Polícia Militar prende autora por cultivo e posse de drogas
Na noite de segunda-feira (15) a Polícia Militar levantou informações de que no Bairro Santa Helena, onde estaria ocorrendo o consumo de drogas. Quandos os militares chegaram no local foram recebidos pela senhora K.C.C.S. de 23 anos. Informada sobre a denúncia, ela disse em um primeiro momento não usar drogas e apresentou certo nervosismo.
Diante a fundada suspeita, foi solicitada a autora, permissão para adentrar em sua residência, tendo ela franqueado o acesso, permanência e buscas por parte dos militares em todo o imóvel.
Durante as buscas, foi localizado na cozinha uma caixinha com três cigarros de maconha, um dichavador e duas munições calibre .22. Também foi localizado um pote de vidro com três tabletes de maconha.
Em continuidade as buscas, foi localizado em um canteiro na lateral e em potes nos fundos do imóvel, várias plantas de maconha. Em uma mochila que estavam em um quarto de despejo, foi encontrada uma porção de maconha.
Questionada, a autora disse que as drogas encontradas são para o seu consumo, e as munições ela encontrou em via pública e guardou pois achou bonitas.
Diante o narrado a mulher recebeu voz de prisão pela prática dos crimes de cultivo de substância entorpecente e posse de munições de uso permitido, sendo conduzida à presença do delegado plantonista juntamente com os materiais arrecadados.
Polícia Militar de Patrocínio prende autores de roubo e recupera celulares
Na noite de segunda-feira (15) a Polícia Militar (PM) foi acionada na fazenda Serra Negra, próximo à Guimarânia (MG), onde ocorreu um roubo.
No local quatro indivíduos com os rostos cobertos com camisas, sendo que um estava armado com um revolver de cor preta e outro com um revolver de cor prata, haviam chegado e renderam as vítimas, que se reuniam jogando truco.
Os assaltantes levaram um veículo Gol prata modelo G2 ano 98. Os bandidos levaram também três celulares e dinheiro.
Durante os rastreamentos foram identificados e presos dois autores de 19 e 27 anos, identificados outros dois e recuperados os três celulares iPhones.
Diante os fatos os autores foram presos e encaminhados a Delegacia de Polícia Civil de Patrocínio juntamente com o material apreendido, seguem os rastreamentos para localizar os outros autores e localizar o veículo.
AO VIVO: Prefeito de Carmo do Paranaíba fala de endurecimento de decreto
Como saber se CPF foi usado por terceiros
Sistema do Banco Central permite consultar histórico de contas abertas
Os recentes vazamentos de dados de consumidores acenderam o alerta. Desde o mês passado, episódios de divulgação em massa expuseram na internet informações financeiras de milhões de brasileiros e abriram caminho para golpes virtuais.
De posse de dados pessoais, criminosos enviam contas falsas de telefone e de televisão por assinatura por e-mail, com nome completo e endereço, por exemplo. Nesse caso, basta o consumidor entrar diretamente no site da operadora e verificar a situação, sem acessar nenhum link suspeito.
Outros golpes podem trazer prejuízos reais, quando terceiros usam os dados para abrir contas bancárias, chaves Pix e fazer empréstimos em seu nome. No entanto, um sistema desenvolvido pelo Banco Central (BC) permite ao cidadão precaver-se contra fraudes ao consultar a situação financeira.
Vazamentos
No vazamento mais grave, foram expostas informações de mais de 220 milhões de brasileiros, vivos e mortos.
Ao todo, foram divulgados 37 bases de dados que abrangem nome, Cadastro de Pessoa Física (CPF), endereço, foto, score (pontuação, em inglês) de crédito, renda, situação na Receita Federal e no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Um caminho para contornar a situação é o Registrato, sistema do BC que fornece um extrato das informações de uma pessoa com instituições financeiras.
A ferramenta permite a consulta online do histórico de pessoa física ou jurídica em bancos e financeiras. Entre as informações que podem ser levantadas, estão a abertura de contas bancárias (ativas ou inativas), dívidas (liquidadas ou em aberto) e envios de dinheiro para o exterior.
Saiba como entrar no sistema Registrato. O processo tem várias etapas.
Cadastro
1. O cidadão deve credenciar-se no site do Banco Central. É preciso fornecer CPF, data de nascimento e primeiro nome da mãe.
2. No mesmo site, o usuário deve informar um banco em que tenha conta para validar o cadastro. O Banco Central comparará as informações prestadas com a base de dados da instituição financeira.
3. O sistema fornecerá uma frase de segurança, que precisa ser copiada.
4. O usuário deverá abrir, em outra aba do navegador, o site do banco informado anteriormente.
5. Na página do banco, basta buscar pela opção “Registrato” e colar a frase de segurança. O sistema pedirá a senha de seis dígitos da conta corrente. Caso não faça o procedimento em até 48 horas, o cliente deve gerar uma nova frase de segurança no site do BC.
6. Após validar a frase de segurança no site do banco, o usuário deve retornar ao site do BC e concluir o cadastramento, clicando no botão “Próximo”.
7. No site do BC, o cliente deve digitar novamente o CPF, a frase de segurança e selecionar a instituição financeira. Em seguida, a página pedirá para informar um endereço de e-mail e criar uma senha de oito dígitos.
8. Basta rolar a página e clicar no botão “Concluir credenciamento”. Caso o procedimento dê certo, aparecerá uma janela pop-up com a opção “Acessar Registrato”.
