Covid-19: 24 novos casos e 1 óbito confirmado no boletim epidemiológico
Patos de Minas chegou a 2.625 casos confirmados de coronavírus, de acordo com boletim epidemiológico divulgado nessa sexta-feira (16/10), pela Vigilância em Saúde. Foram 24 novos casos e 1 óbito confirmado nas últimas 24 horas. O óbito foi de uma mulher de 79 anos e ocorreu no dia 12 de outubro.
O boletim informou também que 142 pessoas estão em recuperação domiciliar e 19 pessoas estão internadas, sendo 10 em leitos de UTI.
Até o momento, 2.395 pessoas já se recuperaram da doença, representando 91,20% de taxa de cura e 69 óbitos foram confirmados.
Covid-19: Secretaria Municipal de Educação lança programa em formato de podcast
Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Semed reinventa-se ao lançar o Diálogos Pedagógicos, programa voltado para divulgar práticas desenvolvidas por seus profissionais
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Para o universo educacional, cada vez mais a tecnologia tem se tornado parceira importante e necessária, especialmente quando se considera o atual contexto. As mudanças trazidas pela pandemia de Covid-19 para a educação são gigantescas, por isso os recursos tecnológicos tornam-se ainda mais relevantes. Atenta a essas transformações, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) inova trazendo, além do Portal Educação e do Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA), o Diálogos Pedagógicos. O programa em formato de áudio (podcast) objetiva dar visibilidade aos projetos desenvolvidos pelos profissionais da rede municipal de ensino durante este ano. (Para acessar os episódios já publicados, clique em patosdeminas.mg.gov.br/portal ou https://soundcloud.com/dialogos-pedagogicos/).
O Diálogos Pedagógicos foi lançado no último dia 25. O programa tem o objetivo de abordar temáticas variadas, procurando divulgar práticas de êxito desenvolvidas nas escolas e centros municipais de educação infantil no ano de 2020. A iniciativa surge como alternativa para realização do Tecendo Vivências, projeto da Semed que reúne anualmente os educadores infantis e professores da rede para compartilhar experiências pedagógicas.
Segundo a secretária de Educação de Patos de Minas, Fabiana Ferreira dos Santos, as medidas de enfrentamento à Covid-19 levaram sua equipe a buscar caminhos para não suspender a edição do Tecendo Vivências de 2020. Ela também informou: “Neste reinventar-se constante a que a pandemia nos conduziu, percebemos que as mídias de áudio seriam uma opção interessante para promover o Tecendo deste ano”. A representante da pasta destacou ainda a relevância do projeto, que é promovido pela secretaria há cerca de 18 anos, afirmando: “O Tecendo Vivências é um patrimônio da rede municipal de ensino. É um momento único em que educadores infantis e professores têm a oportunidade de mostrar seu trabalho e de trocar experiências com colegas que atuam em outras instituições da rede”.
Diálogos Pedagógicos – Até o momento já foram produzidos e disponibilizados três episódios do programa. As temáticas abordadas são leitura, contação de histórias e o projeto Tecendo Vivências.
O primeiro episódio tem como foco principal o Caderno de Registro do Leitor, material de apoio organizado pelo Centro de Estudos Continuados, da Semed, voltado para o desenvolvimento da leitura literária. O material e uma obra de literatura acompanham os cadernos de atividades entregues aos estudantes da rede municipal.
A temática do segundo podcast é contação de histórias. No bate-papo são levantadas questões importantes quanto a essa prática e ao seu papel na formação das crianças.
O podcast de número três, disponibilizado na sexta-feira da semana passada, dia 9, tem como tema o Tecendo Vivências. O episódio, além de informações sobre o surgimento do projeto, sua importância e o número de edições já realizadas, faz um convite aos profissionais da rede para participar da edição que, como já foi mencionado, acontece em novo formato este ano.
PC prende dois foragidos da Justiça que cometeram homicídio em 1998
A Polícia Civil de Minas Gerais, através da Delegacia de Rio Paranaíba, em operação conjunta com a Polícia Civil do Paraná, através das Delegacias de Santa Helena e Santa Fé, lograram êxito em prender dois foragidos da justiça acusados de homicídio qualificado.
Segundo denúncia do Ministério Público de Minas Gerais, com base nas informações colhidas no inquérito policial, O.M.S (45) e M.C.S (61) teriam atacado a da vítima O.G, vulgo “Indio”, com golpes de enxada e diversas facadas. O crime teria ocorrido no interior do alojamento da Fazenda Esperança, na data de 20/10/1998.
