Orthodontic

Geral Minas tem 42 das 45 barragens de mineração interditadas no país

Agência divulgou lista de barragens sem atestado de estabilidade

Sexta 02/10/2020 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil (foto: Google Maps)
Feed do PatosAgora

A Agência Nacional de Mineração (ANM), órgão que fiscaliza o setor no país, divulgou nessa quinta-feira (1º) a lista das barragens que não tiveram sua declaração de estabilidade atestada e que, por isso, estão interditadas. Ao todo, 45 estruturas estão impedidas de operar, sendo 42 delas localizadas em Minas Gerais. As outras estão nos estados de Amapá, Pará e Rio Grande do Sul.

A declaração de estabilidade da barragem deve ser entregue obrigatoriamente duas vezes ao ano: a primeira em março e a segunda em setembro. O documento é emitido por uma auditoria terceirizada que deve ser contratada pelas mineradoras. Caso ele não seja entregue ou a avaliação conclua que a estrutura não tem estabilidade, a ANM determina a paralisação das operações.

A nova lista reúne as barragens que não foram aprovadas nas análises que deveriam ser apresentadas em setembro. De acordo com o órgão, das 45 estruturas listadas, 36 já estavam paralisadas porque não haviam tido a estabilidade atestada em março. Com as novas avaliações, 391 barragens no país têm autorização para operar.

A mineradora com o maior número de estruturas interditadas é a Vale. São 31 ao todo, todas em Minas Gerais. Nos últimos anos, a mineradora tem se envolvidos em grandes tragédias ambientais no estado. Em novembro de 2015, uma barragem da Samarco, joint-venture da Vale e da BHP Billiton, se rompeu em Mariana (MG) matando 19 pessoas e causando danos ao longo de dezenas de municípios da Bacia do Rio Doce. Em janeiro de 2019, outro desastre causou 270 mortes: a ruptura de uma barragem da Vale em Brumadinho (MG).

Após essa segunda tragédia, um pente-fino levou à interdição de diversas barragens da mineradora. As paralisações foram determinadas não apenas pela ANM, mas também pela Justiça mineira, que atendeu a diversos pedidos formulados em ações movidas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para paralisar outras barragens e exigir a contratação de novas auditorias externas a fim de verificar a segurança das estruturas. Há casos em que a própria Vale se antecipou e interrompeu as operações.

Uma vez que a estabilidade não é atestada, automaticamente é acionado o nível 1 de emergência. Nos casos em que a gravidade da estrutura atinge nível de emergência 2 ou 3, é obrigatória a evacuação de todo o perímetro que seria alagado em caso de um rompimento. Atualmente, a Vale tem quatro barragens em nível 3, que significa risco iminente de ruptura. Muitos moradores permanecem fora de suas casas.  

A tragédia de Brumadinho também colocou em discussão a confiabilidade da declaração de estabilidade. A estrutura que se rompeu tinha uma declaração válida, emitida pela alemã Tüv Süd. O engenheiro da empresa, Makoto Namba, em depoimento no curso da investigação, disse ter se sentido pressionado por um executivo da Vale para conceder o documento. A Tüv Süd foi apontada pelo MPMG como uma das responsáveis pelo desastre e foi denunciada junto com a Vale. Na Câmara dos Deputados tramitam projetos que propõem mudanças no processo de avaliação das barragens e na emissão das declarações de estabilidade.

Barragens a montante

O maior grupo entre as 45 barragens interditadas, conforme a nova lista da ANM, é o das estruturas a montante. São 16 ao todo. Essas barragens demandam maior nível de atenção, pois têm o mesmo método utilizado nas estruturas que se romperam em Brumadinho e Mariana.

Após a segunda tragédia, foi sancionada pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, a Lei Estadual 23.291/2019. Ela instituiu a Política Estadual de Segurança de Barragens, estabelecendo prazos para que o empreendedor responsável por barragem alteada a montante promova a descaracterização. Em âmbito nacional, a ANM editou uma resolução com determinação similar.

Só a Vale prometeu descaracterizar nove barragens. A conclusão de uma delas já foi anunciada. No entanto, esse não é um trabalho que tem se mostrado simples: evacuações têm sido determinadas em áreas no entorno de barragens que já estão inclusive inativas.

