Unipam topo-vestibular

Comandante da 10ª RPM Wesley Rodrigues Rosa não resiste e morre

Anteriormente colocamos que seria comandante do 15º, mas foi feita correção.

Domingo 07/03/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

O Comandante da 10ª RPM Wesley Rodrigues Rosa não resistiu e faleceu após ficar 21 dias internado em Uberaba.

O Coronel Wesley, comandante da Décima Região da Polícia Militar, foi transferido de Patos de Minas (MG) para um hospital em Uberaba (MG). A transferência aconteceu no domingo (14/02).

O coronel foi diagnosticado com Covid-19. O coronel Wesley assumiu o comando da 10ª RPM no final de janeiro, sucedendo o Coronel Waldimir.

Nossa equipe lamenta essa perda.

Após uso de bebida alcoólica homens se desentendem e um é morto após ser esfaqueado

Domingo 07/03/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um homicídio foi registrado na tarde deste sábado(06/03) no distrito de Guarda dos Ferreiros em São Gotardo.

De acordo com informações a Polícia Militar compareceu até uma residência onde segundo testemunhas teriam ouvido seus vizinhos discutindo no interior da residência e que logo após visualizaram bastante sangue escorrendo por debaixo do portão.

Durante a verificação do local, foi localizado o corpo da vítima J.A.P.R, 36 anos, caído ao solo e já sem vida. Momentos após J.S.S, 21 anos, compareceu ao local, apresentou-se como morador da residência e assumiu a autoria do delito, em seguida entregou a faca utilizada que estava em sua cintura.

O autor disse que há aproximadamente dois meses estaria dividindo aluguel com J.A.P.R e que, nesta data, após fazerem uso de bebida alcoólica os dois se desentenderam devido J.A.P.R estar com ciúmes da namorada.

J.S.S disse ainda que a briga teria se iniciado em via pública quando chegavam em casa e que na residência, a vítima J.A.P.R teria apoderando-se de uma faca e partido pra cima do dele que se defendeu também com uma faca, com a qual teria o golpeado por duas vezes, em seguida deixou o local por não saber o que fazer, mas que ao perceber a chegada da polícia militar, se apresentou para prestar esclarecimentos.

Deste modo, J.S.S foi preso e encaminhado ate o quartel de Polícia Militar para lavratura do registro policial, logo após foi apresentado ao delegado plantonista na cidade de Patos de Minas/MG.

O perito da Polícia Civil compareceu ao local, realizando os trabalhos de praxe, liberando o corpo para a funerária, que o encaminhou para o IML.

Governo de Minas envia vacinas contra covid-19 para cidades que estão na Onda Roxa

Vinte cidades do Triângulo Norte e região Noroeste vão receber 17.5 mil doses na maior operação de vacinação da história no estado

Domingo 07/03/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A partir de sexta-feira (5/3), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou o envio de 17,5 mil doses de vacina contra covid-19 para 20 cidades das regiões Triângulo Norte e Noroeste, que foram reclassificadas na Onda Roxa do plano Minas Consciente.

As vacinas chegam às Unidades Regionais de Saúde de referência e, a partir da semana que vem, os municípios já podem retirar as doses extras. 

O quantitativo faz parte da reserva técnica da SES-MG, mantida estrategicamente para atender situações emergenciais. Os critérios usados para escolha dos municípios seguiram os indicadores disponibilizados pela Sala de Situação da secretaria, como taxas de incidência, mortalidade por covid-19,  ocupação de leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva, além de atenderem à condição de serem municípios com menos de 100 mil habitantes. A decisão também foi deliberada pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (Covid-Minas Gerais).

“Uma vez que o quantitativo da reserva técnica é pequeno, não adiantaria enviar doses extras para os municípios grandes, onde o impacto na vacinação seria menor. Portanto, um dos pré-requisitos foi encaminhar as vacinas para os municípios dessas macrorregiões que estão na Onda Roxa com os piores indicadores e tivessem menos de 100 mil habitantes”, informa a diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da SES-MG, Janaína Fonseca Almeida Souza.

