PM prende dupla por tráfico de drogas em Coromandel
No final da tarde da última sexta-feira (02), as equipes de serviço da Polícia Militar (PM) de Coromandel (MG) realizavam operação batida policial pela Rua Adélio Silvestre, Padre Lázaro de Menezes, quando perceberam que um condutor, em uma motocicleta Yamaha Fazer, realizou manobra abrupta ao perceber a presença da polícia.
Diante do estado de suspeição os policiais deram inicio ao acompanhamento da motocicleta para efetuar a abordagem.
Com intuito de fugir da viatura policial, o autor realizou varias manobras perigosas nas vias, colocando em risco a segurança dele e dos demais usuários. Ao ser abordado, foi identificado e durante busca pessoal, foi localizado na sua mão direita uma porção de maconha.
Em rastreamentos as equipes deslocaram à rua Adélio Silvestre, residência do abordado, local com várias denúncias de tráfico de drogas, que já vinha sendo monitorado nos turnos de serviço pelas equipes da 98ª Cia PM.
No local, foram encontrados 12 pedras de crack, todas devidamente embaladas para venda, juntamente com embalagens plásticas. Foi localizado também a quantia de R$529,10 e três aparelhos celulares, que foram apreendidos para perícia posterior, foi encontrado uma espécie de estufa caseira, porém estava desligada.
Diante do exposto os autores de 22 e 36 anos foram presos em flagrante delito, veículo removido pelo serviço de guincho credenciado até o pátio, materiais apreendidos e recolhidos, entregues na delegacia de polícia civil para as providências cabíveis.
PCMG prende suspeito de envolvimento em suposto acidente de trânsito
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) acaba de prender um homem, de 23 anos, suspeito de envolvimento em suposto acidente de trânsito na rodovia que liga Araxá a Tapira, no Alto Paranaíba. A ocorrência foi registrada na terça-feira (30/3), após um ônibus e um automóvel de passeio colidirem, vitimando fatalmente o motorista do carro.
O delegado Renato Alcino adiantou que os levantamentos preliminares da PCMG para apurar as causas e circunstâncias do acidente indicam que um motorista de caminhão, que está foragido, teria se irritado com uma manobra de ultrapassagem do veículo da vítima e passou a persegui-la pela rodovia. Posteriormente, o caminhoneiro teria realizado contato por rádio com outro condutor de caminhão, o qual está sendo preso, para que este encurralasse o carro da vítima. O segundo caminhão envolvido no acidente foi apreendido pela PCMG nessa quarta-feira (31/3).
“Há indícios, inclusive, de que teria havido um contato do caminhão com o carro da vítima, o que pode ter provocado a perda de direção dele, que veio a colidir com o ônibus na pista contrária”, esclarece Alcino. “Para averiguar o que levou ao acidente, solicitamos medidas cautelares à Justiça, como a apreensão do caminhão, para perícia, bem como os mandados de prisão dos dois suspeitos, que foram devidamente deferidas, e hoje conseguimos a prisão temporária de um deles”, informou.
O preso passa por exame de corpo de delito no Posto Médico Legal (PML) e será conduzido posteriormente ao sistema prisional. Outras informações sobre as investigações serão fornecidas à imprensa em momento oportuno.
Policiais militares salvam recém-nascido abandonado em Araçuaí
Policiais militares de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, encontraram na madrugada desta quinta-feira, 01.04, um recém-nascido que havia sido abandonado no bairro Nova Esperança. Por volta de 01h da manhã, a Sala de Operações da 14ª Companhia de Polícia Militar Independente (14ª CIA PM/IND) recebeu informação de um solicitante de que ele havia localizado uma criança morta em um matagal.
Uma guarnição deslocou-se até o local onde encontrou a criança, ainda com a placenta. Ao perceberem que o bebê estava vivo, imediatamente, os militares decidiram não esperar a chegada da ambulância, que havia sido acionada, e levaram-no ao hospital na própria viatura.
Os militares continuam o rastreamento para tentar localizar a mãe da criança.
