-feira (16) durante diligências da Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) em decorrência do roubo ocorrido em um posto de combustível, na noite anterior, as equipes policiais permaneceram em levantamentos ininterruptos com intuito de identificar e prender os autores.
Durante verificação na rua José Hélio Sebaio, cruzamento com Rua Neuber Veloso, as equipes conseguiram identificar o veículo usado no crime, sendo o mesmo localizado e abordado.
O condutor, 40 anos, foi identificado e os militares constataram que ele possuía as mesmas características físicas de um dos autores do roubo, além de ser um velho conhecido do meio policial, possuindo diversas passagens.
Durante diligências, foi localizada na residência do autor uma blusa de frio idêntica a que foi usada no roubo ao referido posto. Diante dos fatos, o indivíduo foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de plantão, juntamente com os materiais apreendidos.
Justiça proíbe eutanásia de javalis
Javalis resgatados em Barão de Cocais seriam sacrificados pela Vale
O juiz da Comarca de Barão de Cocais, Luís Henrique Guimarães de Oliveira, atendendo ao pedido de antecipação de tutela de urgência do Ministério Público (MP-MG), determinou que a Vale S/A e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) se abstenham de proceder à eutanásia dos javalis resgatados nas áreas de risco da barragem Sul Superior, em Barão de Cocais. Caso a determinação não seja cumprida, será cobrada multa de R$ 200 mil por animal abatido.
De acordo com o MP, a Vale, com base em parecer do IMA, pretendia efetivar o extermínio, nesta quarta-feira (15/7), dos javalis, sob os argumentos de que representam risco ambiental e à agricultura, além de representarem risco à saúde e à segurança dos manejadores dos animais, mesmo que mantidos em cativeiro.
Afirma o MP, que o IMA se baseou em argumentos equivocados para a emissão do ato administrativo que autoriza o extermínio, e lembra da existência do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a Vale S.A.
Nesse termo, a Vale se compromete a proporcionar e garantir a segurança e o bem estar dos animais resgatados nas áreas de risco de rompimento de barragens de sua propriedade.
Para o juiz Luís Henrique Guimarães de Oliveira, foram estabelecidas diversas obrigações a serem cumpridas pela Vale, que, voluntariamente, celebrou o TAC.
“O parágrafo primeiro, da cláusula oito, não faz distinção de quais animais merecerão proteção por meio do plano de fauna, bastando serem resgatados. Ora, se a própria ré realizou os resgates dos javalis, qualquer medida que ponha em risco esses animais (como a eutanásia) traduz-se em descumprimento do TAC,” pondera o magistrado.
Diante disso, o juiz de Barão de Cocais concedeu a antecipação dos efeitos da tutela de urgência, para determinar que a Vale e o IMA se abstenham de proceder à eutanásia dos javalis resgatados, sob pena de multa de R$ 200 mil por animal abatido.
A pedido do MPMG, Justiça condena à prisão integrantes de grupo criminoso que atuava com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Paracatu
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), núcleo de Paracatu, no Noroeste do estado, deflagrou, no dia 4 de julho de 2019, a Operação Tulha. A ação fez parte de apurações sobre a prática de tráfico ilícito de drogas e lavagem de dinheiro na região.
A denúncia contra as pessoas investigadas foi oferecida em 7 de agosto de 2019. Após a instrução processual, nesta quinta-feira, 16 de julho, a Justiça condenou cinco integrantes da organização criminosa, entre eles o seu líder, a penas que variam de 13 a 28 anos de reclusão. Uma ré foi absolvida.
Contra a sentença ainda cabe recurso ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
Investigações
Em quatro meses de investigação, foi realizada a Operação Tulha. Na ação, foi localizada a chácara, na zona rural de Paracatu, onde eram armazenadas as drogas. Após buscas pelo local, foram encontrados e apreendidos 1.722 kg de maconha prensada e 13 kg de skank, uma maconha refinada e mais cara.
Também foi apreendida uma espingarda calibre 12 e várias munições. No local, havia um vigia e, durante a abordagem, também chegou um terceiro indivíduo em um veículo, transportando um tablete de maconha. Foram presos em flagrante delito o proprietário do estabelecimento, o funcionário que cuidava da fazenda onde eram criados equinos e também o terceiro indivíduo que chegou no local.
Em razão da grande quantidade de drogas, os entorpecentes foram transportados para o frigorífico local para pesagem.
No total, durante as apurações, foram apreendidas 1.927 kg de maconha, uma de fogo calibre 12, munições, veículos - com a prisão dos seus ocupantes.
Tulha
Tulha é o nome de um dos queijos mais refinados e caros do Brasil, produzido na Serra da Canastra, e nomeou a operação em virtude de o líder da organização criminosa utilizar uma empresa de fachada, que vendia pão de queijo na cidade de Paracatu, para mascarar a origem ilícita de seus ganhos.
Viação Pássaro Branco é notificada após agentes flagrarem duas linhas com lotação além do permitido
Na tarde desta quinta-feira (16), agentes de trânsito abordaram duas linhas do transporte coletivo urbano com lotação além do permitido pelas medidas de combate à Covid-19: rota 3 (Alto da Serra-Centro) e rota 9 (Nossa Senhora de Fátima-Ipanema).
