PM prende motociclista por direção perigosa após evadir de abordagem
Na noite da última segunda-feira (12) durante realização da Operação Sentinela/46° BPM, foi realizada operações de 3° esforço com realização de batida policial no Bairro Jardim Zenith, em Monte Carmelo (MG).
Durante a operação foi verificado três motociclistas circulando juntos em atitude suspeita pelo bairro Jardim Zenith. Foi dada ordem de parada, porém os condutores evadiram tomando direções distintas.
Foi realizado acompanhamento de um deles o qual empreendeu fuga por várias ruas da cidade, realizando manobras perigosas e avançando sinais de parada obrigatória.
Realizado cerco o autor foi interceptado na Av. Heladio Simões, onde caiu ao solo e foi preso em flagrante.
Diante do exposto o autor foi preso em flagrante delito, veículo removido pelo serviço de guincho credenciado até o pátio, sendo o autor entregue na delegacia de polícia civil para as providências cabíveis.
Condutor é preso por embriaguez ao volante e direção perigosa em Monte Carmelo
Noi final da tarde da última segunda-feira (12) durante realização da Operação Sentinela/46° BPM, foi realizada operações de 2° esforço com realização de Blitz e Lei Seca no cruzamento das ruas Alemanha com Itália, Bairro Montreal, em Monte Carmelo (MG).
Durante a operação foi abordado um condutor praticando direção perigosa e com sintomas de embriaguez. Ao ser submetido ao teste de elitômetro, foi constatado crime de trânsito.
Diante do exposto o autor foi preso em flagrante delito, o veículo foi removido pelo serviço de guincho credenciado até o pátio, sendo o autor entregue na delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.
Bombeiros capturam Tamanduá-bandeira em residência no distrito de Major Porto
No início tarde desta segunda-feira (12) o Corpo de Bombeiros de Patos de Minas foi acionado para realizar a captura de um Tamanduá-bandeira nos fundos de uma casa localizada no distrito patense de Major Porto.
O morador visualizou o animal que estava acuado e aparentava estar ferido ou doente e acionou os bombeiros para realizarem a captura.
Uma equipe de salvamento do Corpo de Bombeiros deslocou até o distrito e realizou a captura do animal silvestre com uso de técnicas e equipamentos próprios para este tipo de atividade.
O animal estava bastante prostrado e foi encaminhado ao Centro Centro de Triagem e Reabilitação ( CETRAS) em Patos de Minas.
Por medida de segurança, durante a avaliação e atendimento, os veterinários do Centro colocaram uma proteção nas poderosas garras existentes nas patas dianteiras do animal para prevenir acidentes.
O Corpo de Bombeiros orienta que para captura segura de animais silvestres que estejam acuados em residências ou veículos é necessário uso técnicas equipamentos adequados devido ao risco de ataque dos animais para se defenderem podendo resultar em ferimentos graves.
Baixe o aplicativo Moob para participar da Assembleia do Sicoob Credipatos
Neste ano de 2021, devido a pandemia da Covid-19, a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária do Sicoob Credipatos será realizada pela primeira vez em formato semipresencial, no dia 21 de abril, às 08 horas. A transmissão acontecerá ao vivo por meio no aplicativo Sicoob Moob.
O aplicativo permite que os cooperados não apenas acompanhem a Assembleia, mas também participem das decisões por meio do voto. Além disso, os participantes ainda concorrem as tradicionais premiações da Assembleia, da mesma forma em que antes acontecia presencialmente.
Para participar, baixe em seu aparelho celular ou tablet, o aplicativo “Sicoob Moob”, disponível para download, gratuitamente, nas lojas Apple Store e Google Play.
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.sicoob.moob
iOS: https://apps.apple.com/br/app/sicoob-moob/id1446784675
Para participar
1) Baixe e instale o App Sicoob Moob no seu smartphone
2) Faça o login no Sicoob Moob utilizando os dados da sua conta e sua senha de 8 dígitos que você já utiliza para acessar a sua conta do Sicoob
3) Acesse o aplicativo no dia e horário da AGO (23/04 às 9h)
Secretaria de saúde de Presidente Olegário recebe mais 445 doses de vacina para COVID-19
A Prefeitura Municipal de Presidente Olegário, através da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu hoje (13) mais uma remessa de doses de vacina para COVID-19.
Sendo 60 doses de Coronavac para primeiras doses, sendo que 10 dessas são para força de segurança e salvamento (as doses destinadas a esse público serão realizadas de acordo com a nota orientativa enviada pelo Governo de Minas Gerais).
Também foram recebidas 135 doses de AstraZeneca para idosos de 65 a 69 anos, que serão vacinados de forma gradativa, conforme o número de vacinas recebidas, iniciando das pessoas com 69 anos completos.
Já de segundas doses foram recebidas 160 doses de Coronavac, e 90 doses de Astrazeneca. Totalizando o recebimento de 445 doses.
