Cinco pessoas ficam feridas em acidente entre dois veículos próximo de Presidente Olegário
Fotos: Aislan Henrique
Um grave acidente entre dois veículos deixou 5 pessoas feridas na MGC-354 próximo de Presidente Olegário na noite deste domingo(04/10).
De acordo com informações o condutor do GM/Vectra seguia de Presidente Olegário/Patos de Minas e teria invadido a contramão de direção e teria colidido frontalmente com o VW/Parati.
Com o impacto 5 pessoas ficara feridas sendo 2 pessoas do GM/Vectra e duas pessoas da VW/Parati.
Equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU e ambulâncias de Presidente Olegário socorreram as vítimas para o Hospital Regional Antônio Dias.
O condutor da Parati de 61 anos teve fratura na perna direita, a passageira de 48 anos teve fratura na perna direita e um corte no queixo a passageira de 8 anos sentia dores pelo corpo e ficou na emergência.
O condutor do GM/Vectra de 25 anos teve ferimentos e corte na cabeça e ficou na emergência. A passageira de 36 anos teve ferimentos e precisou ser encaminhada ao Bloco Cirúrgico.
VEJA O VÍDEO
Colisão entre veículos deixa feridos na MGC-354 entre Patos de Minas e Presidente Olegário
Fotos: Aislan Henrique
Uma colisão frontal deixou feridos na MGC-354 entre Patos de Minas e Presidente Olegário na noite desta domingo(04/10).
Equipes do Corpo de Bombeiros e SAMU deslocaram de Patos de Minas para atender a colisão. Nossa equipe está indo para o local para apurar mais detalhes deste grave acidente entre dois veículos.
Ainda não foi passado o estado e quantas vítimas foram socorridas.
Veja mais
Cinco pessoas ficam feridas em acidente entre dois veículos próximo de Presidente Olegário
Maioria das universidades federais retoma aulas remotas após suspensão
Fotos: Aislan Henrique
Após um período com a maior parte das aulas suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus, a maioria das universidades federais chega a outubro oferecendo aulas remotas na graduação. De acordo com o portal Coronavírus - Monitoramento das Instituições de Ensino, criado pelo Ministério da Educação (MEC), 66 das 69 universidades federais brasileiras estão oferecendo aulas a distância para os estudantes. Outras duas estão funcionando parcialmente.
“Temos universidades que estão com calendários absolutamente distintos umas das outras. Temos unidades que conseguiram superar seus problemas de calendário e vão conseguir iniciar 2021 naquilo que seria o período normal, no início do próximo ano. Temos universidades que vão precisar de um período maior para regularizar a situação”, disse o vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Marcus Vinicius David, reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, em seminário online para discutir os desafios da educação pública na pandemia.
As universidades federais são vinculadas ao Ministério da Educação (MEC), mas têm autonomia para avaliar, entre outras questões, as melhores decisões de acordo com o local onde estão inseridas.
A Universidade de Brasília (UnB), por exemplo, retomou as atividades de ensino do primeiro semestre de 2020 apenas no segundo semestre deste ano, no dia 17 de agosto, de forma não presencial. O semestre deve seguir até o dia 18 de dezembro. Não há, na instituição, previsão de retomada das atividades presenciais.
“A decisão, quando houver, vai considerar o cenário da pandemia no Distrito Federal e no Brasil. No momento, a prioridade é manter o isolamento social e, assim, salvar vidas. O semestre 1/2020 [primeiro semestre de 2021] é atípico, com as adaptações exigidas pelo momento, mas igualmente válido”, informou a universidade, em nota.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também optou pelas aulas remotas. Antes de iniciá-las, anunciou, em junho, o programa Auxílio Inclusão Digital. A intenção era ofertar até 13 mil kits de internet, que incluíam chip ou chip mais modem, em ambos os casos com franquia de internet móvel a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As aulas remotas deverão seguir até o final do ano. De acordo com a instituição, as aulas presenciais serão retomadas apenas quando houver vacina para o novo coronavírus (covid-19).
De acordo com a plataforma do MEC, há previsões para o encerramento do ano letivo de 2020 nas instituições até maio de 2021. A plataforma, que pode ser acessada pela internet, é atualizada, segundo o MEC, pelas próprias instituições.
