Orthodontic

Covid-19: Patos de Minas chega a 12.460 casos confirmados; 11.616 pessoas já se recuperaram da doença

Quarta 07/04/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Patos de Minas chegou a 12.460 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa quarta-feira (07/04), pela Vigilância em Saúde.

O informe desta quarta-feira (7) traz o registro de 32 novos casos. O percentual de curados é de 93,22%. Foram registrados também mais dois óbitos. As mortes são de mulheres de 70 e 77 anos e ocorreram, respectivamente, nos dias 3 e 5 de abril.

Embora o número de novos casos registrados venha caindo nos últimos dias, é preciso ressaltar que o índice de ocupação de leitos ainda é alto. Portanto é imprescindível que as medidas de enfrentamento ao coronavírus continuem sendo seguidas. Usar máscara, álcool em gel e manter distanciamento social são algumas das atitudes que podem evitar que as pessoas sejam contaminadas.

O boletim informou também que 386 pessoas estão em recuperação domiciliar e 100 pacientes estão internados, sendo 26 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo público e privado.

Até o momento, 11.616 pessoas já se recuperaram da doença, representando 93,22% de taxa de cura, e 358 óbitos foram confirmados até o momento.

Vereadores analisam proposta de lei que viabiliza parceria público-privada dos serviços de iluminação pública

Quarta 07/04/2021 - André Amâncio
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.
Feed do PatosAgora

Os vereadores da Câmara Municipal de Patos de Minas participaram de reunião remota na tarde de terça-feira (6/4), para analisar o Projeto de Lei Complementar nº 843/2021, de autoria do Executivo Municipal, que “Autoriza a delegação, por meio de Parceria Público-Privada, dos serviços de iluminação pública no município de Patos de Minas e dá outras providências”.

A matéria já foi aprovada em 1º turno (legalidade e constitucionalidade) na reunião ordinária do dia 25 de março e entrará para votação em 2º turno na reunião ordinária desta quinta-feira (8/4), às 14 horas, oportunidade em que será apreciado o mérito do projeto, ou seja, se ele é bom ou ruim/se atende ao interesse público. A intenção dos vereadores é compreender a fundo o teor e os reais benefícios da PPP, para votar com mais segurança e garantir o melhor à população.

Na ocasião, representantes dos órgãos envolvidos na estruturação da parceria público-privada, Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), Caixa Econômica Federal e Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), explicaram aos parlamentares as principais diretrizes e vantagens da iniciativa. A reunião virtual foi coordenada pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Ezequiel Macedo Galvão, com a participação dos demais vereadores e do prefeito Luís Eduardo Falcão Ferreira.

A rede de iluminação pública do Município de Patos de Minas é composta, em sua maioria, por lâmpadas elaboradas com tecnologia ultrapassada, que não apresentam as características das tecnologias mais atuais (tecnologia LED), como eficiência energética, durabilidade, distribuição do fluxo luminoso uniforme, temperatura e índice de referência de cores adequados, e compatibilidade com sistemas de telegestão.

Assim, com a aprovação da PPP, a sociedade e o Município teriam como principais benefícios: o atendimento da demanda reprimida e crescimento vegetativo em todo município e distritos; redução do consumo de energia em mais de 50%; aumento dos níveis de serviço (disponibilidade de luz e prazo médio de atendimento em 24h); redução do número de acidentes de trânsito e da criminalidade, e aumento da sensação de segurança; potencialização do convívio noturno da população nos espaços públicos e atratividade turística; manutenção dos valores atuais da Contribuição de Iluminação Pública (CIP) e possível redução no futuro, dentre outros.

Objetivos do Projeto de Lei Complementar (PLC)

O PLC tem o objetivo de autorizar o Poder Executivo Municipal a contratar parceria público-privada, na modalidade de concessão administrativa, para a prestação dos serviços de iluminação pública no Município de Patos de Minas, na forma da Lei Federal nº 11.079, de 30 de dezembro de 2004, tendo em vista a determinação trazida pela Resolução Normativa n.º 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, segundo a qual, até dezembro de 2014, os ativos e serviços de iluminação pública deveriam ser transferidos das distribuidoras de energia elétrica aos Municípios.

