Covid-19: Patos de Minas registra 16 novos casos; 12.440 pessoas já se recuperaram da doença
Patos de Minas chegou a 13.126 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa quinta-feira (29/04), pela Vigilância em Saúde.
O boletim de hoje traz 16 casos a mais em relação ao anterior, e nenhuma morte foi confirmada. A curva de pacientes em recuperação segue em baixa, indicando queda real na velocidade de avanço da doença em Patos de Minas. Apesar disso, a porcentagem de ocupação nas UTIs Covid-19 ainda é alta, o que demonstra a necessidade de manter os cuidados.
O boletim informou também que 223 pessoas estão em recuperação domiciliar e 51 pacientes estão internados, sendo 17 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo público e privado.
Até o momento, 12.440 pessoas já se recuperaram da doença, representando 94,77% de taxa de cura, e 412 óbitos foram confirmados até o momento.
Patos de Minas avança para a onda amarela do Plano Minas Consciente
Os resultados das medidas restritivas impostas pela onda roxa em Minas Gerais já podem ser sentidos na prática. Nos últimos 14 dias, o estado teve queda de 38% na incidência da covid-19. Na última semana, a redução foi de 13%.
A melhora nos indicadores possibilitou que, após 45 dias em fases mais restritivas, quatro macrorregiões avancem para a onda amarela do plano Minas Consciente, permitindo medidas mais flexíveis para abertura do comércio e outras atividades. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (29/4) pelo Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar o avanço da pandemia no estado.
As regiões Norte, Triângulo do Norte, Vale do Aço e Jequitinhonha poderão seguir as normas da onda amarela a partir de sábado (1/5), após publicação no Diário Oficial de Minas Gerais. Também avançam para a amarela as microrregiões de Curvelo, Patos de Minas, João Pinheiro, Carangola, Muriaé, Ubá, Cássia/Passos, Piumhi e São Sebastião do Paraíso. As localidades apresentaram quedas sustentadas na positividade e na incidência, além de redução na espera por leitos.
A macrorregião Nordeste também teve melhora nos indicadores e avançou para a onda vermelha do Minas Consciente. Assim, nenhuma região mineira se encontra na onda roxa, criada como medida emergencial em março para restabelecer a capacidade assistencial do sistema de Saúde.
Melhora
O governador Romeu Zema ressaltou que, embora ainda seja extremamente necessário manter os cuidados sanitários para evitar a propagação do vírus, o cenário é de melhora em todo o estado e reflete o esforço dos mineiros nas últimas semanas.
“As medidas restritivas da onda roxa foram penosas para todos, mas o nosso esforço, agora, aparece na queda considerável na incidência e no número de internações. Isso se refletirá, nas próximas semanas, em queda no número de óbitos, que é o principal objetivo”, disse.
O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, afirmou que a positividade também caiu nas últimas semanas, assim como a pressão por leitos. Atualmente, o percentual de pessoas com sintomas gripais que testam positivo para covid-19 é de 39%. O número chegou a cerca de 50% no último mês. Já a fila de espera por um leito de UTI caiu de 211, no dia 22/4, para 179 nesta quinta-feira.
“Essa queda demonstra que o vírus está circulando menos na sociedade. Tivemos queda consistente no número de novos casos. Os dados indicam que o nosso pico foi no dia 15/4 e a onda roxa foi fundamental para que não tivéssemos uma alta muito pior do que a que vivenciamos”, defendeu.
Vacinação
O secretário também afirmou que a vacinação já foi responsável por uma queda considerável no número de óbitos, especialmente nas faixas etárias que receberam as duas doses.
“A proporção de óbitos por faixa etária mostra a eficácia da vacinação. Desde março, quando a população acima de 90 anos recebeu imunidade total após a segunda dose, a proporção de mortes desse grupo está caindo. A nossa expectativa é de que a faixa entre 60 e 79 anos, que hoje equivale à maior taxa de óbitos, também tenha queda expressiva com a segunda dose”, explicou.
Baccheretti lembrou ainda que os jovens estão se expondo mais e, com a nova cepa mais contagiosa, a doença teve aumento de incidência nessa faixa etária. “É fundamental que os jovens redobrem os cuidados até que a vacinação atinja todos os grupos”, orientou.
