PRF aprende moto com placa adultera e prende rapaz de 18 anos
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma motocicleta com placa adulterada e prendeu um rapaz de 18 anos, na noite dessa terça-feira (20), no km 413 da rodovia BR 365.
De acordo com a PRF, os agentes do Grupo de Policiamento Tático (GPT) prendeu um rapaz, com idade de 18 anos, que transportava uma motocicleta com placa adulterada e chassi raspado.
O veículo ostentava placa de uma motocicleta HONDA/XR 250 Tornado de cor branca, ao passo que a original é uma motocicleta CG 150 Titan KS de cor azul.
O rapaz foi preso e a ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil de Patos de Minas.
Covid-19: Patos de Minas tem 24 pacientes recuperados e 20 novos casos nas últimas 24h
Patos de Minas chegou a 2.677 casos confirmados de coronavírus, de acordo com boletim epidemiológico divulgado nessa terça-feira (20/10), pela Vigilância em Saúde. Foram 20 casos confirmados nas últimas 24 horas.
O boletim informou também que 144 pessoas estão em recuperação domiciliar e 18 pacientes estão internados, sendo 11 em leitos de UTI.
Até o momento, 2.446 pacientes já se recuperaram da doença, representando 91,34% da taxa de cura, e 69 óbitos foram confirmados.
Novo Conselho de Administração e Fiscal do Sicoob Credipatos toma posse
O Conselho de administração e fiscal do Sicoob Credipatos, eleitos no mês de junho, para a gestão 2020/2024 foi empossado ontem (19). Com público reduzido, como medida preventiva da Covid-19, o evento de posse, que aconteceu na sede da cooperativa contou com a presença dos novos membros do Conselho de administração, Conselho Fiscal, Comissão eleitoral, Comissão recursal e também os Diretores.
Na ocasião, o presidente reeleito, Edmilson Garcia de Magalhães, que conduziu a reunião, falou sobre a responsabilidade que é ocupar um cargo tão importante para uma cooperativa de crédito. Agradeceu aos que estavam saindo do Conselho e deu as boas-vindas aos novos membros. Na oportunidade, fez breve resumo dos últimos anos de gestão e apresentou a evolução e grandes resultados da Credipatos.
O Conselho de administração é responsável pelo direcionamento estratégico da cooperativa. Entre as principais funções, estão a definição de políticas para a instituição, deliberações estratégicas e a prestação de contas aos associados. Já o Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização da cooperativa. Responsável por emitir parecer anual sobre a gestão, entre outras atribuições.
A nova composição é formada por:
Conselho de administração: Edmilson Garcia de Magalhães – Presidente, Takao Enardo Fujimoto – Vice-Presidente, Clarice Santana de Andrade – Conselheira, Cristiano Fonseca Pereira – Conselheiro, Ésio Pinheiro Silva – Conselheiro e José Vicente Gomes Teixeira – Conselheiro.
Conselho Fiscal:
Efetivo: Antônio Machado Rosa, Neide Maria Pereira Miquelanti e José Maria da Sousa.
Suplente: Victor Mundim e Barros, Evando Alves Ferreira e Geraldo Espedito Pereira.
Comissão Eleitoral:
Efetivo: Antônio Carlos Queiroz Timtim, Sebastião Xavier Soares e João Batista de Andrade.
Suplente: Amilton José de Melo, Romero Carneiro Magalhães e João Gustavo Lagares e Oliveira.
Comissão Recursal:
Efetivo: Renê Alves da Mata, Saulo de Deus Vieira e Márcio Antônio Pinheiro.
Suplente: Daniel Caixeta Silva, Valter Geraldo Tavares e Marcos Antônio Bonfim Júnior.
SICOOB CREDIPATOS
Fundada em 1988, o Sicoob Credipatos é a primeira cooperativa de crédito do Alto Paranaíba. Mais de 32 anos de fortalecimento financeiro e fomento ao cooperativismo na região. Esse é o resumo da atuação do Sicoob Credipatos em mais de três décadas de história.
