Mesa Brasil Sesc realiza campanha de doações em comemoração ao Dia das Crianças em Patos de Minas
As doações já estão sendo recebidas e podem ser feitas até o dia 9 de outubro. Dia D será realizado no dia 03/10, na rua Major Gote, 1141, Centro
O Dia das Crianças está chegando e para celebrar a data, o Mesa Brasil Sesc, programa de segurança alimentar e nutricional, irá realizar a ‘Campanha Doação Programada’ nas cinco cidades onde a iniciativa tem sedes: Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas e Uberlândia. As pessoas que quiserem contribuir para a ação podem doar itens como balas, doces, chicletes, pirulitos, biscoitos, chocolates, brinquedos novos, bebidas lácteas, sucos, pipoca, entre outros. As doações já estão sendo recebidas nas unidades do Mesa Brasil e podem ser feitas até o dia 9 de outubro.
Em Patos de Minas, os donativos podem ser entregues na sede do Mesa Brasil Sesc (rua Major Gote, 1141, Centro), com agendamento pelo telefone (34)3823-6275. Todo o material arrecadado será distribuído às instituições sociais que cuidam de crianças e são atendidas regularmente pelo programa do Sesc.
‘DIA D’
Em 3 de outubro, as cinco unidades do Mesa Brasil no estado irão realizar o ‘Dia D’ da campanha, e as contribuições poderão ser entregues no formato drive thru, sem que as pessoas precisem descer de seus veículos. Em Patos de Minas, o ‘Dia D’ será na sede do Mesa Brasil, das 9h ao meio-dia. Durante este período serão realizadas atividades lúdicas e interativas com os doadores.
Com a campanha ‘Doação Programada’ do Dia das Crianças, o Mesa Brasil Sesc reforça o seu papel social levando mais carinho e afeto a essas crianças em um momento de tantas incertezas como o que estamos vivendo.
SOBRE O MESA BRASIL SESC
O Mesa Brasil Sesc é um programa de segurança alimentar e nutricional, composto por ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos. Ou seja, ele busca o que sobra em empresas parceiras, depois entrega onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício e, de outro, reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos.
Lei aumenta pena para maus-tratos a cães e gatos; autor pode ficar preso
O presidente Jair Bolsonaro sancionou hoje (29), em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, a lei que aumenta as penas para quem maltratar cães e gatos. Agora, este crime passa a ser punido com prisão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, a novidade do projeto. Antes, a pena era de detenção de três meses a um ano, além de multa.
Segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República, o presidente não vetou nenhum dispositivo da nova legislação, oriunda do projeto de lei 1.095/2019, de autoria do deputado federal Fred Costa (Patriota-MG).
“Quem não demonstra amor por um animal como um cão, por exemplo, não pode demonstrar amor, no meu entender, por quase nada nessa vida”, afirmou Bolsonaro, durante a cerimônia. O presidente contestou os críticos da nova lei que classificaram como desproporcional a pena para o crime de maus-tratos. “Aquele que por ventura venha reclamar da lei agora, uma coisa muito simples: se você não sabe, não quer tratar com carinho, com o devido respeito um cão ou um gato, não o tenha em casa”.
A pena de reclusão da nova lei prevê cumprimento em estabelecimentos mais rígidos, como presídios de segurança média ou máxima. O regime de cumprimento de reclusão pode ser fechado, semiaberto ou aberto.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 28,8 milhões de domicílios com, pelo menos, um cachorro e mais 11,5 milhões com algum gato.
Em meio à pandemia da covid-19, que manteve mais pessoas em casa, aumentaram os registros de denúncias de maus-tratos a cães e gatos, segundo relatos de organizações não-governamentais de defesa e proteção animal. De acordo com a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA), somente em São Paulo essas denúncias de violência contra animais apresentaram aumento de 81,5% de janeiro a julho de 2020, em relação ao mesmo período do ano anterior.
O deputado Fred Costa destacou que, com a sanção da lei, quem comer crime contra os animais terá punição efetiva. “A partir de hoje, quem cometer [crime] contra cão e gato vai ter o que merece: prisão. Este ato de hoje é em defesa dos animais, mas também é em defesa do ser humano, é em defesa da vida, porque aqueles que cometem crime contra os animais, estatisticamente, têm enorme propensão a cometer contra o ser humano”, afirmou o deputado.
Dupla é presa suspeita de tentativa de homicídio no Bairro Caramuru
Dois homens, de 19 e 28 anos, foram presos pela Polícia Militar (PM) na noite da última segunda-feira (28), após um disparo de arma de fogo na Rua Caiçaras, Bairro Caramuru.
De acordo com a PM, a vítima, de 19 anos, alegou que se encontrava em sua residência quando ouviu um barulho do lado e fora e saiu para verificar. Ao abrir o portão deparou com os autores A.J.F.L, de 28 anos e P.R.S.P, de 19 anos, estando o último mencionado, armado com um revólver, tendo ele então efetuado um disparo na direção da vítima e evadido logo em seguida.
