Vereadores votarão projeto de lei que prorroga o prazo de vigência do estado de calamidade pública
O Presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, vereador Ezequiel Macedo Galvão, convocou os demais vereadores para Reunião Extraordinária a ser realizada na terça-feira (23) às 16 horas, com a finalidade de votação do Projeto de Lei Complementar nº 839/2021, que prorroga o prazo de vigência do estado de calamidade pública.
A referida reunião extraordinária não terá público presencial, podendo ser acompanhada por meio da transmissão ao vivo pelo Facebook oficial e site institucional camarapatos.mg.gov.br.
Sendo assim, fica cancelada a reunião ordinária desta quinta-feira, 25 de fevereiro. A Câmara Municipal continuará seguindo o calendário de reuniões ordinárias estabelecido na Portaria nº 1617/2021 e, caso haja necessidade, convocará reunião extraordinária.
Covid-19: boletim epidemiológico confirma mais 5 óbitos em Patos de Minas
Patos de Minas chegou a 8.334 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa segunda-feira (22/02), pela Vigilância em Saúde. Entre os dias 15 a 19 foram uma média de 169 novos casos por dia.
O boletim de hoje mostrou ainda 5 novos óbitos confirmados. Os novos óbitos lançados nesta edição do informe ocorreram nos dias 8/2 (duas mortes), 9/2, 11/2 e 18/2. A idade das vítimas é entre 50 e 89 anos.
O boletim informou também que 1.557 pessoas estão em recuperação domiciliar e 113 pacientes estão internados, sendo 36 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo hospitais público e privado.
Até o momento, 6.516 pessoas já se recuperaram da doença, representando 78,18% de taxa de cura, e 148 óbitos foram confirmados até o momento.
Covid-19: estrutura física do Hospital de Campanha será ampliada
Com a ampliação será proporcionado mais conforto aos pacientes que aguardam atendimento
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
O Hospital de Campanha ganhará nova ala que servirá como sala de espera e como centro de triagem. A estrutura completa para ampliação do espaço foi cedida pelo produtor Guilherme Donâncio Rodrigues Xaulim. Parte desse material já foi descarregada na unidade, e a previsão é que o restante da estrutura chegue até a metade desta semana.
O anúncio da ampliação do hospital foi feito pelo prefeito Luís Eduardo Falcão na manhã de hoje (22). “A ala será climatizada e oferecerá maior conforto para os pacientes enquanto eles aguardam atendimento”, informou o chefe do Executivo, acrescentando: “A estrutura é ampla e poderá ser utilizada, caso necessário, para a montagem de novos leitos e consultórios”.
Voo com 2 milhões de doses de vacinas decola da Índia
Chegada a São Paulo está prevista para as 6h55 de amanhã
Fonte: Agência Brasil (foto: Tânia Rego)
Um avião da companhia Emirates, com remessa de 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra covid-19 decolou na madrugada de hoje (22) de Mumbai, na Índia, e deve chegar a São Paulo às 6h55 desta terça-feira.
A aeronave deixou a cidade indiana por volta das 10h30 da manhã (horário local), o que equivale a 2h da madrugada de hoje no horário de Brasília. A carga fará escala em Dubai, nos Emirados Árabes, de onde decolará para São Paulo às 22h40 (horário local) - 15h40 de hoje (horário de Brasília).
O voo chegará a São Paulo amanhã de manhã e as vacinas seguirão para o Rio de Janeiro, onde serão levadas para o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz).
As doses foram produzidas pelo Instituto Serum, parceiro da AstraZeneca na Índia e maior produtor mundial de vacinas. Mesmo prontas, as vacinas precisarão passar primeiro por Bio-Manguinhos para que possam ser rotuladas antes de serem distribuídas ao Programa Nacional de Imunizações.
A importação de doses prontas é uma estratégia paralela à produção de vacinas acertada entre a AstraZeneca e a Fiocruz. Para acelerar a disponibilidade de vacinas à população, 2 milhões de doses já foram trazidas da Índia em janeiro e está previsto um total de 10 milhões de doses prontas a serem importadas. Além dos 2 milhões que chegam amanhã ao país, mais 8 milhões estão previstas para os próximos dois meses.
