Unipam topo-vestibular

Polícia Civil apreende arma que teria sido utilizada em homicídio ocorrido em outubro de 2020

Quarta 10/03/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Civil apreendeu nessa quarta-feira (10), uma arma de fogo que teria sido usada no homicídio que vitimou Daniel Luis Rodrigues, de 25 anos. O crime ocorreu no dia 14 de outubro de 2020, na Rua Antônio Jorge Filho com Avenida Angra dos Reis, Bairro Barreiro, em Patos de Minas (MG).

O mandado de busca e apreensão foi expedido pelo Poder Judiciário da Comarca de Patos de Minas após parecer favorável do Ministério Público, cujo o alvo foi a residência do autor do homicídio.

Na diligência foi apreendido um revólver calibre .38 e munições, além da prisão em flagrante do autor pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.

De acordo com a Polícia Civil, a arma de fogo utilizada no crime se trata do mesmo calibre da arma apreendida hoje, nos termos das provas periciais produzidas no decorrer das investigações.

A apreensão reforça as provas produzidas no inquérito policial, o qual foi concluído em dezembro de 2020, onde o autor foi indiciado por homicídio qualificado por motivo torpe e mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima.

Jovem que estava desaparecido na zona rural é localizado

Quarta 10/03/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

O Corpo de Bombeiros foi acionado em um fazenda fazenda localizada na estrada dos Dourados, zona rural de Patrocínio (MG), onde um jovem de 25 anos havia desaparecido.

Segundo informações de famíliares, José Ataíde Pereira da Cruz passa por problemas pessoais e estava na casa de um amigo a fim de buscar um conforto e apoio de amigos.

Por volta das 00:40, a vítima saiu da fazenda gritando e tomando rumo ignorado. Foram realizadas buscas pela equipe do Corpo de Bombeiros em todas proximidades e estradas vicinais, sendo visitado fazendas e populares da região, porém sem êxito.

A Polícia Militar apoiou na ocorrência com a utilização de dois drones com a varredura de uma área circular de aproximadamente 2 km, tbm sem êxito.

Por volta das 14:30 a vítima foi localizada a cerca de 3 km do local onde foi vista a última vez. José estava caído em uma vegetação e foi localizada por familiares que também apoiavam na busca. O rapaz estava consciente, porém confuso e foi encaminhada ao Pronto Socorro Municipal

Covid-19: fiscais encerram atividade em loja que descumpria medidas sanitárias

Agências bancárias e loterias também foram fiscalizadas, e clientes foram orientados a obedecer distanciamento nas filas

Quarta 10/03/2021 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Uma loja localizada no Centro teve suas atividades encerradas nesta tarde (10) por descumprir medidas previstas na Deliberação 130 do Governo de Minas Gerais, que instituiu a onda roxa em Patos de Minas. Embora autorizado a funcionar por ser do segmento de tecidos e aviamentos, o estabelecimento não adotava os cuidados sanitários básicos, como aferição de temperatura e disponibilização de álcool gel.

A medida foi tomada por fiscais da Vigilância Sanitária que averiguaram outras denúncias na área central, como o funcionamento de um comércio varejista de roupas que oferecia serviços de correspondente bancário. Como não possui essa atividade secundária inclusa no alvará, o estabelecimento foi fechado  e orientado a regularizar a situação.

A fiscalização também fez rondas em todas as agências bancárias e casas lotéricas do Centro. “Encontramos filas bem organizadas, algumas grandes, porém com cumprimento dos protocolos sanitários. Tem funcionários orientando as filas, e nós também conversamos com todos que estavam aguardando atendimento”, explicou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Marcela Porto.

ÁUDIO: Falcão fala sobre situação atual do Hospital de Campanha

Quarta 10/03/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Em áudio enviado ontem(09/03) o prefeito falou sobre a situação do hospital de campanha em Patos de Minas. Ele disse que 50 funcionários foram contratados.

No final ele diz "É Deus para ajudar a gente e a população entender a gravidade da situação, inimaginável o que estamos vivendo."

Ouça.

 

Estudos mostram eficácia da CoronaVac contra três variantes do vírus

Análises estão sendo feitas pelo Butantan em parceria com a USP

Quarta 10/03/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A CoronaVac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac e que está sendo aplicada no Brasil, é eficaz contra as três variantes do novo coronavírus que circulam no país: a britânica (B.1.1.7), a sul-africana (B.1.351) e a brasileira (B.1.1.28), da qual são derivadas as chamadas P.1 (de Manaus) e a P.2 (do Rio de Janeiro). A informação foi dada nesta quarta-feira (10) pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

Ainda preliminares, esses estudos, realizados pelo Butantan em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), incluíram amostras de 35 participantes vacinados na Fase 3. O estudo completo inclui um número maior de amostras, que também já estão em análise. Os resultados completos ainda serão divulgados.

