Unipam topo-vestibular

Proposta promovida pela Arsae-MG aponta para redução inédita nas tarifas de água e esgoto da Copasa

Nesta fase serão apresentados os resultados finais, a partir da aplicação dos resultados das Consultas Públicas anteriores

Terça 20/04/2021 - André Amâncio
Fonte: Assessoria de Comunicação da Arsae-MG
Feed do PatosAgora

A Arsae-MG iniciou nesta terça-feira (20/04) a terceira e última fase do processo de consultas e audiências públicas referentes à 2ª Revisão Tarifária Periódica da Copasa MG e à 3ª Revisão Tarifária da subsidiária Copanor, cujos resultados serão aplicados a partir 01/08/2021.  Um ponto importante para o consumidor é que a Agência vai extinguir a tarifa de tratamento de esgoto e definir uma única tarifa para o serviço de esgoto, seja ele coleta ou tratamento. Com isso, o valor da tarifa de esgoto será de 74% da tarifa de água. Valor abaixo dos atuais 100% para quem tem esgoto tratado. O diretor-geral da Arsae-MG, Antônio Claret, destaca que é a primeira vez que uma revisão tarifária promovida pela Agência aponta para uma redução no valor das tarifas.

O período de recebimento de contribuições – verifique abaixo como participar - desta Consulta Pública sobre os temas discutidos nesta última fase prossegue até o dia 20 de maio deste ano. A expectativa é que os resultados finais desta consulta pública sejam publicados até o dia 30 de junho de 2021.

O coordenador da área econômica da Agência, Raphael Castanheira, explica que serão debatidos os impactos tarifários a serem percebidos pelos usuários da Copasa e Copanor, assim como as regras que prevalecerão para os reajustes e revisões tarifárias nos próximos anos. “Dado que o procedimento de revisão tarifária envolve o estabelecimento de um conjunto de regras e mecanismos de indução à eficiência, expansão e qualidade dos serviços ao longo dos próximos quatro anos, é de suma importância que todos os atores sejam ouvidos, garantindo-se o controle social nas decisões do ente regulador.”, afirma.

Em função da pandemia de Covid-19, uma audiência pública será realizada por meio virtual no dia 07 de maio de 2021 das 14hs às 17hs. Mais detalhes sobre a realização desta audiência virtual serão divulgados no site e nas redes sociais da Arsae-MG. A inscrição para essa audiência pública será realizada também através do e-mail [email protected].

Campanha Alto Paranaíba Cidadania é lançada entre prefeitos da AMAPAR

Terça 20/04/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A proposta de uma grande mobilização em prol do Alto Paranaíba, foi lançada na manhã desta terça-feira (20), durante Assembleia promovida pela Amapar. O presidente da Associação, César Caetano de Almeida conclamou os prefeitos da região a iniciarem juntamente com a entidade, a campanha “Alto Paranaíba Cidadania”.

De forma emergencial, os municípios iniciam a campanha simultâneamente, com a arrecadação e distribuição de cestas básicas às famílias carentes e instituições sociais. O presidente da Amapar orientou que prefeitos façam uma mobilização em suas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, para o mapeamento dessas pessoas, e que façam parcerias com empresas, de modo que a iniciativa privada também possa contribuir com as prefeituras na arrecadação dessas doações. O presidente da Amapar ainda incentivou que os prefeitos alinhem medidas junto às Câmara Municipais, para que recursos públicos possam ser destinados à essa finalidade e que se atentem aos programas do Governo Federal que contemplam recursos para essa questão emergencial.  

À longo prazo, a AMAPAR pretende também, através da campanha “Alto Paranaíba Cidadania”, promover a retomada da economia nos municípios. Ações estratégicas poderão ser implementadas pelas prefeituras para simplificar a abertura de novas empresas, fomentar o comércio local, promovendo a recuperação dos postos de trabalho, melhorando a arrecadação municipal e trazendo novas oportunidades de crescimento. Para isso, a AMAPAR oferecerá através do Sebrae, cursos de capacitação aos gestores municipais, servidores e empreendedores, além da possibilidade de realização de estudos técnicos, para que as melhores medidas sejam implementadas de acordo com a realidade de cada município.

