Governo de Minas envia vacinas da Pfizer contra covid para 47 municípios
Lote será distribuído para cidades com população acima de 79 mil habitantes
Fonte: Agência Minas (foto: Fábio Marchetto)
A Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais (CIBSUS/MG), coordenada pelo secretário de Estado de Saúde, médico Fábio Baccheretti, aprovou a seleção de 47 municípios mineiros aptos a participar da segunda etapa de introdução/expansão da vacina Pfizer/Comirnaty no estado. O envio vai reforçar a maior operação de vacinação da história de Minas Gerais.
Na 20ª remessa de vacinas enviada pelo Ministério da Saúde a Minas Gerais, em 18/5, foram recebidas 64.350 doses da Pfizer. A distribuição aos municípios terá início nesta sexta-feira (21/5) para as Unidades Regionais de Saúde (URSs), que vão repassar as doses do imunizante para as 47 cidades. São elas:
Alfenas, Araguari, Araxá, Barbacena, Betim, Caratinga, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Fabriciano, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabira, Itajubá, Itaúna, Ituiutaba, João Monlevade, Juiz de Fora, Lavras, Manhuaçu, Montes Claros, Muriaé, Nova Lima, Nova Serrana, Pará de Minas, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, São João del-Rei, Teófilo Otoni, Timóteo, Vespasiano, Passos, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Três Corações, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Unaí e Varginha.
Além das diretrizes do Ministério da Saúde, os critérios estabelecidos para cada município receber o imunizante da Pfizer são:
- População acima de 79 mil habitantes;
- Ter equipe capacitada para a administração da vacina;
- Menor distância da sede da Unidade Regional de Saúde (URS): os municípios devem estar distantes, no máximo, 2h30min da capital, por modal aéreo ou rodoviário (veículo refrigerado), a fim de ampliar a segurança da preservação da temperatura de transporte indicada (-15°C à -25°C), observada a estrutura atualmente disponível para logística;
- As unidades de Saúde selecionadas deverão estar orientadas e comprovar mecanismos de agendamento para vacinação. A lista de usuários indicados à vacinação deverá ser de 2 vezes o total de vacinas disponibilizadas àquela unidade (lista de espera/contingencial);
- As unidades de Saúde selecionadas deverão agendar a vacinação de um total de pessoas compatível com o consumo de 100% das vacinas a serem recebidas em no máximo 4 dias, a contar da data agendada para recebimento das vacinas;
- O tempo de validade máximo após abertura do frasco, conservado entre 2°C e 8°C, é de 6 horas. As unidades devem manter procedimentos orientados à utilização integral das 6 doses (0,3ml) por frasco no período de funcionamento/vacinação;
- Não deve ser realizada a vacinação com Pfizer/Comirnaty fora das unidades de Saúde, de forma que as condições de preparo e conservação estejam rigorosamente preservadas.
Homem é preso por importunação sexual após exibir órgão sexual em via pública
Um homem de 37 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) por importunação sexual na manhã da última quarta-feira (19), suspeito de mostrar o órgão genital para uma vítima de 48 anos. O fato ocorreu na Rua Rui Corrêa.
Segundo informações da PM, aportou na sala de operações denúncia de que um indivíduo havia colocado o órgão genital para fora da calça enquanto pedia ajuda em uma casa.
De posse das características do autor e sentido que tomou após o fato, a PM realizou rastreamento e conseguiu abordá-lo na Rua Três Marias. Ao ser questionado sobre os fatos, o autor disse que estava apenas pedindo ajuda em dinheiro para comprar uma cadeira de rodas para o filho dele e negou ter praticado o ato que lhe foi imputado.
Em contato com uma jovem de 23 anos, ela confirmou ter ajudado o suspeito com uma pequena quantia, que foi até ao interior da casa buscar algumas moedas e quando retornou, percebeu que a moradora de frente estava gritando com o rapaz, mas que não viu nada e nem entendeu naquele momento o que estava acontecendo. Entregou as moedas ao autor e ele saiu rapidamente do local, que somente após a saída de do homem é que tomou conhecimento dos fatos.
Em contato com a vítima que presenciou o fato, esta relatou que viu quando o autor bateu na casa para pedir ajuda e quando a jovem entrou para buscar algo, percebeu que o autor retirou o órgão genital para fora da calça e proferiu algumas palavras que ela não conseguiu compreender. Então começou a gritar e advertir o autor sobre aquela conduta.
Ainda de acordo com a PM, pela versão apresentada pela testemunha, presume-se que o autor tinha intenção de importunar sexualmente a jovem, mas com a intervenção da vizinha, o autor não conseguiu consumar o ato. Diante do exposto, ao autor recebeu voz de prisão em flagrante, informado de suas garantias constitucionais e conduzido até a presença desta autoridade competente para demais providências.
Polícia Federal prende homem em Governador Valadares que planejava atentado terrorista
De acordo com as investigações, o autor planejava um atentado contra pessoas no Brasil.