Até agora, o Estado enviou 6,1 milhões de doses de vacina contra a covid-19 aos municípios, na maior operação de vacinação da história de Minas Gerais.
Municípios
As cidades com menos de 30 mil habitantes também apresentaram queda na incidência da covid-19 por duas semanas seguidas. Nesta quinta (29/4), 75 municípios tiveram incidência abaixo de 50 casos para 100 mil habitantes e podem progredir automaticamente de onda, independentemente da situação da região em que se encontram.
Vale lembrar que nenhuma macro ou microrregião pode sair da onda roxa diretamente para a onda amarela, sendo necessário, obrigatoriamente, passar pelo menos uma semana seguindo as medidas da onda vermelha.
Atualmente, 670 municípios estão aderidos ao Minas Consciente, o que representa quase 79% do estado, contemplando 12,5 milhões de mineiros.
Cirurgias eletivas
Durante a reunião do Comitê Executivo Covid-19, nesta quinta-feira, também ficou decidido que as cirurgias eletivas continuarão suspensas até o dia 30/6, seguindo os moldes da onda roxa, até que haja estoque de medicamentos e anestésicos necessários para a intubação.
O grupo estuda a possibilidade de retorno gradual durante esse período, permitindo, por exemplo, aquelas cirurgias que não utilizam os medicamentos do kit intubação.
O secretário de Saúd também lembrou que Minas tem recebido insumos e que é possível que, antes desse período, o Estado consiga restabelecer um estoque seguro de medicamentos. “Nos próximos dias, vamos receber, por exemplo, cerca de 120 mil ampolas de sedativo, o que já nos ajuda a ter mais segurança”, afirmou.
Policial penal morre após sofrer descarga elétrica acidental
Um agente penitenciário de 54 anos morreu após sofrer uma descarga elétrica acidental na última quarta-feira (28). O fato aconteceu na residência da vítima, localizada nas Chácaras Xangrila, em Patos de Minas. A vítima, Márcio Gonçalves, trabalhava em Presidente Olegário (MG).
Segundo informações da Polícia Militar (PM), o filho da vítima relatou que a família possui vários cães, e que seu pai fez uma pequena cerca elétrica para separa os animais. Pelo cenário, foi verificado que a vítima tentou transpor a cerca, se desequilibrou e acabou recebendo uma descarga elétrica, o que possivelmente ocasionou o óbito.
Ainda de acordo com a PM, a esposa da vítima estava em estado de choque, e só conseguiu dizer que era professora e se encontrava no interior da casa ministrando aulas on-line. Ela acreditava que o marido havia saído de casa, conforme havia dito. Disse ainda que ao final da aula, saiu para a parte externa do imóvel e encontrou o marido caído no corredor lateral.
A Perícia Técnica da Polícia Civil foi acionada no local para realizar os trabalhos de praxe. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames complementares.
PM prende dupla que assaltou sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis
A Polícia Militar (PM) prendeu dois homens, de 31 e 37 anos, suspeitos de cometerem um assalto na sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis. O fato ocorreu no final da tarde da última quarta-feira (28).
Segundo informações da PM, a vítima de 29 anos disse que estava no interior do imóvel, quando foram surpreendidos por um indivíduo que sacou da cintura uma arma de fogo inox, possivelmente um revólver. Sob ameaça, ele exigiu dinheiro e ainda obrigou as vítimas a acessarem um cômodo mais afastado da porta principal de entrada.
Já no interior desse cômodo, o autor subtraiu a carteira da vítima, a qual continha todos os documentos pessoais, cartões magnéticos de crédito/débito e a quantia aproximada de 70 reais, evadindo neste primeiro momento.
A Polícia Militar realizou rastreamentos e conseguiu as imagens do carro que ajudou no restante da fuga, chegando assim aos autores. Os militares foram na captura dos indivíduos e conseguiram prender um homem de 37 anos, que seria o autor do roubo e outro homem de 31 anos, que teria o ajudado na fuga. Vale ressaltar que os autores já praticaram anteriormente crimes contra o patrimônio.
Diante da confirmação das roupas e do veículo utilizado na ação, os autores foram presos e conduzidos a Delegacia de Polícia.
Homem esfaqueia a esposa após boato de traição em Lagamar
Um homem de 49 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) de Lagamar (MG), suspeito de tentar matar a companheira, de 28 anos, com golpes de faca. A vítima foi socorrida ao Pronto Socorro do município com ferimentos graves. O crime teria sido motivo por ciúmes por parte do autor.
