Unipam topo-vestibular

Corpo de Bombeiros atende incêndio em residência no Bairro Lagoa Grande

Sábado 18/07/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na tarde deste sábado (18/07/20) o Corpo de Bombeiros atendeu uma ocorrência de incêndio em uma residência na rua Dona Luiza, Bairro Lagoa Grande.

O incêndio ocorreu em um cômodo anexo à residência que estava sendo usado para estoque de material de construção. Houve danos em diversos materiais de construção, não houve danos na estrutura do imóvel e não houve vítimas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a provável causa do incêndio foi um curto-circuito na rede elétrica. O solicitante dispensou a perícia técnica, a qual iria determinar a causa inicial do incêndio.

Fiscais da prefeitura intensificam fiscalização na orla da Lagoa Grande e feira do produtor

Sábado 18/07/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A força-tarefa de fiscalização para enfrentamento ao coronavirus e a polícia militar realizaram, na manhã deste sábado(18/07), operação de conscientização na orla e na feira do produtor rural.

A prefeitura não informou até o momento se houve notificação. 

 

ORIENTAÇÕES

Veja as orientações da portaria que lista cuidados já apresentados antes por autoridades de saúde, como higienização das mãos com água e sabão ou com álcool em gel 70%, uso das máscaras em todos os ambientes, evitar tocar olhos, nariz e boca, bem como nas próprias máscaras, cobrir nariz e boca ao espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter distância de pelo menos um metro de outras pessoas e evitar situações de aglomeração.

Como já divulgado pelo Ministério da Saúde, as pessoas que perceberem sintomas da covid-19 - como febre, dor de garganta ou coriza, tosse e falta de ar – devem buscar atendimento médico, ficar em isolamento durante 14 dias e evitar contato com outras pessoas.

No transporte individual, a portaria recomenda higienizar o veículo e manter as janelas abertas. Quem depende de transporte coletivo deve manter o distanciamento social, evitando aglomerações. Os responsáveis pelos meios de transporte devem adaptar a capacidade máxima e distância mínima entre passageiros.

Viação Pássaro Branco divulga nota após a empresa ser notificada pela Prefeitura de Patos de Minas

Sábado 18/07/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Viação Pássaro Branco enviou uma nota à imprensa, após a Prefeitura de Patos de Minas divulgar que agentes de trânsito abordaram duas linhas do transporte coletivo urbano com lotação além do permitido pelas medidas de combate à Covid-19: rota 3 (Alto da Serra-Centro) e rota 9 (Nossa Senhora de Fátima-Ipanema).

Veja a nota na íntegra:

A Viação Pássaro Branco Ltda, concessionária do serviço de transporte coletivo urbano de passageiros no Município de Patos de Minas, inscrita no CNPJ n°. 19.721.208/0001-28, com sede à Rua Dona Nhá, 59 - Bairro São Francisco, diante da repercussão sobre a fiscalização ocorrida no dia 16/07/2020, informa que, três ônibus da Rota 09 (N. S. Fátima x Ipanema), atendem simultaneamente a empresa Minas Mais Alimentos, na saída do primeiro turno às 15Hs30Min, esses veículos foram fiscalizados na Av. Professor Aristides Memória, próximo ao Batalhão do Corpo de Bombeiros; a fiscalização constatou que, o primeiro veículo tinha 34 assentos e estava ocupado com 34 passageiros, o segundo veículo tinha 28 assentos e estava ocupado com 29 passageiros, o terceiro veículo possuía 34 assentos e estava ocupado com 24 passageiros; diante dessa situação o agente de trânsito, no pleno exercício de suas funções remanejou o passageiro excedente para o terceiro ônibus, que já estava à disposição dos passageiros, reforçando a rota nesse horário e estava menos ocupado que os outros veículos. Quanto à informação de que havia excesso de passageiros também na Rota 03, quando o veículo foi fiscalizado na rua Antônio Caetano de Menezes, informamos que essa informação não é verdadeira. Segue abaixo os relatórios de fiscalização que chegaram à empresa.

Veja o que pode abrir em Patos de Minas na onda branca do Plano Minas Consciente.

Os horários são os mesmos já praticados, não alterou horário. Comércio lojista/varejo 12h30 às 18h30; Prestador de serviços: período integral.

Sábado 18/07/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

O Comitê Extraordinário Covid-19 divulgou nessa quinta-feira (16) a nova classificação de diversas regiões do estado de acordo com o Plano Minas Consciente. Após análise dos impactos de uma possível reabertura de novos setores, a macrorregião de saúde Noroeste, da qual Patos de Minas faz parte, avançou da onda verde para a branca, o que significa mais atividades autorizadas a funcionar.