Fonte: G1 Vales de Minas Gerais (Foto: Ana Carolina Magalhães/Inter TV dos Vales)
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (19) a Operação Eufrates, em Governador Valadares. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão contra um homem que, segundo a PF, atuava de forma a promover organização terrorista.
Ainda de acordo com a polícia, o autor planejava um atentado contra pessoas no Brasil. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal da Seção de Governador Valadares.
A PF ainda informou que as investigações, até o momento, indicam que o investigado possa ter sido recrutado e radicalizado virtualmente, professando uma visão religiosa extremista e violenta.
“O nome da Operação é uma referência ao Rio Eufrates, que banha a cidade de Raqqa, na Síria, uma das principais cidades tomadas pelo Estado Islâmico”, disse a PF em nota.
A Polícia Federal não deu outros detalhes da operação e nem falou de como o suspeito agia.
PCMG indicia idoso que usou documento de falecido para tomar vacina
Fonte: ASCOM PCMG
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) indiciou pelo crime de falsidade ideológica um idoso, de 80 anos, que utilizou a documentação do irmão falecido, de 91, para tomar a vacina contra a Covid-19, em Araguari, Triângulo Mineiro. Uma mulher, de 40 anos, casada com o neto do senhor investigado, que o acompanhou no dia de receber a primeira dose do imunizante, também foi indiciada pelo delito.
O trabalho investigativo começou no fim de abril, a partir de um registro de ocorrência por parte da Secretaria Municipal de Saúde acerca dos fatos. Conforme relatado, foi identificado que os dados informados no momento da vacinação eram de uma pessoa que havia morrido há nove anos em outro município da região. A partir dos levantamentos, a equipe da Delegacia de Polícia Civil chegou ao senhor de 80 anos.
De acordo com o delegado Rodrigo Luis Fiorindo Faria, foi apurado que o idoso usou os documentos do irmão com a finalidade de tomar a vacina antecipadamente, já que, pelos critérios de idade estabelecidos na campanha, ele precisaria aguardar. Assim, na primeira semana de março, ele compareceu à unidade de saúde acompanhado da mulher, que cedeu a ele o comprovante de endereço usado para o cadastro do paciente.
Ainda segundo Faria, em depoimento, o senhor alegou que utilizou os documentos do familiar, uma vez que temia ficar doente. Já a acompanhante informou que só percebeu que o idoso estava se passando pelo irmão na hora de assinar a planilha de registro de vacinação da unidade de saúde. Ela também disse que emprestou o comprovante de residência ao homem porque ele teria esquecido de levar um.
O inquérito policial já foi remetido à Vara Criminal, e a Promotoria de Justiça formalizou a denúncia, dando início ao processo por falsidade ideológica. “Assim como esse caso, outros fatos de irregularidades na vacinação contra a Covid-19 em Araguari seguem sendo investigados pela PCMG, com apoio do Ministério Público, por meio das Promotorias de Justiça Criminais e da Promotoria de Justiça Curadora da Saúde Pública”, conclui o delegado.
PCMG indicia dez suspeitos de integrarem organização criminosa
Fonte: ASCOM PCMG
Dez pessoas foram indiciadas por associação ao tráfico de drogas em investigação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), que apurou a atuação de um grupo criminoso no tráfico interestadual de drogas. O principal investigado foi preso durante as investigações, há cerca de dois anos, sendo que ele e a companheira foram indiciados também por lavagem de dinheiro.
Segundo apurado, o grupo seria responsável pela entrada e distribuição de drogas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As investigações tiveram início com a prisão de uma dupla responsável pelo tráfico em algumas regiões da capital, sendo o principal investigado o fornecedor de drogas para os dois suspeitos.
De acordo com as investigações, o alvo, preso em Belo Horizonte, em julho de 2019, seria o responsável pela distribuição de drogas em diversos aglomerados da capital mineira, como o Morro das Pedras. A partir das apurações, foi possível identificar imóveis e veículos que estavam em nomes dos investigados e foram transferidos para cidades conhecidas por conexões com o tráfico internacional de drogas, como Campo Grande, Aquidauana e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e Guaíra, no Paraná. Além dos indiciamentos, foram sequestrados três veículos e dois sítios.
O delegado Thiago de Lima Machado conta que "foi imputado a ele [principal investigado] uma carga de droga que foi apreendida em São Paulo em 2016 e, através desse trabalho desenvolvido, ele foi denunciado e condenado por crimes de tráfico e associação para o tráficocom outros indivíduos, apontados inclusive como líderes do tráfico de drogas no Morro das Pedras".
Apesar de já ter sido condenado, os levantamentos realizados revelaram que o investigado continuava atuando no comércio de drogas, contando com o auxílio de pessoas próximas e também se associando a um grupo criminoso estabelecido no Mato Grosso do Sul. Um suspeito emprestava o nome para transferência de veículos para aquelas cidades, e integrantes do grupo criminoso usavam os veículos para transportar drogas a outros estados, sobretudo Minas Gerais.