Conforme a justificativa do projeto, atualmente, a rede de iluminação pública do Município de Patos de Minas é composta em sua maioria por lâmpadas elaboradas com tecnologia ultrapassada (lâmpadas de vapor de sódio e vapor mercúrio), que não apresentam as características das tecnologias mais atuais (tecnologia LED), como eficiência energética (economia), durabilidade, distribuição do fluxo luminoso uniforme, temperatura e índice de referência de cores adequados, e compatibilidade com sistemas de telegestão.

“Por meio de parceria público-privada, pretende-se realizar não só a operação e manutenção do parque de iluminação da cidade, mas também sua expansão e atualização tecnológica, promovendo, assim, maior eficiência na prestação dos serviços e no uso dos recursos públicos. Dessa forma, o contrato de PPP permite a renovação e ampliação do parque de iluminação pública em prazos muito mais curtos do que os tradicionais, atraindo investimentos privados para a infraestrutura municipal, sempre sob a direção e fiscalização do Poder Executivo”, justifica o Executivo Municipal. De acordo com os órgãos envolvidos e o prefeito, os investimentos realizados serão indenizados pelo poder público ao longo do contrato, após a comprovação dos benefícios gerados à população pelos serviços prestados.

Principais vantagens da Parceria Público-Privada:

1-Na ocasião, os representantes dos órgãos envolvidos também mostraram experiências positivas de outras cidades que adotaram a PPP e citaram diversos benefícios que a parceria pode trazer para Patos de Minas caso seja aprovada:

2-Melhoria da iluminação das vias em 100% da rede;

3-Aumento dos níveis de serviço em termos de disponibilidade da luz e prazos de atendimento;

4-Potencialização do convívio noturno da população nos espaços públicos e atratividade turística (impacto direto em 100% da população);

5-Impacto em redução de criminalidade e acidentes de trânsito;

6-Aumento da percepção de segurança pela população;

7-Iluminação de destaque em bens históricos de interesse cultural;

8-Desenvolvimento do comércio noturno;

9-Atendimento imediato da demanda reprimida no município (locais sem infraestrutura de iluminação) e absorção das futuras expansões;

10-Redução do consumo de energia em pelo menos 50%;

11-Implantação de telegestão nas principais vias e restante do parque pronto para recebimento dessa tecnologia;

12-Possibilidade de conexão com outras iniciativas da Prefeitura (segurança pública, trânsito, planejamento urbano);

13-Contrato único de longo prazo, com regras e obrigações bem estabelecidas, com construção baseada em melhores práticas atuais;

14-Gestão por desempenho, garantindo atingimento dos objetivos propostos;

15-Viabilização da realização de mais de R$ 30 MM de investimentos, concentrados nos primeiros 18 meses da concessão;

16-Sem incremento de tributos e sem necessidade de utilização de recursos não oriundos da CIP.

17-Além dos benefícios já citados, a modernização e eficientização do parque de iluminação pública, por meio da troca da atual iluminação por lâmpadas de LED, vai gerar economia estimada em cerca de 50% (cinquenta por cento) nas despesas com energia para iluminação pública do Município.

O Executivo Municipal também ressaltou que não haverá aumento da tarifa de energia elétrica, o que demonstra o enorme benefício que será disponibilizado para a nossa população.

