Fake news: notícia falsa do ano passado volta a circular nas redes sociais
Voltou a circular nas redes sociais uma notícia falsa de maio de 2020, informando que o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) e a Polícia Militar (PM) estrão multando os condutores que não estiverem usando máscara dentro do carro, o que valeria para motocicletas também.
De acordo com a mensagem, além de multa de R$ 128, o condutor que fosse flagrado sem a máscara, poderia perder três pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) esclareceu, na ocasião, que esse tipo de infração não está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não havendo qualquer possibilidade de um agente fazer o auto de infração de trânsito.
Proprietária pede ajuda para localizar Honda Biz furtada na Rua Prefeito Camundinho
A proprietário de uma motoneta Honda Biz, de cor azul, pede ajuda para tentar localizar o veículo, que foi furtado às 4h58min dessa terça-feira (23).
Segundo a proprietária, o bandido arrombou o portão do prédio localizado na Rua Prefeito Camundinho, Bairro Lagoa Grande e furtou o veículo.
A Polícia Militar (PM) foi acionada, porém, até o momento não conseguiu prender o autor e recuperar a motoneta.
Criança de 2 anos internada com Covid-19 recebe alta em João Pinheiro
Fonte: JP Agora
A pequena pinheirense Mariana, de apenas 2 anos, que estava internada na clínica da Covid-19 em João Pinheiro recebeu alta na manhã de ontem, segunda-feira (22). O JP Agora entrevistou Mariele, mãe de Mariana, que contou um pouco mais sobre o caso.
Mariele contou que a situação da filha assustou todo mundo, de familiares à equipe médica que a atendeu no Hospital Municipal. Mariana chorava muito durante todo o período de internação, vomitava bastante e não aceitava comida.
O mal estar da criança começou uma semana antes da internação. Os primeiros sintomas que chamaram a atenção da mãe apareceram na quinta-feira. Tratavam-se de manchas na pele e inchaço no rosto. Acreditando ser uma alergia, Mariele medicou a filha com antialérgico, que amenizou os sintomas.
O final de semana passou e já na segunda-feira Mariana começou a dar febre. Na quarta, a criança deu uma crise parecida com uma convulsão, quando a família a levou às pressas para o hospital, mas ela estava bem e foi liberada.
Na quinta-feira, a febre continuou e os vômitos começaram, acompanhados de perda de apetite. Neste momento, o pai e a mãe desconfiaram que poderia ser Covid-19, já que os dois estavam infectados dias antes e os sintomas da criança parecia com os que o pai sentiu.
Foi então que decidiram levá-la na tenda de atendimento, onde foram tranquilizados pela equipe médica do local, que disse que a maioria das crianças são assintomáticas. Contudo, a febre e os vômitos não cortavam e Mariana não comia nada. Por isso, Mariele resolveu levá-la para consultar com sua pediatra, que solicitou diversos exames, dentre eles, o exame de Covid-19.
O resultado apontou uma alta infecção do coronavírus e Mariana precisou ser internada imediatamente. Além da Covid-19, a criança apresentava uma séria infecção de urina, que aumentou seus leucócitos para 36 mil.
Momentos difíceis na internação e alta
Emocionada, Mariele contou que passou por momentos muito difíceis durante a internação da filha. Muito impaciente, Mariana chorava muito e não parava de vomitar.
“As enfermeiras choravam junto com ela na hora que precisavam tirar sangue dela porque não achavam a veia de jeito nenhum porque ela é gordinha e por conta da infecção.”
Mariana recebeu alta ontem de manhã, mas ainda está com vômitos e comendo muito pouco, segundo contou Mariele. A mãe acredita que a infecção de urina, assim como todos os demais sintomas, foram provenientes da Covid-19. Graças a Deus, o caso da pequena pinheirense não se agravou e ela já está melhor.
Ao final da entrevista, Mariele agradeceu o apoio e orações recebidas de todos os cantos da cidade.
Prefeitura de Patrocínio prorroga validade do decreto e implementa novas medidas
Fonte: Prefeitura de Patrocínio
O Governo Municipal publicou hoje (19) o decreto nº 3.825 que prorroga até o dia 1º de março as medidas estabelecidas pelo decreto nº 3.823/2021e dispõe sobre novas medidas de emergência para prevenção ao contágio de enfrentamento da propagação da Covid-19.