A vítima não foi atingida pelo disparo. Diante dos fatos a PM foi na residência do suspeito de 28 anos, sendo que ele negou ter envolvimento na ação, tendo ainda permitido que fosse feita busca na residência, onde nada foi localizado. O indivíduo foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de plantão da Polícia Civil.
Já na delegacia A.J.F.L admitiu a ação e alegou que a arma foi escondida pelo comparas, de 19 anos, se negando a informar o local. Outra guarnição deslocou na residência do autor rapaz, onde ele também foi localizado, preso em flagrante delito e conduzido à delegacia.
A casa de P.R.S.P também foi vistoriada mas a arma de fogo não foi localizada. Ainda de acordo com a PM, anteriormente, P.R.S.P enviou mensagens com ameaça de morte para a vítima, inclusive com fotos dele com a referida arma.
O suspeito também não quis informar o paradeiro da arma de fogo e nega a ação. Ainda segundo ele a arma da foto já foi apreendida anteriormente, mas na delegacia também afirmou sua participação.
Jorge Moreira Marra foi admitido ao Sistema Prisional Mineiro
Fonte: Juliano Resende/Rádio Módulo
Somente no início da noite desta segunda-feira (28/09), às 18h, é que Jorge Moreira Marra, de 60 anos, foi admitido ao Sistema Prisional Mineiro. Ele encontra-se num presídio da região do Alto Paranaíba.
O ex-secretário de obras Jorge Marra, apontado como autor do assassinato de Cássio Remis, se entregou à polícia na tarde de domingo (27/09), por volta das 14h e somente 24 horas após ele se apresentar é que foi admitido ao Sistema Prisional.
Jorge prestou depoimento durante três horas na 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Patrocínio e foi ouvido pelos delegados Renato Mendonça e Drª Anna Beatriz.
Segundos os delegados trabalham com as hipóteses de roubo, homicídio com duas qualificadoras, sendo elas motivo fútil e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima e por porte ilegal de arma de fogo.
Grupo de 13 pessoas de Unaí passam dois dias reféns de indígenas no Mato Grosso
Uma das pessoas do grupo sequestrado pelo índios do Xingu é o fazendeiro Norberto Mânica, condenado por ser o mandante da chacina de Unaí
Fonte: Estado de Minas (foto: Unainense/Divulgação)
Um grupo de 13 pessoas de Unaí, Noroeste de Minas Gerais, que viajou para pescar, foi feito refém por indígenas da Aldeia Rawo, no Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso, domingo (27). De acordo com informações divulgada pela imprensa daquele estado, o grupo foi libertado pelos indígenas na manhã desta terça-feira, depois de negociação com a tribo feita pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e as polícias Federal e Militar durante dois dias.
Os nomes dos turistas dominados pelos índios não foram divulgados oficialmente. Mas, de acordo com informações levantadas com uma fonte de Unaí, uma das pessoas do grupo sequestrado pelo índios do Xingu é o fazendeiro Norberto Mânica, condenado a 100 anos de prisão como o mandante da morte três fiscais e de motorista do antigo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mas que continuou em liberdade.
A 'chacina de Unaí' ocorreu janeiro de 2004. Mânica foi condenado em julgamento realizado em outubro de 2015. Apesar da condenação, ganhou o direito de recorrer em liberdade.
Ainda de acordo com informação apurada com a fonte de Unaí, o fazendeiro seria o dono de um rancho de pesca em uma fazenda, no município de Primavera do Leste, no Mato Grosso, para onde os turistas viajaram. Durante a pescaria, o grupo invadiu a terra indígena por acidente e acabou sendo capturado.
Um integrante do grupo enviou fotos e videos via aparelho celular para um amigo de Unaí, com imagens dos turistas enquanto eram mantidos na aldeia indígena. As fotos e os vídeos circularam em um grupo de whatsApp da cidade do Noroeste mineiro.
Médico da linha de frente contra a COVID-19
Uma das pessoas ficaram em poder dos índios no Alto Xingu foi o médico Joaquim Tomaz da Silva, diretor-clinico do Hospital Municipal de Unaí. Ele atua na linha de frente no enfrentamento da pandemia do coronavirus (COVID-19) na cidade.
Pedido de resgate desmentido e medo do coronavirus
Chegou a circular em grupo de whatsapp em Unaí uma mensagem de um suposto morador da cidade, que não foi identificado, dando conta de que, 'a princípio', os índios do Xingu teriam solicitado um pagamento de resgate, no valor de R$ 35 mil por pessoa, para a libertação dos turistas, pedindo também uma caminhonete, que seria de propriedade do fazendeiro Norberto Mânica.
Porém, a informação não foi confirmada. De acordo com dados divulgados pela imprensa do Mato Grosso, a Funai e a Policia Federal esclareceram que o caso 'não se tratou' de um sequestro.
Segundo a PF do Mato Grosso, informações repassadas pela Funai revelam que os indígenas 'ficaram com medo por conta da pandemia do coronavírus e, por isso, prenderam os turistas e acionaram as autoridades.'