A mudança na classificação das macrorregiões é analisada semanalmente pelo comitê estadual com base em dados apresentados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). São avaliados indicadores como taxas de controle da doença e índice de ocupação de leitos para liberação progressiva das atividades econômicas. Até dia 15 de julho, 199 prefeituras tinham aderido ao Minas Consciente, impactando mais de 4,1 milhões de pessoas (acesse o link adesão e saiba quais municípios fazem parte do plano).

Em termos práticos, devido ao avanço da onda verde para a branca, há ampliação das atividades que podem oferecer atendimento presencial. Além dos serviços considerados essenciais, elencados pelo Minas Consciente,na nova classificação também estão autorizados

 

O QUE PODE ABRIR

 

Viveiros e floriculturas, comércio varejista de brinquedos, artigos esportivos, móveis e colchões, autoescolas, escritórios de advocacia e de contabilidade, por exemplo (clique aqui e confira a tabela de ondas).

 


 


O QUE NÃO PODE ABRIR AINDA

 

Ainda há estabelecimentos que seguem impedidos de funcionar, como: papelarias; cabeleireiros, atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza; varejo de vestuário, acessórios e calçados; varejo de eletrodomésticos; varejo de instrumentos musicais e acessórios; agências de viagem; academias; instituições de ensino.


Vale ressaltar que, embora o avanço seja positivo,  é preciso permanecer  atento às medidas de prevenção contra o coronavírus, para que os números possam ser reduzidos, e nova progressão de onda seja possível. Portanto usar a máscara, manter a higienização das mãos com água e sabão e com álcool em gel, bem como evitar aglomerações continuam sendo atitudes fundamentais e necessárias para controle da disseminação da Covid-19.

Patos de Minas – Desde o início das medidas de combate à propagação do novo coronavírus, a Prefeitura de Patos de Minas tem realizado várias ações preventivas, além de estruturar, anexo à UPA, o Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19. Também foi criada força-tarefa para fiscalização e montado Hospital de Campanha para atendimento exclusivo de pacientes contaminados pelo coronavírus.

 

Covid-19: Hospital de Campanha recebe 9 respiradores

Sábado 18/07/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

O Hospital de Campanha recebeu na noite da última sexta-feira (17) nove respiradores de última geração para serem utilizados no tratamento da Covid-19.

Os equipamentos foram recebidos pelo prefeito de Patos de Minas, juntamente com o Deputado Estadual Dr. Hely Tarquínio, a Superintendente Regional de Saúde Noemi Portilho e o Dr. Alfredo Nakao Diretor Clínico do Hospital Antônio Dias.

O hospital foi inaugurada na manhã de sexta-feira (17) com 32 leitos, sendo 9 leitos preparados para instalação de respiradores e 4 leitos de UTI semi-intensiva com respiradores para estabilização dos pacientes.

Cerca de 90 profissionais irão trabalhar no local, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e farmacêuticos.
 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

PM de Patrocínio procura motorista que atropelou gari e fugiu sem prestar socorro à vítima

O trabalhador sofreu TCE e está no hospital

Sábado 18/07/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) procura um motorista de atropelou um gari, de 53 anos, na madrugada desse sábado (18), na Avenida Faria Pereira com Avenida Elias Alves Cunha.

De acordo com a PM, após o acidente, o condutor evadiu sem prestar socorro à vítima. O trabalhador sofreu TCE e está no hospital, em estado não grave. A PMMG segue nos rastreamentos para localizar o condutor infrator.

Quem tiver alguma informação sobre o motorista, pode fazer uma denúncia anônima através dos números 181 ou 190.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Patos Agora (@patosagoramg) em

Homem é preso suspeito de entrar na igreja Matriz de São Gotardo e furtar dinheiro arrecadado do fiéis

Sábado 18/07/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um homem de 33 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) de São Gotardo (MG), suspeito de cometer um furto na igreja Matriz de São Sebastião. Com o suspeito, os militares apreenderam uma pequena quantia em dinheiro e uma ferramenta que teria sido usada no crime.

De acordo com a PM, uma funcionária do escritório paroquial disse que, quando chegou no templo para trabalhar, percebeu que alguém havia quebrado o vidro de uma janela lateral da igreja para adentrá-la.

No interior da igreja ela percebeu que um vidro da porta da sacristia também estava quebrado, a maçaneta da porta estava danificada, um cofre fixo na parede estava danificado, porém não estava aberto, e que um cofre de mármore foi aberto e o dinheiro da oferta dos fiéis furtado.