Segundo informações da PM, os militares foram acionados em uma residência localizada na Rua Monte Carmelo, Bairro Novo Horizonte, onde um homem teria esfaqueado sua companheira. No local também estava a filha do casal, de apenas 2 anos, e a neta do autor, de 13 anos, que presenciou a tentativa de homicídio.
A menor narrou que o casal estava fazendo uso de bebida alcoólicas, momento que o homem passou a agredir a esposa com tapas e socos. Durante as agressões, ambos caíram no chão, o autor então pegou uma faca e desferiu vários golpes contra a vítima, causando grande sangramento.
Nesse instante, a menor gritou por socorro, tendo chegado no local vizinhos e amigos da família, que socorreram a vítima e detiveram o autor até a chegada da PM. A mulher deu entrada no Pronto Socorro inconsciente, apresentando um corte grave em uma artéria, e na cabeça, além de escoriações e inchaços pelo corpo.
Em conversa com o autor, ele alegou que esfaqueou a esposa após ter ouvido falar sobre uma suposta traição. Diante do exposto, o homem recebeu voz de prisão e foi apresentado à autoridade policial.
PM Rodoviária prende condutor com sintomas de embriaguez na MG 235
A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) prendeu um condutor com sintomas de embriaguez durante operação realizada no km 85 da rodovia MG 235, em São Gotardo, no final da noite da última quinta-feira (28).
Segundo informações da PMRv, a equipe de policiais militares rodoviários abordou o condutor de 35 anos, com sinais de alteração da capacidade psicomotora em razão de ingestão de bebida de alcoólica.
O suspeito recusou-se a realizar teste de alcoolemia e assumiu ter ingerido bebida alcoólica. Ele estava com bloqueio/suspensão do direito de dirigir e foi preso em flagrante delito por dirigir sob influencia de álcool.
Preso articulador de repasse de droga e celular em presídio
Equipes das polícias Civil de Minas Gerais (PCMG), Militar e Penal desencadearam, nesta terça-feira (27/4), operação de repressão a um esquema criminoso de repasse de drogas e aparelhos celulares para detentos do presídio em Araguari, Triângulo Mineiro. Durante a ação integrada, o principal articulador, de 19 anos,foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, além de outros dois investigados, de 24 e 26 anos, um por tráfico de entorpecentes e outro por tentativa de homicídio.
As prisões ocorreram enquanto os policiais cumpriam mandados de busca e apreensão. No total, as equipes percorreram 13 endereços relacionados com nove investigados alvos da operação. De acordo com o delegado da PCMG em Araguari, Felipe Oliveira Monteiro, apenas nas celas da unidade prisional, os policiais penais encontraram nove aparelhos celulares, além de baterias e carregadores. Já nos demais imóveis, foram arrecadados uma arma de fogo e um simulacro, maconha e uma balança de precisão.
Monteiro informa que foram instaurados inquéritos policiais ao longo de aproximadamente um ano para apurar os fatos. Por meio das investigações foi possível identificar a liderança do esquema e outros envolvidos, bem como a dinâmica da ação criminosa. “Conforme apurado, esse investigado aliciava adolescentes para arremessar entorpecentes no interior do presídio. Ele poderá ser responsabilizado por tráfico de drogas, associação criminosa e corrupção de menores”, explica.
Demais prisões
No curso da operação realizada hoje, um dos suspeitos, após os policiais cumprirem o mandado de busca na casa dele, acabou sendo preso em flagrante por homicídio tentado. “O investigado se deparou com um desafeto e jogou o veículo na direção da vítima, tentando atropelá-la”, conta o delegado. Já o terceiro preso foi encontrado em posse de materiais ligados ao tráfico.
Ainda, dois adolescentes, de 14 e 17 anos, foram apreendidos em flagrante por ato infracional análogo ao tráfico de drogas. Houve também a condução de outra pessoa que foi autuada por uso de drogas, sendo lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência. No total de seis conduzidos na intervenção policial, três foram encaminhados ao sistema prisional.
