Orthodontic

Secretária de Saúde anuncia que mais 8 leitos de UTI começaram a funcionar nesse sábado no Hospital de Campanha

Sábado 06/03/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A secretária de Saúde de Patos de Minas, Ana Carolina, anunciou na tarde desse sábado (06), a abertura de mais 8 leitos de UTI no Hospital de Campanha.

Os novos leitos foram obtidos com doações da Fiemg e outras entidades parceiras. Os pacientes que estavam aguardando em poltronas no Pronto Socorro já estão sendo levados para os novos leitos.

Ana Carolina disse ainda que novos leito serão anunciados no decorrer da semana. O Hospital de Campanha oferece agora 54 vagas para internação, sendo que o número de UTIs passou de nove para 36 leitos somente de janeiro de 2021 para agora. A unidade também conta com dez leitos intermediários com respiradores e 16 leitos clínicos.

Carreta carregada com milho tomba na rodovia MG 410

Sábado 06/03/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na tarde da última sexta-feira (05) uma carreta Bitrem, seguia pela rodovia MG 410 sentido crescente, quando na altura do KM 24, ao começar a subir a serra da Bela Vista, o veículo apresentou defeito mecânico, vindo a voltar de ré, momento em que a última unidade de semi reboque atingiu a canaleta da via, saindo da pista e tombando na faixa de domínio.

Parte da carga que estava sendo transportada ( milho em grãos) esparramou na faixa de domínio e também na pista de rolamento.

A unidade tratora e a primeira unidade do semi reboque foram desacopladas do semi reboque tombado na faixa de domínio e retirados do local.

A carga que estava obstruindo a pista foi retirada e colocada em um outro caminhão. O condutor nada sofreu.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

TJMG reconhece paternidade socioafetiva após morte de professor em Patos de Minas

Sábado 06/03/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um auxiliar contábil conseguiu que fosse reconhecida pela Justiça sua relação de filiação com um professor de ensino médio aposentado que morreu em junho de 2016, aos 65 anos. Ele também terá direito exclusivo à herança e teve o nome do pai e dos avós paternos incluídos em sua certidão de nascimento.

A 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) confirmou sentença do juiz Tenório Silva Santos, da 3ª Vara Cível da Comarca de Patos de Minas.

O auxiliar contábil ajuizou ação contra os irmãos e sobrinhos do falecido em outubro de 2017, alegando que era do conhecimento de todos que o professor, que era solteiro e não tinha filhos biológicos, o considerava como tal, tratando como netos os filhos dele.

Além de depoimentos de testemunhas e fotografias do professor com a família, o homem apresentou diversas cartas do falecido em que ele manifestava o afeto pelo auxiliar contábil e o desejo de que ele fosse contemplado com parte dos seus bens após sua morte.

Também a certidão de óbito do professor foi registrada pelo autor da ação, assim como um contrato de doação de bens, firmado entre ele e os herdeiros em agosto de 2016.

A sentença foi favorável ao auxiliar, que passou a ser considerado, para efeitos legais, filho legítimo do falecido e herdeiro de todo o seu patrimônio. Dezoito dos 22 integrantes da ação concordaram com a determinação, mas quatro recorreram.

Os familiares do professor afirmaram que ele nunca formalizou a adoção, embora tivesse instrução acima da média e pudesse ter feito isso em vida, e que o auxiliar contábil viveu sob o mesmo teto do falecido por apenas quatro anos, até sair de casa para viver com a companheira.

Segundo os parentes insatisfeitos, o contrato de promessa de doação só reconhece o direito do auxiliar a uma pequena parcela da herança. Para eles, o fato de o auxiliar acompanhar o falecido a hospitais e ter registrado a morte dele não indicava laços afetivos, pois ele era pago por esses serviços.

O TJMG confirmou a sentença, de forma unânime. O juiz convocado Fábio Torres de Sousa, relator, destacou que o reconhecimento da paternidade após a morte do suposto pai socioafetivo conta com jurisprudência pacificada pelo Superior Tribunal de Justiça.

Para isso, é necessário que existam elementos que comprovem a filiação socioafetiva, o tratamento da pessoa como filho e o conhecimento público daquela condição. Segundo o relator, o autor da ação demonstrou, satisfatoriamente, que o falecido dispensou cuidados como se ele fosse filho biológico e que havia vínculos de afeto e confiança entre eles.

