Prefeitura de Lagoa Formosa divulga nota de pesar pelo falecimento do motorista Zapata
A Prefeitura de Lagoa Formosa divulgou na manhã dessa quarta-feira (24), uma nota de pesar pelo falecimento de César dos Reis Souto, popularmente conhecido como Zapata, motorista de ambulância no transporte de emergência.
Nas redes sociais, amigos e parentes lamentaram a morte do motorista. César dos Reis faleceu nessa quarta-feira (24), vítima de Covid-19. Veja abaixo a nota completa:
É com pesar que recebemos a notícia do falecimento no dia de hoje, do nosso colega de trabalho, César dos Reis Souto (Zapata), motorista de ambulância no transporte de emergência, zelando pelos pacientes e equipe médica.
Respeitado por todos os colegas, foi um grande profissional e ser humano. Sua falta já está sendo sentida por todos nós.
Manifestamos nossos sentimentos a todos os familiares e amigos.
Justiça Militar inaugura sala de videoconferência no fórum Juscelino Kubistchek de Oliveira
Na tarde de terça-feira (23) foi realizada a inauguração da sala de videoconferência da Justiça Militar Estadual no fórum Juscelino Kubistchek de Oliveira. Participaram da solenidade, de forma remota, o Presidente do Tribunal de Justiça Militar Desembargador Fernando José Armando Ribeiro, acompanhado do comandante da 16ª RPM, Coronel PM Terence P. Floriano Guimarães representando o Comandante Geral da Polícia Militar, do comandante do 2º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel BM André Humia Casarim, representando o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, dentre outras autoridades civis e militares.
Presencialmente na sala de audiência estavam a Juíza diretora do foro da comarca e titular da unidade jurisdicional do juizado especial, Dra. Elisa Marco Antônio, acompanhada do Comandante do 46º BPM, Ten Cel PM, Salomão Queiroz Caixeta, os quais realizaram o descerramento da placa inaugural.
A sala de videoconferência contemplará a realização de interrogatórios, oitivas de testemunhas, vítimas e outros atos processuais de competência da justiça militar, tornando os processos mais céleres, possibilitando a redução de deslocamentos dispendiosos dos jurisdicionados a Belo Horizonte, e consequentemente, haverá redução dos custos com deslocamentos, diárias de viagem, passagens e combustível.
Haverá ainda a diminuição da indisponibilidade do policial e/ou bombeiro militar estadual no emprego operacional e administrativo na sua Unidade, racionalizando o emprego dos recursos humanos.
Bombeiros de Patos de Minas capturam mais uma serpente de grande porte na área urbana da cidade
Na início da noite de terça-feira (23), por volta das 19:00h, uma guarnição do Corpo de Bombeiros compareceu na Avenida Tomaz de Aquino, no bairro Rosário, em Patos de Minas, onde realizou a captura de uma jiboia de aproximadamente um metro e meio de comprimento.
O terreno apresentava muito mato e ainda existia um galinheiro no local, o que possivelmente atraiu a serpente. O solicitante aguardou a guarnição na rua e quando foi mostrar o local em que estava a serpente, ela não estava mais lá.
Após realização de uma busca minuciosa no terreno, ela foi localizada acima das cabeças dos militares, camuflada e entrelaçada na estrutura metálica que sustenta o telhado do local.
Com o uso de uma escada e equipamentos de captura adequados os bombeiros conseguiram alcançar e capturar com segurança a serpente. Após a captura, ela foi solta em seu habitat natural.
Vendaval em Patos de Minas derruba árvores e provoca danos na rede telefônica
Após a ocorrência de um vendaval em parte da cidade de Patos de Minas no final da tarde desta terça-feira (23) o 12º Batalhão de Bombeiros de Patos de Minas foi acionado para realizar o corte de duas arvores na área urbana da cidade.
Uma das arvores foi uma Aroeira Salsa, localizada no canteiro central da avenida João Cirino, no bairro Nossa Senhora de Fátima. A árvore de grande porte, com mais de 10 metros de altura, tombou sobre a via interditando a mesma após suas raízes se desprenderem do solo em decorrência dos ventos fortes.
Durante a queda os galhos da arvore atingiram a rede de telefone causando danos. A outra ocorrência foi na avenida Ronaldo Fernandes, no bairro Coração Eucarístico.
Uma árvore de espécie não identificada, com aproximadamente 9 metros de altura teve o tronco quebrado ao meio possivelmente durante o vendaval. Com a queda, a rede de telefonia também foi danificada. A guarnição de bombeiros realizou o corte das duas arvores liberando assim a via para a circulação com segurança.