Enquanto negocia a chegada das doses prontas, a Fiocruz trabalha na produção local das vacinas Oxford/AstraZeneca. Segundo o acordo com a farmacêutica anglo-sueca, a Fiocruz vai produzir 100,4 milhões de doses de vacinas até julho, a partir de um ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado. A primeira remessa desse insumo já chegou ao Bio-Manguinhos e o primeiro milhão de doses produzido na Fiocruz tem entrega prevista para o período de 15 a 19 de março.
De acordo com a fundação, os dois primeiros lotes estarão liberados internamente nos próximos dias. Esses lotes são destinados a testes para o estabelecimento dos parâmetros de produção.
"Com esses resultados, a instituição produzirá os três lotes de validação, cuja documentação será submetida à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esses lotes somarão cerca de 1 milhão de doses e seus resultados serão enviados à Anvisa até meados de março".
Também está em andamento na Fiocruz o processo de transferência de tecnologia para a produção do IFA no Brasil, o que tornará a fundação autossuficiente na produção das vacinas. A previsão é que as primeiras doses com IFA nacional sejam entregues ao Ministério da Saúde em agosto, e, até o fim de 2021, seja possível entregar 110 milhões de doses, elevando o total produzido no ano pela Fiocruz para 210,4 milhões.
Informe sobre vacinação contra Covid-19 para trabalhador da saúde
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Nesta segunda-feira (22/02/2021), está agendada vacinação contra Covid-19 (1ª dose) para trabalhadores da saúde de Patos de Minas. Serão atendidas as pessoas devidamente cadastradas na plataforma digital nos dias 28, 29, 30 e 31 de janeiro.
Horário: 19h às 21h
Local: CEAE (antigo Viva Vida), na Rua Henrique Cota, 84, Bela Vista.
É obrigatório levar DOCUMENTO COM FOTO E CPF, CARTEIRA DE TRABALHO/CONTRA-CHEQUE OU CARTEIRA DO CONSELHO DE CLASSE. Aqueles que possuírem cartão de vacina devem levá-lo também.
No local, haverá uma pessoa destinada exclusivamente para a conferência dos dados do trabalhador de saúde pertencente ao grupo agendado para a data de hoje. São aproximadamente 100 pessoas, as quais foram comunicadas através do e-mail informado na plataforma de cadastro.
NÃO SERÁ no modelo drive-thru. Portanto, durante a espera, os envolvidos devem manter distância de 3m entre si e respeitar as demais medidas de segurança.
Segunda dose – Os trabalhadores da saúde vacinados com a primeira dose contra Covid-19 nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro receberão a segunda dose no próximo sábado (27), também no CEAE. O horário de atendimento será das 13h às 15h.
Governo eleva em 82% o valor da multa para transporte clandestino
Medida tem objetivo de desestimular infratores e garantir mais segurança aos passageiros
Fonte: Agência Minas (foto: Mário Chrispim / DER-MG)
O Decreto 48.121/2021, que moderniza as regras para viagens fretadas de passageiros em Minas Gerais, aumentará significativamente a multa para a prática do transporte clandestino. O valor a ser pago por quem for flagrado cometendo a infração saltou de R$ 1.078,00 para R$ 1.972,00, crescimento de 82%.
A penalidade pode ser aplicada nas situações em que o infrator não mantiver atualizado ou não portar o seguro de acidentes pessoais a favor dos passageiros; realizar o transporte fretado de pessoas sem autorização válida, em desacordo ou suspensa; executar serviço de transporte rodoviário de passageiros que não seja objeto da autorização ou, ainda, transportar produtos que comprometam a segurança dos usuários ou da via.
Além disso, caso incorra nas penalidades por três vezes, em um período de 90 dias, o detentor da autorização tem seu cadastro suspenso, com a impossibilidade de emissão de um novo documento por 30 dias.
Viagens seguras
Na prática, o novo decreto determina o fim da obrigatoriedade da lista de passageiros, que precisava ser enviada ao DER-MG com 12h de antecedência. Além disso, extingue a necessidade do circuito fechado, ou seja, de que o ônibus precise voltar ao mesmo ponto de onde partiu, ampliando a atuação de empresas do setor.
A expectativa é que a maior oferta do serviço de transporte fretado traga aos usuários preços mais acessíveis em viagens seguras, conforme explica o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato. “Além do benefício da economia, isso será mais um incentivo para que o passageiro escolha uma empresa legalizada ao invés do transporte clandestino", explica.