A partir de segunda-feira (8/3), as cidades de Carmo do Paranaíba, Coromandel, Guarda-Mor, João Pinheiro, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Patrocínio, Santa Vitória, São Gotardo e Serra do Salitre irão retirar o total de 7.520 vacinas da AstraZeneca / Fiocruz, para a aplicação da primeira dose.

Já as  10 mil doses da CoronaVac / Butantan  serão destinadas às cidades de Capinópolis, Chapada Gaúcha, Lagoa Formosa, Matutina, Paracatu, Prata, Rio Paranaíba, Tupaciguara, Unaí e Varjão de Minas, sendo que cada município irá receber mil doses para dose 1 (D1) e dose 2 (D2), possibilitando a vacinação de pelo menos mais 500 pessoas - dentro dos grupos prioritários. A expectativa da SES-MG é que até quarta-feira (10/3), todas as cidades já tenham recebido as doses extras.

Público-alvo

A orientação da SES-MG é que as doses extras sejam destinadas às populações de 80 a 84 anos. “Finalizando a população de 80 a 84 anos, eles podem começar a decrescer nas faixas etárias, 79, 78, 77 anos, de forma bem organizada nos municípios, alguns fazendo estratégias de vacinação drive thru ou casa a casa, desde que não haja aglomeração nas unidades básicas de Saúde, e, se necessário, fazendo o cadastro dos idosos para receberem a vacina”, explica a diretora.

Impacto

A vacinação é uma ação que terá impacto em médio e longo prazo, pois para a imunização completa é necessária a aplicação das duas doses. No caso da AstraZeneca, é preciso intervalo de três meses para aplicação após a primeira dose. A CoronaVac, por sua vez, exige tempo de duas a quatro semanas.

“A população precisa tomar as duas doses e é preciso ainda um período de pelo menos 15 dias após cada dose para a produção de anticorpos. Portanto, o impacto da vacinação será verificado no momento em que nós tivermos uma parcela grande da população vacinada com as duas doses”, explica a diretora, que também reforçou que é preciso manter as medidas de isolamento social, higiene respiratória, utilização de máscara e lavagens das mãos para evitar a proliferação do vírus, mesmo com a vacinação.

Onda Roxa

Para conter a evolução da pandemia e restabelecer com velocidade a capacidade de assistência médica das macrorregiões Noroeste e Triângulo do Norte, preservando a rede hospitalar em todo o estado, o Governo de Minas decretou o fechamento dessas duas macrorregiões de Saúde. A determinação foi aprovada na quarta-feira (3/3) pelo Comitê Extraordinário Covid-19..

As 60 cidades que compõem as duas macrorregiões passarão para a Onda Roxa do Minas Consciente, faixa criada para contemplar as medidas mais severas de restrição, como toque de recolher das 20h às 5h e aos finais de semana. As normas passaram a valer na quinta-feira (4/3), após a publicação no Diário Oficial.

Cidades em Onda Roxa

TRIÂNGULO NORTE (27 municípios)

Abadia dos Dourados, Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçu, Iraí de Minas, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Patrocínio, Prata, Romaria, Santa Vitória, Tupaciguara, Uberlândia

NOROESTE (33 municípios)

Arapuá, Arinos, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Carmo do Paranaíba, Chapada Gaúcha, Cruzeiro da Fortaleza, Dom Bosco, Formoso, Guarda-Mor, Guimarânia, João Pinheiro, Lagamar, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Matutina, Natalândia, Paracatu, Patos de Minas, Presidente Olegário, Riachinho, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Serra do Salitre, Tiros, Unaí, Uruana de Minas, Varjão de Minas, Vazante.

Família pede ajuda para custear despesas, após internação de patense que foi transferido para BH

Domingo 07/03/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Em Israel, Ernesto Araújo defende parceria tecnológica contra a covid

Domingo 07/03/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, defendeu hoje (7) que o Brasil feche parcerias com Israel para o desenvolvimento de vacinas e remédios para combater a pandemia da covid-19.

