Semana da Contabilidade terá início na próxima segunda-feira
Fonte: Unipam
A coordenação do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) promoverá de 28 de setembro a 1º de outubro, a partir das 19h, a “V Semana da Contabilidade”. O evento será on-line, transmitido por meio do canal <http://youtube.com/contabeis.unipam>.
No primeiro dia, 28 de setembro, serão realizadas as palestras “Contador 4.0: o novo papel do contador nos cenários dos negócios”, ministrada pelo contador e autor do livro “A culpa é do meu contador”, Douglas Gomes Filho; e “O sistema CFC/CRCs e as perspectivas da profissão contábil no Brasil”, proferida pela empresária contábil, conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e embaixadora do Instituto Brasileiro de Administração Judicial, Sílvia Mara Leite Cavalcante.
No segundo dia, 29 de setembro, ocorrerão as palestras “Atuação do CRC-MG para jovens lideranças contábeis”, com o conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CRC-MG) e vice-coordenador do Get. CRC Jovem, Sidney Pires Martins; e “Liderança que faz a diferença”, ministrada pelo instrutor, escritor, comunicador e coach, Baldoino Rech.
No terceiro dia, 30 de setembro, serão promovidas as palestras “A contabilidade no processo de tomada de decisão do Agronegócio”, proferida pelo professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Ilírio José Rech; e “Finanças Pessoais”, com o professor da UFG, pesquisador, consultor e investidor, Moisés Ferreira da Cunha.
No último dia, 1º de outubro, acontece a palestra “Como estamos nos preparando para este novo normal”, ministrada pelo contador especialista na gestão de pequenas empresas e consultor credenciado ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (SEBRAE-MG), José Benedito Souza. Além disso, será divulgado o resultado e a premiação da 1ª Jornada Acadêmica.
A participação é gratuita e acarretará certificado de horas de extensão.
As inscrições já estão abertas no site http://unieventos.unipam.edu.br/.
Reunião do IGESP é realizada na Décima Região da Polícia Militar
Nessa manhã de quinta-feira (24), ocorreu a reunião da Integração e Gestão em Segurança Pública – IGESP, por recomendação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP, chefiada pelo General Mario Lúcio Alves de Araújo, imbuída da missão de promover a política estadual de Segurança Pública e Defesa Social de Minas Gerais, de maneira que a integração se torne cada vez mais efetiva.
O IGESP é um modelo de organização de gestão do trabalho policial que reúne ações e informações para obtenção de resultados em segurança pública. O objetivo é aumentar a eficiência da prevenção e do combate ao crime, conjugando as práticas implementadas por todos os órgãos de segurança pública e, nessa reunião, o foco é o combate e a prevenção do crime de homicídios.
Estiveram presentes nessa reunião o Comandante da Décima Região da Polícia Militar, Coronel PM Waldimir Soares Ferreira; o Chefe do Departamento da Polícia Civil, Delegado Regional Doutor Cézar Felipe Colombari; o Comandante do Décimo Segundo Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar Tenente Coronel BM Ricardo Marisguia Mendes; o Diretor Regional do Sistema Prisional Sr Jefferson de Alcantara Almeida; o Comandante do Décimo Quinto Batalhão, Tenente Coronel PM Marcus Vinícius de Lima Rodrigues; o Comandante do Quadragésimo Sexto Batalhão, Tenente Coronel PM Salomão Queiroz Caixeta; o Chefe da Seção de Planejamento e Estatística da Décima Região, Major Adhynan Alves Rodrigues dos Santos; o Sub Comandante do Décimo Quinto Batalhão, Major Michel Leandro Abrão; o Sub Comandante do Quadragésimo Sexto Batalhão, Major Adriano Marques Guimarães; o Delegado Dr Érico Henrique Resende Rodovalho; o Investigador Terval Carlos Pereira Rocha; o Agente Penitenciário Paulo Roberto Ventura; e o Agente Penitenciário Gustavo lucas Rodrigues.
Durante a reunião, foram apresentados resultados de trabalhos realizados, compartilhadas informações de segurança e planejadas ações para execução conjunta. Por fim, foi fortalecida a necessidade de ações integradas com a participação conjunta de todos os envolvidos na promoção de segurança pública para melhor eficácia da contínua redução dos índices de criminalidade, aumentando, assim, a sensação de segurança da população mineira
Banco do Brasil fecha duas agências para sanitização nessa quinta-feira
A gerencia da agência central do Banco do Brasil informou que duas agências (4669-8 e 0190) ficaram fechadas nessa quinta-feira (24) para um processo de sanitização.
O atendimento retorna na sexta-feira (25) normalmente. Na semana passada, uma agência do Santander também ficou fechada pelo mesmo motivo.
Polícia Militar apreende 15 tabletes de maconha com o auxilio de cão farejador
No final da tarde da última quarta-feira (23) a Polícia Militar (PM) de Patos de Minas (MG) recebeu informações anônimas de que o indivíduo, de 41 anos, estaria namorando uma menina no Bairro Antonio Caixeta e que estaria traficando drogas e escondendo as drogas em meio uma área de vegetação, denominada "Morrão".