Vale ressaltar também que as faixas etárias inferiores a 69 anos e as pessoas que receberão as segundas doses, serão comunicadas pelas Unidades Básicas de Saúde - UBS, em que estejam cadastrados, para efetuar a vacinação, assim que o processo de imunização for iniciado.
Covid-19: boletim mostra 104 novos casos e mais 5 óbitos; 11.844 pessoas já se recuperaram
Patos de Minas chegou a 12.684 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa segunda-feira (12/04), pela Vigilância em Saúde.
O boletim de hoje traz 104 novos casos em relação ao anterior, publicado na sexta-feira (9). Nesse total estão incluídos, além de casos mais recentes, exames positivos de 31/3 e dos sete primeiros dias de abril. O percentual de cura segue acima dos 90% e há menos pessoas recuperando-se em casa e internadas.
Quanto aos óbitos, mais cinco pessoas tiveram a morte confirmada em razão da Covid-19. São três mulheres e dois homens, na faixa etária de 43 a 80 anos. Quatro óbitos ocorreram em 9/4 e um em 10/4.
O boletim informou também que 365 pessoas estão em recuperação domiciliar e 97 pacientes estão internados, sendo 23 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo público e privado.
Até o momento, 11.844 pessoas já se recuperaram da doença, representando 93,37% de taxa de cura, e 378 óbitos foram confirmados até o momento.
Bombeiros localizam corpo de pescador que se afogou no Rio Abaeté
Fonte: foto: Reprodução
Na tarde do último domingo (11) os mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas localizaram o corpo do pescador Clesio Vicente Pacheco, de 38 anos, que havia desaparecido no Rio Abaeté, no município de São Gonçalo do Abaeté, na região conhecida como Fazenda Taperão.
O fato ocorreu na tarde de sábado e a informação era que um barco ocupado por dois pescadores tinha afundado após chocar-se contra pedras existentes no rio, sendo que um dos pescadores tinha conseguido nadar até as margens e saído do rio, entretanto o outro pescador, teria submergido e desaparecido nas águas.
Uma das características do Rio Abaeté é a grande variação de profundidade alternando locais de grande profundidade com locais muito rasos com presença de corredeiras e muitas pedras tornando a navegação no local bastante difícil.
Uma equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas deslocou-se até o local e realizou as buscas a partir do ponto onde parte do barco acidentado estava visível. As buscas foram realizadas em volta do barco e nas proximidades, sendo que parte da equipe mergulhava na área mais profunda enquanto a outra parte da equipe fazia buscas vasculhando as áreas mais rasas.
No início da tarde de domingo o corpo foi localizado pela equipe de bombeiros no fundo do rio, há aproximadamente 30 metros de distância da embarcação acidentada e em uma profundidade aproximada de um metro e meio. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Patos de Minas.
A equipe de bombeiros também auxiliou nos trabalhos de retirada segura do barco e motor de dentro do rio.
Zema formaliza pedido para que trabalhadores da Educação tenham prioridade no Plano Nacional de Imunização
Ofício foi enviado ao Ministério da Educação; vacinação desses profissionais é mais um passo para o retorno da atividade presencial
Fonte: Agência Minas (foto: Fábio Marchetto)
O Governo de Minas formalizou pedido ao Ministério da Educação para que a comunidade escolar seja incluída como grupo prioritário no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a covid-19. O ofício, enviado na sexta-feira (9/4) ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi assinado pelo governador Romeu Zema e pelos secretários de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, e de Educação, Julia Sant’Anna.
“Pedi ao Ministério da Educação para que professores e profissionais da área tenham prioridade na vacinação. Enviamos um documento que reforça a importância da inclusão da comunidade escolar como grupo prioritário no PNI, para que as aulas presenciais possam voltar de forma segura”, disse o governador.
O documento explica a importância da inclusão de professores e demais trabalhadores da Educação como prioridade na vacinação, para que ocorra a volta gradual das aulas presenciais. A imunização se somaria ao protocolo de Saúde criado por um grupo de trabalho no Estado com orientações para o retorno da atividade.
“As aulas presenciais são um pilar no desenvolvimento intelectual, social e emocional dos estudantes. A vacinação da comunidade escolar reforçaria as ações implementadas no Estado para a garantia de um retorno seguro da atividade educacional”, afirmou Romeu Zema.
Diretrizes
O grupo de trabalho, ligado ao Comitê Extraordinário Covid-19, analisou artigos científicos e experiências nacionais e internacionais relevantes. Os técnicos, principalmente das secretarias de Saúde e Educação, e os representantes da comunidade médica mineira concluíram que o retorno às aulas presenciais é benéfico, especialmente no que diz respeito à saúde física e mental dos alunos e dos trabalhadores da Educação.
A partir disso, foi elaborado um relatório para embasar as ações do Governo de Minas para permitir o retorno da atividade. Como estratégia para o ensino híbrido, a Secretaria de Estado de Educação utilizará, como referência, as ondas do plano Minas Consciente, criado visando à retomada das atividades de forma gradual e segura.