O.A.S de 45 anos de idade, teria dois mandados de prisão em seu desfavor, sendo eles pelos crimes de homicídio qualificado e tentativa de homicídio. O indivíduo ainda teria fugido da cadeia em Santa Fé/PR. Ressalta-se que trata-se de criminoso de alta periculosidade que já tinha sido alvo de operação policial com intuito de efetuar sua prisão, inclusive com apoio aéreo e grande efeito em área rural, porém sem sucesso naquela ocasião.
Há dois meses a equipe da Polícia Civil de Rio Paranaíba levantou informações de que o procurado se encontrava no município de Santa Helena e na sexta-feira (09), ele foi localizado e preso pelos policiais paraenses.
M.C. S. de 61 anos de idade também teria participado do homicídio no Estado de Minas Gerais, todavia fugiu para o Paraná. A equipe da Polícia Civil de Rio Paranaíba, fazendo uso de informações de inteligência localizou o indivíduo e repassou as informações aos policiais paranaenses que efetuaram a prisão do foragido na cidade de Nossa Senhora das Graças/PR, na data de 15/10/2020 na quinta feira (16).
A operação que culminou na prisão dos foragidos contou com as equipes da Polícia Civil do Paraná sob o comando dos Delegados do Dr. Geraldo Evangelista e Dr. Victor Nascimento Batista, e da equipe de Policiais de Rio Paranaíba, coordenadas pelo Dr. Felipe Augusto Miranda Façanha. Foram mais de dois meses de investigações e levantamentos de dados e de inteligência, envolvendo mais de 10 policiais civis mineiros e paraenses.
Essa operação é mais uma das ações da Polícia Civil de Rio Paranaíba que vem atuando de forma coordenada com diversas outras instituições para a entrega de uma investigação polícial qualificada.
A Polícia Civil de Rio Paranaíba ressalta a importância da população no combate ao crime, e pede aos cidadãos que denunciem através dos telefones 181 ou (34) 3855-1550, o sigilo é garantido.
Polícia Militar recupera motocicleta após furto e ainda encontra outra moto abandonada
Na madrugada dessa sexta-feira (16) a Polícia Militar foi acinanda na Rua Presidente Vargas, bairro São Vicente, em Patrocínio (MG) onde a vítima informou que estava no interior da residência, quando ouviu um barulho e percebeu que um indivíduo não identificado havia furtado a sua motocicleta Honda CG 150 Titan.
Durante a madrugada as equipes do turno em patrulhamento preventivo recuperaram a referida motocicleta e ainda encontraram outra motocicleta, Yamaha, produto de crime na cidade de Montes Claros, que foram localizadas no Bairro Martim Galego.
Testemunhas informaram que visualizaram três indivíduos suspeitos nas imediações, no entanto, após rastreamentos, ninguém foi localizado. As motocicletas foram apreendidas.
Logo após ser comprado, carro pega fogo em Patos de Minas
Na noite dessa quinta-feira (15) o 12 Batalhão de Bombeiros Militar de Patos de Minas recebeu solicitação para comparecer no bairro Santo Antônio, em Patos de Minas, onde havia um veículo pegando fogo.
Rapidamente a equipe deslocou para o local e encontrou o veículo em chamas, tendo de imediato com uso de água e técnicas conseguido controlar e debelar o incêndio.
O proprietário do veículo disse a equipe que havia acabado de comprar o carro no final da tarde e que estava deslocando pra sua casa e, que o carro havia apresentado um problema tendo o mesmo feito uma adaptação provisória, a qual segundo o mesmo pode ter sido o motivo do incêndio.
A vítima após notar o início dos focos, conseguiu parar o veículo e sair rapidamente, não se ferindo.
Bombeiros capturam jaratataca no centro de Lagoa Formosa
O aparecimento de animais da fauna silvestre no perímetro urbano das cidades tem sido cada vez mais comum, o que chama a atenção são as diferentes espécies e locais onde aparecem.
Na manhã desta quinta-feira (15), os Bombeiros do 12 Batalhão de Bombeiros Militar de Patos de Minas foram acionados a comparecer no centro da cidade de Lagoa Formosa onde de acordo com informações havia uma jaratataca no interior de uma residência.
No local a equipe encontrou o animal na cozinha da casa, escondida na parte traseira inferior de uma geladeira. Com uso de técnicas e equipamentos específicos a equipe conseguiu realizar a captura do animal com segurança, o qual foi solto em uma área de preservação ambiental distante do perímetro urbano.
A jaratataca é conhecida por emitir um forte odor quando se sente ameaçada.
PC localiza adolescente que teria sido sequestrada por se negar a fazer relação sexual
Uma menina de 15 anos que havia sido raptada no Bairro Manoel Nunes, em Patrocínio (MG) na última sexta-feira (09), foi localizada na tarde dessa quinta-feira (15), por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Patrocínio, e com apoio do tático da Polícia Militar (PM).
