Unipam topo-vestibular

12º batalhão de Bombeiros Militares de Patos de Minas terá troca de comando

Terça 16/03/2021 - André Amâncio
Fonte: ASCOM 12º BBM - PATOS DE MINAS/MG
Feed do PatosAgora

Após 5 anos à frente do 12º Batalhão de Bombeiros Militar de Patos de Minas, o Tenente Coronel Ricardo Marisguia Mendes recebeu nova missão, e agora será o Comandante da sua antiga unidade, o 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Uberaba, onde serviu por diversas funções até o posto de Subcomandante.

Enviado em 2015 para a capital do milho, o Comandante à época Major, recebeu a missão de crescer a unidade na região, tendo sob seu comando conseguido a ascensão a Companhia Independente e posteriormente a condição de Batalhão, algo desejado pelos patenses há anos. Além das conquistas na cidade, durante seu comando foi inaugurado a unidade do Corpo de Bombeiros na cidade de Paracatu, e está em andamento para este ano ainda a abertura de uma fração na cidade de João Pinheiro.

Para comandar o 12º Batalhão, foi designado o Major Thiago Lacerda Duarte que servia no 2º Comando Operacional de Bombeiros em Uberlândia.

A troca de comando está prevista para o próximo dia 23.

Fiocruz entrega 1 milhão de doses da vacina Covid-19 esta semana

Terça 16/03/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A Fiocruz entregará esta semana as primeiras vacinas produzidas pela instituição. Serão 1 milhão e 80 mil doses entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). A Fiocruz disponibilizará 500 mil doses na próxima quarta-feira (17/3) e outras 580 mil até a sexta-feira (19/3). Com o registro definitivo, concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última sexta-feira (12/3), a Fiocruz passou a ser a detentora do primeiro registro de uma vacina Covid-19 produzida no país.

Em março, serão entregues o total de 3,8 milhões de vacinas e a Fiocruz já iniciou o escalonamento gradual da produção. Ainda na última sexta, uma segunda linha de produção entrou em operação, o que vai permitir o aumento da capacidade produtiva de Bio-Manguinhos/Fiocruz. A expectativa é chegar até o final do mês com uma produção de cerca de um milhão de doses por dia.

Bolsonaro anuncia Marcelo Queiroga como novo ministro da Saúde

Médico cardiologista substituirá o general Eduardo Pazuello

Segunda 15/03/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil (foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
Feed do PatosAgora

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na noite desta segunda-feira (15), nas redes sociais, ter acertado a nomeação do médico Marcelo Queiroga como ministro da Saúde. Os dois se reuniram ao longo da tarde no Palácio do Planalto para discutir a troca no comando da pasta. O anúncio também foi feito pelo presidente durante conversa com apoiadores na porta do Palácio do Alvorada.

"Foi decidido agora a tarde a indicação do médico Marcelo Queiroga para o Ministério da Saúde. Ele é presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia. A conversa foi excelente, já o conhecia há alguns anos então não é uma pessoa que tomei conhecimento há poucos dias, e tem, no meu entender, tudo para fazer um bom trabalho dando prosseguimento em tudo que Pazuello fez até hoje", afirmou Bolsonaro na conversa transmitida pelo site Foco do Brasil, mantido por apoiadores do presidente.

Mais cedo, o ministro Eduardo Pazuello deu uma coletiva de imprensa para atualizar informações sobre o combate à pandemia de covid-19 e confirmou que o presidente mantinha tratativas para a sua substituição na pasta .

A nomeação de Queiroga será publicada na edição de amanhã (16) do Diário Oficial da União e o processo de transição no ministério deve durar entre uma e duas semanas, disse o presidente.

Nas redes sociais, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, também comentou a indicação de Queiroga, classificando o Ministério da Saúde como “uma das pastas mais desafiadoras e relevantes” do governo.

Perfil

Marcelo Queiroga é natural de João Pessoal e se formou em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele fez especialização em cardiologia no Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro. Sua área de atuação é em hemodinâmica e cardiologia intervencionista e atualmente Queiroga é presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Com a indicação, Queiroga será o quarto ministro da Saúde desde o começo da pandemia de Covid, há exatamente um ano. Passaram pela pasta, neste período, os médicos Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, seguido depois pelo general Eduardo Pazuello, do Exército.