Felipe Monteiro informa que esta é a segunda ação conjunta para reprimir a entrada de objetos ilícitos no presídio em Araguari. Em 2017, em uma operação denominada Rádio Pirata, coordenada pela PCMG, com apoio das polícias Militar e Penal, sete pessoas foram presas. Naquela ocasião, as investigações apontaram que os materiais eram colocados dentro das marmitas dos presos.
Blitz
Após a operação, as Forças de Segurança continuaram o trabalho de prevenção e repressão à criminalidade, com a realização de blitz ostensiva em pontos estratégicos da cidade. Na ocasião, houve abordagem a pedestres e de veículos.
PCMG apura denúncia de que o suspeito mantinha a família em sequestro
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) resgatou, na segunda-feira (26/4), uma mulher, de 37 anos, e dois filhos, de 7 e 12 anos, que estariam sendo mantidos em cárcere privado pelo companheiro, um homem de 46 anos, na zona rural de Paracatu, Noroeste de Minas. A PCMG instaurou inquérito policial para apurar os fatos.
A Delegacia Especializada de Atendimento e Proteção à Mulher (Deam) em Paracatu recebeu informação, por meio da Polícia Civil de Goiás (PCGO), que uma mulher, natural de Jataí (GO), e os filhos estariam sendo mantidos em situação de sequestro em uma fazenda na zona rural de Paracatu. A mãe da mulher procurou a PCGO dizendo que o suspeito seria o companheiro da vítima e pai de uma das crianças.
Imediatamente, policiais civis de Paracatu se deslocaram à fazenda, onde o suspeito, a mãe e as crianças foram localizados sem qualquer amarração ou limitação de locomoção. Na ocasião, ao ser questionada sobre a alegação da mãe dela, a mulher informou à PCMG que o homem executa os serviços de caseiro no local e que ele é muito ciumento. Ainda, segundo ela, eles ficaram um tempo separados, ocasião em que teve outro filho e que o indivíduo a ameaça constantemente e também chega a agredir as crianças.
As vítimas e o investigado foram encaminhados à delegacia, onde o proprietário da fazenda e responsável pela contratação do suspeito compareceu e prestou assistência às vítimas, bem como franqueou passagens para Jataí (GO) a elas. O suspeito foi ouvido, e liberado. As investigações prosseguem no âmbito da Deam em Paracatu.
PCMG prende mãe investigada por submeter filhas à exploração sexual
Na manhã desta quarta-feira (28/4), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu mandado de prisão temporária contra uma mulher investigada por submeter as filhas adolescentes à exploração sexual em troca de vantagens, na cidade de Fronteira, região do Triângulo.
De acordo com o delegado Rafael Gomes, as investigações começaram após uma das vítimas noticiar à PCMG e ao Ministério Público que a mãe estaria combinando atos de cunho sexual para ela em troca de vantagens fornecidas pelos exploradores.
“Tivemos informações de que a investigada submeteu as filhas a relações com um conhecido traficante em troca de entorpecentes, além de obter quantia em dinheiro de outros exploradores em troca de beijos e atos libidinosos diversos praticados contra as adolescentes”, explicou Gomes.
Após cumprimento do mandado de prisão, a suspeita foi encaminhada para o sistema prisional. As investigações prosseguem e a suspeita pode responder pelo crime previsto no artigo 218-B do Código Penal, que diz respeito a submeter menor de 18 anos à prostituição ou outra forma de exploração sexual. As adolescentes estão sendo acompanhadas pelo Conselho Tutelar da cidade.
Covid-19: boletim registra 45 novos casos e 1 óbito confirmado; 12.415 pessoas já se recuperaram da doença
Patos de Minas chegou a 13.110 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa quarta-feira (28/04), pela Vigilância em Saúde.
O boletim de hoje traz 45 casos a mais em relação ao informe anterior (34 positivos são do dia 27/4, enquanto os demais dividem-se entre os dias 26 e 28/4). Mais uma morte foi confirmada, tendo ocorrido nessa terça-feira: mulher de 56 anos. Há mais pessoas em UTI se comparado a ontem, e o percentual de cura continua acima de 94%.
O boletim informou também que 234 pessoas estão em recuperação domiciliar e 49 pacientes estão internados, sendo 21 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo público e privado.
Até o momento, 12.415 pessoas já se recuperaram da doença, representando 94,69% de taxa de cura, e 412 óbitos foram confirmados até o momento.