Exclusivo: Prefeito anuncia nova secretária de Educação de Patos de Minas
Foi anunciada na tarde dessa quarta-feira (24) a nova secretária de Educação de Patos de Minas. Sônia Maria da Silveira assume a pasta no lugar de Fabiana Ferreira dos Santos, que deixou o cargo no início desse mês.
Sônia trabalha na área da Educação há mais de 20 anos, tanto na rede estadual como municipal, e é professora de português, literatura e pedagoga. A professora já trabalhou na Superintendência Estadual de Ensino, nos colégios Marista, Tiradentes, Escola Professor Antônio Dias Maciel, Fonseca Rodrigues e seu último trabalho foi como coordenadora pedagogia de seguimento colégio Nossa Senhora das Graças.
Sônia Maria da Silveira foi selecionada para o cargo após participar do processo seletivo organizado pelo prefeito Luís Eduardo Falcão para compor as secretarias do município. Nesse primeiro momento, a secretária pretende se inteirar do processo educacional do município, conhecer diretores e visitar as escolas.
Covid-19: boletim epidemiológico confirma 8 novos óbitos em Patos de Minas
Patos de Minas chegou a 11.828 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa quarta-feira (24/03), pela Vigilância em Saúde.
O boletim de hoje traz 83 novos casos em relação ao informe anterior, dos quais 11 são datados da primeira semana de março. Os demais estão datados de 16 a 24 de março. São 8 novos óbitos ocorridos entre 16 e 24/3, de pessoas na faixa etária de 44 a 92 anos.
O boletim informou também que 678 pessoas estão em recuperação domiciliar e 132 pacientes estão internados, sendo 32 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo público e privado.
Até o momento, 10.709 pessoas já se recuperaram da doença, representando 90,54% de taxa de cura, e 309 óbitos foram confirmados até o momento.
Jovem vai parar na delegacia após PM constatar ligação clandestina de água em residência
Um rapaz de 18 anos foi parar na delegacia na última terça-feira (23), após a Polícia Militar (PM) flagrar uma ligação clandestina de água em um imóvel no Bairro Jardim Esperança.
De acordo com a PM, o morador alegou que reside na casa há dois meses e alugou o imóvel de um indivíduo que reside no mesmo bairro.
Ao ser indagado pela guarnição, o rapaz negou ter qualquer envolvimento com a ligação clandestina de água constatada no local. Disse também que ele não possui nenhuma conta de água para apresentar.
Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido à delegacia de Polícia Civil e apresentado à autoridade policial responsável.
Covid-19: Prefeitura recebe 4.000 kits de testagem rápida
A união do poder público com a iniciativa privada resultou no projeto "Patos Pela Vida", que prevê campanha de conscientização, maior e mais eficiente testagem da população, orientação médica e acompanhamento de perto dos casos confirmados.
Na manhã dessa quarta-feira (24) a Prefeitura de Patos de Minas recebeu 4.000 kits de testagem rápida e eficaz (antígeno, 96% de eficácia no resultado), que serão distribuídos nas unidades de saúde da família, UPA e HC. O resultado sai em poucos minutos.
A partir disso, as equipes da atenção básica, passarão as orientações, tratamento e direto de uma central de monitoramento, acompanharão os casos positivos e suas famílias.
PM prende foragido da Justiça em Patrocínio
Na manhã dessa quarta-feira (24) durante o desencadeamento da "Operação Trigger 6", a Polícia Militar (PM) recebeu informações de um Mandado de Prisão expedido.
Após levantamentos e rastreamentos o indivíduo foi identificado, abordado e preso no Bairro Olímpio Nunes.
O autor de 48 anos foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.
Polícia Militar de Patrocínio prende homem por furto
Na manhã dessa quarta-feira (24) a sala de operações da unidade recebeu informações de que teria ocorrido um furto de uma televisão no interior do salão na Rua Professor João Romão de Melo, Bairro Santa Terezinha.
De posse das informações e das imagens, os militares abordaram um suspeito que reside próximo ao local do fato, sendo localizado em seu quarto uma calça de moletom, idêntica ao que o autor usava no momento do fato, porém o produto do furto não foi localizado.
O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.
Polícia Civil de Patos de Minas promove campanha em comemoração ao Dia da Internacional Mulher
A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Patos de Minas - DEAM, promoveu, no mês de março diversas ações em combate à violência contra à mulher por meio da campanha "Segurança para a mulher, TODOS OS DIAS".
Destaca-se a preocupação com o atendimento às vítimas através de convênio com o UNIPAM, onde há atendimento psicológico à vítima e familiares visando a redução da violência e humanização do atendimento.
Profissionais da segurança pública devem ser imunizados a partir de abril
O Ministério da Saúde deverá anunciar amanhã (24) o ajuste no calendário de vacinação contra a Covid-19 que incluirá, na próxima etapa, prevista para abril, os profissionais da Segurança Pública.
Para o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Delegado-Geral Joaquim Francisco Neto e Silva, é extremamente importante que as forças de segurança sejam incluídas. "A inclusão das forças de segurança deve ser prioridade pois nenhuma delegacia fechou desde o início da pandemia. Não há home office para os policiais civis, que continuam investigando e trabalhando para subsidiar a justiça social e manter a paz", argumentou.