Em pronunciamento após reunião com o chanceler israelense Gabi Ashkenazi, primeiro compromisso oficial da comitiva brasileira que embarcou ontem (6) rumo ao país do Oriente Médio, Araújo reconheceu que Israel “dá exemplo de vacinação” e está “liderando o caminho no combate à pandemia”.

“Queremos ser parceiros no desenvolvimento de vacinas e de remédios que possam tanto tratar como prevenir contra a covid”, disse Araújo. Ele disse que o Brasil “tem iniciativas interessantes” na área, sem dar mais detalhes.

Em sua fala, o chanceler israelense disse estar ciente do momento difícil pelo qual passa o Brasil em relação à pandemia, e disse que seu país “fará todo o possível” para ajudar. Israel é líder mundial em vacinação, já tendo vacinado ao menos metade da população com o imunizante da Pfizer/BioNtech.

Os dois chanceleres também discutiram outros assuntos, entre os quais o combate ao terrorismo. “Por muito tempo foi muito mais uma questão de somente dizer que repudiamos o terrorismo. Agora queremos agir contra ele, e não fingir que não existe em nossa região”, disse Araújo.

Agenda

De acordo com o Itamaraty, o ministro das Relações Exteriores brasileiro deve se reunir amanhã (8) com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Estão previstos encontros da comitiva brasileira com dirigentes do Centro Médico Sourasky (conhecido como Hospital Ichilov), que estuda a eficácia do spray nasal EXO-CD 24 contra a covid-19. O interesse do Brasil pelo tratamento foi divulgado pelo presidente Jair Bolsonaro no mês passado.  

Há encontros previstos também com representantes do Instituto Weizman de Ciência, que estuda o desenvolvimento de vacinas contra a covid-19, e do Centro de Pesquisa do Hospital Hadassah, que estuda o uso do medicamento Allocetra no tratamento da doença.

Integram a comitiva o secretário especial de Comunicação Social, Fábio Wajngarten; o assessor especial da Presidência Filipe Martins; os deputados Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Hélio Lopes (PSL-RJ); o embaixador Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega; o secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto; e o secretário de Políticas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia, Marcelo Marcos Morales.

Câmara dos Deputados vota esta semana a PEC Emergencial

Proposta facilita a volta do auxílio emergencial

Domingo 07/03/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A Câmara dos Deputados marcou para esta semana a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186/2019, a PEC Emergencial. O presidente da Casa, Arthur Lira, anunciou que pautará a PEC para apreciação diretamente no plenário, sem passar por comissões. A expectativa é aprovar a admissibilidade do texto na terça-feira (9) e, no dia seguinte, a votação em plenário em dois turnos.

Na avaliação de Lira, é importante aprovar logo a PEC para possibilitar o pagamento de novas parcelas do auxílio emergencial à população ainda em março.

O relator da proposta na Câmara é o deputado Daniel Freitas (PSL-SC).

O texto cria mecanismos de ajuste fiscal, caso as operações de crédito da União excedam as despesas. Entre as medidas, estão barreiras para que a União, os estados e os municípios criem despesas obrigatórias ou benefícios tributários. A PEC também possibilita o pagamento do auxílio emergencial com créditos extraordinários sem ferir o teto de gastos públicos.

No Senado, o texto sofreu mudanças importantes. O relatório do senador Márcio Bittar (MDB-AC) teve que ceder à resistência de vários colegas e foi retirado o trecho mais polêmico do seu parecer, o fim da vinculação obrigatória de parte do orçamento a investimentos com saúde e educação. Bittar também retirou a redução de salário e jornada de trabalho dos servidores públicos, como expediente de ajuste fiscal e equilíbrio das contas públicas.

Bittar adicionou uma “trava” a mais para evitar um gasto excessivo com o auxílio emergencial. O relator limitou a R$ 44 bilhões o valor disponível para pagamento do auxílio emergencial. O governo estima retornar com o auxílio emergencial em forma de quatro parcelas de R$ 250 ainda este mês.