Os militares passaram a diligenciar e com apoio do cão de faro foi localizado em meio a vegetação, enterrada, 15 tabletes de maconha.
Foram feitas várias diligencias na tentativa de localizar o suspeito apontado anonimamente, porém o mesmo não foi localizado. Levantamentos continuam no intuito de localizar o suspeito. A droga foi apreendida e encaminhada à Depol.
Polícia Militar três autores por tráfico de drogas
Na noite da última quarta-feira (23) a Polícia Militar (PM) durante patrulhamento pela Av. Bálsamos, bairro Morada Nova, em Patrocínio (MG) deparou-se com o veiculo Étios com três ocupantes, motivando a suspeição dos militares sendo então feita a abordagem.
Após buscas foram localizados 1 pedra bruta de crack ( aproximadamente 25 gramas, o que renderia aproximadamente 75 pedras de tamanho comercial); 2 tabletes grandes de maconha ( somados aproximadamente 500 gramas); 2 telefones celulares; R$12.224,00 reais em dinheiro, 1 munição calibre .38 intacta, e 1 veiculo removido e também grande quantidade de dinheiro vivo.
Diante dos fatos, os três autores, dois homens, 61 e 21 anos, e uma mulher, 21 anos, foram presos em flagrante delito e conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de plantão, juntamente com os materiais apreendidos.
.
Já assistiu o novo clipe do cantor patrocinense Lucas Lucco?
O cantor Lucas Lucco fez o lançamento de seu novo single Saudade no último dia (14/09). O clipe traz uma reflexeção sobre os dias atuais.
VEJA O VÍDEO:
A decisão da abertura de quaisquer escolas será dos municípios, disse o secretário Geral Mateus Simões
Com tendência de estabilização da pandemia no estado, o Governo de Minas Gerais definiu, nesta quinta-feira (23/9), a data de 5 de outubro para o início do retorno às atividades escolares presenciais. Esse é o primeiro movimento para a volta gradual às aulas presenciais em todo o estado.
Seguindo rígidas regras e protocolos sanitários, as escolas públicas e privadas poderão retornar às atividades presenciais apenas nas regiões inseridas na onda verde do plano Minas Consciente. Já o ensino superior poderá voltar às aulas presenciais nas regiões contempladas na onda amarela do plano, sendo que faculdades poderão retornar às atividades presenciais já na próxima semana.
O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, explicou que as definições foram baseadas em estudos técnicos e epidemiológicos do Comitê Extraordinário Covid-19, levando em conta a controlada taxa de ocupação dos leitos, índices estáveis de transmissão e contágio, além do controle de surtos e a tendência geral de queda de casos e óbitos diários da covid-19.
“Temos alguns pontos em comum com os países que tiveram avaliação satisfatória para abrir as escolas. Primeiro, eles estavam em curva de contágio estável e decrescente, como estamos em Minas. Depois, a adoção de medidas sanitárias de distanciamento, o que orientamos desde o início da pandemia e a cada dia aprimoramos mais. E o monitoramento constante, que é a característica do Minas Consciente, o que fazemos há cerca de cinco meses”, disse o secretário.
Na prática, os cursos de educação superior, incluindo graduação e pós-graduação, além de cursos de formação livres, estarão aptos a retornar às atividades presenciais nas regiões inseridas na onda amarela do plano Minas Consciente. As aulas nessas instituições estão autorizadas a partir da publicação do protocolo sanitário da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), previsto para a próxima semana, com recomendações como distanciamento social e uso de máscaras de proteção.
Protocolo e autonomia
Já a educação básica, incluindo a educação infantil e os ensinos fundamental e médio, poderão retornar presencialmente apenas nas regiões incluídas na onda verde do Minas Consciente. A partir da publicação do protocolo sanitário do Estado, a decisão da abertura de quaisquer escolas será dos municípios, segundo o secretário Geral Mateus Simões.
“Onde os municípios não autorizarem a reabertura, ela não ocorrerá, assim como é no Minas Consciente. O poder municipal é a palavra final em cada cidade. E cada escola decidirá as suas próprias estratégias no que diz respeito ao ensino particular, assim como as municipais no que diz respeito ao município”, disse.
O protocolo de saúde será único e aplicado a todas as escolas. As redes particular e municipal, no entanto, terão autonomia para definir a estratégia de retorno, como a ordem das turmas que retornarão às salas de aula e se as aulas já começarão no dia 5/10.
No caso das 3,6 mil escolas estaduais, a secretária de Educação Julia Sant’Anna explicou que a volta às atividades presenciais dos alunos do 3º ano do ensino médio está prevista para o próximo dia 19 de outubro. Antes disso, a partir do dia 5 de outubro, professores e diretores serão convocados para o planejamento do retorno.
A partir de orientações da Secretaria de Estado de Educação (SEE), em conjunto com as evoluções de ondas do plano Minas Consciente, gradualmente outras turmas retornarão, seguindo os critérios sanitários de segurança definidos pelo governo.
