SES-MG realiza implantação de primeira etapa do projeto Saúde em Rede na macrorregião de Patos de Minas
Expansão do projeto acontecerá por meio de três ondas impactando 142 municípios
Nesta quinta-feira (20/5), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, em Patos de Minas, evento de adesão da macrorregião à primeira onda de expansão do projeto Saúde em Rede. Nesta etapa, o projeto é implantado nas microrregionais Patos de Minas, João Pinheiro e São Gotardo, impactando 142 municípios.
De acordo com o secretário de Estado de Saúde Fábio Baccheretti, o projeto tem o objetivo de organizar as Redes de Atenção à Saúde desde a Atenção Primária, passando pela Atenção Especializada e hospitalar, a fim de promover melhores serviço para a sociedade e gerar mais valor ao cidadão. O Saúde em Rede tem como propósito desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde com foco na gestão a partir das necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Segundo diretrizes clínicas, de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas, o Saúde em Rede reúne um conjunto de ações educacionais, voltadas para o desenvolvimento de competências de conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para a organização e qualificação dos processos assistenciais” avalia Baccheretti.
Metodologia
A metodologia do projeto é estruturada em seis etapas temáticas, com 11 oficinas tutoriais e seis workshops de alinhamento conceitual, organizadas semanalmente, com diferença entre as atividades da Atenção Primária e da Especializada.
A cada semana será feito o monitoramento da replicação das oficinas tutoriais nos municípios, dado origem a planos de ação para implementação dos processos mapeados. O resultado esperado com o Saúde em Rede é a implantação de uma Rede de Atenção à Saúde nas regiões de atuação do projeto, tendo a Atenção Primária como ordenadora.
Municípios participantes
Foram convidados a participar do evento de abertura da primeira onda prefeitos e secretários municipais de saúde de Cruzeiro da Fortaleza, Guarda-Mor, Guimarânia, Lagamar, Lagoa Formosa, Presidente Olegário, São Gonçalo do Abaeté, Serra do Salitre, Varjão de Minas, Vazante, Brasilândia de Minas, Lagoa Grande, Arapuá, Carmo do Paranaíba, Matutina, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra e Tiros.
Histórico do projeto
A etapa piloto do Saúde em Rede foi iniciada em 2019, como um Projeto PROADI SUS, realizado com o apoio da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), em 29 municípios da Macrorregião Jequitinhonha. A Expansão do Projeto para todo o Estado foi planejada em parceria com a Escola de Saúde Pública (ESP-MG), responsável pela dimensão técnico-pedagógica.
Por Fernanda Rosa
Presidente Jane e Diretora Carlúcia do Sindicato Rural de Patos estiveram em Brasília com Greyce Elias, Presidente Bolsonaro e Ministra Tereza
Fonte: ASCOM Deputada Greyce Elias
Na tarde de terça-feira (18/5) a Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, Jane Campos, acompanhada da Diretora Carlúcia Gomes, estiveram em Brasília para agendas com a Deputada Federal Greyce Elias e no Ministério de Agricultura.
A convite da Deputada Greyce Elias, participaram do lançamento do “Gigantes do Asfalto” programa inovador que reúne um pacote de medidas para melhorias da categoria profissional e da qualidade de vida dos caminhoneiros, pauta de defesa da atuante Deputada mineira. Hoje 87% do transporte de cargas no país é feito pelas estradas, por isso a importância do caminhoneiro para o escoamento da produção agrícola e de toda economia. No lançamento, estiveram presentes o Presidente Jair Bolsonaro, Ministro da Infraestrutura Tarcísio, dentre outros Ministros e autoridades.
Em seguida, estiveram em audiência com Tereza Cristina, Ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para discutirem pautas necessárias para o Agro de Patos de Minas e região.
Segundo a Ministra, foi publicado no Diário da União do mesmo dia 18, Portaria que determina o pagamento do benefício Garantia-Safra aos agricultores que aderiram na safra 2019/2020. Tereza falou da importância desta interlocução do Ministério com parlamentares e que a Deputada Greyce Elias, que tem raízes no agro, tem feito um ótimo trabalho representando bem a região.
Na oportunidade e objetivo principal, a Presidente do Sindicato Rural entregou em mãos à Ministra, o convite para a 1ª Feira de Negócios do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas em parceria com o Sicoob e o Sebrae, que tem como objetivo fomentar a cadeia produtiva regional, oferecendo a empresários e produtores ruais novas tecnologias que irão possibilitar o fortalecimento de suas empresas e negócios diante da retomada da economia.