Jovem de 19 anos é preso por tráfico de drogas no Bairro Jardim Esperança
A Polícia Militar (PM) recebeu informação que um veiculo Fiat Uno transportava entorpecentes, estando, o condutor, em prisão domiciliar.
Iniciado o rastreamento, a equipe policial visualizou o veículo trafegando com os faróis apagados. Quando os militares foram proceder a abordagem ao autor, esse acelerou o veiculo e arremessou alguns envólucros pela janela do veículo, sendo o referido automóvel interceptado logo a frente e o condutor identificado, D.C.S. de 19 anos de idade, que afirmou estar em cumprimento de prisão domiciliar por condenação em crime de roubo.
Desse modo, os militares deslocaram até o local onde foi arremessado os objetos, sendo localizado um envólucro com pesagem não oficial, de aproximadamente 30 gramas de maconha. Na residência do autor, tendo a entrada franqueada por seu pai, foram localizado outros dois tabletes de maconha, R$ 552,00, e uma cédula, de moeda corrente de 10 mil guaranis paraguaios.
Diante dos fatos, foram confeccionados os autos de infração de trânsito, sendo o veículo removido ao pátio credenciado. Foi dado voz de prisão em flagrante ao autor, pelo delito de tráfico de drogas, sendo conduzido até a delegacia.
Homem de 30 anos mantém relação com cães e é preso por zoofilia em Patos de Minas
Um homem de 30 anos foi encaminhado para delegacia por zoofilia, após denúncias de que ele estaria mantendo relações sexuais com cães na Avenida João Cyrino no Bairro Nossa Senhora de Fátima.
VEJA O VÍDEO E ENTENDA:
Jovem foi morto com quatro disparos sendo dois na cabeça em Presidente Olegário
Fonte: PO HOJE
O município de Presidente Olegário registrou na noite desta segunda-feira (28/09), o quinto homicídio de 2020, em todo ano de 2019 foram quatro registros.
Um jovem de 19 anos foi assassinado a tiros na Rua João Abílio no bairro Planalto. Segundo a Polícia Militar (PM), Maycon Sander Luiz Silva, 19 anos foi atingido por quatro disparos, sendo dois deles na cabeça, um no peito e outro na axila.
Ele foi socorrido por ambulância até o Hospital Municipal Darci José Fernandes onde já deu entrada sem vida. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal – IML – de Patos de Minas, após necropsia será realizado o velório no Serviço Funerário São Vicente de Paulo e o sepultamento será no Cemitério Municipal Terra Santa.
A autoria e motivação do crime serão investigadas pela Polícia Civil, até o fechamento da reportagem ninguém foi preso. A vítima tem passagem pela polícia.
Inicia hoje o 1° Feirão da Reforma Sicoob Credipatos
A campanha, que oferece crédito para reforma e ampliação com as melhores condições, vai até 28 de outubro
O sonho de reformar ou ampliar seu imóvel urbano e rural está cada vez mais próximo de se realizar. Durante o período de 28 de setembro a 28 de outubro de 2020, o Sicoob Credipatos estará promovendo o 1º Feirão da Reforma de Imóveis. Serão ofertados créditos especiais para aquisição de materiais de construção, vidraçarias, madeireiras, móveis planejados, comércio de ferragens, marmorarias e muito mais.
Com as melhores condições e as menores taxas, o cooperado poderá fazer o pagamento em até 48 vezes e ainda contará com a carência de 90 dias para começar a pagar. Tudo para que possam tirar o projeto de reforma do papel com segurança e tranquilidade.
Além de apoiar o cooperado, a Credipatos busca, por meio do Feirão, movimentar e aquecer a economia local, uma vez que uma obra tem a capacidade de movimentar vários segmentos de mercado. Nesse sentido, a campanha se faz ainda mais relevante, no momento de crise econômica e sanitária causada pela pandemia da Covid-19.
Com a liberação do crédito, as lojas de materiais de construção e afins vendem mais, os pedreiros, serventes e demais envolvidos na construção civil conseguem novos trabalhos. Desta forma a economia voltar a girar mais rapidamente.
Para mais informações procure seu gerente. E quem ainda não é cooperado poderá associar-se, procurando uma agência mais próxima ou por meio do app Sicoob Faça Parte. Aproveite essa oportunidade e mãos a obra!
Jovem de 19 anos é morto a tiros em Presidente Olegário
Fotos: Aislan Henrique
Um rapaz de 19 anos morreu após ser baleado na noite dessa segunda-feira (28/09), na Rua João Abílio, Bairro Planalto, em Presidente Olegário. Maicon Sander Luiz Silva chegou a ser socorrido ao Hospital Municipal, porém não resistiu aos ferimentos.
O corpo vai ser encaminhado ao Institudo Médico Legal (IML) de Patos de Minas. A Polícia Militar (PM) de Patos de Minas enviou apoio aos militares de Presidente Olegário.