Frequência
Nas escolas estaduais não haverá falta ou perda do dia letivo para os alunos que não comparecerem às aulas presenciais, pois será mantido o regime de estudo não presencial, que é integrado pelas teleaulas, pelo aplicativo Conexão Escola e pelo Plano de Estudo Tutorado (PET). Como ressalva, pessoas com mais de 60 anos e com comorbidades serão dispensadas das atividades presenciais.
“Não será obrigatório, por isso vamos manter as aulas online. Entendemos que o 3º ano tem a situação mais difícil e complicada, tendo em vista a aproximação do Enem. E reforçando o ponto de que a oferta das estratégias presenciais será progressiva e realizada com todo o cuidado. As aulas presenciais estarão focadas em fixação dos conteúdos que já vêm sendo trabalhados na educação remota”, explicou a secretária.
Minas Consciente
A decisão de retorno às atividades escolares presenciais também é respaldada no atual momento epidemiológico no estado, que não tem nenhuma região na chamada onda vermelha, a mais restritiva do plano Minas Consciente. Todas as regiões estão na onda amarela, com exceção da Norte, que se encontra na onda verde. Uma situação que favorece as condições para o retorno educacional responsável, segundo o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.
“Hoje, o estado só tem macrorregiões nas ondas amarela e verde. Ou seja, todo o estado poderá ter o retorno do ensino superior, sejam elas públicas ou privadas. É muito importante que os reitores e todo o corpo diretivo das instituições de ensino possam ter esse tempo para fazer o alinhamento estratégico do retorno”, esclareceu Passalio.
Prefeitura de Patos de Minas divulga comunicado sobre retomada das aulas presenciais em Minas Gerais
Conforme divulgado pelo Governo estadual, na tarde desta quarta-feira (23), o retorno às aulas presenciais na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio) no estado de Minas Gerais está autorizado a partir do dia 5 de outubro.
Entretanto, é importante destacar que apenas as regiões que estiverem classificadas na onda verde poderão retomar as atividades pedagógicas presenciais nas unidades escolares.
Além disso, foi esclarecido que cada município poderá avaliar sua realidade para definir essa retomada. No momento, essa possibilidade não existe para Patos de Minas, haja vista o fato de o município estar classificado na onda amarela.
Homem é preso suspeito de agredir e ameaçar a esposa
Um homem de 28 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) na noite da última terça-feira (22), suspeito de agredir e ameaçar a esposa. O fato aconteceu na Rua Elias José da Costa, Bairro Jardim Panorâmico.
De acordo com a PM, a vítima relatou que, por motivos banais, seu companheiro ficou nervoso e passou a ameaça-la de morte. A vítima relatou também que o suspeito lhe desferiu empurrões e apertou seu pescoço.
A vítima seguiu contando que conseguiu fugir da casa e procurado apoio na residência de seu pai, que mora nas imediações. A vítima não apresentava lesões aparentes, apenas vermelhidão no pescoço.
Em conversa com o suspeito, ele relatou que a versão da companheira é fantasiosa e houve apenas uma discussão banal. A vítima entregou aos militares uma faca que ela afirma que foi usada nas agressões. Diante dos fatos, o suspeito foi preso em flagrante e levado à Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas.
Patos de Minas terá mais uma semana de onda amarela
Uma das novidades é que aulas presenciais de graduação também passam a constar na fase intermediária do programa
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
As classificações no Minas Consciente para o período de 26 de setembro a 2 de outubro foram publicadas agora há pouco pelo Governo estadual. A macrorregião Noroeste e a microrregião de Patos de Minas permanecem na onda amarela, podendo, assim, seguir em funcionamento as atividades previstas nessa fase do plano. Uma das novidades é que aulas presenciais de graduação também passam a constar nessa etapa do programa, na qual já estão pós-graduação e atividades de ensino extracurricular.
Essa é a terceira vez consecutiva que a microrregião de Patos de Minas é colocada na onda amarela do Minas Consciente. De acordo com o programa, para passar à última e mais flexível etapa, será necessário permanecer na fase intermediária na nova classificação a ser anunciada na próxima quarta-feira (30). Esse resultado, contudo, está ameaçado considerando os dados epidemiológicos a partir de meados deste mês.
Conforme alertado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 e pela Vigilância Epidemiológica, a tendência de queda no índice de contaminação registrada nos primeiros 15 dias de setembro não perdurou. Patos de Minas e cidades da microrregião, a exemplo de Lagoa Formosa, estão enfrentando crescimento no número de novos casos diários e, assim, a ocupação de leitos, sobretudo clínicos, em hospitais locais também vem aumentando.
Notícia publicada nesta quarta-feira (23) no portal da Prefeitura de Patos de Minas chama atenção para esse cenário que vem se desenhando e alerta para uma possível piora caso a população local e das demais 11 cidades da microrregião não façam o dever de casa: cuidar de si mesmo para não se contaminar e não contaminar os outros. Segundo relatos de médicos de hospitais privados, “é incontável a quantidade de jovens entre 20 e 25 anos que deram entrada nas unidades esta sema.