Consórcio com desconto imperdível no Sicoob Credipatos
De 24 a 31 de maio, com a promoção Vem que tem desconto de verdade
O Sicoob Credipatos quer ajudar você a realizar seus sonhos. Com a promoção “Vem que tem desconto de verdade!”, de 24 a 31 de maio o consórcio estará com 25% de desconto na taxa de administração. Válido para todas as modalidades: carro, casa, moto, veículos pesados, serviços e bens duráveis.
O consórcio é um sistema que permite a aquisição programada de bens com isenção de juros e taxas reduzidas. E o melhor, com total segurança. Reunidos em grupos, os consorciados garantem, por meio do autofinanciamento, a soma dos valores necessários para a contemplação dos demais participantes do grupo.
O participante pode aguardar ser contemplado por sorteio ou optar por dar lances para ter a chance de ser contemplado mais rápido ou quitar seu bem. Pessoas físicas e jurídicas, associadas e não associadas podem fazer a adesão. Ao adquirir é possível acompanhar tudo pela internet e contar com o atendimento personalizado do sistema.
A adesão pode ser feita em uma das 15 agências Credipatos ou no Aplicativo Sicoob. Contate seu gerente e saiba mais.
SICOOB CREDIPATOS
Fundada em 1988, o Sicoob Credipatos é a primeira cooperativa de crédito do Alto Paranaíba. São 32 anos de fortalecimento financeiro e fomento ao cooperativismo na região. Esse é o resumo da atuação do Sicoob Credipatos em mais de três décadas de história.
Com 15 agências físicas em 08 municípios de nossa região e 01 digital, oferecemos ao nosso associado as melhores opções financeiras, com os benefícios e vantagens que apenas uma cooperativa de crédito consegue oferecer.
Quem faz parte do Sicoob Credipatos conta com diversas vantagens, além da satisfação de pertencer a uma instituição financeira que está entre as 40 maiores cooperativas de Crédito do Brasil e ocupa o 2° lugar em carteira de Crédito no Sistema Crediminas.
Se você ainda não é um cooperado Credipatos procure uma das agências em Patos de Minas e região para associar-se.
Alarme anuncia rompimento de barragem e assusta população de Paracatu
A Kinross alega que está tudo bem e que a sirene foi acionada devido a uma pane elétrica no sistema; vídeo feito por um morador impressiona
Fonte: JP Agora
O que era para ser mais uma tarde comum de tranquilidade para os moradores da comunidade Lagoa, em Paracatu, acabou se tornando um grande pesadelo depois que o alarme de rompimento da barragem da Kinross começou a soar. Graças a Deus, tudo não passou de um susto.
A Kinross alegou que o alarme soou por engano devido a uma pane elétrica. No entanto, boa parte da população ainda está bastante assustada. A equipe do JP Agora contatou a Polícia Militar de Paracatu e foi informada que nenhum evento foi registrado oficialmente.
Populares informaram à redação do site que o pânico se espalhou e os moradores saíram às pressas de casa, causando tumulto até mesmo na rodovia, mas nada foi registrado oficialmente pela PM. Alguns relataram, ainda, que viram poeira vindo da direção da barragem, o que aumentou ainda mais o desespero.
Imagens de filme de terror
Vídeos gravados por moradores durante o soar do alarme foram compartilhados nas redes sociais. Uma voz dizia que o aviso não era um treinamento e que era uma situação real de rompimento de barragem. O aviso era seguido de uma sirene assustadora, que aumentava ainda mais o medo entre os moradores.
Apesar do susto, a Kinross garantiu que a barragem está intacta e que o alarme soou em razão de uma pane elétrica. O JP Agora seguirá acompanhando o caso.
Menor é flagrado com porções de maconha e haxixe em ônibus de turismo
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), na tarde do dia 20 de maio de 2021, no município de Patos de Minas (MG) apreendeu um menor de 16 anos pelo ato infracional análogo ao porte de drogas para consumo.
O menor viajava em um ônibus de turismo, do estado de São Paulo para o estado da Bahia. Em sua bolsa de mão, foi encontrado duas buchas de maconha e duas unidades de haxixe.
A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil e ao conselho tutelar em Patos de Minas.