Entre as novas medidas estão a implantação do toque de recolher das 20h até às 5h do dia seguinte, exceto quando necessário o acesso aos serviços essenciais e sua prestação, comprovando-se a necessidade ou urgência, sob pena de incorrer nas penalidades previstas no artigo 12 do Decreto nº 3.823/2021 e artigo 268 do Código Penal que tipifica a infringência de determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.
As igrejas, templos e centros religiosos no geral: poderão funcionar com portas fechadas, sem público, podendo realizar cultos, missas e cerimônias apenas via sistema de radiodifusão, televisores, redes sociais ou quaisquer meios online.
Confira o decreto completo no link
Procon firma convênio com TJMG para fortalecer defesa do consumidor patense
Audiências que acontecem no Procon de Patos de Minas produzirão efeitos na esfera judicial
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
O Procon Municipal receberá um Posto de Atendimento Pré-Processual (PAPRE) do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Patos de Minas.
A boa notícia é fruto de convênio celebrado hoje (23) entre o Executivo local, por meio do próprio serviço de proteção ao consumidor, com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
A novidade fortalece a defesa das causas consumeristas no município. “Isso porque as audiências que acontecem no Procon de Patos de Minas produzirão efeitos na esfera judicial, como, por exemplo, quando é realizado acordo entre o consumidor e um fornecedor.
Finalizada a audiência, o termo assinado pelas partes será encaminhado ao juiz coordenador do Cejusc, e ele irá homologá-lo”, explica o coordenador do Procon local, Rafael Godinho Nogueira.
PCMG promove reencontro entre pai e filho após 27 anos de separação
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) promoveu o reencontro de Girlei Barroso, de 37 anos, com seu pai Geraldo Barroso dos Santos, de 61, separados há mais de 27 anos. Após Girlei, que mora em Belo Horizonte, procurar a Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida (DRPD) e informar sobre o desejo dele e da família de reverem Geraldo, a equipe de investigação prontamente deu início às buscas, que culminaram na localização de Geraldo, no município de São Bento Abade, Sul de Minas.
Assim que Girlei foi comunicado sobre a localização do pai, ele e a irmã Lúcia Siqueira foram ao encontro de Geraldo, em São Bento Abade, onde vivia em condições precárias, em uma casa sem água e luz. Após um reencontro emocionado, eles decidiram, em comum acordo, que Geraldo deveria voltar com eles para Belo Horizonte e, atualmente, Geraldo mora com a família na capital.
Encontro de Famílias
O Encontro de Famílias é um trabalho social realizado pela PCMG, por meio do qual ajuda famílias que, por diferentes motivos, perderam contato com seus entes queridos. “O familiar que deseja reencontrar uma pessoa deve procurar a Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida, presencialmente, e solicitar o encontro de família. Importante destacar que a situação do ausente, neste caso, não configura desaparecimento”, afirma a Chefe da DRPD, delegada Maria Alice Faria.
A DRPD está localizada na Avenida Brasil, 464, bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte.
Secretário de estado de Saúde visita Patos de Minas com a força tarefa Covid-19
O secretário de estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, chegou, na manhã desta terça-feira (23), a Patos de Minas. Ele está acompanhado do presidente da Fhemig, Fábio Baccheretti Vitor, e da força tarefa de combate à Covid-19 da SES-MG. A visita tem como objetivo avaliar a situação dos hospitais que realizam o atendimento via SUS na cidade e também o cenário da Covid-19 na região.
Patos de Minas vive hoje o pior cenário desde o início da pandemia, em 2020. A cidade registra em média 170 novos casos diários (no ano passado, essa média era 70 casos por dia). A prefeitura trabalha, principalmente, para fortalecer o sistema de saúde municipal, com a ampliação de leitos no Hospital de Campanha, e aumentar a fiscalização. Além disso, o Executivo local adotou medidas mais restritivas em relação à venda de bebidas alcoólicas - que está proibida mediante o Decreto 5.001/2021 - e ao toque de recolher, que vai das 22h às 5h da manhã.
A vinda do secretário Carlos Amaral e sua comitiva ocorre em momento importante e reforça o apoio do Governo estadual a Patos de Minas e demais cidades da macrorregião Noroeste que sofrem com o aumento de casos da Covid-19.
