Unipam topo-vestibular

Prefeito e dois vereadores visitam obras na Rua Tomaz de Aquino

Sexta 08/01/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

O prefeito Luís Eduardo Falcão, acompanhado dos vereadores José Eustáquio e Marcos Antônio Rodrigues esteve, no início da tarde dessa sexta-feira (08), vistoriando as obras da Rua Tomaz de Aquino, no Bairro Nossa Senhora das Graças.

A construção das redes de drenagem pluvial havia sido interrompida no fim do ano passado e foi retomada agora. A expectativa é que a via esteja liberada para trânsito já nas próximas semanas.

Posse responsável de animal de estimação é tema de ação educativa

Iniciativa foi realizada por órgãos da Secretaria de Saúde com moradores dos bairros Quebec e Coração Eucarístico

Sexta 08/01/2021 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Nos dias 30 de dezembro de 2020 e 4 de janeiro de 2021, a Secretaria de Saúde – por meio da Vigilância em Saúde, da Vigilância em Saúde Ambiental e do Centro Municipal de Controle de Zoonoses – realizou ação educativa nos bairros Quebec e Coração Eucarístico. O foco da iniciativa foi orientar os moradores sobre posse responsável e cuidados com os animais, importância do convívio harmônico entre animais e seres humanos e proteção e bem-estar animal.

Durante a atividade, agentes de endemias entregaram folhetos educativos sobre os temas e orientaram os munícipes. “Nesse material, os moradores têm acesso a importantes informações, como, por exemplo, responsabilidade da adoção, vacinação, vermifugação, abandono de animais domésticos e como o cidadão deve cuidar bem do seu animal”, explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Geize Marques.

A coordenadora lembra que a decisão de ter um animal de estimação precisa vir acompanhada da responsabilidade de oferecer a ele os cuidados necessários. “Valer-se da companhia de um cachorro ou gato é uma sensação única e que traz alegria para toda a família. Mas é importante lembrar que os animais de estimação exigem atenção e respeito. Por isso, é necessário assumir o compromisso de posse responsável”, ressalta ela.

A posse responsável vai além de garantir comida e água: é preciso vacinar; levar com frequência ao veterinário; não deixar cachorros e gatos soltos na rua; colocar coleiras com identificação para, em caso de fuga, facilitar o resgate. É necessário, ainda, fazer passeios frequentes para que o animal exercite-se e, nesses momentos, recolher as fezes dele evitando a contaminação ambiental.

A proposta dos órgãos municipais envolvidos na recente ação educativa é estender a iniciativa a outros bairros. “Esperamos ajudar a construir uma comunidade que entenda, de fato, o que é posse responsável e como colocar tudo em prática para viver bem com seus animais de estimação. Dessa forma, as pessoas vão melhorar a relação homem-animal e, consequentemente, viverão em um ambiente harmônico, pois as mudanças se iniciam por meio das nossas atitudes”, finalizou a diretora de Vigilância em Saúde, Lílian Marinho.

Secretária de Saúde de Patos de Minas disse que aguarda parecer do estado para vacinação contra COVID-19

Sexta 08/01/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Patos de Minas ainda não apresentou um plano de vacinação contra a Covid-19. De acordo com a Secretária de Saúde, Ana Carolina Caixeta, a Prefeitura está aguardando posicionamento oficial do Governo Estadual e da União.

De acordo com Ana Carolina, a única informação oficial sobre a vacinação até o momento veio do Governo Estadual, e é em relação às seringas e agulhas, que foram garantidas quando os imunizantes chegarem.

Algumas cidades, como Araxá, já apresentaram um plano de vacinação para a população. A cidade mineira até já enviou a intenção de compra de 100 mil doses ao Instituto Butantã, que produz no Brasil a vacina CoronaVac, em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

A secretária disse que irá aguardar o plano nacional.

CoronaVac tem eficácia de 78% contra a Covid-19, diz governo de SP

A CoronaVac, vacina contra o novo coronavírus que é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, tem taxa de eficácia mínima de 78%. O anúncio foi feito hoje (7) pelo governo de São Paulo, em entrevista coletiva. 

Esse percentual, segundo o governo, se refere aos estudos feitos no Brasil, que foram realizados com profissionais da área da saúde, mais expostos ao vírus.

De acordo com o governo, a vacina é de que ela garantiu proteção total contra casos graves e mortes provocadas pela doença. “Isso significa que ela tem elevado grau de eficiência e de eficácia para proteger contra a covid-19 [doença provocada pelo novo coronavírus ]”.

Os dados de eficácia foram revisados por um comitê internacional. O anúncio do governo paulista acontece após dois adiamentos: inicialmente, o governo paulista pretendia fazer esse anúncio no dia 15 de dezembro. Depois, ficou para o dia 23 de dezembro, mas uma divergência entre os números obtidos por São Paulo e outros países que participavam dos testes de eficácia fez adiar novamente a data para divulgação.

