Orthodontic

Corpo de Bombeiros localiza corpo de homem que desapareceu ao tentar atravessar o Rio Abaeté

Quarta 10/03/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na Manhã desta quarta-feira (10) uma equipe de mergulhadores do 12º Batalhão de Bombeiros Militar de Patos de Minas localizou o corpo de um homem que tinha desaparecido na noite de domingo (07) ao tentar atravessar o Rio Abaeté, na zona rural do município de São Gonçalo do Abaeté. O local do afogamento fica há aproximadamente 140 km de Patos de Minas.

Segundo informações, dois homens, um de 34 e outro de 56 anos de idade estavam pescando no Rio Abaeté durante toda a tarde. Como choveu muito na região, houve aumento no nível do rio. Já no período noturno, eles tentaram atravessar o rio andando pelas corredeiras onde costumeiramente o rio é mais raso.

Entretanto, devido ao rio estar mais cheio do que o normal naquele momento, ao tentarem alcançar uma pequena ilha existente no local, o homem de 56 anos foi arrastado pelas águas e o homem de 34 anos conseguiu alcançar a ilha, porem não viu mais o colega.

Devido a força das águas, o homem que chegou na ilha não conseguiu progredir e nem retornar, ficando preso na ilha. Após gritar por socorro, ele foi resgatado por moradores de uma fazenda próxima com o uso de uma embarcação.

As buscas pelo homem desaparecido foram iniciadas por equipes do Corpo de Bombeiros nas primeiras horas da segunda-feira (08).

Durante o período, foram realizadas buscas no local do desaparecimento e também por uma extensão de 15 km do rio devido a possibilidade do corpo ter descido o rio com a força da correnteza.

Na manhã desta quarta-feira os militares localizaram o corpo na superfície da agua, há aproximadamente 5 km abaixo do local do desaparecimento.

Hospital de Campanha recebe doação de 400 caixas de água mineral

Quarta 10/03/2021 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

O Hospital de Campanha recebeu, na tarde desta quarta-feira (10), 400 caixas de água mineral (500ml) doadas pela Uberlândia Refrescos e pela Coca-Cola.

A doação, segundo carta enviada pelas empresas, tem o objetivo de "trazer conforto a todos e todas que enfrentam dia e noite os efeitos desta pandemia", além de ser uma bela homenagem aos profissionais da linha de frente da saúde.

Os produtos foram recebidos pelo prefeito Luís Eduardo Falcão, pela vice-prefeita Sandra Gomes e pela secretária municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta. Funcionários do Hospital de Campanha também participaram da entrega.

171 pessoas se recuperam da COVID-19 em relação ao último boletim

Quarta 10/03/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Patos de Minas chegou a 10.528 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa quarta-feira (10/03), pela Vigilância em Saúde. Foram 2 novos óbitos lançados nessa edição do informe, que ocorreram nos dias 7 e 9 de março.

O boletim informou também que 1.003 pessoas estão em recuperação domiciliar e 171 pacientes estão internados, sendo 43 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo público e privado.

Até o momento, 9.115 pessoas já se recuperaram da doença, representando 86,57% de taxa de cura, e 239 óbitos foram confirmados até o momento.

 

 

Pastor da Igreja Assembleia de Deus de Presidente Olegário morre em decorrência da Covid-19

Boletim desta quarta-feira (10), tem o registro de mais 7 casos positivos da doença.

Quarta 10/03/2021 - André Amâncio
Fonte: PO Hoje
Feed do PatosAgora

O pastor Geraldo Rufino Pinto, de 59 anos, da Igreja Assembleia de Deus de Presidente Olegário ( ADMLG) morreu na tarde desta terça-feira (9), vítima do coronavírus (Covid-19).

Ele estava internado no Hospital de Campanha em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. Não houve velório e o sepultamento ocorreu em Patos de Minas. O óbito foi registrado para Presidente Olegário, cidade onde o pastor residia.

A morte do pastor Geraldo Rufino foi o terceiro óbito registrado na terça-feira (9) pela Prefeitura de Presidente Olegário. As vítimas têm 56, 60 e 82 anos.

Além do pastor, foi registrada a morte de um homem de 60 anos, no Hospital Municipal Darci José Fernandes e a morte de uma idosa de 82 anos, que foi transferida para o Hospital Casu-Hospital Irmã Denise na cidade de Caratinga, no Vale do Rio Doce, por falta de vaga em UTI na região.

A idosa e o homem de 60 anos, foram sepultados sem a realização de velório no Cemitério Municipal Terra Santa. As mortes serão contabilizadas nos próximos boletins de acordo com os protocolos da Saúde, informou a Secretaria Municipal de Saúde.

Boletim Epidemiológico de quarta-feira 10 de março

Na tarde desta quarta-feira (10), um novo boletim epidemiológico foi publicado no site da Prefeitura. A nova edição mostra que o município teve além das mortes confirmadas e/ou suspeita, o registro de mais 7 casos positivos de coronavírus nas últimas 24h.

Casos confirmados

O município tem 521 casos confirmados de coronavírus, 432 pacientes estão curados da doença e foram liberados do isolamento. Setenta pacientes testados positivos estão em isolamento domiciliar, 7  estão internados e houve 18 óbitos confirmados.

