Pacientes com necessidade de internação para tratamento da covid-19 vêm sendo transferidos para diferentes regiões do estado
Medida visa garantir atendimento aos mineiros e restabelecer com velocidade a capacidade de assistência médica onde a ocupação de leitos está maior
Fonte: Agência Minas (foto: Gil Leonardo/Imprensa MG)
Com o agravamento da pandemia, pacientes que necessitam de internação vêm sendo transferidos para diferentes regiões do estado. A medida tem por objetivo restabelecer, com velocidade, a capacidade de assistência médica nas macrorregiões Triângulo do Norte e Noroeste, que, nesta quarta-feira (3/3), foram colocadas na onda roxa do plano Minas Consciente, faixa criada para contemplar as medidas mais severas de restrição.
Desde o início de fevereiro deste ano, no Triângulo do Norte, 99 pessoas foram transferidas para outras regiões de Saúde. As regiões que receberam pacientes foram Oeste (35), Centro (28), Centro-Sul (14), Sul (10), Norte (5), Triângulo do Sul (5) e Vale do Aço (2).
Já na macrorregião Noroeste, 34 pessoas foram transferidas para outras regiões. As localidades que receberam os pacientes foram Oeste (18), Vale do Aço (7), Norte (6), Sul (1), Triângulo do Sul (1) e Triângulo do Norte (1).
“Temos o Triângulo do Norte e Noroeste inseridos na onda roxa porque vemos aumento da incidência de casos e na participação de pacientes Covid na ocupação de leitos de terapia intensiva, aumento na mortalidade na região e também já retardo na capacidade de regulação de leitos da região. Para nós, as medidas adotadas são extremamente importantes para que tenhamos então capacidade de reestabelecer a rede assistencial na região”, afirma o secretário de Estado de Saúde, o médico Carlos Eduardo Amaral.
Ampliação de leitos
Em relação a março do ano passado, quando começou a pandemia em Minas, o número de leitos de UTI no Triângulo do Norte passou de 136 para 301. Já na macrorregião Noroeste o número de leitos foi ampliado de 53 para 120.
Desde março do ano passado, o Governo de Minas praticamente dobrou o número de leitos de UTI, passando de 2.072 para mais de 4 mil.
Onda roxa
As regras para as cidades que estiverem na onda roxa incluem toque de recolher das 20h às 5h e aos finais de semana; a proibição de circulação de pessoas sem o uso de máscara de proteção, em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado; a proibição de circulação de pessoas com sintomas gripais, exceto para a realização ou acompanhamento de consultas ou realização de exames médico-hospitalares; a proibição de realização de reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitam; além da realização de qualquer tipo de evento público ou privado que possa provocar aglomeração, ainda que respeitadas as regras de distanciamento social.
Nessa fase, só será permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos. O deslocamento para qualquer outra razão deverá ser justificado e a fiscalização será feita com o apoio da Polícia Militar.
Comitê
A criação da onda roxa e a inserção das macrorregiões Triângulo do Norte e Noroeste nesta fase do plano Minas Consciente foram aprovadas nessa quarta-feira (3/3) pelo Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar os indicadores da doença no estado.
O Comitê foi criado especialmente para monitorar a situação da pandemia no estado e é presidido pelo secretário de Saúde. O grupo conta ainda com o governador Romeu Zema, todo o secretariado do Executivo mineiro, representantes do Tribunal de Justiça, do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público de Minas Gerais, da Defensoria Pública, do Tribunal de Contas do Estado, entre outros órgãos estratégicos.
Rapaz de 26 anos se fere com disparo acidental de arma de fogo
Um homem de 26 anos foi socorrido pelo Samu ao Hospital Regional Antônio Dias (HRAD) na noite da última quinta-feira (04), após se ferir com um disparo acidental de arma de fogo. A arma não foi localizada pela Polícia Militar (PM).
De acordo com a PM, uma guarnição foi acionada e deparou com a vítima deitada na esquina da Rua Duque de Caxias com Rua São Paulo. Foi verificado que o rapaz de 26 anos apresentava ferimentos no dedo indicador da mão esquerda e no pé direito. Ao ser questionado, ele afirmou que não viu quem teria atirado. O rapaz disse também que teria visto um veículo branco se aproximando e realizando disparos.
Ainda de acordo com a PM, as guarnições realizaram rastreamentos e localizaram outros indivíduos que estariam junto da vítima no momento dos fatos. As testemunhas afirmaram que o rapaz estava manuseando uma arma de fogo, momento que realizou um disparo acidental.
As guarnições encontraram uma munição calibre 9mm intacta e nove munições de festim, as quais foram apreendidas e entregues na delegacia de Polícia Civil. A arma de fogo não foi localizada.
Polícia Militar prende autor por posse ilegal de munições
Na noite da última quinta-feira (04) a Polícia Militar (PM) durante operação Batida Policial, realizou a abordagem ao indivíduo na Rua Presidente Vargas, Bairr Centro, em Patrocínio (MG).