Um exemplo é a barragem de Doutor, pertencente ao complexo da Mina de Timbopeba, em Ouro Preto. O início de sua descaracterização foi anunciado em fevereiro desse ano. Em abril, diante do agravamento das condições da estrutura, 61 famílias que moram no entorno foram surpreendidas com uma ordem de remoção compulsória. Como responsável pelas evacuações, é obrigação da mineradora assegurar aos atingidos hospedagem, alimentação, transporte e itens de necessidade básica.

Confira a situação das 31 barragens da Vale que estão sem declaração de estabilidade:

Nível de emergência 3

- Barragem Sul Superior da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais

- Barragem B3/B4 da Mina de Mar Azul, em Nova Lima

- Barragens Forquilha I do Complexo de Fábrica, em Ouro Preto

- Barragens Forquilha III do Complexo de Fábrica, em Ouro Preto

Nível de emergência 2

- Barragem Sul Inferior da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais

- Barragens Forquilha II do Complexo de Fábrica, em Ouro Preto

- Barragens Grupo do Complexo de Fábrica, em Ouro Preto

- Barragem Doutor da Mina de Timbopeba, em Ouro Preto

- Barragem Capitão do Mato da Mina de Capitão do Mato, em Nova Lima

- Barragem Xingu da Mina Alegria, em Mariana

Nível de emergência 1

- Barragem Vargem Grande do Complexo de Vargem Grande, em Nova Lima

- Dique B da Mina de Capitão do Mato, em Nova Lima

- Barragem Maravilhas II do Complexo de Vargem Grande, em Nova Lima

- Barragem Marés II do Complexo de Fábrica, em Ouro Preto

- Barragem Campo Grande da Mina de Alegria, em Mariana

- Dique 02 do sistema de barragens de Pontal, em Itabira

- Barragem VI da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho

- Barragem Capim Branco, da Mina de Jangada, em Brumadinho

- Barragem Forquilha IV do Complexo de Fábrica, em Ouro Preto

- Barragem Marés I do Complexo de Fábrica, em Ouro Preto

- Barragem Área IX, do Complexo de Fábrica, em Ouro Preto

- Barragem Menezes II da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho

- Barragem Norte/Laranjeiras da Mina Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo

- Barragem Peneirinha da Mina Capitão do Mato, em Nova Lima

- Sistema de Barragens 5 da Mina de Águas Claras, em Nova Lima

- Barragem 7a da Mina de Águas Claras, em Nova Lima

- Barragem 5 da Mina da Mutuca, em Nova Lima

- Barragem Santana da Mina Cauê, em Itabira

- Dique Borrachudo II da Mina Cauê, em Itabira

- Dicão Leste da Mina Fazendão, em Catas Altas

- Barragem Dique de Contenção Paracatu da Mina Fazendão, em Catas Altas

Governo lança Campanha Nacional de Multivacinação

A prioridade será a prevenção do sarampo e da poliomielite

Sexta 02/10/2020 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil (foto: Marcelo Camargo)
Feed do PatosAgora

O governo federal lançou hoje (2) a Campanha Nacional de Multivacinação, com foco na atualização das cadernetas infantis. A prioridade é prevenir a poliomielite e o sarampo.

A campanha do Ministério da Saúde começa na próxima segunda-feira (5) e vai até o dia 30 de outubro com o objetivo de imunizar e conscientizar a população sobre a importância da vacina para a proteção contra diversas doenças. 

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, e pode ser fatal. A única maneira de evitar o sarampo é por meio da vacinação. O vírus se instala na mucosa do nariz e dos seios da face para se reproduzir e depois vai para a corrente sanguínea. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir a doença para 90% das pessoas próximas que não estejam imunizadas.

Já a poliomielite também é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças com menos de 4 anos, também pode ocorrer em adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, mas cerca de 1% dos infectados pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes. A doença não tem tratamento específico e deve ser evitada através da vacinação.