Em Brasília
Importante passo para a imunização dos servidores da PCMG contra a covid-19 ocorreu no início de março, quando o chefe da PCMG, Joaquim Francisco Neto e Silva quando participou de reunião ocorrida em Brasília, com o assessor especial do Ministério da Saúde, Airton Cascavel, e com o ministro da Saúde.
Na reunião, o ministro explicou que analisaria uma forma de acelerar a chegada da vacinação para os profissionais da segurança pública, além da destinação de doses suficientes para imunização o mais breve possível. "Acredito que esta divulgação do ministro é resultado da nossa luta em busca da vacinação para os policiais civis e servidores que não pararam de trabalhar um minuto, desde o início da pandemia", concluiu o chefe da PCMG.
Em reunião de 5 horas, Anvisa detalha questões sobre Sputnik com laboratórios
A Anvisa realizou nesta terça-feira (23/3) uma reunião com a União Química e o Instituto Gamaleya para tratar dos pontos ainda não respondidos sobre a vacina Sputnik V.
A reunião durou cerca de cinco horas. No encontro, a Agência abordou os pontos críticos identificados a partir do que a Anvisa já teve acesso e as respostas levantadas pelo laboratório para que o uso emergencial da Sputnik seja avaliado no futuro, quando vier a ser solicitado para a Agência.
Os pontos de destaque incluem dados faltantes sobre aspectos de caracterização, produção e controle de qualidade da vacina.
Algumas das questões foram esclarecidas, mas outros pontos técnicos permanecem pendentes do envio de informações completas pelo laboratório Gamaleya, da Rússia. Os representantes da União Química presentes na reunião afirmaram que os dados serão providenciados antes que o laboratório venha a solicitar o uso emergencial da vacina.
A Agência enfatizou a necessidade de se ter acesso aos dados brutos sobre os estudos clínicos da vacina, como é usual na avaliação de vacinas e medicamentos. O acesso total aos dados é um requisito da Anvisa e também da própria Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency - EMA) e da agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA).
O acesso ao banco de dados dos estudos clínicos faz parte da avaliação da Agência para possibilitar melhor entendimento sobre como os dados clínicos foram gerados e analisados.
A reunião também tratou da linha de produção da vacina na Rússia, que precisa ser identificada no processo. A Anvisa já certificou a empresa, com base em um relatório da Turquia (que também é participante do PIC/S) para uma linha de outro produto farmacêutico. Ainda não há indicação clara, porém, se essa linha já certificada seria a mesma utilizada para a fabricação da Sputnik.
Todos os pontos indicados como pendentes pela Anvisa, a partir dos documentos já conhecidos, foram repassados, um a um, com os representantes da União Química e do Instituto Gamaleya.
A equipe técnica da Anvisa solicitou que a União Química e o Instituto Gamaleya indiquem quais informações serão apresentadas e quais informações não poderão ser apresentadas, e que essa indicação seja acompanhada de uma explicação.
Os documentos apresentados pela União Química e pelo Instituto Gamaleya durante a reunião ainda serão enviados pelo laboratório para avaliação da equipe técnica da Anvisa.
Polícia Militar prende autores por posse ilegal de arma de fogo e recupera material roubado
Na noite da última segunda-feira (22) durante patrulhamento pela Rua Joaquim Fubá, a Polícia Militar (PM) flagrou dois cidadãos saindo de uma casa em atitudes suspeitas, tendo um deles corrido e jogado uma réplica de pistola para o interior do imóvel. Um dos suspeitos se tratava de um menor de 16 anos e o outro um maior de 23 anos.
Diante da fundada suspeita, os militares abordaram o segundo suspeito, identificado como sendo um rapaz de 18 anos. Em sua posse foi localizado um cigarro de maconha, que segundo ele iria fumar.
Em seguida os militares realizaram contato no imóvel, sendo atendido pelo morador. Ao ser questionado sobre a presença da dupla em seu imóvel, ele informou que eram seus amigos. Diante a situação verificada, os militares solicitaram autorização para ingressar, permanecer e realizar buscas no imóvel, tendo ele autorizado.
Ao iniciar as buscas, foram localizados em cima do sofá da sala, dois cigarros de maconha e uma caixinha de metal com vários restos de cigarros de maconha. Durante a ação, os cães de faro Pandora e Kratus deram indicativos de drogas em um sofá, sendo encontrado quatro tabletes de maconha. Em um monte de lenhas localizado nos fundos do imóvel, localizou uma balança de precisão em pleno funcionamento.
Foi localizado ainda pelos cães uma caixa de madeira, que continha em seu interior um rifle cal. 22 com 2 carregadores e 44 munições 22, uma espingarda de chumbo cal.5.5, uma réplica de pistola, uma réplica de revólver com 6 cartuchos, um facão inox, um jogo de facas para churrasco, um canivete inox. Na caixa haviam vários materiais que foram roubados no dia 17/03/2021, bem como as réplicas de armas usadas para execução do crime.
Diante o narrado os autores receberam voz de prisão pela prática dos crime de tráfico de drogas e corrupção de menores. O menor recebeu voz de prisão pela prática do ato infracional análogo ao posse de arma de fogo de uso permitido/receptação, sendo eles apresentados ao delegado plantonista juntamente com os materiais arrecadados.