Neste documento consta a necessidade de se fazer um retorno universal, monitorado, consciente, gradual, alternado, seguro, comunicado, híbrido e facultativo. Outro ponto é em relação à importância de se seguir as regras de distanciamento definidas pelo Minas Consciente nas ondas vermelha, amarela e verde.
O Estado ainda deve monitorar os indicadores, tornando possível a suspensão temporária das aulas em classes, escolas, municípios ou estado, de acordo com a situação da pandemia. Por fim, quando necessário, deve haver preferência para o ensino infantil e os primeiros anos do fundamental em relação aos demais.
Segurança
No fim de março, o governador Romeu Zema foi atendido pelo Ministério da Saúde após pedir a inclusão das Forças de Segurança no grupo de prioridade para receber a vacina. A imunização desse grupo já começou no estado com a chegada de remessas da vacina.
46º BPM realiza lançamento da Operação Sentinela 2021 em comemoração ao 14º aniversário de instalação da Unidade
Nessa segunda-feira (12) na sede do 46º BPM foi realizado o lançamento oficial da “Operação Sentinela 2021”, visando presentear toda a sociedade em comemoração ao 14º aniversário de criação e instalação da unidade.
A operação cujo objetivo é reduzir a incidência de crimes nas frações do 46º BPM, de forma que a unidade alcance as metas operacionais no combate e prevenção da criminalidade, de combate à interiorização do crime, de redução da criminalidade violenta e de aumento da sensação de segurança, será realizada no período de 12 a 25 abril.
As estratégias utilizadas serão desenvolvidas através da maximização do patrulhamento, com intensificação de ações/operação preventivas, de repressão qualificada da violência, além de outras ações/operações previamente planejadas.
Criado em 27 de abril de 2007, o Quadragésimo Sexto Batalhão de Polícia Militar está sediado no município de Patrocínio, com a responsabilidade territorial que compreende dez municípios da região do cerrado mineiro. Por este motivo, a unidade acabou recebendo a denominação popular de “O Sentinela do Cerrado”, ideia esta que remete a um guarda vigilante da região mineira, em que a vegetação característica é o cerrado.
Desde a sua criação, o 46º BPM vem prestando serviços relevantes para as comunidades urbanas e rurais de Patrocínio, Serra do Salitre, Guimarânia, Cruzeiro da Fortaleza, Coromandel, Abadia dos Dourados, Monte Carmelo, Iraí de Minas, Romaria e Douradoquara, promovendo a polícia ostensiva, valorizando as pessoas e contribuindo para a garantia de um ambiente seguro para se viver, trabalhar e empreender.
Estudante de medicina é morta por mototaxista e enterrada no quintal da casa dele em Araguari
Antes de ser morta, vítima enviou mensagens para uma amiga afirmando que estava com medo do homem.
Fonte: G1 Triângulo e Alto Paranaíba. Por Gabriela Almeida, MG2
Gabriela Márcia dos Santos Meirelles, de 20 anos, foi morta com um tiro na cabeça na madrugada deste sábado (10), em Araguari. Após o crime, Jose Hamilton de Jesus, de 43 anos, enterrou o corpo dela no quintal da casa que estavam, no Bairro Vieno. Ao ser encontrado, o homem trocou tiros com a Polícia Militar (PM) e foi atingido por um disparo. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
De acordo com informações apuradas pela reportagem da TV Integração com a PM, a jovem, natural de São José dos Campos, cursava medicina no Uruguai e chegou a Uberlândia em março para juntar dinheiro. Ela e o homem haviam se encontrado em outras duas oportunidades. Nesta sexta-feira (9), ele a buscou e a levou para Araguari.
Antes de ser morta, a vítima enviou mensagens para uma amiga dizendo que estava com medo do autor, que contava a história de um homem que havia matado uma garota de programa. Ela chegou a compartilhar a localização dos dois e pediu à amiga que falasse com ela de uma em uma hora para saber como as coisas estavam.
Pouco depois da meia-noite, a jovem enviou a última mensagem, afirmando que tentaria dormir e que por volta das 7h entraria em contato para ir embora. No entanto, o pedido não foi feito.
Segundo a PM, os vizinhos da casa afirmaram terem ouvido um barulho, que possivelmente tenha sido de disparo. Na residência, foram encontradas uma enxada e uma pá sujas de terra. O corpo foi encontrado enterrado próximo ao canil no início da tarde.
A partir das investigações, o mototaxista foi localizado em uma casa no Bairro São Sebastião enquanto se preparava para fugir. Ele chegou a atirar contra os militares e foi atingido por um tiro, foi socorrido, mas não resistiu e morreu.
Com ele, a PM encontrou dois revólveres, 38 unidades de munição e canivetes. Também foram encontrados quase R$ 7 mil em espécie.
Ainda de acordo com a polícia, o autor cumpriu 12 anos de prisão pelo homicídio da esposa, em 2006, também em Araguari. À época, ele enterrou o corpo da vítima debaixo da cama do casal.