Durante a análise das imagens do circuito interno de câmeras da igreja, os militares suspeitaram de um indivíduo bastante conhecido no meio policial pela prática de diversos furtos na cidade, pelas características físicas e de comportamento registradas.

Após diligências o indivíduo foi localizado e ainda usava as mesmas roupas, corroborando com as imagens gravadas. Foi localizada uma pequena quantia em dinheiro em seu poder (R$2,95), que foi apreendida.

A vestimenta que ele usava também foi apreendida, além de um pedaço de madeira e de uma ferramenta utilizada por ele no crime. O autor foi preso em flagrante delito e conduzido, juntamente com os materiais arrecadados, para a Delegacia de Polícia Civil em Patos de Minas (MG).
 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

PM apreende réplica de arma de fogo e porção de cocaína no Bairro Residencial Monjolo

Sábado 18/07/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) apreendeu uma porção de cocaína e uma réplica de arma de fogo no Bairro Residencial Monjolo na noite da última sexta-feira (17). Um rapaz de 18 anos foi detido.

De acordo com informações da PM, durante patrulhamento na Rua Laura Fonseca, os policias visualizaram um indivíduo na porta de sua residência. Ao avistar a guarnição, o suspeito entrou correndo para casa, com o que seria uma arma de fogo em punho.

Os policias entraram na casa e conseguiram abordar o suspeito. Pelo caminho que ele percorreu, os militares conseguiram localizar uma réplica de arma de fogo e uma porção de cocaína. Ainda de acordo com a PM, o jovem já possui diversas passagens policiais.

Tratorista receberá indenização de cerca de R$ 1 milhão após acidente de trabalho que lesionou a medula espinhal

Sábado 18/07/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um empresário do ramo de agropecuária da região de Patos de Minas terá que pagar cerca de R$ 1 milhão de indenização, por danos materiais, morais e estéticos, ao ex-empregado. O trabalhador exercia função de tratorista e foi vítima de acidente de trabalho, que lesionou a medula espinhal e resultou na sua condição atual de cadeirante. A decisão é da Quarta Turma do TRT-MG, que manteve, por unanimidade, a condenação da Vara do Trabalho de Patos de Minas.

O tratorista explicou que trabalhava para o empregador desde julho de 1983, ou seja, há mais de 35 anos, até a suspensão do contrato pela concessão da aposentadoria por invalidez, em março de 2018. Relatou que o acidente ocorreu quando estava colocando telhas em um barracão, em uma altura aproximada de seis metros. E que, ao colocar uma das telhas, uma tábua correu, fazendo-o cair no chão. Informou também que não havia rede de proteção para eventuais quedas e que não estava preso por cabo à ponte de proteção via colete.

O tratorista alegou que o acidente típico de trabalho causou inúmeros danos e que, por isso, terá que fazer uso de cadeira de rodas pelo resto da vida. Além disso, explicou que vai depender para sempre da ajuda de terceiros, já que passou a ser portador de bexiga neurogênica e constipação intestinal, com necessidade do uso de fraldas e sem controle do esfíncter anal, fazendo o uso de mais de oito tipos de medicamentos. Informou que passou por mais de quatro cirurgias nos joelhos e na coluna, que resultaram em cicatrizes horríveis.

Por fim, relatou que o acidente mudou a sua vida e a de sua família para sempre. Segundo ele, a esposa deixou o trabalho para auxiliá-lo e seus filhos saíram da faculdade, o que trouxe a perda de sua dignidade e incertezas sobre o futuro da família.

Em defesa, o empresário reconheceu o acidente do trabalho. Sustentou, porém, que a culpa pela  ocorrência foi exclusiva do tratorista que, “negligenciando a segurança, tomou decisões por sua conta e risco”. Mas, ao avaliar o caso, a desembargadora Maria Lúcia Cardoso de Magalhães deu razão ao trabalhador.

Dados da perícia técnica de engenharia apontaram que a empresa não havia realizado procedimentos operacionais específicos para o trabalho em altura. De acordo com a perícia, não foram realizados treinamentos de forma teórica e prática para que o ex-empregado pudesse adquirir conhecimentos e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre trabalho em altura. O perito concluiu que, se o empregador tivesse operado em conformidade com os conjuntos normativos de segurança, o acidente certamente não teria ocorrido.

Já a perícia médica comprovou que, em decorrência do acidente, houve fratura de membros inferiores e de vértebras torácicas e lombares, com trauma raquimedular. “Tendo o profissional evoluído com paraplegia e bexiga neurogênica, além de perda do controle do esfíncter anal”. O perito reconheceu que houve nexo de causalidade entre o acidente de trabalho sofrido pelo tratorista durante o pacto laboral, com as sequelas apresentadas.