Órgãos envolvidos:

A estruturação do projeto de parceria público-privada da iluminação pública do Município de Patos de Minas está sendo realizada pela Secretaria Especial do PPI, Caixa Econômica Federal e Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), no âmbito do Programa de Parcerias e Investimentos – PPI – criado pela Lei Federal nº 13.334, de 2016 com a finalidade de ampliar e fortalecer a interação entre o Estado e a iniciativa privada por meio da celebração de contratos de parceria e de outras medidas de desestatização. Os serviços técnicos profissionais especializados utilizados na estruturação da PPP estão sendo custeados pelo Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e PPP – FEP CAIXA –, constituído sob o amparo da Lei Federal nº 13.529, de 2017, ficando o Município com a obrigação de desembolso de somente 10% (dez por cento) do valor total dos serviços contratados.
 

Gasmig mantém tarifa do gás residencial congelada até 2022

Distribuidora estadual optou pela manutenção do preço para garantir confiança e estabilidade ao consumidor

Quarta 07/04/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas
Feed do PatosAgora

A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) vai manter o preço do gás residencial congelado até fevereiro de 2022. A companhia tomou a decisão mesmo após o anúncio feito pela Petrobras, na segunda-feira (5/4), sobre o aumento do custo do gás natural em 39% para a partir de 1/5.

A distribuidora de gás corrige a tarifa do gás residencial anualmente, mas, diante desta alta expressiva do custo, optou pela manutenção do preço para manter a confiança e dar estabilidade ao consumidor. Para os demais segmentos, como industrial e comercial, o repasse está sendo estudado.

Recentemente, a Gasmig anunciou o congelamento do preço do gás veicular por 90 dias, até 3/6/2021, e está estudando como diminuir o impacto desse aumento. O presidente da Gasmig, Pedro Magalhães, se reuniu com membros da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) para debater medidas para tentar reduzir os efeitos da medida e criar uma política de gás para o futuro, com o objetivo de aumentar a base de consumidores em Minas.

O gás natural é encanado, dispensa o botijão e tem menos risco de explosão, além de ser menos poluente e apresentar preço mais competitivo. Um apartamento padrão, de três quartos, possui uma conta média de gás da Gasmig no valor de R$ 35,00 reais por mês. Além da política de preço, a empresa trabalha para manter a qualidade e a segurança no atendimento ao cliente. 

Idosos de 78 a 74 anos e trabalhadores da saúde receberão segunda dose de quinta-feira a sábado

Quarta 07/04/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde aplicará segundas doses de CoronaVac em idosos de 74 a 78 anos e trabalhadores de saúde (vacinados entre 23 e 26 de março). O cronograma de vacinação vai de quinta-feira a sábado próximos.

Todas as pessoas devem apresentar documento oficial com foto, CPF e cartão de vacina constando a primeira dose. Idosos de idades superiores a 74 anos e trabalhadores de saúde vacinados antes de 23/3 que não tenham recebido a segunda dose devem comparecer aos pontos de vacinação (observado o local para cada grupo) para completar o esquema vacinal.

É importante ressaltar que mesmo que a segunda dose esteja agendada para data posterior, deve-se seguir o cronograma da Secretaria de Saúde.

O cronograma é o seguinte:

IDOSOS

- 8/4 (quinta-feira), das 8h às 11h: 78 anos
- 8/4 (quinta-feira), das 13h às 16h: 77 anos
- 9/4 (sexta-feira), das 8h às 11h: 76 anos
- 9/4 (sexta-feira), das 13h às 16h: 75 anos
- 10/4 (sábado), das 8h às 13h: 74 anos

Local: Parque de Exposições (entrada pelo portão da Rua Major Gote próximo à Zoonoses). Sistema convencional e drive-thru.

TRABALHADOR DE SAÚDE

- 10/4 (sábado), das 8h  às 13h: trabalhadores de saúde vacinados de 23 a 26 de março

Local: antigo Projeto Saci (em frente ao Cemitério Santa Cruz). Sistema convencional.

Documentação: todas as pessoas devem apresentar documento oficial com foto, CPF e cartão de vacina constando a primeira dose.

Idosos de idades superiores a 74 anos e trabalhadores de saúde vacinados antes de 23/3 que não tenham recebido a segunda dose devem comparecer aos pontos de vacinação (observado o local para cada grupo) para completar o esquema vacinal.

