PM de Patrocínio flagra homem com 40 porções de maconha
A Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) prendeu um homem de 29 anos por tráfico de drogas na tarde dessa quinta-feira (01), no Bairro Santo Antônio.
De acordo com a PM, as equipes do turno realizavam patrulhamento pela Rua Iracema Maria de Jesus, Bairro Santo Antônio, próximo ao canil municipal, momento em que foi avistado um indivíduo em atitude suspeita.
Este ao perceber a presença policial demonstrou nervosismo, sendo abordado e durante as buscas, os militares localizaram 40 porções de maconha, R$20,00.
Diante do exposto o autor foi preso em flagrante delito, os materiais foram apreendidos e entregues na delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.
Adolescente morre soterrado por silo de ração na zona rural de Lagoa Grande
Fonte: Crédito/Hilton Webtv
Um adolescente de 13 anos morreu após um silo de ração soterrá-lo. O fato aconteceu nessa quinta-feira (01), em uma fazendo situada na zona rural de Lagoa Grade (MG).
Segundo informações, o pai da vítima relatou que ele e o filho estava acompanhando um caminhão que estava enchendo um silo de ração com capacidade de 16 toneladas.
Em determinando momento, o silo desabou e acabou atingindo o adolescente. Uma ambulância do hospital de Lagoa Grande foi ao local, porém a vítima já se encontrava sem vida. A Perícia Técnica da Polícia Civil compareceu ao local para realizar os trabalhos de praxe.
Motociclista foge após atropelar criança de 7 anos em Patrocínio
Uma criança de 7 anos foi socorrida ao Pronto Socorro Municipal de Patrocínio (MG), na manhã dessa quinta-feira (01), após ser atropelada por um motociclista. Após o fato, o condutor fugiu do local sem prestar socorro.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militares, a criança estava voltando para a casa de sua avó após ter comprado alguns pães e, ao atravessar a Av. Rufina Alvina de Jesus, no Bairro Serra Negra, foi atropelada por um motociclista.
Após o acidente o motociclista não prestou os primeiros socorros tomando rumo ignorado. No local, os bombeiros depararam com a vítima deitada no canteiro central da avenida amparada pela sua mãe. A vítima estava consciente e apresentava várias escoriações pelo corpo.
Após análise, os militares prestaram os primeiros socorros, imobilizando e conduzindo a vítima até ao P.S. municipal para passar por uma avaliação médica.
Polícia Militar prende dois autores e um menor infrator por tráfico de drogas
Há vários dias a Polícia Militar (PM) vem recebendo informações e denúncias de que um imóvel inabitado está sendo utilizado para o trafico de drogas. Este local fica na Rua Presidente Olegário e os fundos é aberto e dá acesso à Rua Vitória da Conquista. Os militares levantaram informações ainda que o traficante usa um menor de idade que mora próximo do local para armazenar e embalar os entorpecentes.
Nesta quarta, por volta das 18:45, os militares obtiveram informações novamente que haviam indivíduos comercializando drogas no local denunciado. Foi montada uma operação policial para abordagem e verificação do local. Ao aproximarmos da casa, havia um indivíduo saindo com uma mochila preta nas costas, sendo ele abordado.
No local denunciado haviam vários indivíduos, os quais ficaram assustados, momento em que a PM flagrou dois dos indivíduos arremessando alguns objeto em meio ao terreno, sendo todos abordados e submetidos a busca pessoal.
O indivíduo que estava saindo da casa foi identificado como sendo G.E.B.M. de 20 anos. Na mochila que ele portava foi encontrado uma balança e um tablete de maconha, que ele mesmo disse ter acabado de adquirir.
Outro abordado, F.H.P de 19 anos, que foi visto arremessando objetos pelo local e que segundo as informações é quem está exercendo a traficância no local, relatou que arremessou "uns braus" e que era somente isso que era dele, sendo encontrado posteriormente pelo cão de faro Kratus, quatro tabletes de maconha.
Diante do exposto, os autores e o menor infrator foram conduzidos e entregues na delegacia de policia juntamente com os materiais arrecadados no local.
PM apreende drogas em residência no Bairro Rosário
No final da tarde de quarta-feira (31) a Polícia Militar (PM) foi acionada na Rua Atualpa Dias Maciel, Bairro Rosário, para atendimento de uma denúncia de rráfico de drogas.
As guarnições compareceram ao local e, após diligências, foram localizadas uma porção considerável de skank, haxixe, merla, balança de precisão e R$1185,00 em dinheiro.
Diante dos fatos o autor foi preso em flagrante delito e entregue na delegacia, juntamente com o material apreendido.
