Orthodontic

Diretoria da Anvisa rejeita importação e uso da Sputnik V

Terça 27/04/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Os cinco diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) rejeitaram, por unanimidade, a importação e o uso da vacina russa Sputnik V pelo Brasil. A decisão foi tomada na noite desta segunda-feira (26). O imunizante é produzido pelo Instituto Gamaleya, da Rússia. Os diretores da agência se reuniram, de forma extraordinária, para avaliar os pedidos de dez estados para a aquisição da vacina.

O diretor da Anvisa, Alex Machado Campos, que é o relator do pedido, considerou que o imunizante pode trazer riscos à saúde. Além disso, foram apontadas falhas e pendências na documentação apresentada pelo fabricante. Ele se baseou em pareceres técnicos de três gerências da Anvisa, que fizeram uma apresentação no início da reunião.

"Para os pleitos ora em deliberação, o relatório técnico da avaliação da autoridade sanitária ainda não foi apresentado, os aspectos lacunosos não foram supridos, conforme as apresentações técnicas. Portanto, diante de todo o exposto, verifica-se que os pleitos em análise não atendem, neste momento, às disposições da Lei 14.124 e da Resolução da Diretoria Colegiada 476, de 2021, razão pela qual eu voto pela não autorização dos pedidos de importação e distribuição da vacina Sputnik V solicitados pelos estados que já relacionamos", afirmou o diretor-relator. O voto do relator foi seguido pelos outros diretores da agência.

A deliberação foi marcada dentro do prazo estipulado pela Lei n º 14.124/21, e de acordo com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, que determinou a análise da questão dentro do prazo de 30 dias. Caso não houvesse essa análise por parte da Anvisa, a vacina poderia ser importada.

Os estados que tiveram seus pedidos avaliados pela Anvisa foram: Bahia, Acre, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Ceará, Sergipe, Pernambuco e Rondônia. Além desses, também estão com pedidos pendentes de avaliação, ainda dentro do prazo, os estados de Sergipe, Tocantins, Amapá e Pará, e os municípios de Niterói (RJ) e Maricá (RJ). Ao todo, esses pedidos somam 66 milhões de doses, que poderiam vacinar cerca de 33 milhões de pessoas, por meio de duas doses.     

Antes da votação dos diretores, gerentes de três departamentos da Anvisa apresentaram seus pareceres técnicos contra a compra da Sputnik V. Os relatórios foram incorporados ao voto do diretor-relator, Alex Machado Campos.

Vírus replicante 
Em sua apresentação, o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes, argumentou que os lotes analisados mostram a presença de adenovírus com capacidade de reprodução no composto da vacina, o que traz riscos à saúde. A tecnologia utilizada na fabricação da Sputnik V é a do adenovírus vetor. Por meio dessa técnica, o código genético do Sars-Cov-2, que é o vírus da covid-19, é inserido no adenovírus e este, ao ser administrado em seres humanos por meio da vacina, estimula as células do organismo a produzir uma resposta imune.

O adenovírus é um vírus que possui uma capacidade natural de replicação no corpo humano, mas quando utilizado como imunizante, essa capacidade de reprodução deve estar neutralizada, o que não teria ocorrido no caso dos lotes da Sputnik avaliados pela Anvisa.   

"Um dos pontos críticos, cruciais, foi a presença de adenovírus replicante na vacina. Isso significa que o vírus, que deve ser utilizado apenas para carregar o material genético do coronavírus para as células humanas e promover a resposta imune, ele mesmo se replica. Isso é uma não conformidade grave", disse Mendes. "Esse adenovírus replicante foi detectado em todos os lotes apresentados da vacina Sputnik",

Esse procedimento, explicou o gerente-geral, está em desacordo com o desenvolvimento de qualquer vacina de vetor viral, de acordo com os parâmetros de autoridades regulatórias dos Estados Unidos e da União Europeia. Ele alertou que, uma vez no organismo humano, o adenovírus replicante poderia causar viroses e se acumular em tecidos específicos do corpo, como nos rins.

Documentação

Em outra avaliação, dessa vez sobre as empresas que fabricam a vacina, a Gerência Geral de Inspeção e Fiscalização da Anvisa informou que não foi apresentado o relatório técnico de aprovação do imunizante russo para verificar o controle de qualidade na fabricação.

Por causa disso, a Anvisa analisou documentos próprios e de outras autoridades regulatórias internacionais e solicitou a realização de uma inspeção presencial em duas das empresas que fabricam a vacina na Rússia, a Generium e a UfaVITA. A inspeção no Instituto Gamaleya, que é o desenvolvedor da vacina, foi negada pelo governo russo. Essa inspeção foi realizada ao longo da semana passada por três técnicos enviados pela agência. Na visita, de acordo com a gerente de inspeção, Ana Carolina Merino, foram constadas não conformidades na fabricação da vacina, que impactam, entre outras, na garantia de esterilidade do produto.