“O que nós temos como realidade hoje, é a pandemia propriamente dita, e os efeitos dela. Falência, desemprego, desorganização da economia como um todo, e isso não é diferente na região. Nós temos um empobrecimento grave, uma situação de vulnerabilidade delicadíssima e o que importa é viabilizar o socorro para essas pessoas. Nós estamos nos antecipando à essa situação, que já deu sinais. Daí o lançamento dessa campanha, onde cada prefeitura estará lançando em seu respectivo município”, comentou o presidente da Amapar.

Homem é preso suspeito de matar a mulher com facada no abdômen em Coromandel

Terça 20/04/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) de Coromandel (MG) prendeu um homem de 42 anos suspeito de matar a esposa com uma facada. O crime ocorreu no início da noite de segunda-feira (19), em uma residência localizada na Rua José Alberto Figueiredo, Bairro Centro.

Segundo informações da PM, durante realização da Operação Sentinela/46° BPM, os militares do turno realizavam patrulhamento quando foram acionado via 190 para atender uma ocorrência de briga de casal.

Ao chegar no local os militares já depararam com a testemunha que alegou que uma equipe do SAMU esteve no local para prestarem socorro à vítima, mas que puderam perceber que a mulher se encontrava sentada em um sofá e apresentava um ferimento no abdômen, oriundo de um instrumento pontiagudo semelhante a uma "faca". Após fazer as primeiras analises notaram que a vítima já se encontrava sem vida.

Segundo relatos da testemunha, ela estava na companhia da vítima identificada como Maria Lucia da Silva, de 45 anos, e do autor, fazendo uso de bebidas alcoólicas.

Em dado momento, enquanto estava arrumando sua neta para dormir, notou que estava ocorrendo uma discussão. Ao sair do quarto presenciou o autor sair correndo em direção a rua. A testemunha disse ainda que viu no local marcas de sangue espalhadas pelo piso e a vítima sentada em um sofá inconsciente com um ferimento em seu abdômen.

Foi acionado a perícia que compareceu ao local, realizando seu trabalho de praxe. De posse das informações os militares então iniciaram os rastreamentos para localizar o autor. As equipes conseguiram rapidamente localizar o autor na rua Isauro Pimentel Barbosa, bairro Brasil Novo. O instrumento utilizado no crime não foi localizado.

Diante do exposto o autor de 42 anos foi preso em flagrante delito, sendo o autor entregue na delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

FHEMIG suspende edital para contratação de O.S. para gerir o Hospital Regional

Terça 20/04/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), suspendeu o edital para contratação de Organização Social para administrar o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD).

Desde que o edital foi publicado houve uma rejeição por parte dos funcionários do hospital e da população. O Ministério Público de Minas Gerais, através da 19ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, ajuizou uma Ação Civil Pública contra o Estado de Minas Gerais para suspender a contratação da O.S.

Analisando as circunstâncias da publicação do Chamamento Público para a transferência da gestão do HRAD, o Ministério Público identificou pontos críticos que, devidamente analisados, suscitaram a necessidade da imediata suspensão do Edital, devido à não concordância pelo Conselho Estadual da Saúde de transferir a gestão de hospitais da FHEMIG a entidades do Terceiro Setor, entre eles o HRAD.

Atendimentos Hospital Regional

O Hospital Regional Antônio Dias realiza atendimentos de média e alta complexidade e é referência regional em Urgências e Emergências, atendendo cerca de 700 mil habitantes dos 33 municípios circunscritos na Macrorregião Noroeste (final da reportagem).

O hospital conta com UTI Adulto e Neonatal, além de maternidade de alto risco, e oferece atendimento nas áreas de clínica médica, clínica pediátrica, cirurgia geral, cirurgias oncológicas, ortopedia, bucomaxilofacial, neurologia e ginecologia e obstetrícia.

A unidade ainda possui atendimento ambulatorial eletivo para pacientes egressos em ortopedia, cirurgia geral, cirurgia plástica reparadora, ginecologia e obstetrícia, entre outros.

33 municípios da região que dependem do Hospital Regional Antônio Dias

São eles: Brasilândia de Minas, João Pinheiro, Lagoa Grande, Patos de Minas, Arapuá, Carmo do Paranaíba, Cruzeiro da Fortaleza, Guarda-Mor, Guimarânia, Lagamar, Lagoa Formosa, Matutina, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Serra do Salitre, Tiros, Varjão de Minas, Vazante, Unaí, Arinos, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Chapada Gaúcha, Dom Bosco, Formoso, Natalândia, Paracatu, Riachinho e Uruana de Minas.
 