Além de notificar a empresa, a fiscalização determinou o transferência de passageiros para outro veículo, de forma a manter a ocupação máxima corresponde ao número de assentos.
Covid-19: Patos de Minas avança para onda branca no Minas Consciente
A previsão é que alterações comecem a valer no próximo sábado. Não será necessário novo decreto municipal, apenas observar os protocolos das atividades autorizadas a reabrir
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (16), o secretário adjunto de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, informou que a macrorregião de saúde Noroeste, da qual Patos de Minas faz parte, avança para a onda branca.
As alterações estão previstas para começar a valer no próximo sábado (18). Elas poderão ser revistas até essa data, conforme consta na Deliberação 68 do Comitê Extraordinário Covid-19, publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Estado de Minas Gerais.
Isso significa que, sendo confirmada a progressão dentro do Minas Consciente, as atividades listadas na onda branca podem reabrir já no sábado, juntamente com as autorizadas na onda verde.
Não será necessário novo decreto municipal, apenas observar os protocolos sanitários dos estabelecimentos com permissão para funcionar (serão publicados no portal da prefeitura). Vale lembrar que os horários de atendimento continuam os estabelecidos em normas anteriores.
Para saber quais serviços e estabelecimentos retornam, consulte a planilha do plano estadual.
PC cumpre mandados contra suspeitos de homicídio ocorrido na quadra do Bairro Jardim Recanto em 2019
A Polícia Civil cumpriu nessa quinta-feira (16) dois mandados de busca e apreensão, um mandado de internação provisória de adolescente e um mandado de prisão preventiva expedidos, contra dois autores de um homicídio ocorrido no dia 25 de outubro de 2019, no Bairro Jardim Recanto.
No dia do crime, a vítima se encontrava na quadra de esportes do bairro Jardim Recanto quando um homem chegou de bicicleta e caminhou na direção da vítima dizendo que “agora iriam acertar as contas”, sacando um revolver de sua cintura e efetuando dois disparos na vítima, que veio a óbito no local.
De acordo com a PC, as Investigações obtiveram fortes indícios de que o adolescente apreendido foi o responsável pela execução da vítima a mando de um indivíduo que atualmente se encontra preso e passa a responder preso preventivamente por mais este crime.
Covid-19: Patos de Minas registra 855 casos confirmados; 4 óbitos suspeitos foram registrados nas últimas 24h
Patos de Minas (MG) chegou a 855 casos confirmados de coronavírus, de acordo com boletim epidemiológico divulgado nessa quinta-feira (16/07), pela Vigilância em Saúde.
De acordo com o boletim, 298 pessoas estão em recuperação domiciliar e 46 pacientes estão internados. Dos casos internados, 15 pacientes estão em leitos de UTI e 31 em leitos clínicos. Esses números são somente de residentes em Patos de Minas, incluindo hospitais particulares e público.
O boletim informou ainda que 493 pacientes se recuperaram, 7 óbitos foram confirmados e 12 óbitos estão em investigação. Foram 4 óbitos suspeitos somente nas últimas 24 horas.
Motociclistas ficam feridos em acidente na Rua Tupinambás
Dois motociclistas ficaram feridos na tarde da última quarta-feira (15) após se envolverem em um acidente no cruzamento da Rua Tupinambás com Rua Carijós.
De acordo com o boletim de ocorrência, a condutora de 24 anos da Honda CG 125 seguia pela Rua Tupinambás pela Rua Carijós sentido Centro e, no cruzamento com a Rua Carijós, colidiu no motociclista de 44 anos que seguia pela Rua Carijós.
Ambos os motoristas sofreram escoriações e suspeita de fraturas. Ambulâncias do SAMU socorreram as vítimas à UPA.
Motorista de caminhão colide em carro estacionado na Rua São Geraldo
Um caminhão colidiu em um carro estacionado na Rua São Geraldo, no Bairro Padre Eustáquio, na noite da última quarta-feira (15).
De acordo com o boletim de ocorrência, ao entrar na Rua Muriaé sentido à Rua São Geraldo, o motorista do caminhão bateu contra um carro estacionado à esquerda. Após a colisão, o motorista seguiu normalmente.
Uma testemunha que presenciou o acidente, seguiu o condutor e o avisou do ocorrido. O motorista alegou que não percebeu a batida. Ele se prontificou a arcar com os danos causados ao veículo.
Condutor de carreta colide em carro durante conversão na Rua Tiradentes
A Polícia Militar (PM) registrou um acidente envolvendo uma carreta e um carro no final da manhã dessa quinta-feira (16), na Rua Tiradentes, no Centro de Patos de Minas. Não houve vítima de ferimentos.
De acordo com o boletim de ocorrência, o condutor de 47 anos da carreta seguia pela Rua Tiradentes e, ao realizar uma curva, colidiu na lateral do carro. Ambos os veículos sofreram danos.