"Neste momento, o risco inerente à fabricação não é possível de ser superado, tanto para o insumo fabricado pela Generium quanto pelos produtos acabados fabricados pela Generium e pela Ufa Vita, então a nossa gerência não recomenda a importação da vacina", afirmou.

Em outro parecer, a gerente-geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária da Anvisa, Suzie Marie Gomes, afirmou haver falta de informações conclusivas sobre eventos adversos de curto, médio e longo prazos decorrentes do uso da vacina, o que prejudica a avaliação do produto. "Eu chamo a atenção também para que a ausência de dados também é informação. A ausência de comprovação é considerada uma evidência, e uma evidência forte, sobretudo quando temos uma estimativa de população exposta ao risco que beira os 15 milhões de cidadãos", afirmou.

*O quinto parágrafo foi alterado às 11h20 do dia 27 de abril de 2021 para incluir Rondônia entre os estados que tiveram seus pedidos avaliados pela Anvisa.

Covid-19: Patos de Minas registra 51 novos casos e 1 óbito; 12.332 pessoas já se recuperaram da doença

Segunda 26/04/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Patos de Minas chegou a 13.032 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa segunda-feira (26/04), pela Vigilância em Saúde.

O boletim de hoje apresenta 51 novos casos em relação ao anterior, publicado na sexta-feira. Foi confirmado um novo óbito, ocorrido no dia 23/4 (um homem de 43 anos). O número de internados é menor, tanto em leito clínico quanto em UTI. O percentual de cura mantém-se acima dos 94%.

O boletim informou também que 245 pessoas estão em recuperação domiciliar e 55 pacientes estão internados, sendo 22 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo público e privado.

Até o momento, 12.332 pessoas já se recuperaram da doença, representando 94,62% de taxa de cura, e 400 óbitos foram confirmados até o momento.

Polícia Civil indicia pai que causou danos neurológicos no filho de 8 meses após golpe na cabeça

Segunda 26/04/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Civil de Patos de Minas indiciou nessa segunda-feira (26) um homem que causou danos neurológicos no filho após desferir um coque na cabeça da criança pelo fato dela não parar de chorar. O crime ocorreu em 2018.

De acordo com a PC, na época, após dar banho na criança, então com 8 meses, o homem desferiu um coque na cabeça causando danos neurológicos e físicos na mesma.

Após desferir tal agressão, o suspeito, vendo que a criança desfaleceu, buscou auxílio médico.  A Polícia Civil procura a mãe da criança para poder realizar laudo complementar de lesão corporal

Grupamento PM em Guarda dos Ferreiros recebe uma viatura Fiat Toro da comunidade local

Segunda 26/04/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

 Na última sexta-feira (23), o Grupamento Policial Militar em Guarda dos Ferreiros, São Gotardo – MG, recebeu uma viatura Fiat Toro automática novinha, que será utilizada para patrulhamento preventivo e ostensivo, oferecendo melhores condições de trabalho aos policiais e maior segurança a população. E sabe quem realizou a aquisição dessa ferramenta de promoção da paz social? A comunidade!

Nos últimos meses, foi desenvolvida uma campanha com a participação de Produtores Rurais, empresários, Cooperativas, Sindicato Rural, CONSEP, Poder Judiciário e Ministério Público, que ao final conseguiram valores suficientes para a compra de uma caminhonete Fiat Toro, a qual foi adequada para ser utilizada como viatura da Polícia Militar daquele Distrito pertencente ao Décimo Quinto Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais. Havendo ainda a reforma da pintura do prédio do Quartel.

Foi realizada uma solenidade de entrega do veículo, dentro dos parâmetros sanitários previstos na Onda Vermelha, com a presença restrita de alguns representantes dos setores envolvidos, autoridades políticas municipais, do Ministério Público e do Sub-comandante do 15º BPM, Major Sócrates, havendo então a entrega das chaves da viatura.

Essa parceria entre a Polícia Militar e a Comunidade certamente beneficia a todos e fortalece a segurança que queremos viver!

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

GEPAM aborda veículo com 5 ocupantes e localiza grande pedra de crack em estrada vicinal de Patos de Minas

Segunda 26/04/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A equipe do GEPAM da 10ª Cia, prendeu um homem de 22 anos por tráfico de droga e apreendeu uma grande pedra de crack na tarde de sábado (24), próximo à ponte do Rio Paranaíba.

Segundo informações do sargento Marcelo, durante patrulhamento em uma estrada vicinal que liga a BR 354 ao distrito de Santana de Patos, os policiais abordaram um Gol com 5 ocupantes, sendo 3 homens e duas mulheres.

Durante busca pessoal, os policiais encontraram uma grande pedra de crack com um dos ocupantes, de 22 anos. O rapaz disse que a droga era para uso dele e dos colegas, configurando o crime de tráfico de drogas.