Ainda, de acordo com Machado, "em consulta ao Coaf [Conselho de Controle de Atividades Financeiras], a gente identificou que em poucos meses, de maio a outubro de 2016, ele movimentou mais de R$ 500 mil, que foram identificados pelo Coaf em transações suspeitas. Além de toda essa aquisição de móveis, transferências e negociação de veículos, ele utilizava o sistema financeiro nacional para o fluxo desses valores".
Comandante da UEOp realiza a entrega do Prêmio Sentinela do Cerrado 2021
Por ocasião do 14º aniversário do 46º BPM, foram outorgados o “Prêmio Sentinela do Cerrado 2021” a personalidades civis e militares que contribuíram com a UEOp.
Para fazer jus ao prêmio é necessário que o agraciado tenha no exercício de suas funções se destacado por sua atitude, abnegação e capacidade profissional, bem como por ter contribuído para a melhoria das atividades operacionais e administrativas, além de elevar o prestígio da Unidade e, consequentemente, o nome da PMMG junto a sociedade mineira.
Na solenidade comemorativa de 2021, em razão das restrições da pandemia, não foi possível realizar a entrega do prêmio aos agraciados, motivo pelo qual, como forma de homenageá-los e enaltecer as ações que contribuam significativamente com o 46º BPM na difícil missão de promover a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, o Comandante do Sentinela do Cerrado, Ten Cel PM, Salomão Queiroz Caixeta, realizou a entrega individualmente a cada agraciado, sendo eles:
1º Ten PM, Leonel da Silva Nunes – Comandante da 98ª CIA PM / 46º BPM;
2º Sgt PM, Diego Tolentino De Sousa – 46º BPM;
Sd PM, Daniel José da Silva Júnior – 87ª CIA PM / 46º BPM;
Sr. Renato Gonçalves de Castro, Presidente do CONSEP de Monte Carmelo;
Sr. Rodrigo José Flecha de Alkmim, Sócio-Proprietário da Falk Construtora.
Décima Região da Polícia Militar inicia treinamentos complementares com Alunos do Curso de Formação de Soldados
Nesta manhã, a 115ªCia de Ensino e Treinamento da 10ªRPM, iniciou um curso complementar aos alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSD), com foco na capacitação dos militares em ações de polícia ostensivas em locais de alto risco.
As disciplinas são voltados ao desenvolvimento e treinamento de procedimentos e técnicas operacionais em ambiente urbanos e rurais, cujas peculiaridades potencializam as dificuldades, o risco e a complexidade para operar.
Durante quatro semanas subsequentes de atividades, os militares receberão instruções de patrulhamento urbano e rural, uso de instrumentos de menor potencial ofensivo e serão treinados e credenciados para utilização de armas de fogo de alta energia.
PM apreende duas armas de fogo na zona rural de Patos de Minas
A Patrulha de Operações da Polícia Militar, durante uma Operação Batida Policial, recebeu uma denúncia informando que um morador de uma fazenda denominada Três Barras, zona rural de Patos de Minas, estaria de posse irregular de armas de fogo e que esse morador realizava disparos com frequência, assustando os demais moradores da região.
De posse das informações, a guarnição iniciou rastreamentos e conseguiu chegar ao referido local. E em contato com o autor de 61 anos, este confessou que realmente tinhas duas espingardas, não registradas, sendo uma calibre .28 e outra calibre .32.
Diante dos fatos o autor foi preso e encaminhado à delegacia de plantão juntamente com o material apreendido.
PM de Monte Carmelo apreende grande quantidade de ecstasy e maconha
A Polícia Militar (PM) de Monte Carmelo (MG) apreendeu uma grande quantidade de drogas na noite da última quarta-feira (19). Quatro pessoas foram presas e levadas à Delegacia de Polícia Civil.
Segundo informações da PM, durante patrulhamento preventivo foi visualizado um veículo GM Corsa transitando pela rodovia BR365.
O veículo foi abordado e localizado ao lado do mesmo, quatro tabletes grandes de maconha, 191 comprimidos de ecstasy e com um dos abordados, a quantia de R$849,00. Após diligência foi localizado o restante do material. Foram conduzidos quatro autores e materiais apreendidos para Depol.
Polícia Militar prende autores por associação para o tráfico e apreende maconha e dinheiro
A Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) prendeu três pessoas na noite de quarta-feira (19) e apreendeu drogas, 1 pé de maconha e dinheiro.
Segundo informações da PM, o fato ocorreu na Rua Equador com Avenida Brasil, em Patrocínio (MG). Durante o patrulhamento a equipe avistou um dos autores em via pública, sendo este abordado e localizado uma porção de maconha e um invólucro de sementes de maconha.
Após diligências foram localizados os outros dois autores e o restante do material.Os autores foram conduzidos para Depol juntamente com os materiais apreendidos.