Secretária de Saúde anuncia que mais 8 leitos de UTI começaram a funcionar nesse sábado no Hospital de Campanha

Sábado 06/03/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A secretária de Saúde de Patos de Minas, Ana Carolina, anunciou na tarde desse sábado (06), a abertura de mais 8 leitos de UTI no Hospital de Campanha.

Os novos leitos foram obtidos com doações da Fiemg e outras entidades parceiras. Os pacientes que estavam aguardando em poltronas no Pronto Socorro já estão sendo levados para os novos leitos.

Ana Carolina disse ainda que novos leito serão anunciados no decorrer da semana. O Hospital de Campanha oferece agora 54 vagas para internação, sendo que o número de UTIs passou de nove para 36 leitos somente de janeiro de 2021 para agora. A unidade também conta com dez leitos intermediários com respiradores e 16 leitos clínicos.

Carreta carregada com milho tomba na rodovia MG 410

Sábado 06/03/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na tarde da última sexta-feira (05) uma carreta Bitrem, seguia pela rodovia MG 410 sentido crescente, quando na altura do KM 24, ao começar a subir a serra da Bela Vista, o veículo apresentou defeito mecânico, vindo a voltar de ré, momento em que a última unidade de semi reboque atingiu a canaleta da via, saindo da pista e tombando na faixa de domínio.

Parte da carga que estava sendo transportada ( milho em grãos) esparramou na faixa de domínio e também na pista de rolamento.

A unidade tratora e a primeira unidade do semi reboque foram desacopladas do semi reboque tombado na faixa de domínio e retirados do local.

A carga que estava obstruindo a pista foi retirada e colocada em um outro caminhão. O condutor nada sofreu.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

TJMG reconhece paternidade socioafetiva após morte de professor em Patos de Minas

Sábado 06/03/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um auxiliar contábil conseguiu que fosse reconhecida pela Justiça sua relação de filiação com um professor de ensino médio aposentado que morreu em junho de 2016, aos 65 anos. Ele também terá direito exclusivo à herança e teve o nome do pai e dos avós paternos incluídos em sua certidão de nascimento.

A 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) confirmou sentença do juiz Tenório Silva Santos, da 3ª Vara Cível da Comarca de Patos de Minas.

O auxiliar contábil ajuizou ação contra os irmãos e sobrinhos do falecido em outubro de 2017, alegando que era do conhecimento de todos que o professor, que era solteiro e não tinha filhos biológicos, o considerava como tal, tratando como netos os filhos dele.

Além de depoimentos de testemunhas e fotografias do professor com a família, o homem apresentou diversas cartas do falecido em que ele manifestava o afeto pelo auxiliar contábil e o desejo de que ele fosse contemplado com parte dos seus bens após sua morte.

Também a certidão de óbito do professor foi registrada pelo autor da ação, assim como um contrato de doação de bens, firmado entre ele e os herdeiros em agosto de 2016.

A sentença foi favorável ao auxiliar, que passou a ser considerado, para efeitos legais, filho legítimo do falecido e herdeiro de todo o seu patrimônio. Dezoito dos 22 integrantes da ação concordaram com a determinação, mas quatro recorreram.

Os familiares do professor afirmaram que ele nunca formalizou a adoção, embora tivesse instrução acima da média e pudesse ter feito isso em vida, e que o auxiliar contábil viveu sob o mesmo teto do falecido por apenas quatro anos, até sair de casa para viver com a companheira.

Segundo os parentes insatisfeitos, o contrato de promessa de doação só reconhece o direito do auxiliar a uma pequena parcela da herança. Para eles, o fato de o auxiliar acompanhar o falecido a hospitais e ter registrado a morte dele não indicava laços afetivos, pois ele era pago por esses serviços.