Esses dados de eficácia estão sendo apresentados hoje (7) em uma reunião com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que será o responsável pela aprovação da vacina para uso no país. A taxa mínima de eficácia recomendada pela própria Anvisa é de 50% como parâmetro de proteção.

Novos presidentes da AMAPAR e CISPAR são eleitos e empossados em Assembleia

Sexta 08/01/2021 - André Amâncio
Fonte: Amaparmg
Feed do PatosAgora

Em Assembleia realizada na manhã desta sexta-feira, 08 de janeiro, os novos diretores da AMAPAR e do CISPAR para o ano de 2021. A reunião foi realizada na sede da Associação com a presença de prefeitos, vice-prefeitos e representantes dos municípios do Alto Paranaíba.

A Assembleia foi aberta com a palavra do prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, que reafirmou seu compromisso com a AMAPAR e o CISPAR em sua gestão. O prefeito ressaltou a importância da participação do município, como polo regional, e se colocou à disposição dos demais prefeitos da região. Falcão passa a integrar a nova diretoria, como presidente do Conselho Administrativo do CISPAR.

A eleição realizada por aclamação, definiu o prefeito de Carmo do Paranaíba, César Caetano de Almeida como presidente da AMAPAR. Juntamente com seu vice-presidente, o prefeito de Coromandel, Fernando Breno, ele assume a presidência com a proposta de fazer novas parcerias e modernizar a gestão da entidade. “As palavras chaves para a AMAPAR hoje, são, união, renovação e inovação. Vou buscar em Belo Horizonte, junto à Associação Mineira de Municípios, o que há de novo para as associações municipais. Nós já estabelecemos uma reunião inicial com Sebrae e a Universidade Federal de Viçosa em Rio Paranaíba, para ver o que eles têm de capacitação e renovação para os prefeitos”, comentou o novo presidente.

Na sequência, foi definida também por aclamação, a nova presidência do CISPAR. Adílio Alex dos Reis, prefeito de Guimarânia foi reeleito. Tendo liderado importantes ações à frente do consórcio, Adílio Alex falou sobre novos projetos como, a ampliação do sistema de videomonitoramento (Olho Vivo), por meio da aquisição coletiva de equipamentos, o que reduz custos e possibilita a integração de dados para garantir uma segurança em nível regional. O prefeito de Guimarânia ainda ressaltou propostas como o consórcio para implantação do Aterro Sanitário Regional, em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que começa a vigorar nos municípios.

Retornando à AMAPAR, o prefeito de Patrocínio, Deiró Marra também esteve presente na reunião, e firmou compromisso juntamente com o município de Patos de Minas, de participar da associação e do consórcio. Deiró Marra destacou que é fundamental o engajamento dos dois maiores municípios da microrregional, nas decisões que visam o desenvolvimento do Alto Paranaíba.  

A nova diretoria da AMAPAR ficou assim formada:

Presidente: César Caetano de Almeida Filho (PL), prefeito de Carmo do Paranaíba

Vice-prefeito: Fernando Breno Valadares Vieira (PATRIOTA), prefeito de Coromandel.

Diretor Administrativo: Rhenys da Silva Cambraia (CIDADANIA) – prefeito de Presidente Olegário:

Diretor Financeiro: Paulo Giovani Silveira de Melo (AVANTE) – prefeito de Serra do Salitre

CISPAR

Presidente: Adílio Alex dos Reis (MDB) – prefeito de Guimarânia

Vice-presidente: Denise Abadia Pereira Oliveira (PV) – prefeita de São Gotardo

Presidente do Conselho Administrativo: Luís Eduardo Falcão (PODEMOS) – prefeito de Patos de Minas

Vice-presidente do Conselho Administrativo: Deiró Moreira Marra (DEM) – prefeito de Patrocínio

Presidente do Conselho Fiscal: Valdemir Diogenes da Silva (PL) – prefeito de Rio Paranaíba

Vice-presidente do Conselho Fiscal: João Batista Terto da Cunha (PP) – prefeito de Arapuá

Clínica do Rim do Alto Paranaíba recebe visita técnica

Sexta 08/01/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Clínica do Rim do Alto Paranaíba recebeu uma visita técnica na última quarta-feira (06) onde o Dr. Ricardo Borges, diretor médico da Clínica, acompanhou àaSecretária de Saúde Ana Carolina, a enfermeira Lilian Marinho que representa a Vigilância Sanitária e Ana Paula, enfermeira representante da Regulação.

A Clínica presta atendimento à população desde Agosto de 2019 oferecendo consultas médicas para casos de diabetes e hipertensão, hemodiálise, diálise peritoneal, biópsia renal, tratamento de infecção urinária, nefrites e cálculos renais.