Cabe destacar que, mesmo com a autorização, o prestador deve observar as obrigações previstas no decreto, como não aliciar passageiros ou vender bilhetes de passagem individualmente. A prática configura desvio de finalidade, tendo como consequência o cancelamento da autorização em vigor e a proibição de emissão de nova autorização pelo prazo de 360 dias.
O descumprimento das disposições do decreto caracteriza o transporte como clandestino, nos termos da Lei nº 19.445, de 11 de janeiro de 2011.
Cadastro
Para renovar ou atualizar o cadastro junto ao Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e continuar recebendo a autorização para prestação do serviço de transporte fretado, o solicitante precisa, obrigatoriamente, quitar os débitos proveniente de multas aplicadas com base no decreto.
“O novo decreto, ao facilitar a emissão da autorização, estimula prestadores que rodavam clandestinamente a se enquadrar no sistema, submetendo-se à fiscalização do DER-MG. No entanto, precisamos também ser mais rigorosos com aqueles que insistem em infringir a lei, colocando em risco a vida dos usuários”, destaca Fernando Marcato.
O decreto prevê, ainda, multas específicas para quem se opuser ou dificultar a fiscalização dos órgãos competentes, utilizar veículos não cadastrados, ou fora das especificações da autorização, dentre outras infrações. O documento está disponível na íntegra neste link.
Vacinômetro apresenta novos dados da imunização em Minas
Ferramenta disponibilizará informações sobre a vacinação de pessoas com mais de 90 anos e contará com estimativa populacional dos grupos
Fonte: Agência Minas
O Vacinômetro de Minas, que acompanha o avanço da vacinação contra a covid-19 no estado, passa, a partir desta segunda-feira (22/2), a apresentar o quantitativo de doses aplicadas em idosos acima de 90 anos. Nos próximos dias também serão incluídos os dados do grupo com idade entre 80 e 89 anos. Além dessa novidade, a ferramenta apresentará o percentual de aplicação de doses a partir de estimativa populacional dos grupos prioritários com base em informações dos municípios mineiros e do Ministério da Saúde (MS).
Criado por grupo de profissionais da Sala de Situação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e lançado no fim de janeiro, o Vacinômetro é uma ferramenta do Governo de Minas para divulgar informações sobre o quantitativo de doses existentes no estado e a aplicação delas. “Temos compromisso com a transparência e esses números permitem que todos acompanhem o andamento da maior campanha de vacinação na história de Minas”, afirma o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.
Desde quando foi lançado, em 27/1/2021, o Vacinômetro apresentou o número de doses recebidas e o quantitativo aplicado por grupo prioritário da primeira fase da vacinação (idosos e deficientes institucionalizados, indígenas aldeados, trabalhadores da saúde) em Minas.
De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Henrique Mello, da equipe de inteligência da Sala de Situação da SES-MG, a princípio, o governo federal estimou o quantitativo para cada grupo baseado em fontes oficiais. “Porém, ao atualizarmos esses números com os municípios, percebemos diferenças. Por isso, passaremos a fazer as projeções populacionais dos grupos prioritários da vacina de acordo com o informado pelo ministério e também pelas secretarias municipais de Saúde. Assim, teremos uma estimativa ainda mais aproximada da realidade”, ressalta.
Pedido de reposição
De acordo com a coordenadora de Imunização da SES-MG, Josianne Gusmão, para que todas as pessoas dos grupos prioritários sejam vacinadas, “todas as vezes que houver diferença entre dados do Ministério da Saúde e os repassados pelos municípios, com o envio de quantitativo de doses menor do que o esperado, a SES-MG fará um comunicado ao Ministério da Saúde com pedido de reposição das doses”.
Para que o Vacinômetro apresente dados compatíveis entre o quantitativo de doses distribuídas e o número de vacinados, é preciso que os municípios alimentem a ferramenta diariamente por meio do Painel Vacinação Sars-Cov-2-MG, que segue a mesma lógica do Boletim Epidemiológico Covid-19. Os dados são compilados a partir das informações enviadas para a SES-MG.
