PM prende dupla suspeita de tráfico de drogas em Patrocínio
No final da manhã da última quarta-feira (30) durante patrulhamento nas ruas Panamá e México, Bairro Nações, em Patrocínio (MG) os militares receberam informações de que dois indivíduos estariam traficando drogas.
Foi desencadeada operação batida policial, com o objetivo de abordar os suspeitos, e conseguiram lograr êxito na abordagem dos suspeitos, de 19 e 20 anos. Um dos indivíduos dispensou uma bucha de maconha próximo ao muro da igreja quando percebeu que seria abordado.
Após buscas no local da abordagem, foi encontrado 6 buchas de maconha e 1 pino de cocaína escondidos dentro de tijolos quebrados do muro da Igreja.
Diante do fato autores foram presos e entregues na Delegacia com os materiais apreendidos para demais providências.
Homem com diversas passagens é preso após furto em supermercado
No final da tarde da última quarta-feira (30) a Policia Militar (PM) recebeu informação de colaboradores da Rede de Comércios Protegidos dos bairros Enéas e Jardim Sul, sobre um furto em um supermercado e uma tentativa de furto em outro supermercado.
Segundo a PM, de posse das imagens os militares do turno iniciaram os rastreamentos e conseguiram localizar o autor, de 29 anos, nas imediações da praça do Bairro Eneas. Durante as diligências localizaram o material subtraído.
Ainda de acordo com a PM, consta em desfavor do autor passagens por roubo, furto, receptação, invasão de domicílio, lesão corporal, tráficode drogas e uso de drogas.
Diante dos fatos o autor foi preso, conduzido até à Delegacia de Polícia Civil de plantão, juntamente com o material apreendido.
PM aborda dupla em motocicleta e localiza 500 g de maconha
Na noite da última quarta-feira (30) durante patrulhamento na Rua 20, Bairro Alto da Serra, os militares depararam-se com uma motocicleta ocupada por dois indivíduos em atitude suspeita. Após perseguição os autores RNS de 31 anos e o autor RMMS de 21 anos foram abordados e com eles encontrado 500 g de maconha.
Foram apreendidos com eles ainda, a quantia de 124,00 reais e um celular com possíveis conversas sobre a venda de entorpecentes.
Interpelados os autores afirmaram que compraram a droga por 600 reais, tendo cada um deles contribuído com 300 reais. Durante buscas na casa de RNS, foram localizados mais 6 tabletes de maconha.
Diante dos fatos, os autores foram presos em flagrante delito e entregues a Delegacia de Polícia, juntamente com o material apreendido.
Caminhão tanque carregado com leite tomba na BR 354
Um caminhão tanque carregado com leito tombou no final da noite da última quarta-feira (30), na altura do km 284 da rodovia BR 354, no município de Carmo do Paranaíba (MG). Ninguém ficou ferido no acidente.
De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) c condutor, de 47 anos, informou que seguia de Rio Paranaíba (MG) para Carmo do Paranaíba (MG) e que observou quando dois veículos ignorados tentaram realizar ultrapassagem, deslocando pelo sentido contrário.
O condutor informou ainda que, ao perceber que poderia ocorrer uma colisão frontal com tais veículos, foi obrigado a efetuar manobra brusca para a direita, evitando a iminente colisão, todavia, perdeu o controle da direção, sendo que o reboque iniciou movimento de tombamento ao transitar pelo declive existente na faixa de domínio.
Ao realizar nova manobra na tentativa de retomar o controle, dessa vez para a esquerda, o reboque tombou e a combinação de veículos permaneceu na pista de rolamento, no sentido crescente.
O reboque transportava leite e uma pequena quantidade do líquido vazou na pista, não atingindo qualquer curso hídrico ou área de preservação ambiental.
Sebrae abre inscrições para programa de gestão de carreiras musicais em Patos de Minas
Curso é voltado para músicos, produtores e gestores culturais desenvolverem suas carreiras de maneira sustentável.