Casos Suspeitos

Os casos suspeitos somam 184, sendo que182 estão em isolamento domiciliar sendo monitorados e aguardam para realizar exames obedecendo os protocolos do Ministério da Saúde. Um está internado e tem dois óbitos suspeitos.

Monitoramento encerrado

Mil e quatrocentos e nove pacientes tiveram o monitoramento encerrado.

Mortes Suspeitas

O município tem duas mortes suspeitas sob investigação.

Mortes confirmadas

O município tem 18 mortes confirmadas.

Polícia Civil apreende arma que teria sido utilizada em homicídio ocorrido em outubro de 2020

Quarta 10/03/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Civil apreendeu nessa quarta-feira (10), uma arma de fogo que teria sido usada no homicídio que vitimou Daniel Luis Rodrigues, de 25 anos. O crime ocorreu no dia 14 de outubro de 2020, na Rua Antônio Jorge Filho com Avenida Angra dos Reis, Bairro Barreiro, em Patos de Minas (MG).

O mandado de busca e apreensão foi expedido pelo Poder Judiciário da Comarca de Patos de Minas após parecer favorável do Ministério Público, cujo o alvo foi a residência do autor do homicídio.

Na diligência foi apreendido um revólver calibre .38 e munições, além da prisão em flagrante do autor pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.

De acordo com a Polícia Civil, a arma de fogo utilizada no crime se trata do mesmo calibre da arma apreendida hoje, nos termos das provas periciais produzidas no decorrer das investigações.

A apreensão reforça as provas produzidas no inquérito policial, o qual foi concluído em dezembro de 2020, onde o autor foi indiciado por homicídio qualificado por motivo torpe e mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima.

Jovem que estava desaparecido na zona rural é localizado

Quarta 10/03/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

O Corpo de Bombeiros foi acionado em um fazenda fazenda localizada na estrada dos Dourados, zona rural de Patrocínio (MG), onde um jovem de 25 anos havia desaparecido.

Segundo informações de famíliares, José Ataíde Pereira da Cruz passa por problemas pessoais e estava na casa de um amigo a fim de buscar um conforto e apoio de amigos.

Por volta das 00:40, a vítima saiu da fazenda gritando e tomando rumo ignorado. Foram realizadas buscas pela equipe do Corpo de Bombeiros em todas proximidades e estradas vicinais, sendo visitado fazendas e populares da região, porém sem êxito.

A Polícia Militar apoiou na ocorrência com a utilização de dois drones com a varredura de uma área circular de aproximadamente 2 km, tbm sem êxito.

Por volta das 14:30 a vítima foi localizada a cerca de 3 km do local onde foi vista a última vez. José estava caído em uma vegetação e foi localizada por familiares que também apoiavam na busca. O rapaz estava consciente, porém confuso e foi encaminhada ao Pronto Socorro Municipal

Covid-19: fiscais encerram atividade em loja que descumpria medidas sanitárias

Agências bancárias e loterias também foram fiscalizadas, e clientes foram orientados a obedecer distanciamento nas filas

Quarta 10/03/2021 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Uma loja localizada no Centro teve suas atividades encerradas nesta tarde (10) por descumprir medidas previstas na Deliberação 130 do Governo de Minas Gerais, que instituiu a onda roxa em Patos de Minas. Embora autorizado a funcionar por ser do segmento de tecidos e aviamentos, o estabelecimento não adotava os cuidados sanitários básicos, como aferição de temperatura e disponibilização de álcool gel.

A medida foi tomada por fiscais da Vigilância Sanitária que averiguaram outras denúncias na área central, como o funcionamento de um comércio varejista de roupas que oferecia serviços de correspondente bancário. Como não possui essa atividade secundária inclusa no alvará, o estabelecimento foi fechado  e orientado a regularizar a situação.

A fiscalização também fez rondas em todas as agências bancárias e casas lotéricas do Centro. “Encontramos filas bem organizadas, algumas grandes, porém com cumprimento dos protocolos sanitários. Tem funcionários orientando as filas, e nós também conversamos com todos que estavam aguardando atendimento”, explicou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Marcela Porto.

ÁUDIO: Falcão fala sobre situação atual do Hospital de Campanha

Quarta 10/03/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Em áudio enviado ontem(09/03) o prefeito falou sobre a situação do hospital de campanha em Patos de Minas. Ele disse que 50 funcionários foram contratados.

No final ele diz "É Deus para ajudar a gente e a população entender a gravidade da situação, inimaginável o que estamos vivendo."

Ouça.

 

Estudos mostram eficácia da CoronaVac contra três variantes do vírus

Análises estão sendo feitas pelo Butantan em parceria com a USP

Quarta 10/03/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A CoronaVac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac e que está sendo aplicada no Brasil, é eficaz contra as três variantes do novo coronavírus que circulam no país: a britânica (B.1.1.7), a sul-africana (B.1.351) e a brasileira (B.1.1.28), da qual são derivadas as chamadas P.1 (de Manaus) e a P.2 (do Rio de Janeiro). A informação foi dada nesta quarta-feira (10) pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

Ainda preliminares, esses estudos, realizados pelo Butantan em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), incluíram amostras de 35 participantes vacinados na Fase 3. O estudo completo inclui um número maior de amostras, que também já estão em análise. Os resultados completos ainda serão divulgados.