Consulta
1. Concluído o cadastro, o cidadão pode entrar no site do Registrato e consultar o histórico de relacionamento com instituições financeiras. Basta usar o CPF e a senha criada anteriormente para fazer o login.
2. A página do Registrato oferecerá as opções “Meus endividamentos”, “Meus relacionamentos financeiros” e “Minhas operações de câmbio”. Em cada um desses painéis é possível gerar um relatório.
3. É preciso aceitar os termos de responsabilidade em cada painel. A tela exibirá todos os relatórios gerados nos últimos seis meses.
4. Se o cliente quiser, pode baixar o relatório de operações cambiais em arquivo PDF, mas o arquivo leva até dois dias úteis para ser oferecido pelo Registrato.
Grupo se reúne para fazer oração em frente ao Hospital de Campanha
Em uma de suas psicografias, o médium Chico Xavier disse que “a prece é luz na sombra em que a doença se instala”. E foi com a fé que um grupo de cerca de 20 pessoas resolveu ajudar na grave crise de saúde que Patos de Minas sofre por causa do novo coronavírus.
Os fiéis se reuniram em frente ao Hospital de Campanha na tarde dessa segunda-feira (15), para orar pelos pacientes e profissionais de saúde.
Patos de Minas enfrenta seu pior momento desde o início da pandemia. Nessa segunda-feira (15), todos os leitos públicos de UTI Covid estão lotados, mesmo com os leitos recentemente adquiridos para o Hospital de Campanha.
Há ainda um grande número de pacientes internados em leitos clínicos. Ao todo, Patos de Minas possui 77 pessoas internadas.
PM realiza prisão de autor de homicídio em clínica de recuperação em Presidente Olegário
A Polícia Militar (PM) de Presidente Olegário (MG), após receber a informação de que havia um interno de uma clínica de recuperação para dependentes químicos com mandado de prisão em seu desfavor, deslocou uma guarnição até a referida clínica e realizou a prisão do cidadão.
O mandado foi expedido pelo juiz Jose Clemente Piedade e Almeida, da 3ª Vara criminal da cidade de Juiz de Fora, mandado este referente a um homicídio que teria ocorrido naquela cidade em 11 de junho de 2020.
O cidadão foi preso e conduzido até a delegacia de Plantão em Patos de Minas.
Agência central do Banco do Brasil ficará fechada na quarta-feira para sanitização
A agência 190 do Banco do Brasil (agência central), localizada na Rua Major Gote, nº 1023, comunica que estará fechada ao público na quarta-feira (17) para sanitização. Somente o autoatendimento será liberado, e isso acontecerá a partir das 7h30.
A agência situada nas proximidades da Praça Desembargador Frederico funcionará normalmente, lembrando que o atendimento na Quarta-Feira de Cinzas será das 12h às 15h.
Semed divulga edital para contratar professores e secretário escolar
O recrutamento acontecerá nos dias 18 e 19 de fevereiro conforme cronograma anexado ao edital
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
A Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria de Educação, publicou na última semana o Edital de Convocação 5/2021 destinado à contratação de secretário escolar e professores da educação básica para atuar em escolas da rede municipal de ensino a partir do dia 1º de março. O recrutamento de pessoal a ser contratado acontecerá nos dias 18 e 19 de fevereiro no CMEI José Pereira da Fonseca, localizado na Praça Vereador Leão Tolentino de Castro, Bairro Nova Floresta.
De acordo com o edital, há vagas para professores de ciências, matemática, língua portuguesa, língua inglesa, geografia, história, arte, ensino religioso e educação física. Os cargos estão distribuídos tanto em escolas do meio urbano quanto rural. A contratação obedecerá à lista de candidatos classificados no Processo Seletivo nº 8/2018.
Os interessados devem comparecer ao local da reunião com antecedência mínima de dez minutos, portando, além de documento de identificação, documentação que comprove a escolaridade para o cargo pretendido. É importante ressaltar que os candidatos deverão usar máscara, manter o distanciamento social e levar uma caneta azul para assinatura do contrato. Além disso, só será permitida a entrada dos candidatos convocados de acordo com a lista de classificação.
Leia o edital na íntegra acessando o site da prefeitura, menu Editais e Convocações.
Bombeiros capturam jiboia de cerca 2 metros de comprimento e 5 kg em Patos de Minas
Na manha desta segunda-feira (15) o 12 Batalhão de Bombeiros Militar em Patos de Minas foi acionado para capturar uma serpente na área urbana.
No local a equipe encontrou uma serpente Jiboia de grande porte, em um lote vago no bairro Boa Vista. O réptil tinha aproximadamente 2 metros de comprimento e cerca de 5 kg de peso.
Com uso de técnicas e materiais específicos a equipe realizou a captura do animal que foi levado ao Cetras para avaliação veterinária.
Covid-19: Patos de Minas chega a 7.072 casos confirmados
Patos de Minas chegou a 7.072 casos confirmados de coronavírus, de acordo com boletim epidemiológico divulgado nessa segunda-feira (15/02), pela Vigilância em Saúde.
O boletim informou também que 1.122 pessoas estão em recuperação domiciliar e 77 pacientes estão internados, sendo 24 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo público e privado.
Até o momento, 5.755 pessoas já se recuperaram da doença, representando 81,38% de taxa de cura, e 115 óbitos foram confirmados até o momento. Há ainda 3 óbitos aguardando confirmação.