O principal desafio do novo ministro será acelerar o processo de vacinação em massa da população. Até agora, o país vacinou cerca de 4,59% da população com a primeira dose de imunizantes, percentual que corresponde a 9,7 milhões de pessoas. O Brasil acumula, até o momento, mais de 279 mil mortes por covid-19.

Governador Romeu Zema anuncia onda roxa em todo o estado

Medida foi comunicada a prefeitos e representantes de consórcios municipais durante reunião nesta segunda-feira (15/3)

Segunda 15/03/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas
Feed do PatosAgora

O governador Romeu Zema anunciou, na noite desta segunda-feira (15/3), que a partir desta quarta-feira (17/3), todas as regiões de Minas Gerais entrarão na onda roxa, para conter a disseminação da covid-19. A princípio, a medida terá validade por 15 dias.

A decisão foi comunicada durante reunião com prefeitos e representantes de consórcios municipais de saúde, em que foi relatado o agravamento da situação em todas as macrorregiões do Estado. Zema afirmou que a situação atual é a mais grave desde o início da pandemia, em que os hospitais estão no limite de leitos disponíveis e muitas pessoas não estão respeitando as medidas de isolamento.

“É uma medida dura, mas extremamente necessária neste momento para evitar um cenário pior do que já estamos vivendo. Faço um apelo a todos os mineiros: precisamos manter as medidas de proteção e distanciamento social. Não vamos deixar que o cansaço nos vença. Por favor, respeite e colabore para que possamos vencer essa guerra”, afirmou Romeu Zema, em vídeo divulgado nas redes sociais após a reunião.

A decisão de estender a onda roxa para todo o Estado foi tomada, segundo o governador, após ouvir os especialistas em saúde e o comitê de enfrentamento à covid-19, sobre a necessidade de adotar medidas mais restritivas e obrigatórias.

“As filas nos hospitais só têm aumentado. Sabemos que a solução definitiva para esse cenário é a vacinação. Ela está mais rápida, mas ainda é insuficiente para garantir a queda na busca por atendimento médico. Por isso, não nos resta opção a não ser adotar medidas mais restritivas. É uma questão humanitária, para não assistirmos cenas de horror”, disse Zema aos prefeitos.

Os prefeitos que participaram da reunião manifestaram apoio à decisão anunciada pelo governador.

Medidas restritivas

O novo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, também participou da reunião com os prefeitos e reforçou a importância das medidas restritivas que estão sendo anunciadas.

“Nos últimos três dias o número de pacientes retidos aguardando vagas, especialmente em terapia intensiva aumentou de forma exponencial. Diferente de todo o cenário vivido nos últimos 12 meses, desde o início da pandemia, a gente desta vez vive um cenário único, que é todo o Estado sofrendo muito ao mesmo tempo com a pandemia. A Secretaria da Saúde fez uma grande expansão de leitos, os municípios também fizeram, mas chegamos num momento de limite operacional”, disse o secretário.

Ampliação de leitos

Fábio Baccheretti relatou que a Secretaria de Saúde está trabalhando por mais expansão de leitos.

“Estamos utilizando todos os recursos possíveis. Os hospitais da Fhemig estão adaptando blocos cirúrgicos, pronto-atendimento, para vivarem leitos de CTI. Faremos remanejamento de equipamentos, para que os municípios consigam durante essas próximas semanas ampliar leitos”, afirmou.

Desde março do ano passado, o Governo de Minas tem feito todos os esforços para aumentar a capacidade assistencial do estado, como ressaltou o governador Romeu Zema.

“Aumentamos de 2 mil para 4 mil o número de leitos de UTI, de 10 mil para 20 mil os leitos de enfermaria, compramos respiradores, ampliamos o número de profissionais de saúde, e nos preparamos para a maior operação de vacinação da história de Minas, que está em andamento. Mas mesmo assim chegamos agora no momento mais difícil”, disse.

Fiscalização

Também presente na reunião desta segunda-feira, o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Rodrigues, disse que a corporação vai atuar de forma ainda mais integrada com as guardas municipais para garantir que as recomendações previstas para a onda roxa sejam cumpridas nos municípios.

“Vamos reforçar os nossos turnos, principalmente nos horários de 15h às 23h e 23h até as 6h, para evitar a circulação. Onde não há guardas municipais, a própria Polícia Militar está sendo orientada para dar esse apoio aos municípios. Principalmente em relação a aglomerações em sítios, pessoas fazendo churrasco. Vamos atuar efetivamente, como foi feito durante o Carnaval”, explicou.