O Sebrae Minas está com inscrições abertas para o Programa de Desenvolvimento de Carreiras, do segmento da música, em cidades da região Noroeste e Alto Paranaíba. Os interessados têm até o dia 2 de outubro para se cadastrarem gratuitamente no curso. A ideia é capacitar artistas, produtores, gestores e empreendedores do setor musical para enfrentarem os desafios do universo da música e desenvolverem a carreira de maneira sustentável.
O programa, coordenado pelo gestor cultural Romulo Avelar, será realizado de 5 de outubro a 18 de dezembro, por meio de uma plataforma digital. Poderão participar músicos, bandas ou grupos musicais das cidades de Patos de Minas, Patrocínio, Paracatu e Unaí.
Na primeira fase, será oferecido o curso on-line Gestão de Carreiras Musicais, com 26 horas/aula, aberto a 60 pessoas, sendo 15 vagas por cidade. Dentre os participantes do curso, serão selecionadas dez carreiras musicais para receberem duas consultorias: a primeira para a produção de um portfólio para venda de shows e a segunda, para a produção de uma live.
A iniciativa conta com a parceira da Associação Peleja Criação Cultural de Patos de Minas, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Paracatu e Associação Cultural dos Músicos Unaienses.
Para se inscreverem, os interessados devem preencher a ficha disponível em: https://docs.google.com/forms/d/1Rt0hp5Ln0couOGV0VQvOvv3QHbTdk7HjEFexXniI2n4/edit
SERVIÇO:
Evento: Programa de Desenvolvimento de Carreiras para o Segmento da Música
Período: 5 de outubro a 18 de dezembro de 2020
Horário: das 18 às 20h, em dias variados
Inscrições: Até dia 2 de outubro
Ficha:https://docs.google.com/forms/d/1Rt0hp5Ln0couOGV0VQvOvv3QHbTdk7HjEFexXniI2n4/edit
Mais informações: Sebrae Patos de Minas: (34) 3821-4154
Patos de Minas terá quarta semana na onda amarela
Para que a progressão à fase mais flexível ocorra, os indicadores precisam melhorar
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
As classificações no Minas Consciente para o período de 3 a 9 de outubro foram publicadas agora há pouco pelo Governo estadual. A microrregião de Patos de Minas permanece na onda amarela, podendo, assim, seguir em funcionamento as atividades previstas nessa fase do plano. A macrorregião Noroeste também manteve-se na etapa intermediária do programa.
Será a quarta semana consecutiva que os 11 municípios integrantes da microrregião de Patos de Minas ficam inseridos na onda amarela do plano. Caso a região siga assim na próxima avaliação do Comitê Extraordinário Covid-19, prevista para a próxima quarta-feira (7), eles poderão avançar para a onda verde.
Para que essa progressão à fase mais flexível ocorra, no entanto, os indicadores precisam melhorar, uma vez que o número de infectados diariamente voltou a subir em algumas cidades a partir de meados deste mês, a exemplo de Patos de Minas. O Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 e a Vigilância Epidemiológica já alertaram para esse cenário local que vem desenhando.
A ocupação de leitos em Patos de Minas, que recebe pacientes de localidades vizinhas, também aumentou nos últimos dias. “Os dados mostram que não basta apenas um município fazer o dever de casa, essa missão é coletiva. O resultado de uma cidade influencia para todas”, alerta o coordenador do comitê local, Célio Adriano Lopes.
Covid-19: Patos de Minas tem 45 novos casos e 1 óbito nas últimas 24 horas
Patos de Minas chegou a 2.380 casos confirmados de coronavírus, de acordo com boletim epidemiológico divulgado nessa quarta-feira (30/09), pela Vigilância em Saúde. Foram 45 novos casos e 1 óbito confirmado nas últimas 24 horas.
O boletim informou também que 227 pessaos estão em recuperação domiciliar e 23 pacientes estão internados, sendo 8 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Até o momento, 2.072 pacientes já se recuperaram da doença, representando 87,02% da taxa de cura, e 58 óbitos foram confirmados.