Contra o autor, 35 anos, havia denúncia de que estaria andando armado. Após buscas em seu local de trabalho, foram localizados em seu armário de uso pessoal 1 cartucho intacto cal .22, 1 cartucho intacto cal .28, 1 cartucho intacto cal .38 e 2 cartuchos vazios cal .380.
Diante dos fatos o autor foi preso e conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de plantão, juntamente com os materiais apreendidos.
PM localiza droga escondida por traficante em residência
Na tarde de quinta-feira (04) a Polícia Militar recebeu informações acerca de uma ocorrência de tráfico de drogas, datada de 28 de fevereiro de 2021, em que o autor de 23 anos foi preso.
Durante a fuga naquela ocasião, o autor havia escondido entorpecentes no lote da residência em que utilizou para evadir.
Sendo assim, os militares deslocaram no local, na Rua Geni Barbosa, bairro Enéas, em Patrocínio (MG). Com a permissão do morador, foram realizadas buscas, onde foram localizados 21 pedras de crack, 34 buchas de maconha e 10 papelotes de cocaina, os quais estavam escondidos debaixo de uns brinquedos no canto do muro.
Ressalta-se que o autor ja se encontra preso em decorrência desde o dia 28 de fevereiro. Diante dos fatos os materiais foram apreendidos e entregues na Delegacia de Polícia Civil de plantão.
Polícia Militar identifica autor de roubo em Monte Carmelo e apreende menor infratora
Na manhã de quinta-feira (04) a Polícia Militar (PM), em continuidade a rastreamentos a autores de roubos, levantou informações a fim de localizar um dos autores do roubo de um veículo Toyota Hilux, SW4, ocorrido na cidade de Monte Carmelo (MG), no dia 02 de março, às 22h47min.
Nesta data, na Rua Governador Valadares, Centro, os militares localizaram e abordaram o indivíduo de 18 anos, em uma residência, o qual apresentava lesão no queixo, joelho, tornozelo e clavícula quebrada/machucada.
Em parlamentação com o indivíduo, este negou envolvimento no crime, porém, entrou em contradições por várias vezes e como não mais estava em flagrante delito não foi possível realizar a sua prisão, no entanto, foi qualificado como autor do roubo a fim de subsidiar medidas de correntes.
Durante os fatos, a menor, 17 anos, foi localizada em conflito com a lei, foi apreendida por uso e consumo de substância entorpecente, pois foi encontrado um tablete em seus pertences, foi apreendida e apresentada à Delegacia de Polícia Civil de plantão, juntamente com o material apreendido.
Prefeitura esclarece sobre venda de bebidas, e retirada no balcão, VEJA O QUE FUNCIONA
A Deliberação 130 do Governo de Minas Gerais impõe a todos os municípios da Macrorregião Noroeste a adesão à onda roxa do plano. As normas previstas no documento têm vigor até 18 de março. Assim, a partir desta quinta-feira (4), Patos de Minas cumpre as seguintes medidas:
– as atividades essenciais autorizadas a funcionar de portas abertas podem realizar atendimentos presenciais, desde que respeitados o protocolo sanitário único do Minas Consciente. A versão atualizada do protocolo está disponível aqui. São essenciais as atividades e serviços enumerados no artigo 4º da deliberação, por exemplo: farmácia e ótica; supermercado, mercearia, padaria, açougue, loja de conveniência, hortifrutigranjeiro; posto de combustível e distribuidora de água e gás; oficina mecânica, autopeças, revendedora de veículos, laja à jato; cadeia industrial de alimentos; atividade agroindustrial; assistência veterinária e pet shop; assistência técnica em máquina e equipamentos; comércio varejista de tecidos e aviamentos; assessoria contábil e jurídica.
– toda a rede de serviços relacionados à construção civil pode funcionar com atendimento ao público, desde que seguindo o protocolo sanitário da onda roxa. São parte dessa rede, por exemplo: marcenaria e fábrica de móveis planejados, vidraçaria, marmoraria, serralheria;
– as atividades não essenciais poderão funcionar de porta fechada, sem atendimento ao público, em sistema de delivery e venda on-line (artigo 3º, parágrafo único, incisos I e II);
– bares e restaurantes poderão funcionar somente por meio de delivery e com retirada no balcão, vedado o consumo no local (artigo 3º, parágrafo único, incisos I e II);
– lanchonetes estão no mesmo enquadramento de padarias, podendo ter atendimento ao público, vedado o consumo no local (artigo 4º, inciso III). Podem realizar delivery também.