“Temos que avaliar se as vacinas produzem anticorpos contra essas variantes. E foi o que fizemos. Já sabíamos que os anticorpos produzidos pela vacina do Instituto Butantan tinham eficiência contra as variantes do Reino Unido e da África do Sul. E agora o estudo feito em associação com a USP mostra que a vacina tem eficiência também com as variantes P.1 e P.2. Portanto, estamos diante de uma vacina que é efetiva em proteção contra as variantes que estão circulando neste momento”, disse Covas.

Vírus inativado
As vacinas compostas de vírus inativado, como a produzida pelo Instituto Butantan, têm todas as partes do vírus, destaca o centro de pesquisa biológica. Isso pode gerar uma resposta imune mais abrangente em relação ao que ocorre com outras vacinas que usam somente uma parte da Spike, a proteína utilizada pelo coronavírus para infectar as células.

Outra característica da vacina inativada do Butantan é que ela consegue ter uma proteína Spike completa. As vacinas que têm fragmentos menores dessa proteína podem apresentar menos chances de eficácia contra as novas variantes.

Os testes feitos pelo Butantan usam soro das pessoas vacinadas, que é colhido por meio de exame de sangue. As amostras são colocadas em um cultivo de células e, posteriormente, infectadas com as variantes. A neutralização consiste em testar se os anticorpos gerados em decorrência da vacina vão neutralizar (combater) o vírus nesse cultivo.

As variantes


“As variantes são novas formas do mesmo vírus. E algumas variantes têm características extremamente preocupantes”, afirmou o diretor do Instituto Butantan.

No Brasil, circulam principalmente três variantes do novo coronavírus. a britânica (B.1.1.7), a sul-africana (B.1.351) e a brasileira (B.1.1.28). Da brasileira surgiram a P.1 (de Manaus), considerada a mais agressiva, e a P.2 (do Rio de Janeiro). Estudos vêm demonstrando que as variantes podem ser mais transmissíveis e, algumas vezes, até mais graves.

“A do Reino Unido tem a transmissibilidade entre pessoas aumentada de 30% a 50% e aumento de gravidade dos casos superior a 30%. Tem também a variante da África do Sul, que determina aumento da carga viral das pessoas infectadas e transmissão aumentada, além de ser resistente à neutralização dos anticorpos produzidos por algumas vacinas e até pela infecção natural”, explicou Dimas Covas.

Entre as variantes do Brasil, a que predomina é a chamada P.2, que surgiu no fim do ano passado e tem mutação comum à da África do Sul. “Mas mais importante é a P.1, de Manaus, que concentra as mutações observadas nas variantes do Reino Unido e da África do Sul. Portanto, essa é uma variante que preocupa e que explica, em parte, o momento grave da pandemia”, alertou.

Recordes


Ontem (9), o estado de São Paulo bateu recorde no número de mortes provocadas pelo novo coronavírus em um único dia, com o registro de 517 mortes. O estado vem batendo também recorde no número de pessoas internadas. Hoje (10) o estado tem 20.314 pessoas internadas, das quais 8.972. em estado grave. A ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) no estado já chegou a 82%.

“No pico máximo da internação, em julho do ano passado, tínhamos 6.250 pacientes internados em UTIs. Portanto, aceleramos, e aceleramos muito, o número de pessoas sendo comprometidas de uma única vez. Há exatas duas semanas, tínhamos 6.650 pacientes internados em UTIs”, ressaltou o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn.

De acordo com Gorinchteyn, a cada dois minutos, há três admissões nos hospitais paulistas, seja para unidades de terapia intensiva, seja para enfermaria.

Nesta semana epidemiológica, que se encerra no sábado (12), o estado vem apresentando novo aumento no número de casos, de mortes e de novas internações por covid-19.

Para conter o avanço do novo coronavírus, todo o estado foi incluído na Fase 1-Vermelha do Plano São Paulo, na qual podem funcionar somente serviços considerados essenciais. Além disso, o governo vem ampliando o número de leitos de UTIs disponíveis no estado para o tratamento da covid-19.

Até o mês de abril, o governo espera ter 9,2 mil leitos só para atendimentos de pacientes graves.

Condutor perde controle de veículo e capota na BR 146

Quarta 10/03/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um motorista de 51 anos ficou ferido após perder o controle de um veículo e capotar por algumas vezes, na altura do km 09 da rodovia BR 146, na tarde da última terça-feira (09). O condutor sofreu apenas ferimentos leves.

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o condutor relatou que seguia sentido Patos de Minas à Araxá. Ao passar por uma curva seu veículo aquaplanou, saindo pela contramão de direção e capotando por algumas vezes.

A vítima sofreu escoriações no braço, porém recusou atendimento médico. O veículo estava com licenciamento vencido e foi removido ao pátio credenciado em Patos de Minas.

Caminhão carregado de açúcar tomba na rodovia MG 230

Quarta 10/03/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na tarde da última terça-feira (09) a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) foi acionada para atender um acidente de trânsito na rodovia MG 230, km 28, no município de Rio Paranaíba (MG).