Saúde anuncia compra de 100 milhões de doses da CoronaVac

Pasta anunciou que Brasil terá até 354 milhões de doses em 2021

Sexta 08/01/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

O Ministério da Saúde anunciou assinatura de contrato com o Instituto Butantan para adquirir até 100 milhões de doses da vacina CoronaVac 100 milhões pelo Butantan contra a covid-19 para o ano de 2021, produzidas pelo órgão em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

O contrato envolve a compra inicial de 46 milhões de unidades, prevendo a possibilidade de renovação com a aquisição de outras 54 milhões de doses posteriormente. Esse modelo foi adotado pela pasta pela falta de orçamento para comercializar a integralidade das 100 milhões de doses. Hoje o Instituto Butantan anunciou que a eficácia da vacina é de 78%.

Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto hoje (7), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e representantes da pasta informaram o contrato de compra da CoronaVac e trataram da situação da vacinação contra a covid-19.

Pazuello afirmou que a aquisição do lote da CoronaVac foi possível graças à medida provisória (MP) editada ontem (6) permitindo a contratação de vacinas antes do registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“A MP nos permite fazer contratação de vacinas e outros insumos antes mesmo de estar concluído o registro na Anvisa, coisa que não era permitida. Não podia fazer nenhuma contratação que não houvesse incorporação anterior no SUS [Sistema Único de Saúde] para poder comprar”, declarou o titular do MS.

A perspectiva da pasta é que sejam disponibilizadas em 2021 até 354 milhões de doses. Este total deve ser formado por dois milhões de doses importadas da Astrazeneca da Índia, 10,4 milhões produzidas pela Fiocruz até mês de julho, 110 milhões fabricadas no Brasil pela Fiocruz a partir de agosto, 42,5 milhões do mecanismo Covax Facility (provavelmente da Astrazeneca) e as 100 milhões da CoronaVac oriundas do contrato com o Instituto Butantan.

A CoronaVac custará cerca de US$ 10 por dose, demandando duas doses para cada pessoa a ser vacinada. Já a da Astrazeneca tem preço de US$ 3,75 por dose. Desta última, o ministro Eduardo Pazuello afirmou que seria aplicada apenas uma dose.

O ministro Eduardo Pazuello atualizou os três cenários de início da vacinação anunciados anteriormente. No melhor caso, o processo começaria em 20 de janeiro se os laboratórios conseguirem autorização em caráter emergencial juntamente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nesta hipótese, estariam disponíveis oito milhões de doses. A imunização ocorreria com as vacinas que estivessem disponíveis, sejam elas as do Instituto Butantan ou as importadas da Astrazeneca da Índia.

O segundo cenário seria entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro. Já o terceiro seria entre 10 de fevereiro e início de março. Pazuello comentou que a estimativa é que os dois produtores nacionais, Butantan e Fundação Oswaldo Cruz, cheguem ainda neste ano à capacidade de fabricação de 30 milhões de doses por mês.

O ministro contou que a equipe do órgão continua negociando com a Pfizer, farmacêutica que já teve vacinas compradas por outros países. Contudo, argumentou que a empresa apresentou exigências mal recebidas pelo MS, como a desresponsabilização por qualquer efeito colateral, a designação dos Estados Unidos como foro para resolver eventuais ações decorrentes de problemas como este e obrigação de o Brasil fornecer o material para diluir o imunizante.

“Não paramos de negociar com a Pfizer. E o que queremos? Que ela nos dê o tratamento compatível com o nosso país, que ela amenize essas cláusulas. Não podemos assinar desta forma. Ela ofereceu 500 mil em janeiro, 500 mil em fevereiro e 2 milhões em março, 2 milhões em abril, 2 milhões em maio e 2 milhões em junho. Pensem se isso resolve o problema do Brasil. Toda a vacina oferecida pela Pfizer no primeiro semestre vacina a metade da população do Rio de Janeiro”, sublinhou o ministro.

Seringas


Os representantes do Ministério da Saúde falaram também sobre o fornecimento de seringas. Um pregão foi realizado, tendo concluído com 3% do total previsto. O presidente Bolsonaro afirmou que suspenderia a compra de seringas até que os preços baixassem novamente.

O secretário executivo da pasta, Élcio Franco, colocou que há 80 milhões de seringas passíveis de mobilização imediata para o início da vacinação, incluindo as existentes em estados e municípios. Ele acrescentou que o Ministério obteve juntamente a fabricantes 30 milhões de seringas por meio do instrumento de requisição administrativa.

Outras 40 milhões podem ser adquiridas por meio de uma compra internacional da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), das quais 8 milhões podem chegar entre o fim de janeiro e o início de fevereiro.