PM prende estelionatários de Goiás que causaram prejuízo de mais de 500 mil reais no comércio de Patos de Minas
Nos últimos dias, indivíduos oriundos do estado de Goiás realizaram a compra de várias mercadorias do setor agropecuário e construção civil em lojas de Patos de Minas. As vítimas após identificarem o golpe, acionaram a PMMG para registro da ocorrência.
Durantes os levantamentos do Setor de Inteligência, foram identificados os veículos e autores em endereços nas cidades de Uberlândia, Tupaciguara e Rio Verde (GO).
Foi repassada a informações aos militares desses locais e, após diligências, parte dos materiais foram recuperados e os autores presos nas cidades de Tupaciguara e Rio Verde/GO. O prejuízo estimado nas vítimas ultrapassa RS 500.000,00.
Secretário de Saúde alerta para alto risco de contaminação durante a Semana Santa
Fique em casa, não aglomere, não receba amigos. É época de esforço para preservar vidas. Não há tempo de arrependimento, pede Fábio Baccheretti
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
O feriado de Semana Santa, que começa nesta quinta-feira (1/4), deverá ser de isolamento social e restrições à população. O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, ressaltou em coletiva à imprensa que o estado enfrenta o pior momento da pandemia em relação ao número de óbitos e de ocupação de leitos de UTI. Por isso, é fundamental que a sociedade entenda a necessidade de se cumprir as medidas impostas pela onda roxa do plano Minas Consciente.
“Feriados sempre foram experiências muito ruins em relação à pandemia. Em outros momentos a incidência se elevou duas semanas após os feriados. A nossa expectativa é diferente (na Semana Santa), uma vez que estamos na onda roxa, os hotéis não funcionam, há restrições de circulação nos horários noturnos e apenas o essencial fica aberto. O papel de cada um é que vai determinar o sucesso ou não deste momento”, afirmou o secretário.
Ainda segundo Baccheretti, “qualquer reunião familiar que aglomere pessoas aumenta em muito o risco de contaminação. A gente entende o momento que cada um vive, mas não há tempo de arrependimento. O vírus vem circulando de forma intensa na sociedade. Fique em casa, fique com seu núcleo familiar, não vá à casa de parentes, não receba amigos. Não é época para isso, é época de um esforço conjunto para preservar vidas”, alertou, na coletiva desta quarta-feira (31/3).
Onda roxa
O secretário também apresentou a evolução da doença no estado desde a implantação da onda roxa em todas as regiões mineiras, há 15 dias. Segundo ele, é possível observar queda na incidência da covid nas regiões que mais cumpriram as recomendações da fase mais restritiva do Minas Consciente. No entanto, ainda é necessário manter o isolamento para que os números reflitam em queda de ocupação de leitos e número de mortes.
“O óbito é o indicador mais tardio. Quando vemos esse óbito se elevando, isso é reflexo de casos de pessoas que se internaram há cerca de duas semanas. Veremos um aumento de óbitos nessas regiões ou pelo menos uma constância neles, mas daqui a pouco eles irão cair”, pontuou. “Nossa ocupação de leitos está cada vez mais próxima de 100%. É um cenário nunca antes vivido pelo estado. É o pior momento da pandemia”, disse.
De acordo com o secretário, é possível observar melhora nos índices em regiões que iniciaram primeiro a onda roxa, há 30 dias, e que cumpriram as medidas de isolamento, como a macrorregião Triângulo do Norte e a microrregião de Patos de Minas. Elas vão evoluir para a fase vermelha a partir da próxima segunda-feira (5/4). Segundo Baccheretti, o resultado confirma a efetividade da ação.
“As regiões que estão progredindo para a vermelha mostram que a onda roxa é um sucesso. Devemos ver, daqui a pouco, esses indicadores regredindo no estado como um todo. As regiões em que há maior sensibilização da população e maior empenho da gestão municipal estão colhendo frutos de forma mais rápida. E, assim, conseguimos progredir diante do Minas Consciente”, completou.
Kit intubação
A maior preocupação da Secretaria de Estado da Saúde, hoje, é em relação ao estoque de medicamentos do chamado kit intubação, necessário para realizar o procedimento. Segundo o secretário, esse é o maior gargalo para a abertura de novos leitos.
“Ainda não recebemos todo o quantitativo prometido para o Estado. O que mais vem nos preocupando é a lentidão da distribuição desses medicamentos pelo governo federal. Neste momento, a gente vem distribuindo a conta-gotas porque não termos grande estoque. Temos para garantir três dias de medicamento. É uma situação muito complexa”, afirmou Baccheretti, citando que há expectativa de recebimento dos insumos nos próximos dias pelo Ministério da Saúde.
Contratação de profissionais
Outro ponto que dificulta a abertura de novos leitos, segundo o secretário, é a falta de recursos humanos. A aprovação do PL 2.591/2021 nessa terça-feira (30/3), pela Assembleia Legislativa, poderá auxiliar nesse processo, uma vez que a proposta autoriza a convocação de profissionais voluntários, estudantes da área de saúde, entre outros.