Covid-19: Patos de Minas registra 15 novos casos; 12.885 pessoas já se recuperaram da doença
Patos de Minas chegou a 13.603 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa quinta-feira (20/05), pela Vigilância em Saúde.
O boletim de hoje traz 15 casos a mais em relação ao anterior. Foram lançados quatro óbitos remanescentes de abril, dos dias 21 a 29: três homens e uma mulher na faixa etária de 29 a 67 anos.
O boletim informou também que 226 pessoas estão em recuperação domiciliar e 48 pacientes estão internados, sendo 15 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo público e privado.
Até o momento, 12.885 pessoas já se recuperaram da doença, representando 94,71% de , e 444 óbitos foram confirmados até o momento.
Polícia Civil deflagra operação com apoio da Polícia Militar para combater o tráfico de drogas em Rio Paranaíba
A Polícia Civil de Minas Gerais, através da Delegacia de Polícia de Rio Paranaíba, com apoio das Delegacias de Polícia Civil de Carmo do Paranaíba e São Gotardo, em ação conjunta com a Polícia Militar e utilizando os cães de faro da ROCCA/Patos de Minas, na data de 20 de maio de 2021, na cidade de Rio Paranaíba, deflagrou a segunda fase da Operação Olho Vivo. O objetivo da operação é desmantelar a rede de fornecimento de entorpecentes na cidade.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e dois mandados de busca e apreensão em bares de Rio Paranaíba. Grande parte dos levantamentos de inteligência se deu pela utilização do sistema de Olho Vivo em operação na cidade, daí o nome da referida operação.
Essa operação é um desdobramento da Operação Olho Vivo, fase 1, que foi deflagrada em 12 de março de 2021. A ação contou com a participação de mais de vinte policiais entre civis e militares, onze viaturas, e dois cães de faro. Foram apreendidos diversos materiais relacionados ao tráfico de drogas, entre eles aparelhos celulares e outros objetos comumente utilizados para embalar drogas.
Os cães farejadores encontraram uma porção de maconha em uma das residências vistoriadas. No total mais de 15 pessoas já foram ouvidas pela Polícia Civil. Essa é mais uma das diversas ações programadas para o combate da criminalidade no município de Rio Paranaíba e região.
O Delegado de polícia responsável pelas investigações, Dr. Felipe Augusto Miranda Façanha, ressalta a importância da celeridade nas apurações em crimes desta natureza, combinado com a união de informações entre os órgãos de segurança pública da comarca, para a determinação de autoria e consequente responsabilização precisa de envolvidos nas empreitadas criminosas.
Sublinha-se que há um ano, em 20 de maio de 2020, a Polícia Civil deflagrou a operação K9, com apoio de cães farejadores da ROCCA/Patos de Minas e desde então a Polícia Civil e Militar tem agido de forma coordenada e integrada para o combate ao tráfico de drogas e demais crimes na cidade de Rio Paranaíba e região, utilizando cães farejadores e o apoio do sistema Olho Vivo da cidade de Rio Paranaíba.
PC recupera mais 21 cabeças de gado furtadas na região
Nessa quinta-feira (20) a Polícia Civil (PC) deflagrou diligências para a recuperação de animais bovinos que haviam sido produtos do crime de crime de furtos ocorrido em Nova Ponte (MG). Aportou-se a informação na Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio de que o gado estaria em uma propriedade rural de São Gonçalo do Abaeté.
Assim, os policiais deslocaram para o local indicado com fins de averiguar a informação repassada. Ao chegar na fazenda, os policiais civis identificaram a marca da vítima nas reses bovinas, bem como tais apresentavam as mesmas características dos animais subtraídos.
Na fazenda foram encontrados 21 animais da raça Aberdeen Angus, sendo todos já entregues para a vítima. A investigação continuará para identificar os verdadeiros autores do furto e a conduta de cada um dos envolvidos.
Sobre o crime.
Em Nova Ponte, no dia 09/04/2021, os proprietários chegaram na fazenda e constataram que animais haviam sido subtraídos (64 novilhas), inclusive, com os indivíduos improvisando na construção do embarcador para que os animais fossem embarcados no caminhão.
Continuando os serviços investigativos existentes pela Polícia Civil através da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio foi possível realizar mais uma apreensão de gado bovino em Patos de Minas, totalizando 98 (noventa e oito) animais recuperados nos últimos dias.
Vale alertar que a propriedade da vítima estava sem morador, vindo a ser alvo de atenção pelos produtores rurais patenses para prevenção em suas propriedades.