Ministério da Saúde emite nota técnica que prioriza vacinação de profissionais da Segurança Pública na linha de frente do combate à covid
O Ministério da Saúde (MS) anunciou nesta quarta-feira (31.03) a inclusão dos trabalhadores das Forças de Segurança no grupo de prioridade para receber a vacina. De acordo com a nota técnica nº297/2021, ficou estabelecido que será antecipado o envio de um quantitativo de doses de vacinas de maneira escalonada e proporcional, direcionado exclusivamente para a vacinação dos profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas.
A nota técnica informa também que as doses de vacina visam contemplar os profissionais mais expostos às ações de combate à covid-19, por ordem de prioridade:
• Trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes.
• Trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar.
• Trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a covid-19.
• Trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independente da categoria.
Ainda segundo o documento, “os demais trabalhadores da segurança pública e forças armadas, que não se enquadrarem nas atividades descritas acima, deverão ser vacinados de acordo com o andamento da campanha nacional de vacinação contra a covid-19, segundo o ordenamento descrito no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO)."
Opas vai auxiliar Brasil na compra de medicamentos para intubação
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou hoje (3) que a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), braço da Organização Mundial de Saúde (OMS), vai auxiliar o governo federal na aquisição de “kits de intubação” para pacientes com covid-19.
Segundo o ministro, será possível repor os estoques reguladores, “de tal sorte que essa operação diária que existe, de fazer o aporte desses insumos para estados e municípios, seja menos sofrida para o Ministério da Saúde, e que crie menos ansiedade na população brasileira”. Ele estimou em 10 dias a chegada dos primeiros itens.
O anúncio foi feito pelo ministro, ao lado da diretora da Opas no Brasil, Socorro Gross, na manhã deste sábado (3), em Brasília. Eles participaram de videoconferência com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom.
A jornalistas, ela esclareceu que a organização já possui a oferta imediata de oito dos mais de 20 medicamentos utilizados em casos de intubação. Vencidos os trâmites de compra, esses itens podem começar a chegar em duas semanas, afirmou.
Desde o mês passado, os estoques desses insumos chegaram a níveis críticos em hospitais públicos e privados pelo país, diante de um avanço rápido no número de internações por covid-19.
Vacinação
Queiroga afirmou que a meta é manter para abril a vacinação diária de 1 milhão de pessoas, e que para isso o Instituto Butantã e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), únicas produtoras de vacinas contra covid-19 no país, garantiram a entrega de 30 milhões de doses ainda neste mês.
Ele destacou, porém, que a maior dificuldade é ter uma oferta maior de imunizantes. O ministro disse que uma alternativa, que discutiu em videoconferência com o presidente da OMS, Tedros Adhanon, é conversão de fábricas de vacinas para animais em unidades de produção de doses contra covid-19.
“Isso carece ainda de uma avaliação técnica. Não vai resolver o problema no curto prazo, vai ajudar no médio prazo a situação do Brasil e também de outros países”, disse ele. Ao reforçar seu parque industrial, o país pode se tornar capaz de exportar imunizantes para nações vizinhas, em colaboração com a Opas, acrescentou.
O ministro confirmou ainda a orientação para que os imunizantes reservados pelos municípios para a segunda dose sejam aplicados como primeira dose no maior número de pessoas, uma vez que, segundo ele, o fluxo no fornecimento de vacinas está garantido no futuro próximo.
Questionado por jornalistas sobre quebra de patentes, Queiroga afirmou que, em sua avaliação, isso não deve resultar em oferta maior de vacinas. O ministro disse também que temas relativos à compra de vacinas pela iniciativa privada ainda estão em discussão no Congresso Naconal, onde devem ser resolvidos, mas que “todas as ações que venham para ajudar na imunização são bem-vindas”.
Queiroga reforçou que deve ser ampliada a colaboração das Forças Armadas na distribuição de imunizantes e na aplicação das doses, conforme o presidente Jair Bolsonaro havia anunciado mais cedo.