O rapaz foi levado à Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas para as demais providências juntamente com a droga apreendida.
 

Polícia Militar prende autor de roubo em Presidente Olegário

Segunda 26/04/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Após receber a informação de uma ocorrência de roubo na Rua Gabriela Fagundes, em Presidente Olegário, a Polícia Militar conseguiu prender o autor.

O fato ocorreu por volta das 21h10min deste sábado (24), ocasião em que o autor adentrou na residência, a princípio para cometer um furto, e após pegar uma carteira de bolso contendo 600,00, deparou com a vítima, de 58 anos.

Ela tentou segurar o autor, tendo este se apoderado de uma faca e, mediante ameaça e agressão, o autor evadiu do local levando a carteira de bolso e um celular da vítima.

De posse das características, a Polícia Militar realizou operação e no início da tarde deste domingo, localizou o autor de 31 anos na Rua São Sebastião, no bairro Saltador.

Ele assumido a autoria do crime. Na residência onde o homem foi localizado, foi recuperada a quantia de 200,00. O homem indicou o local em que foi jogada a faca utilizada para cometimento do crime, sendo esta localizada. O indivíduo e materiais foram encaminhados à delegacia de Plantão em Patos de Minas.

PM de Patrocínio prende suspeito de tráfico durante a Operação Sentinela 2021

Segunda 26/04/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na noite de sábado (26), em decorrência da Operação Sentinela 2021, as equipes de militares realizaram um patrulhamento preventivo e repressivo, tendo em vista várias denúncias de tráfico de drogas nas proximidades do Terminal Rodoviário de Patrocínio (MG).

Com o objetivo de identificar e localizar os possíveis autores, as equipes de serviço do turno se deslocaram para a Avenida JK, São Benedito, onde foram abordados vários transeuntes.

Durante os trabalhos, um suspeito foi verificado no seu local de residência, onde após buscas foram localizados vários materiais ilícitos.

Diante do exposto o autor foi preso em flagrante delito e juntamente com os materiais recolhidos foram entregues na delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

PM de Guimarânia prende rapaz de 19 anos por tráfico de drogas

Segunda 26/04/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na noite de sábado (24) em decorrência da Operação Sentinela 2021, as equipes de militares do 46º BPM, em patrulhamento preventivo e repressivo, realizaram uma operação batida policial na rua Caetés, centro de Guimarânia

Os militares abordaram um indivíduo de 24 anos em atitude suspeita. Durante buscas foram encontradas duas buchas de maconha. Em conversa, o rapaz informou que havia adquirido o entorpecente de um jovem de 19 anos.

O suspetio de tráfico foi localizado e abordado. Com autorização dele foi realizada buscas em seu imóvel, sendo localizado mais três buchas de maconha.

Diante do exposto os autores foram presos em flagrante delito e juntamente com os materiais recolhidos foram entregues na delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

PM de Monte Carmelo é acionada em confraternização e prende homem

Segunda 26/04/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na noite de sábado (24) em decorrência da Operação Sentinela 2021, os militares foram acionados na Rua  Manoel do Lago, bairro Nossa Senhora de Fátima, em Monte Carmelo (MG) onde estava ocorrendo uma confraternização.

As equipes chegando ao local depararam com um veículo VW Gol, estacionado em via pública, com som em alto volume, perturbando o sossego dos moradores no local .

Um individuo foi identificado como proprietário do veículo e, diante o flagrante de perturbação do sossego, ele foi preso e liberado mediante assinatura de Termo de Compromisso de Comparecimento.

O carro com o equipamento de som acoplado foi apreendido e removido pelo guincho de plantão ao pátio credenciado.

Mulher morre após caminhão cair em ribanceira de 30 metros na rodovia MG 188

Segunda 26/04/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Uma mulher de 53 anos morreu em um grave acidente envolvendo um caminhão carregado de sal, na noite de domingo (25), na altura do km 291 da rodovia MG 188. O condutor do caminhão foi socorrido com uma contusão da lombar e nos membros infeiores.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Patrocínio (MG), o caminhão carregado de sal caiu em uma ribanceira de aproximadamente 30 metros de profundidade. A passageira de 53 anos foi ejetada do veículo e se encontrava em óbito. O motorista do caminhão estava preso às ferragens da cabine, que estava totalmente deformada.

A GU BM com o uso de serra sabre e desencarcerador conseguiu retirar a vítima após aproximadamente uma hora e meia de trabalhos. O homem foi repassado para uma unidade do SAMU de Coromandel, esta estava consciente e apresentava uma contusão na lombar e nos membros inferiores.

A vítima em óbito esta estava politraumatizada e após os trabalhos do perito de plantão da cidade de Paracatu, foi liberada para a funerária.

 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net