Caixa abre 770 agências amanhã para pagar auxílio emergencial e FGTS

Horário de funcionamento será das 8h às 12h

Sexta 02/10/2020 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil (foto: Marcelo Camargo)
Feed do PatosAgora

A Caixa Econômica Federal abrirá, amanhã (3), 770 agências para o pagamento a 9 milhões de beneficiários do auxílio emergencial e do saque emergencial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O atendimento será das 8h às 12h.

Não é preciso chegar antes do horário de abertura. Em comunicado, a Caixa esclarece que todas as pessoas que procurarem as agências durante o funcionamento serão atendidas.

Os beneficiários do auxílio emergencial nascidos em maio – 4 milhões de pessoas – poderão sacar o benefício em dinheiro e os trabalhadores nascidos em junho – 5 milhões de pessoas – poderão retirar em espécie os valores referentes ao saque emergencial do FGTS.

No total, foram creditados R$ 5,8 bilhões, nas respectivas poupanças sociais da Caixa desses beneficiários. Os recursos já estavam disponíveis para movimentação digital por meio do aplicativo Caixa Tem e agora poderão ser sacados em espécie. Pelo aplicativo, é possível realizar compras, por meio do cartão de débito virtual e QR Code, pagar de boletos, contas de água, luz, telefone, entre outros serviços.

De acordo com a Caixa, os ciclos de crédito em conta e saques em espécie do auxílio emergencial seguem até dezembro, para o pagamento das cinco parcelas definidas pelo governo federal para o público do Cadastro Único e Bolsa Família e para quem se cadastrou pelo site ou aplicativo da Caixa. Ao todo, neste sábado, serão pagos R$ 218,3 bilhões do auxílio para 67,7 milhões de brasileiros, num total de 324,5 milhões de pagamentos.

No caso do saque emergencial do FGTS, 60 milhões de trabalhadores, nascidos de janeiro a dezembro, já têm acesso ao valor por meio do Caixa Tem. O valor total liberado é de R$ 37,8 bilhões.

A partir deste sábado (3), os trabalhadores nascidos em junho que tiveram o crédito e que não movimentaram a conta poupança digital ou que tenham saldo remanescente já poderão sacar o benefício em dinheiro. Também será possível transferir os valores, via Caixa Tem, para outra conta, seja da Caixa ou de outras instituições financeiras.

Sgt Valdair recebe homenagem de despedida e entra para o time de veteranos da Polícia Militar

Sexta 02/10/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Nesta quinta-feira (01/10/2020) a Polícia Militar (PM) realizou uma homenagem para o Sgt Valdair que agora entra para o grupo de Veteranos da Instituição. Seu trabalho foi marcado por estreitar a relação entre a Polícia Militar e a população através da excelência nos serviços prestados, sendo muito querido por toda comunidade.

Impossível não associa-lo ao Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), programa onde trabalhou por muitos anos e ajudou a muitas pessoas, de várias gerações a crescerem longe das drogas, sendo o mentor do programa em nossa região e uma referência para todos os instrutores.

A cerimônia foi marcada por muita emoção, começando pelas palavras de agradecimentos pelos serviços prestados, proferidas pelos comandantes da 156ª Cia Cap Alexandre e do Comandante do 15º BPM Ten Cel Vinicius. As filhas do Sgt Valdair, que também estavam presentes na homenagem, agradeceram a Instituição por todo o apoio na jornada cumprida pelo pai e ressaltaram a alegria de tê-lo mais próximo nesta nova fase.

Houve também uma linda homenagem musical onde foi entoada a canção "Tocando em Frente", na letra que ressalta a importância de viver novas fases e de aproveita e aprender com cada uma delas.

Não poderia faltar também a canção do Proerd, que foi interpretada pela Embaixadora Nacional do Programa Rebecca Alves. O Sgt Valdair em seu discurso de despedida, relembrou grandes momentos de seus 28 anos de serviços prestados e agradeceu o apoio de todos ao longo da caminhada.

A Décima Região da Polícia Militar de Minas Gerais agradece ao Sgt Valdair pelos ótimos serviços prestados e deseja muitas felicidades em sua nova fase!

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

PM prende 4 pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas

Sexta 02/10/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) prendeu 4 pessoas na noite da última quinta-feira (01), suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas. O fato aconteceu no Bairro Ipanema, em Patos de Minas (MG).