O magistrado frisou que ficou evidente a insistência do professor, em comunicação com os irmãos, para que estes destinassem parte da herança para o filho adotivo, sendo provas disso o conteúdo das cartas, declarações dos outros herdeiros e declaração assinada pelos próprios familiares que buscavam a reforma da sentença.

Até mesmo o contrato de promessa de doação firmado entre as partes, apesar de não ter valor legal, serviu, segundo o relator, para atestar a proximidade do falecido com o auxiliar contábil, pois o documento impunha como condição para o recebimento de valores a renúncia à filiação socioafetiva.

Os desembargadores Teresa Cristina da Cunha Peixoto e Alexandre Santiago acompanharam o voto. Uma vez que a ação tramita sob segredo de justiça, os dados do processo não serão disponibilizados.

Rapaz sofre 6 disparos de arma de fogo e consegue escapar após fingir-se de morto

Sábado 06/03/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um rapaz de 21 anos foi socorrido ao Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), após ser vítima de 6 disparos de arma de fogo na manhã desse sábado, na orla da Lagoinha. Três suspeitos, de 20, 21 e 22 anos foram presos suspeitos da tentativa de homicídio. A vítima conseguiu escapar ao fingir-se de morto.

De acordo com a Polícia Militar (PM), a vítima relatou que transitava em sua motocicleta Honda CG, momento que necessitou diminuir a velocidade para entrar na orla da Lagoinha. Ao acessar a orla, visualizou 4 indivíduos debaixo de uma árvore. Ao se aproximar dos mesmos, um dos autores sacou uma arma de fogo e realizou seis disparos em sua direção, vindo a acertá-lo.

Ao ser atingido, o rapaz perdeu o controle da motocicleta e caiu ao solo. A vítima disse ainda que ficou imóvel, fingindo de morto e, após a evasão dos autores, conseguiu montar na motocicleta e chegar até a porta de sua casa, onde pediu socorro. O Samu compareceu no local, prestou os primeiros socorros e levou a vítima até o hospital. A vítima sofreu seis perfurações, sendo duas próximas à pelve, duas na perna esquerda, uma na barriga e outra na mão esquerda.

Após o crime, a PM realizou rastreamentos para tentar localizar os 4 suspeitos. Três foram localizados pelos militares, porém não deram muitos detalhes ou assumiram a autoria dos disparos. Na casa de um dos indivíduos, o qual não foi localizado, a PM encontrou 4 tabletes e uma porção de maconha.

Ainda de acordo com a PM, a irmã da vítima contou que seu irmão disse que fizeram uma emboscada para mata-lo, e repassou de espontânea vontade alguns prints do telefone da vítima, onde o suspeito que é apontado como autor dos disparos mandou uma mensagem pedindo para o rapaz ir até a orla da Lagoinha, sobre o pretexto de comprarem cerveja.

Nos prints também haviam ameaças do outro suspeito contra a vítima, devido uma dívida de R$20,00, além de algumas mensagens de ameaça no status com os seguintes dizeres: "hj vou ficar na contenção de pt na mão"; "os cara deve ainda q paga de doido fica ligeiro qnd tromba assusta n dsgrç”. A vítima relatou que acredita que o fato ocorreu devido uma ocorrência de uns tempos atrás, em que foi preso um indivíduo. Na data do fato, eles queriam que a vítima assumisse a droga apreendida, tendo ele negado, pois a droga não seria dele. Que desde então vem sendo ameaçado.
 

Mesa Diretora do CES-MG exige a suspensão imediata do edital de seleção de O.S para o HRAD

Sábado 06/03/2021 - André Amâncio
Fonte: CES-MG
Feed do PatosAgora

A Mesa Diretora do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), em reunião realizada no dia 04/03/2021, com a participação da promotora de Justiça, da 2ª Promotoria de Defesa de Saúde de Belo Horizonte, Josely Ramos Pontes; do presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Fábio Baccheretti Vitor; e da assessora do Gabinete da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Carla Martins; retirou os seguintes encaminhamentos a respeito do Edital FHEMIG Nº 01/2021, que propõe a seleção pública de Organização Social (OS) para gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde, incluindo equipamentos, estrutura, maquinário, insumos e outras atividades e intervenções necessárias ao pleno funcionamento do Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), em Patos de Minas:

O Ministério Público, por meio da promotora de Justiça, Josely Ramos Pontes, da 2ª Promotoria de Defesa de Saúde de Belo Horizonte, irá ajuizar uma ação pública para suspender o Edital FHEMIG Nº 01/2021, referente a Organização Social (OS) no Hospital Regional Antônio Dias (HRAD) e que a Resolução CES-MG 064, de 14/10/2019, com deliberação contrária à OS na Fhemig, seja respeitada;

A Mesa Diretora do CES-MG exige a suspensão imediata do edital Edital FHEMIG Nº 01/2021, referente à Organização Social no Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), respeitando a Resolução CES-MG 064, de 14/10/2019 .