Com 14 agências em 8 municípios de nossa região, oferecemos ao nosso associado as melhores opções financeiras, com os benefícios e vantagens que apenas uma cooperativa de crédito consegue oferecer.
Quem faz parte do Sicoob Credipatos conta com diversas vantagens, além da satisfação de pertencer a uma instituição financeira que está na 44° posição dentre todas as que compõe o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil e 5° lugar no Sistema Crediminas, de acordo com o Ranking de Ativos março/2020.
Se você ainda não é um cooperado Credipatos procure uma das agências em Patos de Minas e Região para associar-se. Ou abra sua conta digital pelo app Sicoob Faça Parte.
Diário Oficial do Município completa um ano e representa economia aos cofres públicos
Em formato eletrônico, DOM agiliza e facilita a consulta aos atos oficiais, democratizando acesso à informação
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
A administração municipal de Patos de Minas, visando reduzir gastos e também oferecer maior eficácia e praticidade à divulgação dos atos administrativos, lançou, em outubro de 2019, o Diário Oficial do Município (DOM). Disponibilizado em formato digital, o DOM completou um ano de criação no último dia 15, tendo até essa data mais de 240 edições publicadas.
A partir do lançamento, a publicização dos atos oficiais deixou de ser realizada em painéis na sede administrativa e passou a acontecer de forma eletrônica, no portal da prefeitura na internet. Além de deixar a comunicação mais eficiente, a medida gera economia aos cofres públicos. Somente nesse primeiro ano, o município deixou de gastar mais de R$ 500 mil com impressão e publicação em outros veículos oficiais.
De acordo com o diretor de Programas e Projetos Estratégicos, Eduardo Alves, a criação do Diário Oficial do Município em formato digital faz parte do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC). “Nosso objetivo principal é direcionar os esforços em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para a geração de valor para o município e, sobretudo, para o cidadão”, informou, acrescentando: “O diário eletrônico agiliza e facilita a consulta aos atos oficiais da administração pública executiva e legislativa, democratizando o acesso à informação. É o resultado de uma série de esforços que envolveram direta ou indiretamente diversos profissionais da prefeitura”.
DOM – O diário eletrônico é o instrumento oficial de publicação dos atos administrativos provenientes dos poderes Executivo, Legislativo e da Administração Indireta do município. Criado pela Lei nº 7.687, de 28 de novembro de 2018, e regulamentado pelo Decreto nº 4.703, de 3 de outubro de 2019, o DOM é publicado diariamente, de segunda a sexta-feira. As publicações podem ser acessadas pelo portal patosdeminas.mg.gov.br.
A organização e formatação dos atos tornados públicos bem como a diagramação do Diário são de competência da Diretoria de Comunicação Social da prefeitura. Os conteúdos publicados, no entanto, competem exclusivamente aos órgãos responsáveis por eles.
Previsão do tempo para Minas Gerais nesta terça-feira, 20 de outubro
Fonte: Agência Minas
Nesta terça-feira (20/10), a previsão é favorável à ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas isoladas, principalmente no Oeste e Triângulo mineiros.
Nos próximos dias o tempo seguirá instável em praticamente todas as regiões de Minas Gerais e deve chover localmente forte, sobretudo no Centro, Sul, Oeste e Noroeste do estado.
Clique aqui para conferir a previsão completa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
MEC discute novas formas de avaliar ensino superior
Indicadores foram divulgados hoje pelo Inep
Fonte: Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) discute novas formas de avaliar o ensino superior, e pretende reformular as regras para melhorar a qualidade dos cursos de graduação no país, informou hoje (20) o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, ao anunciar os resultados de indicadores que medem a qualidade do ensino superior.
Segundo Lopes, uma revisão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) está sendo debatida internamente e junto a fóruns como o Conselho Nacional de Educação (CNE). “A lei do Sinaes é de 2004. Acho que é o momento da gente reavaliar nosso processo avaliativo, nosso processo regulatório. Isso vai ser feito junto com as instituições de ensino superior públicas e privadas”.