Banco de Alimentos e Mesa Brasil SESC doam 5 mil quilos de legumes
Alimentos foram distribuídos entre entidades sociais de Patos de Minas e o CRAS I
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Ações que visam reduzir a fome por meio do reaproveitamento de itens fora do padrão de comercialização, mas ainda aptos ao consumo, sempre foram importantes. Agora, durante uma pandemia que afeta o orçamento de grande parte dos brasileiros, essas atitudes tornam-se ainda mais valiosas. E o Banco de Alimentos Municipal sabe disso, tanto que vem abastecendo famílias carentes e entidades sociais com frequência em Patos de Minas.
Para esse trabalho, o Banco de Alimentos conta com doações sobretudo de produtores que comercializam na Ceasa Regional, mas outros parceiros também contribuem. Um deles é o Serviço Social do Comércio (SESC), por meio do Mesa Brasil. Esta semana, por exemplo, o programa repassou cerca de 5.300 quilos de batata-doce congelada, produto já distribuído a entidades e ao Centro de Referência de Assistência Social I (CRAS I).
Essa parceria será formalizada em breve, com assinatura de convênio entre os dois órgãos. A Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, já trabalha para isso, medida que fortalecerá a rede de apoio para segurança alimentar e nutricional de pessoas em situação de pobreza.
Mais sobre o programa – O Mesa Brasil SESC é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício, baseado em ações educativas e de distribuição de itens alimentícios com foco na redução da insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos vulneráveis socialmente.
Profissional do SAMU da dicas para para evitar problemas de saúde com as altas temperaturas
A onda de calor que a região, que promete elevar a temperatura em até 37ºC em Patos de Minas, acende o alerta quanto aos cuidados com a saúde, sobretudo com crianças e idosos.
O Patos Agora ouviu um profissional do SAMU, que deu orientações de como prevenir problemas durante as altas temperaturas. Veja no vídeo abaixo.
Mãe procura a PM após a filha de 13 anos engravidar do namorado; PM alerta sobre sobre o crime de estupro de vulnerável
Na manhã da última terça-feira (29) a Polícia Militar (PM) foi procurada pela mãe de uma adolescente de 13 anos, que relatou que a sua filha está grávida de 4 meses do namorado. Relatou que ambos moravam na casa dos pais da menor, na zona rural de Patrocínio.
Que há alguns dias o namorado da vítima retornou para sua cidade de origem no estado da Bahia e ficou de enviar dinheiro para a menor cuidar do bebê. Ainda segundo a genitora da menor, foi orientada pelos membros do conselho tutelar a procurar a PMMG e relatar os fatos.
Diante do exposto os genitores da adolescente foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para serem ouvidos sobre os fatos.
Alerta da PM
A Polícia Militar alerta sobre a necessidade de proteção às crianças e adolescentes do crime de estupro de vulnerável, previsto no artigo 217-A, cuja pena é reclusão, de 8 (oito) a 15 (quinze) anos. O estupro de vulnerável é um fato criminoso que se configura com a conjunção carnal ou prática de ato libidinoso com menor de 14 anos, sendo irrelevante eventual consentimento da vítima para a prática do ato, sua experiência sexual anterior ou existência de relacionamento amoroso com o agente.
Os pais sãos responsáveis pelos seus filhos e devem ficar atentos, para não permitir abusos contra os filhos menores, uma vez constatado eventual ação ou omissão, estão sujeitos às penas previstas no Código Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente.
A Polícia Militar através das Radiopatrulhas, Patrulha Rural e especialmente a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, em seus contatos comunitários, vem atuando de forma a conscientizar a comunidade a tomar medidas preventivas para proteger as crianças e adolescentes de abusos sexuais, portanto, é importante que os pais:
- Incentivem o diálogo com seus filhos;
- Conversem com as criança, explicando sobre as partes íntimas e sobre os limites do corpo, ensinando-as a não permitir que ninguém toque suas partes íntimas;
- Analisem as reações da criança;
- Identifique possíveis sinais de abusos;
- Saiba com quem seus filhos andam e o que estão fazendo;
- Se for preciso deixá-los por horas com um adulto ou um adolescente responsável, tenha meio de vigiá-los por um tempo, para saber como são suas atitudes;
- Em casos de conhecimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, façam denúncias através do Disque Denúncias Unificado pelo nº 181, ou acione a Polícia Militar através do telefone 190.