Impactos no Enem
Segundo David, esse descompasso pode significar “um problema real pela frente''. O calendário impactará o ingresso de novos estudantes, principalmente, pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, cuja versão impressa será aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, e a versão digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
O exame é hoje uma das principais formas de ingresso nas instituições federais de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 5,8 milhões de estudantes estão inscritos para fazer o Enem 2020.
Também no seminário online, veiculado na última quinta-feira (1º), o presidente do Inep, Alexandre Lopes, disse que o MEC está atento a essas questões e que uma solução poderá ser um terceiro Sisu. O processo seletivo é feito duas vezes por ano, no entanto, por conta da pandemia, poderá ser feita uma terceira edição entre o primeiro e o segundo semestre de 2021. Com isso, as instituições que não conseguirem concluir o semestre letivo a tempo da primeira edição do Sisu, poderão participar da edição seguinte. “Aquele aluno que fez a prova, então teria três oportunidades de Sisu para o ano que vem”, disse.
A questão ainda está sendo discutida.
O ensino remoto foi uma alternativa encontrada tanto na educação básica, que vai do ensino infantil até o ensino médio, quanto no ensino superior para que as aulas seguissem de alguma forma ainda em 2020. Um dos desafios encontrados foi o acesso à internet. Um a cada quatro brasileiros não têm acesso à internet, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mesmo entre aqueles que acessam a rede, há desigualdades, nem todos os estudantes possuem um computador ou um local adequado aos estudos.
Combate à pandemia
Apesar de estarem com a maior parte das atividades presenciais suspensas, as universidades federais têm, desde o início do ano, um importante papel no combate à pandemia no Brasil. Também de acordo com o portal de monitoramento do MEC, são cerca de 1,7 mil ações realizadas, que beneficiam quase 25 milhões de pessoas em todo o país. As ações vão desde a produção de álcool em gel e equipamentos de proteção até o desenvolvimento de vacinas.
Conselheiro Ambiental de Patos de Minas propôs há 5 anos proposta de segurança hídrica
Conselheiro ambiental, Civuca Costa, protocolou em 2015 na COPASA e em 2017 ao Núcleo Gestor do PLANO DIRETOR, proposta que prevê projeto de criação de planos alternativos para a segurança hídrica
Fotos: Aislan Henrique
Elaboração de projetos para a criação do Plano B de Segurança Hídrica no Município, com a construção de barragens ou reservatórios com a captação de água fora da calha do rio Paranaíba e seus afluentes. O ofício de n° 012 de 8 de janeiro de 2015 da Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Patos de Minas foi protocolado na Copasa/MG.
Em resposta oficial da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), vinda diretamente da central de Belo Horizonte, assinada pela então presidente Sinara Meireles, a empresa comunica e elogia a iniciativa do gestor ambiental de Patos de Minas, porém informa que a captação do rio Paranaíba naquele momento atendia as medidas da Companhia com distribuição de água com previsão para os próximos 20 anos. Hoje o que se vê não é a realidade. Está faltando água em muitos lugares em Patos de Minas.
A proposição de Civuca Costa, além de cobrar ações sobre o assunto de órgãos competentes, sugere algumas áreas e pontos estratégicos onde há a possibilidade da construção de barragens, como no Alto Limoeiro (com captação do córrego Limoeiro), Alto da Colina e Alto da Serra (próximo à Escola Agrícola). Conforme a proposta seriam três locais estratégicos para a construção de reservatórios sem a necessidade de captação direta ao rio Paranaíba, que atenderia somente a região central do Município.
A proposta está incluída no PACTO DAS ÁGUAS com sugestão protocolizada em órgãos responsáveis pela distribuição e tratamento de recursos hídricos da região do Alto Paranaíba, com idealização de Civuca Costa, em 16 de outubro de 2017.
"Se Patos de Minas estivesse inaugurando uma grande obra como a construção de barragem (reservatório de água) como segurança hídrica para a região, a exemplo da vizinha cidade de Lagoa Formosa, ou ainda, manejo de proteção algumas nascentes urbanas e rurais, com cercamento e revitalização das nossas microbacias e claro o tratamento de 100% do esgoto que cai in natura na calha do nosso Rio Paranaíba. Aí, sim, seria uma grande ação ambiental em comemoração ao Dia Mundial da Água em nosso Município", alertou o gestor ambiental no dia 22 de março de 2015.