Onda roxa

Conforme Deliberação nº 130, de 3 de março de 2021, do Comitê Extraordinário Covid-19, durante a vigência da onda roxa, somente poderão funcionar as seguintes atividades e serviços, e seus respectivos sistemas logísticos de operação e cadeia de abastecimento e fornecimento.

I – setor de saúde, incluindo unidades hospitalares e de atendimento e consultórios;
II – indústria, logística de montagem e de distribuição, e comércio de fármacos, farmácias, drogarias, óticas, materiais clínicos e hospitalares;
III – hipermercados, supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, padarias, quitandas, centros de abastecimento de alimentos, lojas de conveniência, lanchonetes, de água mineral e de alimentos para animais;
IV – produção, distribuição e comercialização de combustíveis e derivados;
V – distribuidoras de gás;
VI – oficinas mecânicas, borracharias, autopeças, concessionárias e revendedoras de veículos automotores de qualquer natureza, inclusive as de máquinas agrícolas e afins;
VII – restaurantes em pontos ou postos de paradas nas rodovias;
VIII – agências bancárias e similares;
IX – cadeia industrial de alimentos;
X – agrossilvipastoris e agroindustriais;
XI – telecomunicação, internet, imprensa, tecnologia da informação e processamento de dados, tais como gestão, desenvolvimento, suporte e manutenção de hardware, software, hospedagem e conectividade;
XII – construção civil;
XIII – setores industriais, desde que relacionados à cadeia produtiva de serviços e produtos essenciais;
XIV – lavanderias;
XV – assistência veterinária e pet shops;
XVI – transporte e entrega de cargas em geral;
XVII – call center;
XVIII – locação de veículos de qualquer natureza, inclusive a de máquinas agrícolas e afins;
XIX – assistência técnica em máquinas, equipamentos, instalações, edificações e atividades correlatas, tais como a de eletricista e bombeiro hidráulico;
XX – controle de pragas e de desinfecção de ambientes;
XXI – atendimento e atuação em emergências ambientais;
XXII – comércio atacadista e varejista de insumos para confecção de equipamentos de proteção individual – EPI e clínico-hospitalares, tais como tecidos, artefatos de tecidos e aviamento;
XXIII – de representação judicial e extrajudicial, assessoria e consultoria jurídicas;
XXIV – relacionados à contabilidade;
XXV – serviços domésticos e de cuidadores e terapeutas;
XXVI – hotelaria, hospedagem, pousadas, motéis e congêneres para uso de trabalhadores de serviços essenciais, como residência ou local para isolamento em caso de suspeita ou confirmação de covid-19;
XXVII – atividades de ensino presencial referentes ao último período ou semestre dos cursos da área de saúde;
XXVIII – transporte privado individual de passageiros, solicitado por aplicativos ou outras plataformas de comunicação em rede.

As atividades e serviços essenciais acima deverão seguir o protocolo sanitário previstos pelo plano Minas Consciente e priorizar o funcionamento interno e a prestação dos serviços na modalidade remota e por entrega de produtos.

As atividades de operacionalização interna dos estabelecimentos comerciais e as atividades comerciais que se realizarem por meio de aplicativos, internet, telefone ou outros instrumentos similares, e de entrega de mercadorias em domicílio ou de retirada em balcão, vedado o consumo no próprio estabelecimento, estão permitidas, desde que respeitados o protocolo citado acima.

15º BPM realiza operação ao completar 46 anos de existência

Segunda 15/03/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

No dia 04 de março de 2021 o 15º BPM completou 46 anos de criação e como forma de marcar tão importante data para a comunidade atendida, foi lançada a Operação "15 BPM contra o crime".

A operação ocorreu no período de 04/03/21 a 14/03/21, nos treze municípios que compõe do Décimo Quinto Batalhão. O objetivo da Operação foi a busca pela prevenção e repressão qualificada contra o crime, aumentando a sensação de segurança e consequentemente, a qualidade de vida da nossa População.