PM recupera peças de caminhão furtado, dinheiro e drogas

Quarta 07/04/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na tarde da última terça-feira (06) durante patrulhamento, a Polícia Militar foi acionada na Av. João Pinheiro, em Douradoquara (MG) e informada sobre um furto de diversas peças de veículos que estavam em um lote. Também foi informada que os autores estariam em um caminhão Ford F4000.

Após rastreamentos, os autores foram localizados na comunidade de Chapada das Perdizes. Os indivíduos foram submetidos à busca pessoal e veicular, sendo localizados 7 peças diversas de motor de trator de esteira, furtadas, avaliadas em aproximadamente R$ 6 mil, 1 celular, R$1.126,00 reais, 1 caminhão e drogas.

Diante dos fatos, os dois autores, 35 e 20 anos, foram presos e conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de plantão juntamente com os materiais apreendidos.

Homem tenta colocar fogo no próprio carro após o veículo ser removido

Quarta 07/04/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na tarde da última terça-feira (06) a Polícia Militar abordou o condutor de um veículo VW Gol, na Rua B, Bairro Visão, em Iraí de Minas, e constatou uma irregularidade.

Após ter seu veículo removido por não estar devidamente licenciado, o indivíduo, de 32 anos, tentou atear fogo em seu automóvel colocando assim a integridade dos militares em risco.

Diante dos fatos, o autor foi preso e conduzido preso para a confecção do devido REDS. O veículo foi removido e adotadas as medidas administrativas de trânsito.

Filho é apreendido e mãe é presa suspeitos de tráfico de drogas

Quarta 07/04/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na noite da última terça-feira (06) a Polícia Militar prendeu dois autores, um homem de 23 anos, uma mulher de 45 anos, e apreendeu um menor infrator, 17 anos, por tráfico de drogas.

Há alguns dias as equipes Tático Móvel vêm recebendo informações, inclusive via DDU 181, dando conta de que na Rua Cassimiro Santos, bairro São Vicente, em Patrocínio (MG) estaria ocorrendo intenso trafico de drogas, e que as drogas eram vendidas pelo menor infrator com ajuda de sua genitora.

O local é conhecido pelas frequentes ocorrências do gênero e por se tratar da residência de um autor contumaz na prática do crime de tráfico de drogas.

Foi montada operação para verificar tal denúncia, sendo constatado o fluxo de usuários de drogas no local. Em momento oportuno, foi abordado um usuário que acabara de comprar a droga no local.

Diante o exposto foi realizado abordagem no local e durante as buscas foram localizados os materiais descritos abaixo.

Os autores foram presos/apreendidos e conduzidos até a Delegacia de Polícia Civil de plantão, juntamente com os materiais apreendidos:

 

Bolsonaro conversa com Putin sobre importação da vacina Sputnik V

Anvisa enviará equipe para inspecionar instalações russas

Quarta 07/04/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

O presidente Jair Bolsonaro conversou nesta terça-feira (6), por telefone, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Entre os assuntos tratados, está a aquisição de doses da vacina russa Sputnik V, produzida pelo Instituto Gamaleya. Presenciaram a conversa os ministros Carlos Alberto França (Relações Exteriores), Marcelo Queiroga (Saúde), Onyx Lorenzoni (Secretaria-Geral) e o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres.  

"Acabei de receber um telefonema do presidente Putin. Um dos assuntos mais importantes que nós tratamos aqui é a possibilidade de nós virmos a receber a vacina Sputnik, daquele país. Logicamente dependemos ainda de resolver alguns entraves aqui no Brasil, e estamos ultimando contatos com as demais autoridades, entre eles a Anvisa, [sobre] como nós podemos efetivamente importar essa vacina", disse o presidente em vídeo publicado nas suas redes sociais.