Saúde avalia retomada das cirurgias eletivas em Minas Gerais
Secretaria também explica mudança na divulgação do boletim epidemiológico nos fins de semana
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Agência Minas
O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, afirmou, nesta sexta-feira (2/10), em coletiva virtual, que a realização de cirurgias eletivas receberá novas orientações. Os procedimentos – que não são de urgência – estavam suspensos no Estado desde março, como parte dos esforços prioritários do Governo de Minas no enfrentamento à pandemia.
Uma nova deliberação ainda será elaborada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para que a retomada possa acontecer em sintonia com os sinais de estabilização da pandemia em Minas.
“Nós precisamos retomar essas cirurgias, mas também precisamos ter a garantia de que, caso haja um aumento nos números da covid em Minas, as instituições hospitalares terão condições de manter o atendimento”, explica Amaral.
Medicamentos
Um dos principais impasses que envolvem a questão tem a ver com o uso eventual, nesses procedimentos eletivos, de alguns medicamentos necessários para o tratamento da covid-19. Segundo o secretário adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, esse cenário pode gerar uma sobreposição desses procedimentos, prejudicando o enfrentamento à pandemia.
“Temos dialogado para que possamos chegar a uma resolução que permita uma retomada segura das (cirurgias) eletivas e sem impacto na rede, levando-se em consideração que ainda não temos uma vacina para a covid-19”, observa Cabral.
Mudança
O secretário de Estado de Saúde Carlos Eduardo Amaral também informou sobre a mudança na divulgação, aos finais de semana, do boletim epidemiológico da covid-19 em Minas Gerais.
“Tem-se observado uma queda considerável na atualização do Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (Sivep-Gripe). Por isso, o boletim epidemiológico da covid passará a ser publicado de segunda a sábado”, informa.
A SES-MG ressalta que, embora não esteja mais prevista a publicação do informe estadual da covid-19 aos domingos, os dados atualizados estarão disponíveis na plataforma www.coronavirus.saude.mg.gov.br/painel.
Minas registra queda histórica nos índices de criminalidade
Análise das estatísticas aponta que 14 dos 15 tipos de crimes acompanhados estão em declínio no estado
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Agência Minas (foto: Gil Leonardi / Imprensa MG)
Minas Gerais obteve os menores índices de criminalidade violenta dos últimos nove anos, entre os meses de janeiro e agosto de 2020.
Na análise de 13 crimes caracterizados como violentos, o índice é 41,3% menor que o apresentado no ano de 2012, primeiro da série histórica (quando a atual metodologia de análise de dados, a partir do Registro de Eventos de Defesa Social - Reds, foi implantada).
As estatísticas de crimes violentos são do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e somam os registros de homicídio consumado e tentado, extorsão mediante sequestro consumado, sequestro e cárcere privado consumado e tentado, estupro consumado e tentado, estupro de vulnerável consumado e tentado, roubo consumado e tentado e extorsão tentado e consumado.
Além dos 13 crimes classificados tecnicamente como violentos, o Observatório também monitora mensalmente os registros de furto e lesão corporal. Dos 15 crimes, 14 estão em queda na comparação com o ano passado. Veja o quadro.
Homicídios
Importante indicador de criminalidade, o número de vítimas de homicídios consumados também foi o menor dos últimos nove anos, considerando a série histórica iniciada em 2012. Na comparação com 2019, a queda é de 2,2% e, quando comparado com 2014 - pico do número de vítimas homicídios consumados em Minas - há redução de 1.150 vítimas em 2020, representando uma baixa de 40,3%.
Em Belo Horizonte, a redução foi de 25 mortes (-10,5%). No interior do estado, 646 municípios, ou seja, 75,7% do total, não registraram homicídios, mantiveram ou reduziram os índices em comparação aos oito primeiros meses (janeiro a agosto) do último ano.
O índice de homicídios é o menos impactado pelo isolamento social, segundo as forças de segurança do Estado.