Anvisa recebe pedido de uso emergencial da vacina CoronaVac

Solicitação foi feita pelo Instituto Butantan

Sexta 08/01/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu hoje (8) o pedido de autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, da vacina CoronaVac. A solicitação foi feita pelo Instituto Butantan, que conduz os estudos da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela empresa Sinovac no Brasil.

De acordo com a agência reguladora, a triagem dos documentos presentes na solicitação e da proposta de uso emergencial que o laboratório pretende fazer já foi iniciada. A meta da Anvisa é fazer a análise do uso emergencial em até dez dias, descontando eventual tempo que o processo possa ficar pendente de informações, a serem apresentadas pelo laboratório.

“As primeiras 24 horas serão utilizadas para fazer uma triagem do processo e checar se os documentos necessários estão disponíveis. Se houver informação importante faltando, a Anvisa pode solicitar as informações adicionais ao laboratório. O prazo de dez dias não considera o tempo do processo em status de exigência técnica”, informou a agência.

Análise

Para fazer a avaliação, a Anvisa vai utilizar as informações apresentadas junto com o pedido e também os dados já analisado por meio da Submissão Contínua. A análise do pedido de uso emergencial é feita por uma equipe multidisciplinar e envolve especialistas das áreas de registro, monitoramento e inspeção.

Segundo a Anvisa, a equipe responsável pela análise vem atuando de forma integrada, com as ações otimizadas e acompanhadas pela comissão que envolve três diretorias da agência.

Aquisição da vacina


Ontem (7), o Ministério da Saúde anunciou a assinatura de contrato com o Instituto Butantan para adquirir até 100 milhões de doses da vacina CoronaVac para este ano.

O contrato envolve a compra inicial de 46 milhões de unidades, prevendo a possibilidade de renovação com a aquisição de outros 54 milhões de doses posteriormente. Esse modelo foi adotado pelo ministério pela falta de orçamento para comercializar a integralidade das 100 milhões de doses. O Instituto Butantan anunciou que a eficácia da vacina é de 78%.

Após comprar carro por 100 reais de usuário de drogas três são encaminhados para delegacia

Sexta 08/01/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Durante operação Policial Rodoviária “Lei Seca”, no km 176 da rodovia MGC 354, município de Patos de Minas, a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) abordou um Fiat Palio. O condutor ignorou a ordem, imprimido alta velocidade no veículo, seguindo sentido trevo da Escola Agrícola à Avenida Marabá.

Os policiais perseguiram o veículo e conseguiram abordá-lo no km 173 da mesma rodovia. Em pesquisa ao sistema informatizado, foi constatado que o veículo possuía registrado uma queixa de furto no dia 07/01/2021 no município de Patos de Minas.

Segundo os ocupantes do veículo, C. C. F.M. (condutor) e os passageiros P. H. R. S. e M. V. C. L., adquiriram o veículo de um usuário de drogas pela quantia de R$ 100,00 (cem reais), e que estavam dando um “rolezinho” pela cidade.

Foi procedida uma busca no interior do veículo e em seus ocupantes, sendo encontrados uma bucha de maconha, dois celulares, dois isqueiros, R$ 61,50, e um maço de cigarro, os quais foram apreendidos.

Os três autores foram presos e encaminhados à Depol de plantão. O veículo recuperado foi removido ao depósito credenciado pelo Detran MG, para que posteriormente seja restituído ao seu proprietário.

Faculdade de Patos de Minas é multada por não responder questionamentos do Procon

Sexta 08/01/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Em mais uma ação em defesa do consumidor, o Procon Municipal multou a Faculdade Patos de Minas em R$ 15,5 mil por não prestar informações ao órgão quando solicitado.

O processo que originou a medida foi iniciado após uma aluna alegar que a instituição de ensino retomou os estágios na Clínica Odontológica, em agosto passado, sem oferecer EPIs aos estudantes, contrariando o previsto no Decreto Municipal 4.079, de julho de 2020.

"A faculdade não se pronunciou em nenhuma das vezes em que foi solicitada a se manifestar. Com essa conduta, a FPM deixou de colaborar no intuito de elucidar a demanda por parte da aluna e ofendeu o Artigo 6° do Código de Defesa do Consumidor", explicou o coordenador do Procon, Rafael Godinho Nogueira.

Prefeitura irá reabrir Parque do Mocambo, mas data ainda não foi definida

Sexta 08/01/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

O Parque Municipal do Mocambo segue fechado devido a pandemia do Coronavírus. A Prefeitura enviou uma nota a respeito da abertura do local.

Em relação à reabertura do Parque do Mocambo, a Prefeitura de Patos de Minas informa:

A nova gestão decidiu pela reabertura do Parque Municipal do Mocambo, no entanto ainda não há data definida. Os responsáveis pelo parque trabalham no planejamento para ajustar o retorno de acordo com os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19.