Unipam topo-vestibular

Menor de 14 anos é morto em clínica de reabilitação

Quarta 07/10/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na manhã dessa quarta-feira (07/10) a Polícia Militar (PM) foi chamada para averiguação de uma morte de um menor, de 14 anos, em uma clínica de recuperação em Patos de Minas. Dois menores, de 15 e 16 anos, foram detidos suspeitos do crime e acabaram confessando.

De acordo com a PM, um funcionário da clínica relatou que por volta das 06h30min, ao acordar os internos, bateu em um dos quartos e não foi atendido. Ao averiguar, percebeu que o menor de 14 anos, que é do estado de São Paulo, apresentava rigidez cadavérica.

A PM foi acionada no local e, durante averiguação com os internos da clínica, acabou chegando até dois menores, de 15 e 16 anos, que dormiam em frente ao quarto da vítima. Em conversa, eles acabaram confessando o crime e contaram como mataram a vítima. De acordo com o relato dos menores, eles deram um golpe no pescoço da vítima, a arrastaram para um quarto e a asfixiaram com um travesseiro.

Sobre a motivação do crime, eles alegaram que tiveram discussões com a vítima por motivos banais. Eles disseram também que, em data pretérita, a vítima teria abusado de um outro interno, que sofre de problemas psicológicos.
 

Outubro Rosa: cai número de mamografias realizadas pelo SUS

Cerimônia online marcou lançamento da campanha no país

Quarta 07/10/2020 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil (foto: Marcello Casal jr)
Feed do PatosAgora

O número de mamografias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) caiu entre janeiro e julho deste ano, em comparação com os anos anteriores. O número de mamografias realizadas até julho de 2020 foi de 1,1 milhão, contra 2,1 milhões nos mesmos períodos de 2018 e 2019.

De acordo com o Ministério da Saúde, a pandemia de covid-19 foi o fator principal para a diminuição da procura por esse serviço, ainda que as unidades de saúde tenham mantido o atendimento e a oferta de tratamento às pacientes.

Durante o lançamento da campanha Outubro Rosa, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que ficou claro a diminuição dos atendimentos, não só de câncer, mas de todas as doenças. “Esse represamento de atendimentos e a nova ação que temos que fazer para dar vazão às demandas futuras chama-se segunda onda. Não é o repique da pandemia, é exatamente as doenças e tratamentos que foram interrompidos ou não foram começados. Esse é o desafio do SUS”, destacou.

Apesar dos problemas trazidos pela pandemia, o Ministério da Saúde destaca que em 75,54% dos atendimentos realizados neste ano, o tempo de até 60 dias entre o diagnóstico e o tratamento em todos os estágios do câncer de mama no SUS foi respeitado, conforme preconiza a Lei nº 12.732, de 2012. Em 2019, esse índice ficou em 57,32%.

Com o slogan Cuidado com as Mamas, Carinho com seu Corpo”, a campanha do Outubro Rosa de 2020 busca conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. No âmbito do SUS, o controle passa pelo diagnóstico precoce na Atenção Primária à Saúde e pelo rastreio mamográfico.

A recomendação é que mulheres sem sintomas ou sinais de doença com idade entre 50 a 69 anos façam a mamografia a cada dois anos. Ao ser atendida na Unidade Básica de Saúde, independentemente do motivo da procura, toda mulher nessa faixa etária deve ser abordada para a realização do exame.

De acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, o Brasil terá em 2020 mais de 66,2 mil novos casos de câncer de mama, que podem evoluir de diferentes formas. Por isso, a campanha alerta que para que as mulheres fiquem atentas ao próprio corpo.

“As usuárias devem ser empoderadas para que elas possam perceber as alterações no próprio corpo, uma vez que a autonomia do cidadão também passa pelo autocuidado. Nossas mulheres devem ser orientadas a examinar as mamas por ocasião da sua avaliação mensal, após o término da menstruação e uma vez ao ano na consulta com o ginecologista”, explicou o diretor do Departamento de Ações Estratégicas, Antônio Braga.

Prevenção

O ministro destacou ainda que, além de pensar o câncer de mama, o Outubro Rosa está centrado no cuidado integral das pessoas para a promoção de hábitos de vida saudáveis, já que fatores como obesidade e consumo de álcool podem piorar os resultados e riscos para o câncer de mama. A estimativa é que cerca de 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos simples como praticar atividades físicas, alimentação saudável e controle de peso, evitar bebidas alcoólicas e cigarros, amamentar e evitar hormônios sintéticos.

No caso da amamentação, estima-se que o risco de desenvolver câncer de mama diminui de 4,3% a 6% a cada 12 meses de duração da amamentação.

Nesse sentido, o Ministério da Saúde lançou hoje (7) a Portaria nº 2.713/2020 que dispões sobre o pagamento por desempenho, no âmbito do Programa Previne Brasil.

O secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente, explicou que os municípios e o Distrito Federal deverão realizar atividade em relação ao cuidado de saúde da população. Essas ações gerarão indicadores e, a partir deles, as localidades receberão um incentivo financeiro do governo federal, “com o objetivo de qualificar as ações realizadas pela equipe de saúde”.

No caso da saúde da mulher, há dois indicadores importantes, segundo ele: a proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas e a cobertura de exame citopatológico, para detecção de câncer de colo de útero.

Consórcios mineiros vão receber recursos para gestão de resíduos

Trabalho próximo da Semad permitiu entender o cenário de cada localidade e prestar suporte no acesso aos investimentos federais

Quarta 07/10/2020 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas (foto: Prefeitura Municipal de Itaúna / Divulgação)
Feed do PatosAgora

Três consórcios de Minas Gerais estão na lista de habilitados para receber recursos do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas (FEP) da Caixa Econômica Federal (CEF). O edital do governo federal tem como propósito a estruturação e desenvolvimento de projetos de concessão no setor de saneamento básico, modalidade de resíduos sólidos urbanos. Os habilitados de Minas tiveram apoio direto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) para participar do processo.

As associações mineiras selecionadas são o Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário do Centro-Oeste Mineiro (Cias Centro Oeste), que ficou em segundo lugar; o Consórcio Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos (Ecotres), do qual fazem parte as cidades de Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco, na região Central, ocupando a terceira posição; e o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Cides), que ficou no 12º lugar.

Além dos representantes mineiros, outros 20 consórcios de todo o Brasil foram aprovados para receber os recursos nesta etapa, totalizando 23 consórcios para a fase de habilitação. A próxima etapa do edital prevê a convocação dos habilitados de acordo com a disponibilidade financeira do programa. A previsão de investimento é de R$ 65 milhões na elaboração dos projetos.

Apoio

De acordo com a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, o resultado do edital sinaliza boas perspectivas para municípios mineiros, que serão contemplados com melhorias na destinação adequada de seus resíduos. Marília lembra que, entre os meses de março e abril deste ano, foram realizadas seis reuniões da Semad com consórcios de todas as regiões do estado para promover o alinhamento inicial de ações conjuntas e definição de estratégias pontuais capazes de ampliar a destinação adequada dos resíduos gerados nestas localidades.

"Nossa expectativa é que, com esse recurso da CEF, seja possível desenvolver propostas de soluções mais otimizadas, a partir da participação de municípios em consórcios. O objetivo da Semad é atuar sempre para facilitar o acesso dos municípios mineiros a esse tipo de programa. Estamos dando todo o apoio técnico necessário para que as cidades de Minas Gerais estejam qualificadas para buscarem as oportunidades rumo ao desenvolvimento sustentável", afirma a secretária.

O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, acrescenta que a pasta ambiental de Minas desenvolveu, junto aos consórcios intermunicipais, atualizações dos diagnósticos regionalizados de gestão de resíduos sólidos urbanos para entender o cenário de cada localidade e fornecer apoio no acesso aos investimentos federais.

“Fomentar uma gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos em Minas Gerais é um dos principais objetivos da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento. Acreditamos que será possível promover uma mudança ambiental significativa nos municípios contemplados pelos recursos e acompanharemos todas as fases, estruturando termos de parceria com os consórcios para cooperar em todo processo”, diz o subsecretário.

Perspectiva

A notícia da aprovação para o recebimento dos recursos foi comemorada pelo Cias Centro-Oeste, consórcio que representa mais de 700 mil moradores de Minas Gerais. De acordo com o procurador-jurídico da entidade, Júlio César de Oliveira, o projeto vai prever destinação adequada para cerca de 600 toneladas de resíduos por dia, apostando forte no reaproveitamento e, com isso, criando nova realidade ambiental e econômica para o Centro-Oeste mineiro.

“Teremos a oportunidade de desenvolver um sistema de tratamento de resíduos sólidos urbanos em condições adequadas, dentro do que prevê a legislação ambiental. Além disso, estimamos que esse sistema vai gerar cerca de R$ 500 milhões, com criação de empregos e potencializando a economia da região", observa Oliveira.

"A Semad foi fundamental nesse processo, porque tivemos apoio total no fornecimento de informações, na comprovação da adequação à política estadual e no suporte político e logístico para ter acesso a todos os dados necessários”, complementa.

Ainda segundo Oliveira, cerca de 400 mil pessoas serão beneficiadas nos municípios que farão parte do projeto na região Centro-Oeste de Minas.

Bombeiros têm novo aliado contra incêndios florestais

Aeronave modelo Air Tractor carrega até 3 mil litros de água, otimizando combate em focos dispersos e áreas de difícil acesso

Quarta 07/10/2020 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas
Feed do PatosAgora

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) já pode contar com um novo aliado no combate a incêndios florestais: a aeronave Air Tractor. O modelo integra série de investimentos da corporação em inovações e tecnologias já consolidadas como referências mundiais para reforçar as missões de combate ao fogo.

Além do avião, que tem capacidade para espargir três mil litros de água de forma fracionada ou apenas em um ponto específico, o CBMMG faz a utilização estratégica de anemômetros, aparelhos que aferem a velocidade e direção do vento. O equipamento é fundamental para compreender melhor a evolução dos focos e aprimorar o combate.

Segurança

O uso da aeronave reduz o tempo de combate na operação já que o lançamento da água é administrado por um computador que ajusta a descarga nos focos de incêndio, controlando assim as chamas em determinados locais. Além disso, o avião facilita o combate em pontos de difícil e arriscado acesso para os militares.

Este é o primeiro ano que o Corpo de Bombeiros Militar loca horas de voo do Air Tractor para o combate às chamas. Além de mais autonomia, o avião é estratégico para otimizar a atuação dos militares. Economicamente, o Air Tractor é mais vantajoso do que os helicópteros, pois reduz o número de viagens e, consequentemente, a reposição de combustível.

Os helicópteros bambi bucket (cestos), com capacidade para 400 litros de água, continuam a ser utilizados, sobretudo em focos mais pontuais e na alocação de equipes em pontos estratégicos, locais de relevo acidentado ou isolados. A ação conjunta avião e helicóptero agiliza a extinção do incêndio, o que promove menor dano aos biomas locais.

O Batalhão de Emergências Ambientais (Bemad) e o Batalhão de Operações Aéreas (BOA),  que compõe o Comando Especializado de Bombeiros, operam as ações de combate a incêndios no estado.

Jorge Marra foi indiciado por três crimes; homicídio doloso, roubo e porte de arma de fogo

Quarta 07/10/2020 - André Amâncio
Fonte: Patrocínio Online
Feed do PatosAgora

Na tarde de terça-feira, 06/10, o delegado regional Valter André Biscaro Salviano, Renato Mendonça Cardoso, delegado de furtos, roubos e tóxicos e Dra. Ana Beatriz de Oliveira  Brugnara, delegada de Homicídios, Mulheres e Adolescentes  concederam entrevista virtual quando apresentaram a conclusão do inquérito criminal sobre o assassinato do advogado Cássio Remis dos Santos, ocorrido no dia 24 de setembro cometido pelo ex-secretário de Obras do município de Patrocínio, Jorge Moreira Marra, que se encontra recolhido em uma penitenciária na cidade de Patos de Minas.

O delegado regional, Valter André abriu a coletiva afirmando que o homicídio "não foi um crime político" e reiterou que a Polícia Civil é um órgão independente ao comentar que "alguns políticos tentaram interferir nas investigações" afirmando “Eu não ia aceitar qualquer interferência política com relação a esse crime, apesar de toda tentativa de influência política desde o dia do crime até a data de hoje.”, afirmou.

Segundo a delegada de homicídios, Ana Baeatriz Jorge Marra foi indiciado além do crime de homicídio doloso (onde há a intenção de matar) e por motivo fútil, roubo e porte de arma. Além disso, o motorista de Jorge Marra foi indiciado o motorista da caminhonete da prefeitura que apesar de não ter tido uma participação direta no crime, teria ajudado na fuga do indiciado ao retirar o veículo para que ele pudesse sair com sua caminhonete, nesse caso favorecimento pessoal. Ela também comentou que Cássio teria recebido ameaças.

“Tivemos acesso a essa informação e ouvimos pessoa que relataram que tinham conhecimento que ele sofria ameaças. Isso tudo está constando nos autos e essas oitivas com essas ameaças foram remetidas também”, disse.

PM de Lagoa Formosa prende homem suspeito de tráfico de drogas

Quarta 07/10/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

No final da tarde da última terça-feira (06) durante Operação Batida Equipes Policiais do Pelotão de Lagoa Formosa, policiais militares abordaram um indivíduo em atitude de suspeição que saiu de uma residência cuja os fundos é voltado para uma pastagem que fica às margens do córrego, no bairro Babilônia, em Lagoa Formosa, sendo localizado um cigarro de maconha e R$260,00.