Comparação
O índice geral de crimes violentos dos oito primeiros meses de 2020 foi 33,7% menor do que no mesmo período de 2019, com 16.202 ocorrências a menos. Em comparação ao ápice da criminalidade violenta em Minas, no ano de 2016, a queda é de 69,3%.
Também são acompanhadas e publicadas mensalmente, desde o início da pandemia, as estatísticas de feminicídio, neste caso, produzidas pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Entre janeiro e agosto de 2020, houve 86 registros (consumados), contra 89 do ano anterior, redução de 3,5%.
Outro destaque é a redução de estupros. Em paralelo aos oito primeiros meses do ano passado, foi detectado um recuo de 27,7% em 2020. Em BH, o número de registros do ato consumado caiu 24,6%.
Ao todo, 753 municípios mineiros (88,2%) não registraram estupros consumados, mantiveram ou reduziram os resultados em comparação a 2019. Quando analisadas as tentativas, o número de localidades sobe para 791 - o que representa 92,7% das 853 cidades mineiras.
Roubo
Também houve queda nos roubos, percentual -36,4%, e nos roubos tentados, -49,7%,.
No total, 669 municípios mineiros não registraram roubos consumados, mantiveram ou reduziram as estatísticas no comparativo com o período semelhante do último ano. Somente na capital a baixa foi de 4.422 roubos consumados (-36,9%).
Integração
Para o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, "a redução dos índices criminais no estado se deve a quatro fatores fundamentais: a gestão do desempenho operacional, por meio do acompanhamento atento das atividades realizadas em todas as áreas da PM, com foco na melhoria dos processos de trabalho e na otimização dos recursos humanos; a setorização da gestão, com a implantação do projeto Bases de Segurança Comunitária, que fomenta a comunicação direta e próxima à população; o uso da tecnologia como aliada em todos os processos de gestão e execução da PM; a integração entre os órgãos que compõem o Sistema de Defesa Estadual, além do empenho e do comprometimento de cada policial militar que executa suas atividades".
O chefe da Polícia Civil, delegado-geral Wagner Pinto de Souza, também sublinha a atuação integrada das forças de Segurança para o alcance dessa queda histórica. "A diminuição gradativa é resultado do trabalho integrado das Polícias Civil e Militar e do Sistema Prisional. Verificamos uma convergência de esforços, por meio dos quais a PC realiza a investigação qualificada; a PM age com o patrulhamento preventivo; e o Sistema Prisional, com o monitoramento controlado dentro dos presídios. Ações que resultaram na redução vertiginosa dos índices criminais", argumenta.
Homem agride vítima a pauladas e ainda coloca fogo no seu corpo em Patrocínio
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Patrocínio Online
Na tarde da última sexta-feira (02) a Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) foi empenhada e compareceu na Avenida Padre Matias com Rua Pinto Dias, onde há um cortiço das ruínas da antiga fábrica de móveis Fama, onde vivem várias pessoas.
Segundo relatos de testemunhas, um homem de 32 anos agrediu a vítima com um bastão de madeira e logo depois colocou fogo no corpo da vítima, um homem de 34 anos, fugindo logo em seguida.
Um militar do Corpo de Bombeiros da área de vistoria foi acionado pelo comandante, 2° tenente Jesus, para um incêndio com vítima entre a avenida Padre Matias e rua Nhonho Paiva, na antiga Fama.
Segundo informações o sargento Mateus foi até local sozinho com a Unidade de Resgate devido a guarnição de incêndio estar apagando em vegetação.
O militar deslocou até o local para conferir a ocorrência e deparou com o lugar em chamas e a vítima, de 34 anos, no chão com diversas queimaduras.
Segundo o bombeiro, tinha um mototaxi passando pelo local e a esposa da vítima pediu a ajuda e o mesmo puxou ele para fora das chamas.
O sargento juntamente com o mototaxista imobilizaram a vítima e a levou para o hospital sozinho na Unidade de Resgate.
Após levar a vítima o militar retornou ao local e combateu um pouco do incêndio com o extintor de incêndio e depois uma guarnição composta pelos militares Franscico e soldada Grancyelle combateram o fogo com água.
Prisão do autor
A equipe policial foi acionada onde compareceu no local.