De acordo com informações da PM, os militares chegaram até os indivíduos após uma denúncia anônima. Diante da informação, os policiais desencadearam um informação e conseguiram abordar os autores em um barracão abandonado no Bairro Ipanema.

No local, foi localizado uma balança de precisão, um rádio sintonizado na frequência da PM e uma pequena porção de maconha. Diante dos fatos, os 4 envolvidos foram presos em flagrante e levados à Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

PM de São Gotardo prende rapaz de 19 anos por tráfico de drogas

Sexta 02/10/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na última quinta-feira (01), após levantamentos de informações, a Polícia Militar (PM) de São Gotardo (MG) realizou operação nos bairros Lírios do Campo e Boa Esperança, em especial na mata/brejo que divide os dois perímetros.

Frente as informações, as equipes deslocaram até o local apontado e, ao se aproximarem já visualizaram o autor, identificado como sendo FLRS de 19 anos, saindo do citado pasto, tendo ele demonstrado nervosismo e inquietação com a presença dos militares, motivo pelo qual foi abordado.

Durante busca pessoal, foi encontrado no bolso de sua bermuda 2 pedras de crack e 1 dola de cocaína, prontas para serem comercializadas, tendo o autor alegado aos militares que era usuário de drogas.

Entretanto os militares desconfiaram da versão apresentada e realizaram uma varredura no pasto e nas proximidades onde o autor estava saindo, tendo sido localizado em meio a vegetação mais 34 pedras de crack e 19 "dolas" de cocaína, além de 1 porção de maconha.

A droga localizada no bolso do autor, apresentava as mesmas características: tamanho ,embalagem e etc., do material encontrado no pasto.

O autor já possui passagem na polícia pelo crime de tráfico de drogas e ao ser questionado alegou não exercer atividade laboral que garanta o seu sustento. Diante do exposto o autor foi preso em flagrante delito e entregue a Delegacia de Polícia, juntamente com o material apreendido.

PM apreende motocicleta com queixa de roubo e prende condutor de 35 anos

Sexta 02/10/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na manhã da última quinta-feira (01) durante operação batida policial na Rua Eduardo Luiz Vieira, Centro de Iraí de Minas (MG) a Polícia Militar (PM) deparou com uma motocicleta estacionada na via pública, a qual constava queixa roubo na cidade de Uberlândia (MG).

Após  levantamentos foi possível  identificar o possivel condutoir da referida motocicleta, sendo este localizado.

Diante dos fatos o veículo  foi apreendido e removido ao pátio credenciado e o autor, de 35 anos foi preso em flagrante delito, sendo encaminhado à delegacia de plantão.

PM apreende picape clonada furtada em Belo Horizonte

Sexta 02/10/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

No final da tarde da última quinta-feira (01) durante operação batida policial, a Polícia Militar (PM)  de Douradoquara recebeu uma informação de que um autor estaria de posse de um veículo Fiat Strada clonada.

Diante da informação, os militares Iniciaram monitoramento e lograram exito em localizar o autor, de 48 anos, e o veículo em sua residência na Rua Governador Valadares, Centro.

Após varias consultas nos sistemas descobrimos que o ve´´iculo é produto de furto na cidade de Belo Horizonte (MG)  na data de 07 de julho 2020. 

Diante dos fatos o autor foi preso encaminhado para delegacia de plantão, o veículo foi removido pelo guincho ao pátio credenciado.

Operação Sem Maldade: PC indicia 65 pessoas após investigação apurar entrada de drogas e celulares na Penitenciário de Carmo do Paranaíba

Quinta 01/10/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da 5ª Delegacia de Polícia Civil de Carmo do Paranaíba, indiciou 65 pessoas por integrar organização criminosa dentre outros crimes. A operação denominada "Sem Maldade", em sua segunda fase, teve início no ano de 2016, onde as investigações visavam apurar a entrada de drogas e aparelhos celulares no Complexo Penitenciário Nossa Senhora do Carmo.

No curso das investigações, foi apurado que algumas professoras e agentes penitenciários que trabalhavam no local, se valiam da facilidade de ingressarem no presídio, para levar objetos ilícitos para alguns presos, sem serem percebidos. O esquema era chefiado por três detentos, os quais aliciavam servidores públicos estaduais, oferecendo quantia em dinheiro para levarem produtos ilícitos para serem comercializados no local.