Transporte público e medidas de prevenção
O ministro também foi questionado se o Ministério da Saúde discute com gestores estaduais medidas de nível nacional para serem implementadas no transporte público, por exemplo. Sem fornecer detalhes, ele confirmou as discussões, mas disse que não haverá “imposição”, mas somente “orientação”.
“Não adianta querer fazer isso na base da imposição, não vai conseguir. Não há lei que obrigue as pessoas a usar máscaras”, disse o ministro como exemplo. “O que precisa é que as pessoas acreditem no que estamos aqui dizendo e façam”.
Queiroga defendeu que restrições com efeitos mais severos sobre o funcionamento da economia sejam deixadas “como último recurso”. Ele pediu a todos os brasileiros que usem máscara e lavem as mãos com frequência, bem como que respeitem regras de distanciamento social e evitem aglomerações."Precisamos nos organizar para que evitemos medidas extremas e consigamos garantir que pessoas continuem trabalhando e ganhando seu salário, deixando situações extremas para outro caso. Então, evitar lockdown é a ordem, mas temos que fazer nosso dever de casa. O dever não é só do governo federal, estadual ou municípios. É de cada um dos cidadãos", disse o ministro.
Casal fica gravemente ferido após capotamento
Fotos: Patos Agora
Um casal ficou ferido em acidente na tarde desta quinta-feira(01/04) no município de Carmo do Paranaíba.
De acordo com informações a Polícia Militar foi acionada em um acidente e quando a equipe chegou no local, deparou com o veículo com as quatro rodas para cima.
Algumas pessoas que passavam no momento do acidente, conseguiram retirar as duas vítimas de dentro do veículo que estava capotado e bastante danificado. O veículo seguia sentido Carmo do Paranaíba/Serra do Salitre.
Aparentemente condutor pode ter perdido o controle da direção subindo em um barranco e capotando em seguida. A passageira de 43 anos e o condutor de 48 anos estavam gravemente feridos e foram socorridos por uma unidade móvel da UPA de Carmo do Paranaíba.
O casal apresentava suspeitas de traumatismo craniano e foram encaminhados com urgência para a cidade de Patos de Minas. O veículo foi removido pelo guincho credenciado para desobstruir a via.
Irmãos escapam de disparos de arma de fogo no bairro Jardim Quebec
Fotos: Patos Agora
Uma ocorrência de disparo de arma de fogo foi registrada na manhã desta sexta-feira(02/04) na Rua 12 no bairro Jardim Quebec.
De acordo com os dois irmãos de 21 anos e 18 anos eles estavam sentados no passeio de sua residência momento em que o suspeito de 19 anos chegou em uma bicicleta e sacou um revólver e escaparam para dentro do portão da casa. O autor efetuou dois disparos de arma de fogo e evadiu logo em seguida.
As vítimas não foram atingidas. A Polícia Militar foi acionada e realizou rastreamentos para tentar localizar o autor, porém até o momento não foi encontrado.
Mais de 1 milhão de vacinas contra covid-19 chegam em Minas Gerais
Lote vai permitir avanço na maior operação de vacinação da história de Minas Gerais
Fotos: Patos Agora
Minas recebeu, na noite desta quinta-feira (1/4), mais de 1 milhão de novas doses de vacinas contra a covid-19. O décimo primeiro lote recebido pelo estado contém 943.400 doses da Coronavac e outras 73.250 da AstraZeneca - totalizando 1.016.650 doses.
Além de ampliar a vacinação para idosos entre 65 e 69 anos, o carregamento irá permitir o início da imunização de profissionais das Forças de Segurança que atuam na linha de frente do combate à pandemia; incluídos como prioridade no Plano Nacional de Imunização (PNI) do governo federal a pedido do governador Romeu Zema.
De acordo com a Nota técnica nº297/2021, do dia 31/3/21, do Ministério da Saúde (MS), ficou estabelecido a antecipação do envio de um quantitativo de doses de vacinas de maneira escalonada e proporcional, direcionado exclusivamente para a vacinação dos profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas.