– a venda e a comercialização de bebida alcoólica não estão proibidas;
– é proibido o funcionamento das atividades socioconômicas entre 20h e 5h, ressalvadas as relacionadas à saúde, segurança e assistência;
– o deslocamento para vacinação está autorizado mesmo após as 20h;
– na área da saúde estão permitidos atendimentos no geral (consultas eletivas e atividades veterinárias), desde que respeitado o protocolo sanitário;
– atividades fisicas, mesmo ao ar livre, não podem ocorrer;
– eventos estão terminantemente proibidos;
– quando em onda roxa, os hotéis só poderão ser utilizados quando servirem de residência (principalmente nos casos de residência de trabalhadores de atividades essenciais) ou quando fizerem parte de estratégias de isolamento de casos suspeitos ou confirmados
Presidente da URT diz que clube irá recorrer da decisão que mudou mando de campo da equipe para Sete Lagoas
Na tarde dessa quinta-feira (04), a presidente da URT, Maria Isabel Pimenta, e o advogado do clube, Thiago Alves, concederam uma entrevista coletiva onde informaram que vão recorrer da decisão da Federação Mineira de Futebol (FMF). A entidade mudou o mando de campo do jogo marcado para 21h deste sábado, no Estádio Zama Maciel, para a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG). O motivo da troca é pelo fato de Patos de Minas estar na onda roxa do programa Minas Consciente.
O advogado Thiago Alves disse que vai recorrer da decisão e acredita que a liminar seja revertida. Ele se apoia na fala do secretário de estado de Saúde de Minas Gerais, que disse que jogos do Campeonato Mineiro e Copa do Brasil poderão ser realizados, desde que se cumpram os protocolos. Ouça abaixo:
A presidente do clube, Maria Isabel Pimenta, disse que a decisão pegou toda a diretoria de surpresa. Ela disse ainda que aguarda a resposta no mais tardar na manhã de sexta-feira (04). Ouça abaixo:
Polícia Civil recupera gado furtado na zona rural de Serra do Salitre
A Polícia Civil de Minas Gerais, através da Delegacia de Furtos e Roubos, vinculada a 2° Delegacia Regional de Patrocínio, na data de hoje (04) recuperou 13 animais bovinos. O crime ocorreu na zona rural da cidade de Serra do Salitre na data de 26 de fevereiro de 2021, no período noturno quando o(s) autor(es), aproveitando que não havia nenhuma pessoa na propriedade, e utilizando de um veículo tipo camionete, vindo a furtar os animais.
Após receberem informações do possível local onde os gados estavam escondidos, que fica também na zona rural de Serra Salitre, a equipe de investigadores deslocaram para o local, juntamente com a vítima, a fim de que ela reconhecesse os animais.
A vítima reconheceu como sendo seus os animais bovinos que estavam ali escondidos, dizendo ainda que o autor marcou o gado a fim de dificultar a identificação do gado.
No local havia um homem de 46 de idade, que afirmou ter comprado o gado de uma pessoa, mas não deu muitos detalhes. Assim, os policiais civis prenderam o autor em flagrante delito pelo crime de receptação o conduzindo até a Delegacia de Plantão de Patrocínio-MG, para as devidas providências, e os animais foram restituídos a vítima.
Prefeitura de Patos de Minas divulga nota após discussão entre Falcão e manifestantes
A Prefeitura de Patos de Minas divulgou uma nota à imprensa na tarde dessa quinta-feira (04), após o buzinaço organizados por empresários da cidade. Durante o ato, manifestantes e o prefeito Luís Eduardo Falcão tiveram um debate acalorado. Veja a nota abaixo:
A Prefeitura de Patos de Minas respeita o direito à liberdade de expressão e acolhe as manifestações quando feitas de maneira respeitosa e ordeira. O momento é delicado para todos, e nunca foi e continua não sendo o desejo da atual gestão interferir no trabalho e rotina da população e do comércio. Contudo reduzir a circulação das pessoas, até o avanço mais efetivo da vacinação, ainda é a medida mais eficaz para frear o aumento de casos de Covid-19.
Os números começam a mostrar que as medidas mais restritivas do Decreto Municipal 5.001, de 16 de fevereiro, surtiram efeito positivo sobre o cenário epidemiológico. A tendência era começar a retomar as atividades gradativamente, para não desperdiçar o sacrifício feito por todos durante os últimos 15 dias. No entanto o Governo estadual trouxe uma medida impositiva, não cabendo ao poder local o direito de escolha neste momento.
A atual gestão vem, desde o início, investindo na ampliação e estruturação da rede municipal de saúde, tanto que triplicou o número de UTIs no Hospital de Campanha e contratou dezenas de profissionais. Tem, ainda, fortalecido a fiscalização e aplicado as vacinas nos públicos prioritários num esquema cuidadosamente preparado a partir do esforço conjunto das equipes de saúde.
O combate ao coronavírus exige esforços de todos, e agora cabe a cada um respeitar as medidas para, o mais breve possível, vencermos este momento.
Covid-19: Patos de Minas chega a 9.906 casos confirmados
Patos de Minas chegou a 9.906 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa quinta-feira (04/03), pela Vigilância em Saúde.
O boletim informou também que 1.273 pessoas estão em recuperação domiciliar e 158 pacientes estão internados, sendo 48 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo público e privado.
Até o momento, 8.290 pessoas já se recuperaram da doença, representando 83,67% de taxa de cura, e 185 óbitos foram confirmados até o momento.