Um caminhão carregado de açúcar seguia no sentido Serra do Salitre/Rio Paranaíba quando deparou com outro caminhão manobrando na na pista e, para não colidir, saiu da pista para faixa de domínio e tombou.

O caminhão que manobrava na pista evadiu e tomou rumo ignorado. Não houve vítima no acidente, somente danos materiais. 

O condutor e o proprietário se encarregaram de providenciar a remoção do caminhão e recolhimento da carga do local.

Rapaz de 18 anos é preso após esfaquear a namorada e a sogra

Quarta 10/03/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um rapaz de 18 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) na última terça-feira (09), após esfaquear a namorada, de 13 anos, e a mãe dela, de 37 anos. As vítimas foram socorridas ao Hospital Regional Antônio Dias (HRAD). O autor já havia sido detido no dia 3 de março por tentativa de homicídio.

Segundo informações da Polícia Militar (PM), a vítima de 13 anos contou que mantém um relacionamento com o autor. Na terça-feira (09) ele mandou mensagem para ela, chamando-a para ir até a casa do cunhado do autor. Quando chegou no local, o suspeito começou a dizer que iria matá-la.

Em seguida, ele a pegou pelos cabelos, a arrastou para dentro da residência e tentou esfaqueá-la diversas vezes. Nesse momento a irmã do autor a socorreu. O rapaz então disse que iria levar a vítima para o Bairro Quebec para acabar com a vida dela lá. Neste instante, após um momento de distração do namorado, a menor conseguiu mandar uma mensagem para sua genitora pedindo por socorro.

O autor contatou um veículo de táxi e tentou obrigar a vítima a entrar no carro. A menor pediu por socorro e se recusou a entra no veículo. Neste instante, o rapaz desferiu várias facadas contra a vítima, sendo que a atingiu por duas vezes nas costas. A mãe da garota chegou e a ajudou, sendo que a mulher de 37 anos foi atingida por uma facada no braço. A menor relatou na presença de sua genitora que fez sexo com o autor nos dias 05, 06 e 07 do corrente mês, e o mesmo tinha consciência que a garota tem 13 anos de idade, porém, ele dizia que isso não dava nada.

Diante do exposto, a PM iniciou rastreamento e localizaram o autor em uma residência na Rua Amazílio Ferreira de Camargos, bairro Nossa Senhora de Fátima. Segundo o autor, estava junto com sua namorada na residência de seu cunhado, momento em que a genitora da vítima chegou e o agarrou pelo pescoço. Disse também que chegaram vários indivíduos armados de facas, que tentou se defender e tais indivíduos golpearam a menor nas costas, que não sabe quem foi.

Briga entre casal e ex-namorada termina com rapaz preso por disparo de arma de fogo

Quarta 10/03/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) apreendeu uma arma de fogo na tarde da última terça-feira (09), após um rapaz de 20 anos realizar um disparo em via pública, motivado por uma briga com sua ex-namorada. O fato aconteceu na Rua José Caixeta.

Segundo informações da PM, havia uma briga em frente uma casa na José Caixeta, e que em dado momento, um indivíduo saiu da residência e efetuou um disparo com arma de fogo para o alto.

No local, a PM deparou com uma menor de 17 anos, que se declarou travesti. Ela narrou que esteve na casa de seu ex-marido, de 20 anos, e que ele discutia com a atual esposa dele, uma jovem de 18 anos. Em dado momento, ele realmente efetuou um disparo de arma de fogo para o alto, mas que ele estava do lado de dentro do portão da casa.

Durante buscas na residência para tentar localizar a arma de fogo, os militares conseguiram encontrar um revolver cal.38, municiado com cinco munições intactas e uma munição deflagrada. Ainda no mesmo local, foi localizada uma meia contendo nove munições, sendo seis munições cal. 38, intactas, duas cal.38 picotadas, e uma munição intacta cal. 9mm.

O autor relatou que disparou para o alto pois sua ex-namorada queria entrar no local para agredir sua esposa atual e jogava tijolos no portão. Durante o atendimento da ocorrência a travesti passou a ameaçar a esposa do autor e, em dado momento, desferiu alguns chutes contra a jovem.

Diante do exposto, o autor do disparo foi preso em flagrante delito, e a ex-namorada foi apreendida.
 

Nota de pesar pela morte da professora Marisa Vaz

Quarta 10/03/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

NOTA DE PESAR

Com imenso pesar, a Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Semed, informa o falecimento de Marisa Vaz Caixeta. Aos 39 anos, ela é vítima de complicações da Covid-19.

Marisa trabalhava na rede municipal de ensino desde 2009, tendo atuado como educadora infantil e professora da educação básica. Atualmente era professora na Escola Municipal Prefeito Jacques Corrêa da Costa.

Sempre foi muito prestativa e dedicada à sua missão de ensinar. Sua principal característica era o sorriso largo e espontâneo. Que familiares e amigos recebam o conforto necessário neste momento de dor.

Marisa estava internada em um Hospital de Pirapora.