Diante de todo o exposto, a relatora concluiu que não havia dúvidas da culpa grave do empregador na ocorrência do acidente, ao descumprir os requisitos mínimos de segurança para o trabalho em altura previstos na NR-35. “E, não tendo o reclamado cumprido sua parte relativa à observância das regras mínimas de segurança para o trabalho em altura, não há que se falar em conduta insegura do autor”, pontuou a relatora.

Para a desembargadora, ao dar a ordem para a execução da atividade que provocou o acidente, o empregador agiu de maneira negligente, colocando em risco a integridade do seu empregado. Dessa forma, segundo a julgadora, é impossível afastar sua responsabilidade pelo acidente.

A desembargadora concluiu que o tratorista faz jus à reparação pelos danos morais, materiais e estéticos reivindicada. Ela registrou que os danos morais são legíveis diante do sofrimento psicológico do autor e as graves consequências na vida do profissional. Por isso, a Turma, de forma unânime, majorou essa indenização para R$ 350 mil.

Já a indenização por danos materiais foi fixada levando em conta o que o trabalhador perdeu, dano emergente, e aquilo que razoavelmente deixou de ganhar, lucro cessante. Diante do contexto, considerando a incapacidade total do autor, foi mantido o total já determinado de R$ 427.630,18.

Quanto à indenização por danos estéticos, foi majorada para R$ 250 mil, diante da deformidade aparente, evidenciada pelas várias cicatrizes decorrentes das várias cirurgias a que foi submetido, atrofia dos membros inferiores e limitação de movimentos, descritas pelos laudos. Além disso, o empregador terá que fornecer os medicamentos de uso contínuo ao ex-empregado, assistência de profissionais de saúde, devidamente capacitados, disponibilizar um empregado doméstico, realizar reformas, alterações e adaptações na casa do acidentado e fornecer uma nova cadeira de rodas.

Apesar de casos positivos de COVID-19 continuarem crescendo, há redução na ocupação de leitos

De ontem para hoje, dez pacientes deixaram leitos de enfermaria. A boa notícia, contudo, não permite descuidar das medidas de enfrentamento à doença, pois mais duas mortes foram confirmadas

Sábado 18/07/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

O boletim epidemiológico detalhado emitido nesta sexta-feira (17) pela Vigilância em Saúde atualiza os dados da Covid-19 em Patos de Minas e orienta sobre a desinfecção de pessoas em ambientes públicos e hospitais durante a pandemia. Chama atenção no informe a significativa redução de leitos ocupados nas redes pública e privada se comparada aos números da última sexta-feira (10): UTI passou de 117,65 para 111,76% e clínicos baixou de 182,76% para 89,66%. De ontem para hoje, dez pacientes deixaram leitos de enfermaria.

O aumento de casos em uma semana também foi menor, decrescendo de 33,9% para 26,25%. Outra boa notícia é o alcance de 512 pacientes recuperados, salto de 177% em relação ao número do dia 10 de julho, quando 289 pessoas estavam curadas. Apesar de os dados serem mais positivos em relação às duas últimas semanas, não permitem relaxamento quanto às ações para frear o avanço da contaminação pelo vírus, até porque houve aumento no número de óbitos confirmados (de sete para nove) e em investigação (de oito para 12). 

O sexo feminino continua sendo o mais afetado pela doença e representa 61% dos 909 casos positivos, ou seja, 553 testaram positivo. A faixa etária em que mais prevalece a infecção por coronavírus é de 30 a 39 anos (26,84%), seguida por pessoas com idade entre 40 e 49 anos e 20 a 29 anos. O informe na íntegra está disponível no Portal Saúde (www.saude.patosdeminas.mg.gov.br), onde também se encontra o Painel de Monitoramento com dados completos da Covid-19 no município.

Hospital de Campanha – A rede hospitalar no município foi reforçada hoje com a entrada em funcionamento do Hospital de Campanha, estruturado no Centro Clínico do Unipam, na Avenida Marabá. Foram ativados 20 leitos de enfermaria e três leitos para estabilização de pacientes, estes com respiradores. Nove UTIs estão prontas aguardando a chegada de respiradores enviados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Para a superintendente regional de Saúde, Noemi Portilho, a abertura de novos leitos de UTI efetivada em sedes de microrregiões (São Gotardo, Unaí e João Pinheiro) é crucial para descentralizar os atendimentos e baixar o nível de ocupação dos hospitais locais. Ainda conforme ela, a ativação do Hospital de Campanha somará ainda mais nessa queda e na melhora da assistência aos pacientes do município e de cidades vizinhas que ainda terão Patos de Minas como principal referência.