No grupo prioritário das Forças de Segurança estão os trabalhadores envolvidos no atendimento e transporte de pacientes, resgates e atendimento pré-hospitalar, ações de vacinação contra covid-19, ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independentemente da categoria. Demais profissionais que não se enquadram nas atividades de linha de frente deverão ser vacinados conforme andamento da campanha nacional de vacinação contra a covid-19.
Solicitação
O pedido de inclusão dos profissionais da área de Segurança como prioridade na vacinação foi feito pelo governador Romeu Zema durante a primeira reunião do Comitê Gestor Nacional de Enfrentamento da Pandemia de covid-19, na última sexta-feira (26/3). Zema também solicitou prioridade no calendário para os professores.
A criação do comitê nacional foi oficializada no dia 25 de março. O grupo é formado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, além dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco; sendo este o responsável por receber as demandas dos governadores no combate à pandemia e apresentá-las ao comitê.
Doses
O décimo primeiro lote de imunizantes para a população mineira veio de caminhão, de São Paulo, diretamente para a Central Estadual da Rede de Frio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). As doses serão encaminhadas às 28 Unidades Regionais de Saúde (URSs) do Estado, e, posteriormente, chegarão aos municípios, que são os responsáveis pela aplicação das vacinas.
Segundo a orientação do PNI, as doses da CoronaVac serão utilizadas para iniciar a imunização de 6% dos profissionais das Forças de Segurança, conforme determinado pelo Ministério da Saúde. Elas também serão utilizadas para aplicar a primeira dose em 1,26% da população entre 65 e 69 anos. Também como segunda dose em 7% dos trabalhadores da Saúde, 87% da população entre 75 e 79 anos, e 80,4% da população entre 70 e 74 anos.
Já os imunizantes da AstraZeneca serão aplicados como segunda dose para 10,2% aos trabalhadores da Saúde.
Vacinados
Minas Gerais já atingiu a marca de 1,6 milhão de vacinados. Segundo dados do Vacinômetro, (clique aqui), a ferramenta que permite a qualquer cidadão acompanhar quantas pessoas já foram imunizadas e a quantidade de doses recebidas, até esta quarta-feira (31/3), 1.618.941 de pessoas receberam a primeira dose em todo o estado. Deste total, 539.724 já foram imunizados com a segunda dose.
Remessas recebidas
1ª remessa
577.480 doses da CoronaVac em 18/1/2021
2ª remessa
190.500 doses de AstraZeneca em 24/1/2021
3ª remessa
87.600 doses da CoronaVac em 25/1/2021
4ª remessa
315.600 doses da CoronaVac em 7/2/2021
5ª remessa
220.000 doses da AstraZeneca e 137.400 doses da CoronaVac em 23/2/2021
6ª remessa
285.200 doses da CoronaVac em 3/3/2021
7ª remessa
303.600 doses da CoronaVac em 9/3/2021
8ª remessa
509.800 doses de CoronaVac em 17/3/2021
9ª remessa
86.750 doses da AstraZeneca e 455.800 doses da CoronaVac em 20/3/2021
10ª remessa
116.600 doses de AstraZeneca e 359.000 doses de CoronaVac em 26/3/2021
11ª remessa
73.250 doses de AstraZeneca e 943.400 doses de CoronaVac em 1/4/2021
Total: 4.661.980 doses
Consulta sobre auxílio emergencial pode ser feita a partir de hoje
Site da Dataprev informará se trabalhador tem direito ao benefício
Fotos: Patos Agora
Trabalhadores poderão saber se foram incluídos no auxílio emergencial 2021 a partir de hoje (2). Inicialmente prometida para ontem (1º), a consulta teve de ser adiada “em função da necessidade de alinhamento dos canais de atendimento dos três órgãos diretamente envolvidos no programa - o Ministério da Cidadania, a Dataprev e a Caixa”, explicou a Dataprev, em nota.
Consulta
A consulta poderá ser feita pelo Portal de Consultas da Dataprev. Para isso, o cidadão deverá informar CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento.
Quem já recebe o Bolsa Família e inscritos no CadÚnico não estarão na lista da Dataprev já que, nesses casos, as parcelas serão depositadas automaticamente - desde que o beneficiário se encaixe nos critérios de elegibilidade do auxílio.