Agenda - No período da manhã, o grupo realizou visita técnica ao Hospital Regional Antônio Dias, Hospital São Lucas e Hospital de Campanha, com o objetivo de verificar as condições dessas unidades e o que pode ser feito pelo estado e pelo município para melhorar o atendimento aos pacientes.
Durante a tarde, o secretário estadual de Saúde e o prefeito Luís Eduardo Falcão, acompanhados da secretária municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta, cumprem em agendas internas. Na quarta-feira (24), Carlos Amaral participa de reunião com os prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Paranaíba (Amapar) antes de retornar a Belo Horizonte.
Anvisa concede registro definitivo para a vacina da Pfizer
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu hoje (23) o registro definitivo à vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica norte-americana Pfizer em parceria com a empresa de biotecnologia alemã BioNtech. A concessão do registro foi anunciada pelo diretor-presidente da agência reguladora, Antônio Barra Torres, que destacou que a análise para a liberação do imunizante levou 17 dias.
“O imunizante do Laboratório Pfizer/Biontech teve sua segurança, qualidade e eficácia aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa, que prossegue no seu trabalho de proteger a saúde do cidadão brasileiro”, disse Barra Torres ao anunciar o registro. “Esperamos que outras vacinas estejam, em breve, sendo avaliadas e aprovadas”, acrescentou.
A vacina é a primeira a obter o registro definitivo no Brasil. O imunizante se chama Cominarty. A empresa entrou no dia 6 de fevereiro com o pedido de registro definitivo da vacina contra a covid-19. O imunizante, entretanto, ainda não está disponível no país.
Em dezembro, a Pfizer já havia anunciado que não faria pedido para uso emergencial da sua vacina no Brasil, e que seguiria o processo de submissão diretamente para um registro definitivo. À época, a empresa disse considerar o procedimento “mais célere”, além de mais amplo.
Segundo a Pfizer, 2,9 mil voluntários participaram dos testes clínicos de sua vacina no Brasil. No mundo todo, foram 44 mil participantes em 150 centros de seis países, incluindo África do Sul, Alemanha, Argentina, Estados Unidos e Turquia. Os resultados da terceira e última fase de testes do imunizante, divulgados em novembro, apontaram eficácia de 95% contra o novo coronavírus (covid-19).
De acordo com a Anvisa, o registro “abre caminho para a introdução no mercado de uma vacina com todas as salvaguardas, controles e obrigações resultantes dessa concessão”. Até então, as vacinas aprovadas no Brasil são para uso emergencial: a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e a vacina produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade de Oxford e o laboratório inglês AstraZeneca.
De acordo com a Anvisa, entre as autoridades referendadas pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a agência reguladora brasileira é a primeira a conceder o registro de uma vacina contra a covid-19.
O pedido de registro definitivo é o segundo que a Anvisa recebe para uma vacina contra a covid-19. O primeiro foi feito em 29 de janeiro e é relativo à vacina desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, que já tem autorização para uso emergencial no país.
*Colaborou Andreia Verdélio
Condutor se distrai com celular e colide na traseira de reboque
Um motorista de 44 anos ficou ferido na tarde da última segunda-feira (22) ao se distrair manuseando um aparelho celular e colidir violentamente contra um reboque parado em via pública. O fato aconteceu na Rua Major Gote.
De acordo com informações da Polícia Militar (PM), o condutor da Fiat Toro seguia sentido bairro Alto dos Caiçaras/Centro, momento que, devido sua distração por esta manuseando seu aparelho celular enquanto conduzia o veículo, veio a chocar contra a parte traseira do reboque que estava devidamente imobilizado na área de estacionamento da via.
O condutor sofreu um corte profundo na região da cabeça, uma laceração na orelha direita e um corte nas costas lado esquerdo.
Uma equipe do Samu compareceu ao local e, após os primeiros atendimentos médicos, socorreram o condutor para o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD) para realização de mais exames e sutura do ferimento.
Força tarefa de combate à Covid-19 da SES-MG chega em Patos de Minas
O prefeito Luís Eduardo Falcão recepcionou no Aeroporto Municipal, agora há pouco, o secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral.
Ele está acompanhado do presidente da Fhemig, Fábio Baccheretti Vitor, e da força-tarefa de combate à Covid-19 da SES-MG. Juntos, eles cumprem agenda no município, estando na pauta discussões sobre a situação da pandemia na cidade e região. Os compromissos estão marcados para hoje e amanhã.