Homem é preso após se masturbar na frente de jovem que caminhava no Bairro Caiçaras

Terça 20/04/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um homem de 40 anos foi preso por ato obsceno pela Polícia Militar (PM) na manhã da última segunda-feira (19), após se masturbar na frente de uma jovem de 23 anos que caminhava pela Rua Juruas, no Bairro Caiçaras.

Segundo informações da PM, a vítima disse que fazia caminhada pelas ruas do Bairro Caiçaras, momento que um homem em um Fiat Pálio de cor prata pediu informações sobre um endereço. Durante a conversa, a jovem percebeu que o homem estava se masturbando enquanto falava com ela.

Diante da situação, a mulher pegou o celular para acionar a PM, momento que o autor evadiu. A vítima conseguiu fotografar a placa do veículo. Com as informações, os militares fizeram rastreamentos e conseguiram identificar e prender o autor.

Ainda de acordo com a PM, o homem confessou ter praticado o ato obsceno. O autor já é reincidente nesse tipo de crime, tendo sido preso pelo mesmo motivo no ano de 2018.
 

Idoso baleado na porta de casa morre no hospital

Vanderly Ferreira da Silva foi baleado no dia 11/04/2021

Terça 20/04/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

20/04/2021: Um idoso de 67 anos  que foi baleado na porta de sua resistência na Rua Laura Fonseca no bairro Sol Nascente em Patos de Minas não resistiu aos ferimentos e faleceu. 

Vanderly estava internado desde o dia (11/04) no hospital regional, porém não resistiu e faleceu. 

ENTENDA O CASO:

 

De acordo com informações da Polícia Militar um jovem teria ido até a residência e chamado pela vítima querendo saber se o idoso fazia frete com uma carretinha, a esposa dele atendeu e disse que não.

Alguns minutos depois ele retornou novamente e a vítima atendeu, sendo surpreeendida com quatro disparos de arma de fogo. O idoso de 67 anos foi atingido por três disparos.

Os policiais militares depararam com a vítima de 67 anos sentada na calçada, oportunidade em que era segurada por um cidadão. Com a ajuda de transeuntes, a vítima foi colocada no cofre da viatura, para que fosse socorrida com celeridade, uma vez que apresentava sangramento pelo corpo.

Uma testemunha acompanhou o encaminhamento até o hospital regional. Os militares levantaram informações de que os autores de 19 anos e  de 25 anos estiveram na residência chamando pela vítima. A motivação para o crime, seria por um desentendimento quanto a aquisição de um imóvel.

Durante diligências, uma equipe localizou o autor de 19 anos  na residência de uma testemunha, que apresentava visível nervosismo. As equipes do cpu e pop da 156ª cia fizeram contato na residência da genitora de 25 anos, que fica próxima ao local dos fatos e efetuaram a prisão dele.

Feito contato no hospital regional, os militares tiveram informações de que houveram três perfurações na vítima. Uma delas no ombro direito, uma na cervical direita e outra no maxilar, lado direito. Os três projéteis estariam alojados, de modo que o da cervical estaria alojado na coluna. Vítima teria perdido os movimentos. O estado é grave, mas estável. As informações dão conta de que a vítima está entubada e que só será operada após estabilizar.

Diante dos fatos, autores foram presos e materiais apreendidos. A arma de fogo utilizada no crime não foi localizada.

Operação do Grupo Móvel do MPT resgata 12 trabalhadores em carvoaria no Triângulo Mineiro

No local haviam trabalhadores de Patos de Minas

Terça 20/04/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um grupo de 12 pessoas, uma mulher e 11 homens, que trabalhavam em situação análoga à escravidão, foi resgatado, durante mais uma operação realizada pelo Grupo Móvel de Combate ao trabalho escravo, desta vez no município de Abadia dos Dourados, no Triângulo Mineiro. A força tarefa foi realizada no período de 12 a 16 de abril.

"Aliciados para o trabalho na produção de carvão, os 12 trabalhadores estavam com salários retidos e submetidos a condições degradantes pela ausência de sanitários e de local para refeições na frente de trabalho, ausência de cama para dormir, fogão à lenha para cozinhar as refeições", descrevem os integrantes do Grupo Móvel.
O empregador recrutou informalmente os trabalhadores em pequenas cidades do interior de Minas Gerais, inclusive Patos de Minas, o que caracteriza o aliciamento, já que a contratação formal exige a emissão de Certidão Declaratória de Transporte de Trabalhadores, documento que resguarda os direitos relativos à locomoção para prestação de serviços em outras localidades, explicam os auditores fiscais Marcio Leitão e Lucia Villela.