PM de Patrocínio aborda veículo, localiza maconha e prende o condutor

Sábado 06/03/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

No final da tarde de sexta-feira (05) a Polícia Milita (PM) durante patrulhamento pela Rua Maria França de Araújo, bairro Congonhas, em Patrocínio (MG) visualizou um rapaz, de 20 anos, em situação de suspeição.

O indivíduo é bastante conhecido no meio policial, suspeito de crimes de roubos recentes, o qual estava saindo de sua residência em um Fiat Uno de cor branca, despertou a atenção dos policiais militares.

De imediato foi realizada a abordagem e procedida a busca pessoal e veicular, sendo encontrados dentro do carro 2 tabletes de maconha, 1 aparelho celular e R$ 74,00 reais em dinheiro.

Diante dos fatos, o autor foi conduzido preso até a Delegacia de Polícia Civil de plantão, juntamente com os materiais apreendidos:

 

Covid-19: Patos de Minas ultrapassa a triste marca de mais de 10 mil casos, com 204 óbitos

Dezenove pessoas perderam suas vidas por conta da doença em apenas 5 dias (entre os dias 26 de fevereiro e 3 de março).

Sexta 05/03/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Patos de Minas chegou a 10.087 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa quinta-feira (04/03), pela Vigilância em Saúde. Houve um enorme salto no número de óbitos confirmados. Dezenove pessoas perderam suas vidas por conta da doença no prazo de 5 dias (entre os dias 26 de fevereiro e 3 de março).

O boletim informou também que 1.301 pessoas estão em recuperação domiciliar e 163 pacientes estão internados, sendo 49 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo público e privado.

Até o momento, 8.413 pessoas já se recuperaram da doença, representando 83,45% de taxa de cura, e 204 óbitos foram confirmados até o momento.

O Prefeito Luís Edurado Falcão divulgou um vídeo onde pediu para que a população cumpra os protocolos sanitários. Veja abaixo.

Profissionais de Educação estão no grupo prioritário de vacinação contra a COVID-19

Governo federal inclui profissionais da educação no grupo prioritário para receber a vacina contra COVID-19

Sexta 05/03/2021 - André Amâncio
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC (foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Feed do PatosAgora

Desde o início da pandemia, o Ministério da Educação (MEC) participa do Comitê de Crise do governo federal para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da COVID-19, defendendo a importância da comunidade escolar na implementação da estratégia nacional de imunização.

Nesse sentido, o ministro Milton Ribeiro enviou ofício à Casa Civil solicitando a inclusão dos estudantes, professores e demais profissionais da educação, da educação básica, com ênfase no 1º e 2º ano do ensino fundamental, como grupo prioritário no esforço de vacinação contra a COVID-19. A sugestão foi aceita e esses profissionais foram incluídos no grupo prioritário para receber a vacinação.

No documento, o ministro da Educação informou que com a interrupção do ensino presencial, foram adotadas estratégias de ensino remoto e os seus impactos para o desenvolvimento intelectual, social e emocional dos estudantes, dos educadores, servidores administrativos e das famílias. Ele ressaltou a importância da comunidade escolar na implementação da estratégia nacional de imunização.

Ainda de acordo com o documento, “assim, considerando a relevância da retomada das aulas presenciais, com vistas à oferta do ensino de qualidade e ao ambiente de aprendizagem seguro, ressalta-se a importância da inclusão da comunidade escolar, compreendida por estudantes, profissionais da educação e colaboradores nos grupos prioritários para a vacinação contra o novo coronavírus”.

Prefeitos da região se reúnem para debater o cumprimento das medidas impositivas da onda roxa

Sexta 05/03/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Considerando decisão do Governo de Minas, que classificou sessenta municípios das macrorregiões Noroeste e Triângulo Mineiro, na Onda Roxa, do Programa Minas Consciente, prefeitos da AMAPAR, se reuniram na manhã desta sexta-feira, 05 de março, para debater e deliberar sobre o cumprimento das medidas impositivas.