Segundo a vítima e testemunhas o autor agrediu a mesma com um bastão de madeira e logo depois colocou fogo no corpo da vítima e na residência onde estavam, fugiu logo em seguida não sendo mais visto.
Segundo a PM com os dados do autor divulgado para as equipes de serviço, foi iniciado os rastreamentos e o suspeito acabou sendo localizado.
O homem de 32 anos foi preso e conduzido até à Delegacia de Polícia Civil de plantão para demais providências.
A vítima P.H.G,. de 34 anos teve quaimaduras na barriga, perna esquerda, direita, ferimentos na cabeça, face, boca e traumatismo craniano leve.
Com o empenho das equipes de serviço no turno, a vítima foi socorrida e entregue com vida ao PSM, sendo o fogo controlado pelas equipes do Bombeiros.
Com os dados do autor divulgado para as equipes de serviço da Polícia Militar, foram iniciados os rastreamentos no intuito de localizar o autor, sendo este localizado e preso e conduzido até à Delegacia de Polícia Civil de plantão para demais providências.
Polícia Militar de Patrocínio apreende menor por tráfico de drogas
Fotos: Aislan Henrique
Na madrugada desse sábado (03) durante patrulhamento na Rua Edgard Siqueira, no bairro Serra Negra, em Patrocínio (MG) equipes da Polícia Militar (PM) depararam com um indivíduo em atitude suspeita transitando em uma motocicleta sem placa de identificação.
De imediato fizeram o acompanhamento e o abordaram. O condutor foi identificado como sendo um menor, de 17 anos. Ao realizar busca pessoal foi localizado três papelotes de substancia semelhante a cocaína, um aparelho celular e a quantia de R$ 271.00 em notas diversas e uma embalagem com um pó branco (maizena).
Durante diligências na residência do menor infrator foi localizada uma bucha de maconha, embalagens para embalar drogas, um caderno anotações de devedores.
Diante dos fatos o menor foi apreendido e encaminhado para a delegacia de plantão para demais providencias, sendo a motocicleta Yamaha YBR apreendida e removida pelo guincho até o pátio credenciado.
Homem é morto no bairro Nossa Senhora de Fátima
A vítima, identificada como Leonilson Viana Rocha, de 31 anos, foi encontrado caído na rua próximo da calçada. Uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou a ser acionada, mas a vítima se encontrava sem vida.
Homem é socorrido ao hospital após ser baleado no peito
Irmão de homem baleado no último domingo também é vítima de disparos de arma de fogo
Rapaz é morto com disparo de arma de fogo na cabeça; três menores foram apreendidos
Um homcídio foi registrado na noite desta última sexta-feira (02/10) na Rua 06, Bairro Quebec, em Patos de Minas. De acordo com informações colhidas no local, dois autores chegaram na residência chamaram pela vítima e, quando ele se preparava para sair, os autores efetuaram os disparos de arma de fogo através do portão.
Três disparos transfixaram a porta sendo que um deles acertou a cabeça da vítima Fabrício P. Soares da Silva, de 22 anos. A Polícia Militar foi acionada e iniciou os rastreamentos para tentar localizar os suspeitos.
Dois maiores que estavam em uma motocicleta foram abordados na Rua Zeca Mota. Eles foram encaminhados para a delegacia para prestarem depoimento, porém a arma utilizada no crime não foi encontrada com eles.
Os militares continuaram as diligências e, em pouco tempo após o crime, os policiais apreenderam 3 menores e localizaram três armas de fogo, sendo um revólver calibre 32 com 4 munições intactas, um revólver calibre 32 com 6 munições intactas e um revólver calibre 38 com 2 munições intactas.
De acordo com a ocorrência policial a vítima Fabrício Pereira Soares da Silva era um dos suspeitos de ter matado Maycon Sander Luiz Silva, 19 anos por quatro disparos, no dia 28 de setembro, no bairro Planalto em Presidente Olegário. Fabrício estava desaparecido desde então.
Ainda de acordo com a ocorrência o menor de 14 anos, confessou ser o autor dos disparos que vitimara Fabrício Pereira Soares da Silva. Após o serviço de perícia da Policia Civil, o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal – IML – de Patos de Minas -e posteriormente liberado para o sepultamento em Presidente Olegário.
VEJA O VÍDEO
23 19 19