A reformulação do marco normativo está sendo discutida internamente, de acordo com o presidente do Inep, e posteriormente será debatida com os demais representantes do setor.
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, ressaltou que o papel da pasta é melhorar a qualidade do ensino superior. “Está na hora de pararmos um pouco e pensarmos na qualidade. Impossível os valores do orçamento do MEC e a qualidade que temos na educação brasileira. Nós precisamos tomar uma atitude”, disse, acrescentado que “precisamos focar na qualidade. Acho que não podemos mais pensar em quantidade de uma maneira desequilibrada. Precisamos focar na qualidade”.
Conceito Enade
Os resultados do conceito Enade, calculado a partir do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), feito por estudantes que estão concluindo os cursos superiores, e do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), mostram que os cursos das universidades federais tiveram melhores desempenhos que os das instituições privadas, que é onde está matriculada a maior parte dos estudantes avaliados.
“Essa semana, nós tomamos algumas decisões que, de maneira muito direta, podem parecer não tão simpáticas à educação, [como a] suspensão de vestibular. Esse vai ser o ritmo que queremos dar ao MEC, de assumir mesmo uma posição na avaliação da educação superior. Eu não tenho, e a nossa equipe [também] não, receio de fazer o que for preciso para suspender, credenciar ou descredenciar instituições. Queremos focar na qualidade”, defendeu Ribeiro.
Avaliações
Além de medir o desempenho dos estudantes, o Inep coleta, por meio de questionários, informações sobre o perfil desses estudantes, o que, de acordo com a autarquia, precisa ser levado em consideração quando se olha para os resultados dos exames. A maior parte dos alunos de educação à distância, 55%, por exemplo, trabalha 40 horas por semana, e apenas 12% não trabalham. Na educação presencial, as porcentagens se invertem, 52% não trabalham. Os resultados dos indicadores mostram que estudantes de cursos presenciais têm melhores resultados que aqueles de ensino à distância.
Alexandre Lopes explicou que as instituições participantes do processo de avaliação têm acesso detalhado do desempenho dos estudantes e a comparações com outras instituições de ensino com perfil semelhante.
“Uma das principais informações que a gente pode dar como indutor da qualidade é essa informação especializada. Essa é a importância da avaliação externa. Ser uma avaliação nacional permite essa comparabilidade. Então, além dos resultados das avaliações internas e dos próprios processos avaliativos dos professores, esse tipo de avaliação externa permite a comparação e permite que a instituição reflita sobre isso e procure trabalhar o seu projeto pedagógico”, disse.
Os resultados da avaliação divulgados hoje (20) ainda não mostram o impacto da pandemia do novo coronavírus (covid-19) na educação. O Enade, que seria aplicado este ano, de acordo com Lopes, foi adiado para 2021. Somente após esses resultados será possível medir os níveis de abandono e de aprendizagem no ensino superior em 2020, disse.
O Enade 2019 avaliou os cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança. Entraram na avaliação, por exemplo, os cursos de medicina e enfermagem. A cada ano, um conjunto diferente de cursos é avaliado.
Já em vigor, novas regras do Faserv beneficiam usuários
Uma das mudanças é a liberação para novas adesões ao fundo de assistência
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Novas regras para utilização do Fundo de Assistência dos Servidores Públicos Municipais de Patos de Minas (Faserv) estão em vigor desde 14 de outubro, conforme disposto no Decreto 4.921/2020. A norma regulamentou a Lei Municipal 7.964, de 5 de agosto deste ano, a qual trouxe mudanças em prol do beneficiário.
Segundo a diretora do Faserv, Brenda Alice Parreira, e dos conselheiros integrantes dos conselhos Administrativo e Fiscal, a expectativa é que as novas regras garantam um fundo de assistência mais equilibrado financeiramente, eficiente em razão da cobertura assistencial qualificada e atrativo pela melhoria da relação custo- benefício.