O presidente também destacou que, caso tenha aprovação para uso no Brasil, a vacina russa pode vir a ser fabricada no país, sob responsabilidade da farmacêutica União Química.

Em fevereiro, o Ministério da Saúde anunciou a dispensa de licitação para aquisição de 10 milhões de doses do imunizante russo, ao custo de R$ 639,6 milhões.

Na conversa, os dois presidentes também acertaram o envio de uma equipe da Anvisa à Rússia, para inspecionar as instalações de produção da Sputnik V e de seus insumos. Ainda esta semana, diretores da Anvisa também devem receber o embaixador da Rússia no Brasil, Alexey Labetskiy, para discutir formas de acelerar a importação do imunizante.

Idosos e trabalhadores de saúde recebem a segunda dose da vacina contra Covid-19

A 11ª remessa de vacinas enviadas para Patos de Minas será utilizada, conforme determinação do Governo estadual, na vacinação de segunda dose

Quarta 07/04/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Seguindo o que foi determinado pelo Governo de Minas Gerais, as doses recebidas na 11ª remessa de vacinas enviadas pelo Governo federal servirão para a vacinação da segunda dose dos seguintes públicos prioritários: idosos de 74 a 78 anos e trabalhadores de saúde vacinados entre 23/03 e 26/03.

A nova determinação se dá pois não há previsão de quando o Governo estadual receberá mais vacinas para distribuir aos municípios. Sendo assim, em um gesto de responsabilidade e planejamento, a Secretaria de Estado de Saúde orientou que os municípios mineiros  completassem o esquema vacinal desses públicos para que não haja intercorrências futuras.

Com isso, a vacinação de idosos a partir de 67 anos e demais trabalhadores de saúde pertencentes ao grupo prioritário será pausada durante os próximos dias para que o calendário proposto seja cumprido pela Secretaria Municipal de Saúde.

“As equipes de saúde têm trabalhado com seriedade e dedicação para cumprir o calendário e o planejamento da vacinação. Nosso esquema vacinal e os profissionais envolvidos nesse processo têm recebido elogios não somente dos vacinados, mas também de suas famílias”, destacou a secretária de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta, acrescentando: “Tão logo sejam recebidas novas doses, retomaremos a vacinação dos grupos que ainda não tomaram a primeira dose”.

Cirurgia pioneira trata perda de olfato causada pela Covid-19

Cerca de 85% das pessoas que tiveram a doença desenvolvem o problema

Quarta 07/04/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

O serviço de otorrinolaringologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), passa a oferecer tratamento cirúrgico para a perda de olfato como sequela de Covid-19, outras viroses, trauma craniano e situações pós-cirúrgicas.

De acordo com o professor e chefe da Unidade de Cabeça e Pescoço, Ronaldo Carvalho, “a cirurgia é considerada pioneira e pode devolver qualidade de vida aos pacientes, além de integrar toda a parte de ensino, resultando em um importante avanço na formação profissional”.

Segundo Carvalho, o serviço iniciou na modalidade de “portas abertas”. “Inicialmente, selecionamos os pacientes que necessitam desse procedimento. Caso a fila se torne muito grande, organizaremos de outra maneira.”

O especialista explicou que 85% das pessoas que tiveram a Covid-19 sintomática desenvolvem o problema. "Desse número, 30% ficam com recuperação parcial e 5 a 10% com perda definitiva. Nesses casos, por mais que se trate com medicamentos e com fisioterapia, não se obtém sucesso. Isso acontece porque o vírus que causa a Covid-19 tem uma preferência pela mucosa nasal", detalhou o médico.

Procedimento cirúrgico
O serviço está sendo gerido por uma equipe multidisciplinar, liderada pelo otorrinolaringologista Ronaldo Carvalho e pelo especialista em microcirurgia de nervos periféricos, Alex Carvalho. O procedimento cirúrgico consiste na transferência de ramos do nervo oftálmico para a mucosa dentro do nariz com a interposição de enxertos nervosos.