UFMG desenvolve tecnologia que protege superfícies contra o coronavírus por até 28 dias
Fitas adesivas tiveram atividade antiviral comprovada em testes em laboratório e no aeroporto de Viracopos; parceria com empresa viabilizou produção do composto químico
De um lado, a UFMG, detentora de patente desenvolvida por pesquisadores dos departamentos de Química, do ICEx, e de Odontologia Restauradora, da Faculdade de Odontologia; de outro, uma empresária e empreendedora da indústria têxtil, em Jundiaí, no estado de São Paulo, em busca de inovações para o setor, para combater a pandemia de covid-19. Desse encontro, ocorrido em abril do ano passado, nasceu uma parceria que teve como fruto o composto químico Nanoativ. O produto revelou-se um potente antiviral capaz de proteger grandes ambientes do Sars-CoV-2 por até 28 dias.
O desenvolvimento da tecnologia, os testes, a aprovação e o depósito da nova patente ocorreram em oito meses, tempo considerado recorde para os padrões no campo da inovação. Isso só foi possível, conforme ressalta o coordenador da pesquisa e chefe do Departamento de Química da UFMG, professor Rubén Dario Sinisterra, em razão do aproveitamento de estudos anteriores, realizados com a professora Maria Esperanza Cortés e com dois ex-pós-graduandos da Faculdade de Odontologia (André Pataro e Michel Furtado Araujo), que já haviam gerado patente concedida à UFMG pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em 2017, para ser usada em enxaguantes bucais e em doenças periodontais.
Conforme conta o professor, o Departamento de Química estava fazendo pesquisas de caráter emergencial para o combate ao novo coronavírus quando recebeu a demanda da empresa Erhena, de São Paulo, por um composto antiviral que pudesse ser aplicado em tecidos. “Imediatamente, propus que o potencial antiviral do composto patenteado fosse avaliado", comenta Rubén Dario.
Confiante na capacidade antiviral da substância, o professor e os pós-graduandos Alfonso Martinez e Daniel Grajales, do Programa de Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica da UFMG, desenvolveram novas pesquisas tomando essa patente como referência. Também foram feitas adequações para possibilitar a impregnação da tecnologia em tecidos encaminhados pela Ehrena. “Os testes antivirais realizados em laboratório da Unicamp pela professora Clarice Weins Arns, já em julho, apresentaram excelentes resultados, o que trouxe ótimas expectativas”, afirma o professor.
Testes in loco
Após os ensaios em laboratório, a tecnologia precisava ser testada em diferentes ambientes para comprovação de sua eficácia. Isso ocorreu com a intermediação da empresária e empreendedora Renata Iwamizu, que envolveu a Ehrena, empresa recém-criada, e uma produtora brasileira de fitas adesivas, a Adelbras. Usando a tecnologia da UFMG, as empresas desenvolveram uma fita adesiva experimental com o Nanoativ em sua composição, inserido já no processo de fabricação.
Finalizado o produto piloto, os testes de eficácia foram realizados em uma área de 300 metros quadrados em diferentes ambientes no aeroporto de Viracopos, em Campinas. A fita adesiva, visível, foi afixada em áreas com grande movimento de pessoas, sujeitas a toques frequentes de mãos, como balcões de atendimento, maçanetas de portas e corrimões de escadas, entre outras superfícies.
Durante um mês (entre o fim de novembro e o fim de dezembro de 2020), foram realizadas análises microbiológicas semanais, a cargo dos laboratórios da UFMG, que comprovaram a eficácia da tecnologia aplicada. “Os testes demostraram a capacidade antiviral e também antibacteriana da fita, que preservou o ambiente livre de vírus, como o novo coronavírus, e de diferentes bactérias por até 28 dias”, informa Rubén Sinisterra.
O composto dispensa o uso de solventes e álcool e utiliza encapsulante de origem renovável. Entre as vantagens da tecnologia, está a sua não volatilidade, o que prolonga sua ação antiviral e antibacteriana.
Novas aplicações
UFMG e Ehrena estão estudando novas aplicações para a tecnologia por meio de testes com cosméticos, produtos hospitalares, saneantes e veterinários. Segundo Renata Iwamizu, foi possível perceber, desde o primeiro contato com a UFMG, a potência da parceria que se avizinhava. “A tecnologia mostrou-se muito promissora após diversos testes de aplicação que desenvolvemos, conferindo características antivirais por tempo prolongado em diferentes produtos, e não apenas do setor têxtil”, diz a empresária, fundadora da Ehrena. Há 20 anos atuando na indústria têxtil, Iwamizu é detentora de patentes nacionais e internacionais relacionados a produtos nanotecnológicos e à funcionalização de tecidos.
Com mais de 1.100 depósitos, a UFMG é uma das instituições de pesquisa que lideram o registro de patentes e a transferência de tecnologia no Brasil.
(Isaura Mourão)
Colisão entre duas carretas é registrada na BR 354
A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) registrou um acidente de trânsito entre duas carretas no início da madrugada dessa quarta-feira (24), na altura do km 333 da rodovai BR 354, em Rio Paranaíba (MG). Um dos motoristas sofreu ferimentos leves.