Depósitos
Segundo calendário divulgado pela Caixa, os pagamentos começam no dia 6 de abril para os trabalhadores que fazem parte do Cadastro Único e para os que se inscreveram por meio do site e do aplicativo Caixa Tem. Os depósitos serão feitos na conta poupança digital da Caixa, acessada pelo aplicativo Caixa Tem. O beneficiário do auxílio emergencial terá direito, primeiramente, à movimentação digital e, posteriormente, aos saques.
Para os beneficiários do Bolsa Família, os pagamentos começam em 16 de abril e seguirão o calendário de pagamento do benefício.
Números
Em 2021, serão pagos R$ 43 bilhões a 45,6 milhões de brasileiros que atendem aos requisitos exigidos. Do montante, R$ 23,4 bilhões serão destinados ao público já inscrito em plataformas digitais da Caixa (28,6 milhões de beneficiários), R$ 6,5 bilhões para integrantes do Cadastro Único do Governo Federal (6,3 milhões) e mais R$ 12,7 bilhões para atendidos pelo Programa Bolsa Família (10,6 milhões).
Critérios
Para conceder as quatro parcelas do auxílio emergencial este ano o governo definiu novas faixas de pagamento:
- Mulheres chefes de família: R$ 375
- Famílias com duas ou mais pessoas, exceto aquelas com mães chefes de família: R$ 250
- Auxílio para pessoas que moram sozinhas: R$ 150
Podem receber
- Famílias com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 550) e renda mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.300);
- Público do Bolsa Família poderá escolher o valor mais vantajoso entre os benefícios e receber somente um deles.
- Trabalhadores informais;
- Desempregados;
- Microempreendedor Individual (MEI).
Não podem receber o auxílio
- Trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos;
- Pessoas que não movimentaram os valores do auxílio emergencial e sua extensão em 2020;
- Quem estiver com o auxílio do ano passado cancelado;
- Cidadãos que recebem benefício previdenciário, assistencial ou trabalhista ou de programa de transferência de renda federal, com exceção do Bolsa Família e do PIS/Pasep;
- Médicos e multiprofissionais;
- Beneficiários de bolsas de estudo, estagiários e similares;
- Quem teve rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2019 ou tinha, em 31 de dezembro daquele ano, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil;
- Cidadãos com menos de 18 anos, exceto mães adolescentes.
- Quem estiver no sistema carcerário em regime fechado ou tenha seu CPF vinculado, como instituidor, à concessão de auxílio-reclusão.
Bombeiros atendem ocorrência de incêndio no bairro Novo Horizonte, VEJA O VÍDEO
Fotos: Patos Agora
Um incêndio foi registrado na tarde desta sexta-feira(02/04) no bairro Novo Horizonte. De acordo com informações colhidas no local, o principio iniciou provavelmente com um curto circuito em uma central de energia elétrica.
Nos últimos dias os chamados para incêndios em residência tem sido frequentes.
Uma Unidade de Resgate (ambulância) e uma Unidade de Socorro (caminhão) do Corpo de Bombeiros deslocaram até o local.
Tratava-se de um incêndio em um cômodo situado nos fundos do imóvel e populares já haviam controlado as chamas com o uso de mangueiras de jardim. Com a chegada dos militares foi efetuado o rescaldo e retirado o material combustível que havia no local, composto principalmente por pedaços de madeira.
Ninguém se feriu. Apenas o cômodo dos fundos e um banheiro lateral foram afetados. A suspeita é de que tenha havido um curto circuito na caixa de energia da cerca elétrica do imóvel.
O telhado do cômodo foi afetado e corria risco de desmoronamento. Os moradores foram orientados a esgotar a caixa de água que havia acima do local afetado e, após, providenciar os reparos necessários.
A moradora da casa contou que estava limpando o banheiro quando sentiu o cheiro da fumaça e quando chegou nos fundos deparou já com as chamas dentro do cômodo.
Um vizinho foi chamado para ver se podia auxiliar e emprestou uma mangueira que foi usada no combate até a chegada dos bombeiros.