“Temos que avaliar se as vacinas produzem anticorpos contra essas variantes. E foi o que fizemos. Já sabíamos que os anticorpos produzidos pela vacina do Instituto Butantan tinham eficiência contra as variantes do Reino Unido e da África do Sul. E agora o estudo feito em associação com a USP mostra que a vacina tem eficiência também com as variantes P.1 e P.2. Portanto, estamos diante de uma vacina que é efetiva em proteção contra as variantes que estão circulando neste momento”, disse Covas.

Vírus inativado
As vacinas compostas de vírus inativado, como a produzida pelo Instituto Butantan, têm todas as partes do vírus, destaca o centro de pesquisa biológica. Isso pode gerar uma resposta imune mais abrangente em relação ao que ocorre com outras vacinas que usam somente uma parte da Spike, a proteína utilizada pelo coronavírus para infectar as células.

Outra característica da vacina inativada do Butantan é que ela consegue ter uma proteína Spike completa. As vacinas que têm fragmentos menores dessa proteína podem apresentar menos chances de eficácia contra as novas variantes.

Os testes feitos pelo Butantan usam soro das pessoas vacinadas, que é colhido por meio de exame de sangue. As amostras são colocadas em um cultivo de células e, posteriormente, infectadas com as variantes. A neutralização consiste em testar se os anticorpos gerados em decorrência da vacina vão neutralizar (combater) o vírus nesse cultivo.

As variantes


“As variantes são novas formas do mesmo vírus. E algumas variantes têm características extremamente preocupantes”, afirmou o diretor do Instituto Butantan.

No Brasil, circulam principalmente três variantes do novo coronavírus. a britânica (B.1.1.7), a sul-africana (B.1.351) e a brasileira (B.1.1.28). Da brasileira surgiram a P.1 (de Manaus), considerada a mais agressiva, e a P.2 (do Rio de Janeiro). Estudos vêm demonstrando que as variantes podem ser mais transmissíveis e, algumas vezes, até mais graves.

“A do Reino Unido tem a transmissibilidade entre pessoas aumentada de 30% a 50% e aumento de gravidade dos casos superior a 30%. Tem também a variante da África do Sul, que determina aumento da carga viral das pessoas infectadas e transmissão aumentada, além de ser resistente à neutralização dos anticorpos produzidos por algumas vacinas e até pela infecção natural”, explicou Dimas Covas.

Entre as variantes do Brasil, a que predomina é a chamada P.2, que surgiu no fim do ano passado e tem mutação comum à da África do Sul. “Mas mais importante é a P.1, de Manaus, que concentra as mutações observadas nas variantes do Reino Unido e da África do Sul. Portanto, essa é uma variante que preocupa e que explica, em parte, o momento grave da pandemia”, alertou.

Recordes


Ontem (9), o estado de São Paulo bateu recorde no número de mortes provocadas pelo novo coronavírus em um único dia, com o registro de 517 mortes. O estado vem batendo também recorde no número de pessoas internadas. Hoje (10) o estado tem 20.314 pessoas internadas, das quais 8.972. em estado grave. A ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) no estado já chegou a 82%.

“No pico máximo da internação, em julho do ano passado, tínhamos 6.250 pacientes internados em UTIs. Portanto, aceleramos, e aceleramos muito, o número de pessoas sendo comprometidas de uma única vez. Há exatas duas semanas, tínhamos 6.650 pacientes internados em UTIs”, ressaltou o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn.

De acordo com Gorinchteyn, a cada dois minutos, há três admissões nos hospitais paulistas, seja para unidades de terapia intensiva, seja para enfermaria.

Nesta semana epidemiológica, que se encerra no sábado (12), o estado vem apresentando novo aumento no número de casos, de mortes e de novas internações por covid-19.

Para conter o avanço do novo coronavírus, todo o estado foi incluído na Fase 1-Vermelha do Plano São Paulo, na qual podem funcionar somente serviços considerados essenciais. Além disso, o governo vem ampliando o número de leitos de UTIs disponíveis no estado para o tratamento da covid-19.

Até o mês de abril, o governo espera ter 9,2 mil leitos só para atendimentos de pacientes graves.

Condutor perde controle de veículo e capota na BR 146

Quarta 10/03/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um motorista de 51 anos ficou ferido após perder o controle de um veículo e capotar por algumas vezes, na altura do km 09 da rodovia BR 146, na tarde da última terça-feira (09). O condutor sofreu apenas ferimentos leves.

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o condutor relatou que seguia sentido Patos de Minas à Araxá. Ao passar por uma curva seu veículo aquaplanou, saindo pela contramão de direção e capotando por algumas vezes.

A vítima sofreu escoriações no braço, porém recusou atendimento médico. O veículo estava com licenciamento vencido e foi removido ao pátio credenciado em Patos de Minas.