Durante a operação, os trabalhadores receberam todas as verbas rescisórias e o empregador assinou um termo de ajustamento de conduta, por meio do qual se comprometeu a pagar uma indenização a título de dano moral individual a cada trabalhador, no valor de R$ 1.100,00", relata a procuradora do MPT Tathiane Nascimento.


O TAC também reúne obrigações de fazer e não fazer que o empregador deverá cumprir para assegurar condições adequadas de trabalho a futuros empregados que vier a contratar. Dentre essas obrigações estão adequações em alojamentos e frentes de trabalho, fornecimento de água potável e equipamentos de proteção individual, dentre outros, relata a procuradora do MPT.


O Grupo Móvel do Combate ao Trabalho Escravo é integrado por auditores fiscais do Trabalho, procuradores do Trabalho, agentes das Polícias Federal e Rodoviária Federal.

PM de Patrocínio apreende motocicleta na zona rural

Terça 20/04/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

As equipes de militares do 46º BPM vêm monitorando as estradas da zona rural, diuturnamente e verificando denúncias de irregularidades, pessoas e veículos suspeitos.

Na tarde de ontem (19) em decorrência da Operação Sentinela 2021 as equipes de militares do 46º BPM, durante patrulhamento na zona rural, receberam informações de que uma motocicleta de pequeno porte cor preta sem placas de identificação, estaria em atitude suspeita transitando na região de Lagoa Seca.

De imediato os militares deslocaram para o local, fizeram os levantamentos e conseguiram localizar a motocicleta em meio a um matagal. A motocicleta estava com chassi picotado, sem placa de identificação e sendo ligada através de ligação direta, provavelmente o veículo poderia ser utilizado para delitos na região.

Diante do exposto a motocicleta foi removida pelo serviço de guincho credenciado ate o deposito para as providências cabíveis.

PM de Patrocínio prende homem por porte ilegal de arma de fogo

Quinta 20/10/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um homem de 24 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) no início da tarde de ontem (19), por porte ilegal de arma de fogo.

Segundo a PM, os policiais receberam denúncia anônima informando que o proprietário de uma loja do Bairro Olímpio Nunes, efetuava disparos em via pública com uma arma de chumbinho em frente a seu comércio.

Uma guarnição policial deslocou  até o local e visualizou a arma exposta atrás do balcão da loja. Em análise, os policiais descobriram que o cano da arma estava modificado e adaptado para munição Cal .22.

O autor foi conduzido por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. A arma foi apreendida e também uma caixa de chumbinho contendo aproximadamente 125 unidades.

PM de Monte Carmelo prende suspeito de invadir residência e furtar objetos

Terça 20/04/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

No início da noite de segunda-feira (19) em decorrência da Operação Sentinela 2021, as equipes de militares do 46º BPM, durante patrulhamento receberam um chamado via 190, dando conta de que teria ocorrido um furto em uma residência na Rua Duarte da Costa, Jardim Zeni, em Monte Carmelo (MG).

No local, dois autores teriam furtado duas bicicletas mountain bike após escalar o muro da residência, assim como, um vídeo-game, e outros pequenos objetos. No local os infratores deixaram duas bicicletas, sendo que uma foi reconhecida pelos militares como propriedade de um autor contumaz em furtos.

Diante da informação, as equipes deslocaram até a residência do autor que evadiu ao perceber a presença policial, no entanto, uma das bicicletas mountain bike foi recuperada no endereço do suspeito.

Em seguida, equipes monitoram a residência até o retorno do autor para o imóvel, onde este foi preso em flagrante.

O autor confessou e repassou todas as informações do seu comparsa, e que este estaria com a outra bicicleta mountain bike e os demais objetos.

Até o fechamento deste registro não foi possível localizar o segundo envolvido, porém todas equipes do turno estão mobilizadas na ação policial a fim de capturar o autor e recuperar os bens subtraídos.

Diante do exposto o autor de 21 anos foi preso em flagrante delito, entregues juntamente com o material na delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.