PM Rodoviária registra dois acidentes na rodovia MGC 354, em Patos de Minas
A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) registrou dois acidentes no km 177 da rodovia MGC 354, em Patos de Minas (MG), no final da tarde de domingo (21). Duas pessoas sofreram ferimentos e foram levadas ao Hospital Regional Antônio Dias (HRAD).
De acordo com a PMRv, o primeiro acidente envolveu um VW Gol, conduzido por um homem de 57 anos, e um GM Cruze conduzido por uma mulher de 33 anos. Ambos os veículos transportavam um passageiro.
Segundo versão da condutora do Cruze, ela seguia sentido trevo da BR 365 ao trevo da Escola Agrícola, e à frente seguia o Gol. Na altura do km 177, o condutor do Gol efetuou uma manobra de conversão à esquerda para acessar uma via local, momento em que veio a colidir lateralmente no Gol.
Em razão do acidente, o Gol rodou e parou as margens da rodovia. Ja o Cruze ficou ocupando parte da pista no sentido crescente. Deslocaram para o local unidades de socorro do Corpo de Bombeiros e do Samu, que retiraram os ocupantes do interior do Gol, os quais estavam queixando de dores pelo corpo. As vítimas foram encaminhadas para o pronto socorro do Hospital Regional, onde permaneceram sob cuidados médicos.
O local estava sinalizado com cones, viaturas com giroflex acesos e controle do trânsito em meia pista por agente de trânsito e mesmo assim, ocorreu um acidente sem vítima.
Um caminhão carregado com 16 mil litros de leite cru, que transitava pela MGC 354, no sentido trevo da Escola Agrícola ao trevo da BR 365, estando o fluxo de trânsito nesse sentido temporariamente interditado, devido estar sendo utilizada meia pista, não conseguiu parar, vindo a passar em um pequeno espaço e colidir em dois veículos que estavam com prioridade de passar pelo local.
Desse acidente não houve vítima de ferimento, apenas danos materiais. Todos os condutores dos veículos envolvidos, foram fiscalizados e submetidos a teste de alcoolemia, não sendo constatado nenhuma irregularidade.
PM apreende arma de fogo e caminhonete clonada em Monte Carmelo
A Polícia Militar (PM) de Monte Carmelo (MG) apreendeu uma caminhonete Toyota Hilux clonada e uma arma de fogo no último domingo (21). Um suspeito foi preso.
De acordo com a PM, durante o turno de serviço do dia 20 de fevereiro, foi realizada abordagem a um veículo Hillux de cor prata, placa de Uberaba.
Durante vistoria na documentação do veículo o condutor apresentou nervosismo, levando a suspeição de que o veículo poderia ter alguma irregularidade.
Foi solicitado apoio da equipe de Uberaba, através da Agência de Inteligência do 67 BPM e, no domingo (21), os militares conseguiram levantar os dados do verdadeiro proprietário do veículo, residente da cidade de Conceição das Alagoas.
Foi constatado que o veículo original estava naquela cidade e o carro abordado em Monte Carmelo se tratava de "clone", com chassi e demais sinais de identificação modificados.
Realizadas diligências o veículo foi localizado, apreendido e o autor preso em flagrante. Após pesquisas detalhadas nos sistemas policiais constatou-se que a camionete se tratava de veículo produto de roubo ocorrido em Tupaciguara, no ano de 2018.
Ainda durantes as diligências foi apreendida uma arma de fogo na residência do autor. O autor foi preso encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com a arma e o veículo recuperado.
Homem é preso após esfaquear duas mulheres em Serra do Salitre
Um homem de 23 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) de Serra do Salitre (MG) na manhã de domingo (21), suspeito de esfaquear duas mulheres. As vítimas foram levadas ao Hospital Municipal.
De acordo com a PM, durante operação batida policial a PM foi acionada a comparecer no hospital de Serra do Salitre (MG), onde umas das vitimas relatou que ela e uma amiga estavam na casa de um colega fazendo uso de bebida alcoólica.
Em certo momento se desentendeu com autor e que este, apoderou-se de uma faca vindo a golpeá-las, atingindo a primeira vítima com 4 facadas, na cabeça ombro e pescoço. A segunda vítima foi atingida com duas facadas, na cabeça e ombro esquerdo.
O autor de 23 anos foi localizado, preso em flagrante delito e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil. As vítimas de 22 e 35 anos ficaram internadas em observação médica.