Os municípios da AMAPAR já haviam se antecipado ao Estado nessas restrições, com publicação de Decretos conjuntos, mais restritivos, com a implantação do toque de recolher, fechamento do comércio não essencial, proibição da venda de bebidas alcoólicas, dentre outras ações. Essas medidas começam a dar um leve resultado e havia por parte dos prefeitos, uma intenção de iniciar a flexibilização de algumas atividades gradativamente, nos próximos dias.

Em reunião, os prefeitos entenderam que, para o momento, o acompanhamento das determinações do Estado é o caminho mais viável, considerando a delicada situação da assistência em saúde e a quantidade de contaminações na macrorregião do Alto Paranaíba, com número de internações e óbitos, que ainda inspiram o máximo de cuidado para não retrocedermos nos pequenos resultados já alcançados.

Os números que comprovam a nossa situação estão disponíveis e podem ser acessados a qualquer momento no painel de Monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde. Ver figura abaixo com a última atualização, publicada na manhã desta sexta-feira, 05 de março.

 

Prefeitos da Amapar solicitam à SES-MG, esclarecimentos sobre contratação de OS para gestão do HRAD

Sexta 05/03/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Diante de vários questionamentos, prefeitos da Amapar solicitaram à Secretaria de Estado de Saúde, esclarecimentos sobre a publicação de edital para contratação de Organização Social para gestão do Hospital Regional Antônio Dias. O processo foi aberto no último dia 24 de fevereiro.

A videoconferência com a presença do Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral e do presidente da Fhemig, Fábio Baccheratti, foi realizada na noite da última terça-feira (02), e os questionamentos dos prefeitos foram entorno da continuidade do atendimento de pacientes da região, sobre a qualidade dos atendimentos, a situação dos servidores do HRAD, entre outras questões.

O presidente da Fhemig, Fábio Baccheratti, explanou aos prefeitos todos os detalhes do processo. Baccheratti, abriu a apresentação explicando sobre o modelo de gestão OS, que segundo ele, não se trata de uma privatização ou terceirização da atividade fim, e sim da descentralização da gestão administrativa, sendo que os servidores e toda estrutura continuam sendo Fhemig, e os atendimentos, 100% SUS.

Baccheratti argumentou que o objetivo é otimizar a administração, visando um aumento da produtividade, segundo ele, com uma expectativa de ampliação em 35% em dois anos. Em relação aos servidores da Fhemig, que atuam no HRAD, Baccherrati explicou que não haverá nenhuma perda nesse processo, o que é garantido por Decreto, a manutenção de todos os direitos, com expectativas de que haja um ganho em melhores condições de trabalho.

Sobre a escolha do Hospital Regional Antônio Dias, que é o primeiro no estado a passar pelo processo, a Fhemig argumenta que a decisão observa o vazio assistencial na macrorregião, com vários municípios e com grande distância entre eles. Outro argumento é de que HRAD como referência em alta complexidade na região, necessita de uma ampliação em sua capacidade e eficiência, no sentido de mudar a forma de contração na compra de insumos e equipamentos, que hoje é um entrave para a administração pública.

Em sua explanação, Carlos Eduardo Amaral, reiterou que o objetivo do processo é ganhar eficiência no atendimento de pacientes de todos os municípios da regional, e que o contrato que tem previsão para dois anos, podendo ser renovado, e deve passar por um controle rigoroso da SES. O Secretário de Estado ainda afirmou que o Governo de Minas segue com outras ações no setor, com o Programa de Desenvolvimento da Saúde no Noroeste, contemplando os municípios de todas as microrregiões, além disso, o Amaral confirmou que o projeto do SAMU Regional deve decolar ainda este ano, e que essas mudanças, no atendimento será fundamental para promover mudanças para a qualificação da assistência na região.

As explanações do Secretário de Estado de Saúde, bem como do presidente da Fhemig, foram debatidas na manhã desta ssexta-feira, 05 de março, em videoconferência de prefeitos da AMAPAR. Por maioria de votos, os chefes de Executivo decidiram por apoiar a decisão do Governo do Estado, como a expectativa de que o novo modelo de gestão venha modernizar, otimizar e resolver muitos dos problemas do atendimento de alta complexidades, urgência e emergência na macrorregião. O único posicionamento contrário, foi do prefeito de Guimarânia, Adílio Alex dos Reis, que entende que há uma necessidade de melhorias administrativas e estruturais no Hospital Regional Antônio Dias, mas que poderia ser viabilizadas por outras vias, que não, a descentralização administrativa para Organização Social.