O TJMG confirmou a sentença, de forma unânime. O juiz convocado Fábio Torres de Sousa, relator, destacou que o reconhecimento da paternidade após a morte do suposto pai socioafetivo conta com jurisprudência pacificada pelo Superior Tribunal de Justiça.

Para isso, é necessário que existam elementos que comprovem a filiação socioafetiva, o tratamento da pessoa como filho e o conhecimento público daquela condição. Segundo o relator, o autor da ação demonstrou, satisfatoriamente, que o falecido dispensou cuidados como se ele fosse filho biológico e que havia vínculos de afeto e confiança entre eles.

O magistrado frisou que ficou evidente a insistência do professor, em comunicação com os irmãos, para que estes destinassem parte da herança para o filho adotivo, sendo provas disso o conteúdo das cartas, declarações dos outros herdeiros e declaração assinada pelos próprios familiares que buscavam a reforma da sentença.

Até mesmo o contrato de promessa de doação firmado entre as partes, apesar de não ter valor legal, serviu, segundo o relator, para atestar a proximidade do falecido com o auxiliar contábil, pois o documento impunha como condição para o recebimento de valores a renúncia à filiação socioafetiva.

Os desembargadores Teresa Cristina da Cunha Peixoto e Alexandre Santiago acompanharam o voto. Uma vez que a ação tramita sob segredo de justiça, os dados do processo não serão disponibilizados.

Rapaz sofre 6 disparos de arma de fogo e consegue escapar após fingir-se de morto

Sábado 06/03/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um rapaz de 21 anos foi socorrido ao Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), após ser vítima de 6 disparos de arma de fogo na manhã desse sábado, na orla da Lagoinha. Três suspeitos, de 20, 21 e 22 anos foram presos suspeitos da tentativa de homicídio. A vítima conseguiu escapar ao fingir-se de morto.

De acordo com a Polícia Militar (PM), a vítima relatou que transitava em sua motocicleta Honda CG, momento que necessitou diminuir a velocidade para entrar na orla da Lagoinha. Ao acessar a orla, visualizou 4 indivíduos debaixo de uma árvore. Ao se aproximar dos mesmos, um dos autores sacou uma arma de fogo e realizou seis disparos em sua direção, vindo a acertá-lo.

Ao ser atingido, o rapaz perdeu o controle da motocicleta e caiu ao solo. A vítima disse ainda que ficou imóvel, fingindo de morto e, após a evasão dos autores, conseguiu montar na motocicleta e chegar até a porta de sua casa, onde pediu socorro. O Samu compareceu no local, prestou os primeiros socorros e levou a vítima até o hospital. A vítima sofreu seis perfurações, sendo duas próximas à pelve, duas na perna esquerda, uma na barriga e outra na mão esquerda.

Após o crime, a PM realizou rastreamentos para tentar localizar os 4 suspeitos. Três foram localizados pelos militares, porém não deram muitos detalhes ou assumiram a autoria dos disparos. Na casa de um dos indivíduos, o qual não foi localizado, a PM encontrou 4 tabletes e uma porção de maconha.

Ainda de acordo com a PM, a irmã da vítima contou que seu irmão disse que fizeram uma emboscada para mata-lo, e repassou de espontânea vontade alguns prints do telefone da vítima, onde o suspeito que é apontado como autor dos disparos mandou uma mensagem pedindo para o rapaz ir até a orla da Lagoinha, sobre o pretexto de comprarem cerveja.

Nos prints também haviam ameaças do outro suspeito contra a vítima, devido uma dívida de R$20,00, além de algumas mensagens de ameaça no status com os seguintes dizeres: "hj vou ficar na contenção de pt na mão"; "os cara deve ainda q paga de doido fica ligeiro qnd tromba assusta n dsgrç”. A vítima relatou que acredita que o fato ocorreu devido uma ocorrência de uns tempos atrás, em que foi preso um indivíduo. Na data do fato, eles queriam que a vítima assumisse a droga apreendida, tendo ele negado, pois a droga não seria dele. Que desde então vem sendo ameaçado.