Entre as mudanças da nova legislação está a cobertura ilimitada de consultas eletivas, observando-se os critérios de coparticipação estabelecidos no anexo II do Decreto 4.921/2020. Está prevista também a liberação de novas adesões, que serão realizadas somente pelo portal do Faserv: sites.google.com/patosdeminas.mg.gov.br/faserv/home.
Novo horário – Outra novidade relativa ao Faserv é o novo horário de atendimento aos usuários a partir de 19 de outubro: das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. A alteração deve-se à necessidade de oferecer atendimento com mais agilidade no período cuja procura dos usuários é maior, pois é observado pequeno movimento após as 15h.
Além do atendimento presencial, o fundo de assistência dispõe de outros canais. São eles:
WhatsApp 3822-9882, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.
E-mail: [email protected] e [email protected].
Portal: sites.google.com/patosdeminas.mg.gov.br/faserv/home.
Hóspedes controlam incêndio em quarto de hotel no Bairro Lagoa Grande
Fotos: Marcus Darack
Um quarto de um hotel localizado no cruzamento da Rua Barão do Rio Branco com Avenida Piauí, no Bairro Lagoa Grande, pegou fogo durante a madrugada dessa terça-feira (20). O fogo foi controlado pelos hóspedes. Ninguém ficou ferido no acidente.
De acordo com informações apuradas no local, uma bituca de cigarro pode ter sido o causado do incêndio, que atingiu apenas um quarto do hotel. O fogo danificou um colchão, cama, televisão, um criado-mudo e o forro de PVC.
De acordo com o hospede que estava no quarto, ele alegou que quando voltou do banheiro, já encontrou o quarto em chamas. Os hospedes, com auxílio de extintores conseguiram controlar o fogo.
O Corpo de Bombeiros também compareceu no local e fizeram uma análise para verificar se havia risco de um novo incêndio no hotel. Os militares também utilizaram um exaustor para que toda a fumaça de dentro do prédio saísse para fora.
O porteiro do hotel disse que não lembra de ter acontecido algo dessa maneira no local, devido ao proprietário tomar todas as medidas necessárias contra incêndios. Inclusive, a fiação foi toda trocada recentemente. A Polícia Militar (PM) esteve no local para registrar um boletim de ocorrência.
Policia Militar prende homem de 47 anos por tráfico de drogas
Fotos: Marcus Darack
Na tarde da última segunda-feira (18) após operação batida policial na Rua Professor João de Carvalho, no Bairro Santa Terezinha, foi avistado um indivíduo, apresentando nervosismo ao ver a viatura da Polícia Militar (PM).
Foi realizada a abordagem do indivíduo e, em parlamentação, franqueou a entrada dos militares na residência.
Após diligência na residência, foi encontrada 15 buchas de maconha no interior da residência.
Diante do fato o autor foi preso e encaminhado juntamente com o material apreendido ate a delegacia de plantão.
Rapaz de 23 anos é preso suspeito de tráfico de drogas no Bairro Cerrado
Fotos: Marcus Darack
Na noite da última segunda-feira (18) durante patrulhamento pela Rua José Custódio da Silva, bairro Cerrado, a Polícia Militar (PM) deparou com um indivíduo que, ao visualizar a presença policial, demonstrou nervosismo e colocou algo na boca.
Sendo abordado, os policiais o identificaram como sendo o D.F.R. de 23 anos de idade, conhecido por possuir envolvimento com o tráfico de drogas.
Apesar de identificado pela guarnição, D.F.R. permaneceu nervoso e negou a cuspir o que havia colocado na boca, informando, com muita dificuldade, que estava com dor de dente.
No entanto, após parlamentação, ele abriu aboca e cuspiu um invólucro contendo 21 pedras de crack, já embaladas individualmente, prontas para serem vendidas. Ainda durante busca pessoal, foram encontrados R$ 35,00 em notas miúdas e diversas.
Diante do exposto, o autor foi preso e conduzido ileso à delegacia de polícia para demais providências, junto com o material apreendido.