De acordo com a PMRv, um dos condutores envolvidos relatou que seguia em uma carreta com placas de São Paulo na retaguarda de outro veículo de carga. Em dado momento o condutor relatou que deu um apagão e quando deu por si já estava muito próximo do veículo à frente.
Ele disse também que freou e tentou desviar, mas, acabou por colidir na traseira da carreta da frente.
O condutor da combinação veicular de trás teve somente ferimentos leves e dispensou atendimento médico. Os veículos ficaram sobre a rodovia cerca de 4 horas até serem removidos por serviço de guincho. Neste período o trecho ficou somente em meia pista.
Uma pessoa morre e outras duas ficam feridas em acidente na LMG-798
Fonte: JM Online
Uma mulher morreu e outras duas pessoas foram socorridas em estado grave após uma colisão frontal entre um veículo Toyota Etios e uma Van. O trio transitava sentido Uberaba-Nova Ponte e retornava de um tratamento oncológico na cidade de Barretos-SP. Acidente ocorreu na LMG-798, km 15, após o bairro rural de Santa Rosa, hoje (23).
Após a batida, o veículo Etios foi em direção ao acostamento e desceu o desnível. O Corpo de Bombeiros foi acionado e socorreu as vítimas. A mulher, passageira, foi socorrida com politraumatismo e levada para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) em estado grave. O condutor do veículo, do sexo masculino, ficou preso entre às ferragens, foi retirado e também encaminhado ao HC-UFTM em estado grave.
No veículo Etios havia outra passageira, que não resistiu aos ferimentos e teve o óbito constatado no local. Já o condutor da Van não teve ferimentos graves e dispensou atendimento médico.
Polícia Militar Rodoviária (PMR) também esteve no local. Ainda conforme a PMR, o veículo Etios pertence à Prefeitura de Monte Carmelo.
PM localiza em Patos de Minas suspeitos de roubo ocorrido em Presidente Olegário
Na manhã dessa terça-feira (23) a Polícia Militar (PM) compareceu em uma residência no bairro Dona Benta, em Presidente Olegário (MG), local em que um idoso de 82 anos informou que foi até o portão para abri-lo, momento em que dois autores, armados com armas curtas, anunciaram o roubo.
Os autores amararam a vítima na cama e subtraíram o dinheiro que estava em seu bolso, aproximadamente R$130,00, uma gaiola com papagaio e um telefone celular.
"Conseguimos imagens de câmeras próximas ao local que nos direcionaram nas diligências, visto que um dos autores usava uma blusa que estava usando há alguns dias quando foi preso", afirmou o Ten Rodrigo.
A Polícia Militar divulgou as informações para as diversas cidades circunvizinhas e realizou rastreamentos, tendo localizado os autores, de 22 e 23 anos no bairro Jardim Esperança em Patos de Minas. O veículo utilizado no roubo é produto de crime e foi apreendido. Os bens roubados foram recuperados.
Covid-19: boletim epidemiológico confirma mais 8 óbitos
Os 8 novos óbitos lançados nesta edição do informe ocorreram nos dias 21/2 (três mortes), 20/2, 19/2 (duas mortes) e 18/2 (duas mortes).
Patos de Minas chegou a 8.517 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa terça-feira (22/02), pela Vigilância em Saúde. Foram 8 novos óbitos confirmados em relação ao boletim divulgado ontem.
Os 8 novos óbitos lançados nesta edição do informe ocorreram nos dias 21/2 (três mortes), 20/2, 19/2 (duas mortes) e 18/2 (duas mortes). A idade das vítimas é entre 50 a 80 anos.
O boletim informou também que 1.574pessoas estão em recuperação domiciliar e 117 pacientes estão internados, sendo 41 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo hospitais público e privado.
Até o momento, 6.668 pessoas já se recuperaram da doença, representando 78,28% de taxa de cura, e 156 óbitos foram confirmados até o momento. Há ainda 2 óbitos a serem confirmados.
Dez estabelecimentos têm atividades encerradas por fiscais do município nessa terça-feira (23)
Os fiscais da Prefeitura de Patos de Minas continuam fiscalizando os estabelecimentos comerciais que descumprem os protocolos contra a Covid-19. Os fiscais estão nas ruas desde o período da manhã e, até o momento, foram encerradas atividades em diversos locais.
Sete restaurantes, em diferentes bairros, tiveram suas atividades encerradas por permitirem a retirada de marmitex no local. Uma clínica odontológica situada no Centro, estava realizando atendimento eletivo e também teve suas portas fechadas.
Uma loja de material de construção no Bairro Antônio Caixeta que estava permitindo retirada no local, e uma loja de conveniência, no Centro, onde estava acontecendo atendimento presencial também tiveram as atividades encerradas.