Com a realização da diligência pretende-se demonstrar para a sociedade que a Polícia Civil está atenta as todas as demandas repassadas, sobretudo, dando atenção e segurança para o homem do campo.
.
Fiocruz deve retomar produção da vacina contra covid-19 na terça-feira
Chegada do ingrediente farmacêutico ativo está previsto para sábado
Fonte: Agência Brasil (foto: Reuters/Sérgio Perez/Direito Reservado)
O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz) suspendeu, hoje (20), a produção da vacina Oxford/AstraZeneca contra a covid-19 e deve retomá-la na próxima terça-feira (25).
"Não há ainda previsão de que a interrupção temporária possa impactar entregas futuras. Caso haja impacto, isso será avaliado e comunicado mais à frente", informou a fundação em comunicado publicado na Agência Fiocruz de Notícias.
Segundo a Fiocruz, a produção poderá ser retomada na semana que vem graças à chegada de novos carregamentos do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), prevista para sábado (22). O insumo é o componente mais importante da vacina e tem sido trazido da China, onde é produzido pelo laboratório Wuxi Biologics. Ao chegar, o IFA ainda precisa ser checado e descongelado.
Apesar da paralisação na linha de produção, Bio-Manguinhos fará amanhã (21) uma nova entrega de doses ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). As 5,3 milhões de doses que serão liberadas começaram a ser produzidas semanas atrás e estavam em processo de controle de qualidade.
Desde fevereiro, a Fiocruz já produziu 50 milhões de doses da vacina, cerca de metade das 100,4 milhões de doses previstas no acordo de encomenda tecnológica assinado com a farmacêutica europeia AstraZeneca. Com a entrega de amanhã, 36,2 milhões de doses produzidas em Bio-Manguinhos já terão sido disponibilizadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). As demais estão em diferentes etapas do processo de controle de qualidade e liberação, que chega a durar quatro semanas. Atualmente, Bio-Manguinhos tem capacidade de produzir 1 milhão de doses por dia.
Além das doses produzidas no Brasil, 4 milhões foram importadas prontas da Índia, onde foram produzidas pelo Instituto Serum. Com isso, chegará amanhã a 40 milhões o total de doses da vacina Oxford/AstraZeneca recebido pelo PNI
Chegada do IFA
A Fiocruz prevê receber no sábado (22) um carregamento de IFA suficiente para produzir 12 milhões de doses de vacinas, o que vai assegurar as entregas ao SUS até a terceira semana de junho. A entrega incluirá duas remessas de IFA, já que um carregamento que estava previsto para o próximo dia 29 teve seu envio antecipado.
Enquanto produz as doses do acordo de encomenda tecnológica com a AstraZeneca, que prevê a importação do IFA, a fundação também trabalha no processo de transferência de tecnologia para produzir o insumo no Brasil. Segundo a Fiocruz, todas as informações técnicas necessárias à transferência de tecnologia já foram repassadas pela AstraZeneca à Fiocruz.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já concedeu a certificação das condições técnico-operacionais das instalações (CTO) que produzirão o IFA, após vistoria realizada neste mês.
Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em abril
Inscritos no Bolsa Família com cartão final 3 também recebem
Fonte: Agência Brasil (foto: Leonardo Sá/Agência Senado)
Trabalhadores informais nascidos em abril recebem hoje (20) a segunda parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.
O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta-corrente.
Também hoje, beneficiários do Bolsa Família com o Número de Inscrição Social (NIS) de dígito final 3 poderão sacar o benefício.
Na última quinta-feira (13), a Caixa anunciou a antecipação do pagamento da segunda parcela. O calendário de depósitos, que começou no último domingo (16) e terminaria em 16 de junho, teve o fim antecipado para 30 de maio.
Ao todo 45,6 milhões de brasileiros serão beneficiados pela nova rodada do auxílio emergencial. O auxílio será pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada (veja guia de perguntas e respostas no último parágrafo).
Para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento ocorre de forma distinta. Os inscritos podem sacar diretamente o dinheiro nos dez últimos dias úteis de cada mês, com base no dígito final do NIS.
O pagamento da segunda parcela aos inscritos no Bolsa Família começou na terça-feira (18) e segue até o dia 30. O auxílio emergencial somente será depositado quando o valor for superior ao benefício do programa social. Em todos os casos, o auxílio será pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada.