46º BPM desenvolve diversas atividades na Semana Nacional do Trânsito
Foi encerrado no dia 25 de setembro de 2020, a Semana Nacional do Trânsito, cujo tema do ano 2020 é: "Perceba o risco, proteja a vida", em toda área do 46º Batalhão foram realizadas diversas atividades com caráter educativo e preventivo, voltados aos condutores e pedestres.
A Polícia Militar em parceria com diversos órgãos que compõe o sistema nacional de trânsito, participou da semana nacional do trânsito de uma forma efetiva, realizando diversas fiscalizações de caráter preventivo e também participou de diversas ações educativas, como forma de orientar e concientizar os condutores a se portarem de maneira preventiva, coerente, responsável e, principalmente, com o objetivo maior de preservar a vida no trânsito.
Motorista que se envolveu em acidente na BR-354 segue internado na UTI
Fonte: Portal Arcos
Na manhã de ontem (25/09) um automóvel VW / Gol, emplacado em Formiga, seguia pela BR 354, deslocando de Candeias para Formiga, quando na altura do KM 513, já no município de Formiga, ao realizar uma curva, seu condutor de 35 anos, natural e residente em Formiga, se deparou com um Corsa, emplacado em Patos de Minas/MG, que transitava no sentido contrário, desgovernado, que bateu no barranco e veio em sua direção, não sendo possível evitar a colisão transversal.
Devido ao impacto o condutor do Corsa de 32 anos, residente em Patos de Minas, sofreu ferimentos graves, já o condutor do Gol, sofreu ferimentos leves, sendo ambos resgatados pela unidade de resgate do Corpo de Bombeiros de Formiga e encaminhados para o hospital desta cidade.
Devido as lesões sofridas pelo condutor do Corsa, não foi possível pegar sua versão dos fatos. O perito criminal de Formiga compareceu no local.
Atualização:14h:06min
O condutor que é residente em Patos de Minas, segue internado na UTI da Santa Casa de Caridade em Formiga.
Prefeitura reabre cadastro de espaços culturais para acesso à verba da Lei Aldir Blanc
Com a publicação de regulamentação federal, município reinicia cadastramento através do portal patosdeminas.mg.gov.br, menu Cultura.
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
A partir da próxima segunda-feira (28), a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, em união com o Conselho Municipal de Política Cultural, reinicia o cadastramento de espaços artísticos e culturais situados no município. A iniciativa tem como intuito realizar o cadastro de espaços, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias de Patos de Minas, de forma a verificar aqueles aptos a receber subsídios mensais previstos na Lei Aldir Blanc.
Para esclarecimento, o primeiro edital publicado (o de nº 02/2020, datado de 20 de julho) e o cadastramento, realizado entre os meses de julho e agosto por parte do município, tiveram que ser revogados, em razão da ausência da regulamentação federal naquele período.
O recadastramento será gratuito e deverá ser feito por meio de preenchimento de formulário, disponibilizado no portal da prefeitura (patosdeminas.mg.gov.br – clicar no menu ‘Cultura’). Além do preenchimento, o candidato deverá inserir anexos de documentos solicitados. Os interessados terão até 12h do dia 5 de outubro para efetuar a inscrição.
Ao término do período de cadastro, caberá ao Comitê Gestor de Acompanhamento e Fiscalização da Lei Aldir Blanc, nomeado pela Portaria Municipal nº 4.433, de 23 de setembro de 2020, avaliar os formulários preenchidos bem como as documentações apresentadas, posteriormente validando quais espaços estarão aptos a receber o repasse.
O pagamento dos subsídios fica condicionado ao repasse dos recursos pelo Governo federal e à verificação de elegibilidade do beneficiário. O benefício mensal terá valor mínimo de R$ 3 mil (três mil reais) e máximo de R$ 10 mil (dez mil reais). Para fins de validar o repasse e de determinar o valor a ser repassado ao interessado, serão considerados os seguintes critérios de avaliação:
relevância cultural do espaço, cabendo ao interessado comprovar que as suas atividades nas áreas artística e cultural estiveram em pleno funcionamento nos 24 meses imediatamente anteriores à data de 29 de junho de 2020, quando foi publicada a Lei Aldir Blanc;
informações prestadas no preenchimento do cadastro, no que tange às despesas mensais para manutenção do espaço;
estar com as atividades interrompidas, em razão da pandemia do Coronavírus;
ter Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo e, nele, constar nos itens ‘Código e Descrição da Atividade Econômica Principal’ e/ou ‘Código e Descrição das Atividades Econômicas Secundárias’ atividades ligadas à cultura, arte ou similares.