O secretário lembrou que a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) já realizou mais de 70 chamamentos públicos para a contração de profissionais e que, mesmo com o aumento da remuneração e a ampliação das especialidades, ainda há dificuldade.
“Muitos contratados trabalham em dois ou três hospitais e não têm mais disponibilidade. Prevemos conseguir ampliar o número de leitos com a nova gama de profissionais a serem contratados (a partir do projeto)”, pontuou.
Abertura de leitos
Conforme o secretário, está em processo de abertura na rede Fhemig mais 40 leitos de UTI para a região Central. Na última semana, 33 leitos foram abertos na mesma localidade. Existe a tentativa de abertura de mais unidades em diversas regiões, especialmente Oeste e Vale do Aço, que têm a situação mais grave da pandemia.
“Minas tinha 2.200 leitos, hoje são mais de 4.500. Nunca se teve tanto leitos. Só de enfermaria eram 7 mil e hoje são 20 mil leitos. Mas lembrando que o crescimento da doença é muito maior que a capacidade de abertura de leitos, pela escassez de recursos humanos e pela recente escassez de insumos”, ressaltou o médico.
Impacto da vacinação
Baccheretti ainda destacou que a vacinação é o único caminho para o controle da pandemia a longo prazo. Dados da Secretaria de Estado de Saúde demonstram que a internação de pacientes acima de 85 anos já reduziu após a vacinação desse grupo prioritário.
“Devemos colher frutos naqueles acima de 70 anos dentro de 35 dias, que é o prazo de imunidade esperada. Em meados de maio poderemos sentir redução ainda maior no número de idosos internados”, concluiu o secretário, citando a perspectiva de que Minas receba, nos próximos dias, o maior lote de imunizantes do Ministério da Saúde.
Procon realiza capacitação sobre como evitar golpes ao contratar crédito consignado
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
O avanço da pandemia de Covid-19 comprometeu a renda de grande parte dos brasileiros, e muitos deles estão recorrendo a empréstimos bancários, especialmente os consignados, cuja taxa de juros é menor.
Os criminosos estão atentos a isso, o que resultou em aumento acentuado de golpes envolvendo esse tipo de contratação financeira.
Prova disso é que o Procon Patos de Minas tem recebido muitas reclamações de pessoas que tiveram problemas com empréstimo consignado.
Em razão desse fato, na manhã de hoje (31), o órgão promoveu treinamento com alguns setores da prefeitura visando capacitar servidores quanto às formas de identificar e evitar golpes envolvendo empréstimos consignados.
Acidente entre caminhões deixa motorista ferido em estrada vicinal
Fotos: Divulgação
Um grave acidente foi registrado na tarde desta quarta-feira(31/03) em uma estrada vicinal que liga ao distrito de Bonsucesso no muncípio de Patos de Minas.
Por volta das 16:10h desta quarta feira 31/03 o Corpo de Bombeiros de Patos de Minas foi acionado para atender um acidente envolvendo 02 caminhões na estrada vicinal de acesso a comunidade de rural de Bonsucesso. O local do acidente fica a aproximadamente 45 km de Patos de Minas.
Uma Unidade de Resgate (ambulância) e uma unidade de salvamento do Corpo de Bombeiros, equipada com aparelho para cortar ferragens, deslocaram até o local do acidente.
Tratava-se de colisão frontal entre um caminhão com placas de Patos de Minas carregado com botijões de gás GLP (gás de cozinha) e um caminhão caçamba com placas de Varjão de Minas que estava descarregado no momento do acidente.
O condutor do caminhão de gás, um homem de 44 anos de idade, foi atendido no local pela equipe da Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros apresentando ferimentos na perna esquerda e no braço esquerdo e conduzido pela equipe ate o Hospital Regional em Patos de Minas.
A carga de botijões de gás espalhada e os veículos acidentados acabaram bloqueando temporariamente a via.
Não foi detectado vazamento de gás.
O proprietário do caminhão de gás providenciou outro caminhão para realizar o transporte dos botijões.
Covid-19: novo decreto retira limitação de dias e horários ao comércio
Fotos: Divulgação
Estabelecimentos comerciais em geral poderão funcionar sem limitações de horário/dia e com atendimento presencial a partir de amanhã, 1º de abril. A permissão está estabelecida em nova norma publicada pela Prefeitura de Patos de Minas (Decreto 5.026) nesta quarta-feira (31).
Com a mudança, deixa de vigorar, por exemplo, a restrição que permitia a bares e restaurantes somente funcionamento por delivery e retirada no balcão aos fins de semana. Demais normatizações continuam em vigor, como a proibição da venda de bebida alcoólica e a observância dos protocolos sanitários.