O abordado é W.A.B. conhecido por “Xadrezinho” ou “Leitão”, de 31 anos de idade, sendo que, para ele, existem diversas denúncias sobre a pratica de tráfico ilícito de drogas.

Assim, foi acionada equipe da ROCCA e com apoio dos cães Pandora e Kratos, foram localizados enterrados em terreno próximo à residência do autor, buchas de maconha e materiais usados para fracionar e comercializar a droga.

Diante dos fatos, o suspeito foi preso em flagrante e levado à Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas.

PRF aborda ônibus e apreende 15 quilos de maconha

Quarta 07/10/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) aprrendeu nessa terça-feira (06/10) mais uma grande quantidade de droga e prendeu um rapaz de 24 anos em flagrante delito.

Por volta das 22:00 foi abordado no Posto Policial Rodoviário Federal de Patos de Minas (MG) um ônibus que seguia de Uberlândia (MG) para o município de Porteirinha (MG), localizado no extremo norte de Minas Gerais.

No ônibus foi feita uma averiguação, sendo encontrada uma mala contendo 20 tabletes de maconha, pesando 15 kg

Foi localizado o proprietário da mala, um jovem de 24 anos de idade, e sem passagem pela polícia até este exato momento.
Ele contou aos Policiais Rodoviários Federal que receberia a quantia de R$ 500,00 reais pelo transporte da droga.

Toda a droga, juntamente com o jovem preso em flagrante delito, foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil de Patos de Minas para as providências cabíveis.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Polícia Militar prende mãe e apreende filho suspeitos de tráfico de drogas

Quarta 07/10/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na noite da última terça-feira (06) os a Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) recebeu informações de tráfico de drogas em uma residência localizada Bairro Morada Nova, e que a mãe do autor, menor de idade, seria cumplice no crime.

No local, a mãe franqueou a entrada na residência e durante minuciosa busca no local, foram encontradas e apreendidas  30 pedras de crack e 01 porção de crack moído.

 Diante dos fatos, mãe e filho foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil. 

Risco de morte: Alto Paranaíba recebe alerta do Inmet por onda de calor

Terça 06/10/2020 - André Amâncio
Fonte: Estado de Minas (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
Feed do PatosAgora

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de "grande perigo" para 34 cidades do Triângulo Mineiro em virtude das altíssimas temperaturas registradas na região. Os riscos para a saúde podem ser vários, desde desidratação até uma hipertermia - o que pode representar risco de morte.

O alerta foi emitido pelo fato de a região estar registrando temperaturas 5°C acima da média histórica por um período de mais de cinco dias. Os índices de umidade relativa do ar em municípios do Triângulo chegaram aos 7% em alguns desses dias.

As temperaturas no Triângulo já vêm ultrapassando 40°C há alguns dias.

Em Campina Verde, cidade de pouco menos de 20 mil habitantes no Pontal, a máxima prevista para esta terça-feira (6) é de 43°C, com índices de umidade possivelmente inferiores a 10%. Em Uberlândia, a máxima prevista para hoje é de 39°C. Em Uberaba, 41°C e  em Ituiutaba, 40°C. Em Patos de Minas, a previsão para essa quarta-feira é de máximas de 37°C.

De acordo com o Inmet, as áreas afetadas pela onda de calor em MG são: Metropolitana De Belo Horizonte, Campo Das Vertentes De Minas, Norte Mineiro, Oeste Mineiro, Sul/Sudoeste Mineiro, Noroeste Mineiro, Triangulo Mineiro/Alto Paranaiba, Central Mineira, Vale Do Rio Doce, Jequitinhonha.

Covid-19: atualização dessa terça-feira trás 14 novos casos e 2 óbitos confirmados

Terça 06/10/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Patos de Minas chegou a 2.466 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa terça-feira (06/10), pela Vigilância em Saúde. A atualização mostra que teve um aumento de 14 novos casos e 2 óbitos.

As duas últimas mortes confirmadas ocorreram no dia 29 de setembro, nas faixas etárias de 60 a 69 anos e 70 a 79 anos, ambos residentes na área rural.

O boletim mostrou também que 209 pessoas estão em recuperação domiciliar e 18 pacientes estão internados, sendo 7 em leitos de UTI.

O documento informou ainda que 2.175 pessoas já se recuperaram da doença, representando 88,16% da taxa de cura e 64 óbitos foram confirmados.