Todo o detalhamento poderá ser visualizado no portal da prefeitura, menu “Cultura”, como o Edital de Chamamento Público, Lei e Decreto de Regulamentação Federal e mais o Decreto Municipal. Dúvidas poderão ser esclarecidas através do contato da Secretaria Municipal de Cultura – (34) 3822-9892 (de 12 às 17 horas) – ou pelo celular/WhatsApp (34) 99197-7900.
Covid-19: Patos de Minas registra 11 casos nas últimas 24 horas
Patos de Minas chegou a 2.274 casos confirmados de coronavírus, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Vigilância em Saúde nessa sexta-feira (25/09). Foram 11 casos confirmados nas últimas 24 horas.
O boletim informou também que 208 pacientes estão em recuperação domiciliar e 22 pacientes estão internados. Nem todos os hospitais atualizaram a taxa de ocupação de leitos UTI de forma completa, não sendo possível completar essas informações.
Até o momento, 1.988 pacientes já se recuperaram da doença, representando 87,38% da taxa de cura e 56 óbitos foram confirmados.
Em acordo com faculdades, prefeitura segue com data indefinida para retorno presencial do ensino superior
Assunto foi discutido em reunião entre representantes do setor e o prefeito depois de o Governo estadual autorizar retomada a partir da próxima semana
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
O retorno das aulas presenciais no ensino superior ainda não tem data prevista em Patos de Minas. A orientação continua valendo mesmo depois de o Governo estadual ter autorizado a retomada dessas atividades, a partir da próxima semana, para municípios classificados na onda amarela do Minas Consciente. A decisão do Executivo local foi tomada em conjunto com representantes de faculdades particulares, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) em reunião convocada pelo prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves e realizada nesta sexta-feira (25).
Foi acertado que, antes de definir qualquer data, será aguardada a publicação do protocolo sanitário da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). A partir do conhecimento desse documento, previsto para ser divulgado no próximo dia 29, será estudada a formatação de um protocolo considerando a realidade local e levando em conta as peculiaridades de unidades particulares e públicas. UFU, IFTM e Finom já anunciaram que permanecem no sistema remoto até, pelo menos, 31 de dezembro.
Na reunião, o prefeito deixou clara sua preocupação com o atual cenário da pandemia na cidade, que vem somando aumento diário no número de casos de Covid-19 em comparação a períodos anteriores. O receio dele é que, com o reinício das aulas presenciais de graduação, fique mais difícil controlar esse avanço, sobretudo porque as instituições situadas no município recebem alunos de diferentes localidades da região. Esse pensamento foi comungado pelos representantes das unidades de ensino, que deixaram clara a necessidade de pensar nesse retorno com cautela.
“Não estamos seguros para essa volta. Nossa decisão já era aguardar os protocolos estaduais para estudá-los e planejar com mais cuidado a retomada”, disse o coordenador acadêmico da Faculdade Patos de Minas (FPM), Fredston Coimbra. “É prudente não voltar na próxima semana mesmo que estejamos na onda amarela. Ainda não conhecemos os protocolos do estado, precisamos tê-los em mãos primeiro e, então, entender o que vai acontecer”, opinou o pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Unipam, Henrique Carivaldo de Miranda Neto.
Representantes da educação superior e a Prefeitura de Patos de Minas, por meio do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, ficarão em contato e programando conjuntamente o retorno presencial das aulas no ensino superior.
Acompanharam a reunião desta sexta-feira o procurador-geral do município, Jadir Souto Ferreira, o secretário de Saúde, Carlos Rezende, e o coordenador do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, Célio Adriano Lopes.
PRF apreende mais de 1.300 tabletes de maconha em Patos de Minas
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma grande quantidade de maconha no início da tarde dessa sexta-feira (25), na rodovia BR 365, em Patos de Minas.
De acordo com a PRF, o condutor do caminhão baú com placas de São Paulo (SP) foi abordado após usuários da via denunciá-lo por direção perigosa.