Os destinatários eram alguns presos que frequentavam as aulas da escola que tem dentro do presídio, os quais pegavam os objetos durante as aulas e distribuíam para os demais detentos. Cada aparelho celular chegava a ser vendido pelo valor de R$4.000,00 (quatro mil reais), e cinquenta gramas de maconha chegava a valer R$1.000,00 (mil reais).

Durante as investigações, uma professora foi presa em flagrante delito pela Polícia Civil, ao adentrar na penitenciária com 13 aparelhos celulares, maconha e crack, objetos que ela armazenava em um fundo falso de um capacete. A cada serviço prestado, as professoras e os agentes, recebiam cerca de R$1.000,00. Familiares dos detentos também atuavam na pratica de crimes, sendo eles orientados por uma agente penitenciária como passarem sem serem notados pelo raio-X, e algumas vezes passavam pela mesma servidora, a qual fazia vista grossa, deixando os visitantes entrarem com drogas e celulares.

Em data pretérita, a mãe de um detento foi presa em flagrante, tentando entrar na penitenciária com maconha. Durante buscas em sua residência, foram encontrados vários comprovantes de depósitos bancários. A segunda fase da operação foi concluída e será enviada ao Judiciário para apreciação e demais providências. Ao todo, as penas poderão chegar a mais de 800 anos de prisão, somando-se todos os envolvidos.

 

Embora siga na onda amarela, microrregião de Patos de Minas aumenta grau de risco em dois pontos

Houve aumento acentuado no indicador que reflete a velocidade instantânea de propagação do vírus e possibilita estimar a taxa de crescimento do número de casos da doença

Quinta 01/10/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Apesar de manter-se na onda amarela do Minas Consciente por mais uma semana (3 a 9 de outubro), a microrregião de Patos de Minas chegou ao grau de risco 14, pontuação limite para não regredir na classificação. Nas duas avaliações anteriores à divulgada ontem pelo Governo estadual, as notas foram respectivamente 12 e 11, ou seja, o grau de risco vem aumentando há duas análises seguidas. Os números confirmam o que já vem sendo alertado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19: o relaxamento nos cuidados preventivos contra a doença, tanto local quanto regionalmente, estão impactando negativamente os dados epidemiológicos.

De acordo com a planilha de indicadores do plano, a Taxa de Incidência da doença na microrregião saltou de 94 (médio risco) para 138 (alto risco). Houve aumento acentuado também na Variação da Taxa de Incidência, que reflete a velocidade instantânea de propagação do vírus e possibilita estimar a taxa de crescimento do número de casos de Covid-19: de 5% para 66%, também variando de médio para alto risco. A Variação da Positividade Atual, índice que mede a presença do vírus em uma população comparada a outras causas de Síndrome Respiratória Aguda Grave, teve leve queda (30% para 28%), mas ainda tem peso negativo na classificação final.

Mantiveram-se praticamente estáveis os dois indicadores que avaliam a capacidade de atendimento, com análise da variação na ocupação de leitos de UTI adulto (58% para 60%, médio risco) e número de leitos de UTI adulto disponíveis para população dependente do SUS (10,9 para 10,4, baixo risco).

Avaliação mensal – Conforme o painel de monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o número de casos confirmados em Patos de Minas em setembro foram: 105, entre os dias 1º e 5; 102, entre os dias 9 e 13; 128, entre os dias 15 e 19; 126, entre os dias 22 e 26. Nesta semana, são, até agora, 106 positivos.

“Vale lembrar que alguns indicadores analisados pelo Minas Consciente consideram a relação de dados da última semana sobre dados da antepenúltima semana à data da reunião do Comitê Extraordinário Covid-19. Assim, o aumento mais recente de casos ainda não está todo refletido no grau de risco divulgado nessa quarta-feira. É muito provável que o impacto maior virá na semana que vem”, explica o coordenador do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, Célio Adriano Lopes.

-As planilhas podem ser consultadas aqui (menu “Indicadores do Minas Consciente”).