Dois homens, de 24 e 27 anos, foram presos em flagrante e serão ouvidos pelo delegado de plantão. A princípio, eles vão responder por sequestro qualificado, pelo fato de a vítima ser menor de idade.
De acordo com a PC, a denúncia era de que a vítima estava sendo ameaçada pelo autor por ter se negado a ter relação sexual com ele.
Sobre o sequestro, a vítima alegou que estava perto de casa, no Bairro Manoel Nunes, quando alguém chegou por trás e colocou algo em sua cabeça, e só se recorda de estar na casa onde foi mantida, no Bairro Serra Negra.
PRF apreende munições e pólvora em ônibus de turismo na BR 365
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem de 26 anos transportando munições e pólvora em um ônibus de turismo que saiu de São Paulo com destino à Bahia. O fato aconteceu na tarde dessa quinta-feira (15) no km 413 da rodovia BR 365, em Patos de Minas (MG).
De acordo com a PRF, os agentes do Grupo Policiamento Tático (GPT Patos de Minas), localizaram 40 cartuchos de munições calibre 28 e 32, além de 100 gramas de pólvora.
O homem foi preso e a ocorrência encaminhada para a Polícia Civil de Patos de Minas.
Mãe busca ajuda para filho de um ano e 7 meses que tem paralisia cerebral
Valor arrecadado será usado na compra de equipamentos e medicação.
Fonte: PO Hoje
A mãe de Miguel Silva Ribeiro, de um ano e 7 meses, Cleane Barbosa Silva de Presidente Olegário busca ajuda para o tratamento da criança, que tem paralisia cerebral.
Aos 7 meses de vida, Miguel Silva Ribeiro, teve meningite bacteriana, acidente vascular cerebral isquêmico, epilepsia e convulsões. Na ocasião ficou internado por cerca de 3 meses em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Devido as doenças, Miguel teve sequelas causando paralisia cerebral, perdendo todos os seus movimentos, a alimentação é feita via GTT (gastrostomia), a família tem esperança que ele um possa alimentar via oral.
A campanha realizada pela família e amigos de Miguel tem o objetivo de conseguir dinheiro para a compra de equipamentos para sustentar o corpo (estabilizador auxilia a criança a ficar de pé – custo de até R$ 7 mil -.), aquisição de remédios, suplementos vitamínicos e leite especial, sendo que o custo é alto.
Cleane Barbosa Silva, mãe de Miguel, não trabalha, uma vez que tem que ficar 24h para cuidar do filho. A renda na casa é do pai do garoto, Marcos Ribeiro de Lima e não é suficiente.
Para ajudar, os interessados podem depositar ou transferir qualquer valor na Conta Poupança 14.674-9 Banco do Brasil, agência 1333-1 ou na Conta Corrente 00876-7 Banco Itaú, agência 5294. Nas duas contas o titular é Marcos Ribeiro de Lima, pai do Miguel, o CPF é 721.922.751-53.
Sua contribuição poder ser feita também através da vaquinha on line criada para ajudar a família. Clique aqui e faça sua doação. Mais informações pelo telefone número 34 9 9667 1680 (Cleane Barbosa Silva) e 34 9 9667 6071 (Marcos Ribeiro de Lima).
PM prende indivíduo suspeito de assaltar bar e impede novo assalto
Fotos: Marcus Darack
A Polícia Militar (PM) prendeu nessa quinta-feira (15) um rapaz, de 21 anos, suspeito de participar de um assalto em um bar localizado na estrada da Baixadinha, na noite de ontem. Um segundo suspeito, de 24 anos, conseguiu fugir, porém já foi identificado pela vítima.
De acordo com informações da PM, os militares faziam patrulhamento pela Rua Mina Gerais, momento que depararam com 2 indivíduos em uma motocicleta Fazer. Ao notarem a presença da polícia, o condutor retornou e fugiu em alta velocidade sentido à Rua Vereador João Pacheco.
De imediato a guarnição iniciou perseguição aos suspeitos. Eles evadiram em alta velocidade por várias ruas, porém acabaram caindo na Rua Prefeito Camundinho com a Rua Brito Moreira. Após a queda, eles continuaram a fuga a pé sentido ao Rio Paranaíba.
Cinco viaturas foram envolvidas na ação, sendo que os militares conseguiram prender um dos suspeitos, de 21 anos. Na casa dele, os policiais apreenderam produtos levados no roubo. Ainda de acordo com a PM, os indivíduos pretendiam cometer outro assalto.