Durante abordagem ao veículo, os policiais desconfiaram que poderia haver um fundo falso. Ao abrir o fundo falso, os agentes localizaram 1.375 tabletes de maconha. Foram necessárias 3 viaturas para levar a droga à Delegacia de Polícia Civl.
Centenas foram se despedir de Cássio Remis e prestaram última homenagem
Fonte: Patrocínio Online
Mesmo diante da pandemia, tomando os devidos cuidados e usando máscaras, centenas de pessoas compareceram no Velório na Câmara Municipal e no sepultamento no Memorial Jardins dos Ipês para último adeus a Cássio Remis.
Além dos familiares, compareceram representantes das entidades classistas e filantrópicas da cidade, parte dos vereadores, deputados e outros amigos.
Todos, além das condolências procuraram amparar os pais Marcão e Chiquita, a esposa Nayara e o irmão, além dos demais familiares neste momento de dor.
Durante o sepultamento no Memorial Jardim dos Ipês, um admirador de Cássio Remis fez um discurso condenado a violência.
Dezenas de coroas de flores foram enviadas e foram colocadas junto ao memorial de Cássio Remis.
Cássio Remis foi o mais jovem vereador a ser eleito em Patrocínio, em 2008, com 24 anos. Se reelegeu para o segundo mandato em 2012, foi presidente da Câmara Municipal em 2013/14; era advogado, ativista político e presidente do PSDB em Patrocínio.
Jovem fica ferida ao ter bolsa puxada por motociclista no Bairro Nova Floresta
Uma mulher foi vítima de um roubo na noite da última quinta-feira (24), no Bairro Nova Floresta. A vítima sofreu um ferimento no braço durante a ação.
De acordo com a PM, a vítima relatou que seguia por uma rua bastante movimentada do bairro, momento que um motociclista puxou sua bolsa. Ao tentar segurar a bolsa, a vítima acabou caindo e sofrendo um ferimento no braço.
Após o fato, a vítima foi para casa e acionou a PM. Até o momento o suspeito não foi identificado.
Homem sai de casa de encontros sem pagar, inventa pra família que foi assaltado mas acaba preso por falsa comunicação de crime
Um homem de 31 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) na noite da última quinta-feira (25/09), após fugir de uma casa de encontros sem pagar a dívida e inventar para a família que havia sido assaltado. O fato ocorreu no Bairro Ipanema, em Patos de Minas (MG).
De acordo com a PM, os militares foram acionados pelo autor, que alegou que foi vítima de um assalto em via pública, próximo a sua residência. Em contato com a vítima e familiares, ela se contradisse ao passar detalhes do ocorrido, e acabou confessando que inventou o assalto.
Ainda de acordo com a PM, o homem contou que esteve durante o dia em uma casa de encontros no mesmo bairro, porém ficou sem dinheiro para pagar a conta.
Diante da situação, ele resolveu pular o muro do local e, ao chegar em casa, ficou envergonhado e acabou inventando o assalto. Diante dos fatos, o homem foi preso em flagrante por falsa comunicação de crime.
Aulas presenciais de graduação serão tratadas em reunião entre prefeito e representantes das instituições
As condições para retorno das aulas presenciais de graduação serão tratadas em reunião marcada para sexta-feira (24), às 15h, entre o prefeito de Patos de Minas e representantes de instituições de ensino superior.
Quanto à retomada das atividades presenciais na educação básica, a Secretaria de Educação publicará, na próxima semana, portaria nomeando uma comissão municipal para tratar do assunto. O grupo terá representantes das redes municipal, estadual e particular de ensino.
Lembra-se que, por ora, o retorno para a educação básica não está autorizado para Patos de Minas, uma vez que o município encontra-se na onda amarela do Minas Consciente. Ainda assim, a prefeitura já se prepara para a retomada, inclusive adquirindo itens de proteção.
O decreto 4.891, de 25 de agosto de 2020, dispõe sobre as medidas de prevenção, monitoramento e controle da Covid-19 a serem adotadas por todas as instituições de educação básica, quando autorizada a retomada das atividades presenciais, no âmbito do município de Patos de Minas.
Decreto pode ser acessado pelo link http://patosdeminas.mg.gov.br/portal/dom/wp-content/uploads/sites/4/2020/08/DOM_213_26_8_2020_assinado.pdf.