Sendo que os resultados alcançados foram:

07 Veículos recuperados, sendo 02 motocicletas e 05 bicicletas;
08 Armas apreendidas;
60 buchas de maconha apreendidas;
32 cigarros de maconha apreendidas;
42 pedras de crack apreendidas;
05 papelotes de cocaína apreendidas
39 munições apreendidas;
52 veículos removidos
665 Aitś lavradas;
21 prisões de autores de furto;
14 prisões de autores de crimes violentos;
125 outras prisões;

Covid-19: Patos de Minas retira mais 1.200 doses de CoronaVac, e maioria é para idosos

Aproximadamente 6,5% dos residentes no município receberam pelo menos uma aplicação contra a Covid-19

Segunda 15/03/2021 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) entregou à Vigilância Epidemiológica mais 1.200 doses de CoronaVac nesta segunda-feira (15). Elas fazem parte da sétima remessa de vacina contra a Covid-19 entregue pelo Governo estadual aos municípios mineiros a partir do envio por parte da União. Outras 1.200 unidades são referentes à segunda dose, sendo retiradas quando da aplicação.

O quantitativo recebido nessa nova remessa chega com o público-alvo já recomendado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais. Do total de vacinas recebidas, serão imunizados 13% dos idosos de 75 a 79 anos, 30% de pessoas de 80 a 84 anos e 1,5% de trabalhadores da saúde. Parte dos imunizantes já foi usado na manhã de hoje para aplicação em idosos de 81 anos e também será utilizado amanhã, para atendimento a pessoas com 80 anos completos ou incompletos (nascidos em 1940).

Com a nova entrega pela SRS, até o momento Patos de Minas teve acesso a 16.199 doses de vacina contra Covid-19, das quais 14.999 já foram aplicadas: 9.673 primeiras doses e 5.326 segundas doses. Ou seja, cerca de 6,5% dos residentes no município receberam pelo menos uma aplicação contra a Covid-19.

“Temos trabalhado diariamente para não deixar vacina parada. Além dos agendamentos no antigo Projeto Saci, por exemplo, as USFs estão aplicando nas próprias unidades e nas residências, com apoio do Melhor em Casa e do Nasf. Ainda esta semana convocaremos idosos entre 75 e 79 anos, lembrando que recebemos uma pequena quantidade de imunizante para esse público”, explica a encarregada de Imunização, Lílian Amorim.

Secretário de Estado de Saúde anuncia abertura de novos leitos de UTI no Hospital Regional

Segunda 15/03/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Em reunião realizada na Cidade Administrativa de Minas Gerais entre o secretário de estado de Saúde, Fábio Beccheretti, e o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, foi anunciada a abertura de novos leitos de UTI Covid-19, no Hospital Regional Antônio Dias (HRAD). 

Decreto em Patos de Minas proíbe sepultamentos após às 18h

Segunda 15/03/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Prefeitura de Patos de Minas publicou na última sexta-feira (12), um decreto que proíbe sepultamentos no Cemitério Municipal de Santa Cruz e no Cemitério Jardim Parque da Esperança, após as 18h até às 6h. 

De acordo com o Art. 1°, os sepultamentos devem ser realizados mediante prévio agendamento.

Em caso de necessidade, os sepultamentos deverão ser realizados em horários alternados. 

Covid-19: mais 20 óbitos são registrados em Patos de Minas no período de 10 a 15 de março

Segunda 15/03/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Patos de Minas chegou a 11.099 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa sexta-feira (15/03), pela Vigilância em Saúde. Foram registrados 20 óbitos por Covid-19 no período de 10 a 15 de março. Os óbitos são de pessoas com idade entre 39 e 92 anos.

O boletim informou também que 973 pessoas estão em recuperação domiciliar e 164 pacientes estão internados, sendo 41 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo público e privado.

Até o momento, 9.695 pessoas já se recuperaram da doença, representando 87,34% de taxa de cura, e 267 óbitos foram confirmados até o momento.

Familiares pedem ajuda para custear tratamento de vítima da Covid-19

Segunda 15/03/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Os familiares de um homem que está no Hospital de Campanha de Patos de Minas esperando por um leito de UTI, pede ajuda da população para custear do tratamento.

De acordo com os familiares, Benedito Rufino está com 70% do pulmão comprometido em decorrência da Covid-19 e precisa do medicamento Tocilizumab, que custa em média R$17.000,00.

Veja abaixo como doar para o tratamento do Benedito Rufino:

Pix: 08574763608
Banco Sicoob Credicopa: 4033
Conta Corrente: 8304-6
Monara Nelice Magalhães