Orthodontic

PM prende jovem de 18 anos suspeito de tráfico de drogas

Terça 12/05/2020 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) prendeu um jovem de 18 anos na tarde dessa terça-feira (12), suspeito de tráfico de drogas, e apreendeu porções de maconha e cocaína.

De acordo com a PM, durante Operação Batida Policial, foram visualizados um jovem de 18 anos e um menor na quadra do Bairro Sebastião Amorim. Ao perceberam a aproximação dos policiais, os suspeitos arremessaram um objeto.

Ao realizar buscas nas proximidades, os militares localizaram duas porções de maconha. Durante a abordagem, os policiais receberam a informação de que havia um denúncia de tráfico de drogas na residência do suspeito de 18 anos.

Durante buscas na casa, localizada na Rua Deusdete Amaro Teixeira, Bairro Cidade Jardim, os policiais uma porção de cocaína. Diante dos fatos, o rapaz foi preso suspeito de tráfico de drogas e levado à Delegacia de Polícia Civil para demais providências.
 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

PM recebe denúncia e apreende arma de fogo no Bairro Cônego Getúlio

Terça 12/05/2020 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) apreendeu uma arma de fogo e prendeu um homem de 41 anos na tarde dessa terça-feira (12), após receber uma denúncia anônima. O fato aconteceu na Rua Cônego Getúlio.

De acordo com informações da PM, durante a abordagem policial, os militares conseguiram localizar o revólver calibre .32, alvo da denúncia, no carro do suspeito. Ele foi preso e levado à Delegacia de Polícia Civil. Juntamente com a arma apreendida.
 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Idoso é preso após matar cachorro com disparo de arma de fogo em via pública

Terça 12/05/2020 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um idoso de 74 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) na manhã dessa terça-feira (12), após matar um cachorro em via pública com um disparo de arma de fogo. O fato aconteceu na Rua Getúlio Borges, no Bairro Aurélio Caixeta.

De acordo com informações da PM, após serem acionados, os militares foram até o local e encontraram o cachorro já sem vida, na casa do suspeito. Com o idoso, os policias localizaram o revólver calibre .22 usado para matar o cachorro, com duas munições intactas, além de mais três munições no bolso do autor.

Em conversa, ele alegou que matou o animal, pois ele havia o desobedecido e era bravo. Diante do fato, o idoso foi preso por disparo de arma de fogo em via pública, porte ilegal de arma de fogo e maus tratos a animais doméstico com resultado de morte.

Gestantes e crianças já podem procurar UBS para vacinação contra gripe

No momento, está em curso o primeiro período da terceira fase da campanha, o qual inclui também mulheres no puerpério e pessoas com deficiência

Terça 12/05/2020 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Grávidas e mães no pós-parto até 45 dias, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e pessoas com deficiência devem procurar as unidades básicas de saúde (UBS) para se vacinar contra gripe. Esse público pertence ao grupo prioritário da terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, iniciada nessa segunda-feira (11) e programada para terminar no próximo dia 17.

As doses estão disponíveis nas UBS (exceto na unidade Alto da Serra), com início da vacinação às 7h30. Apenas nas unidades Alto Colina e Padre Eustáquio o atendimento começa às 9h. Caso as pessoas que compõem o público-alvo das duas primeiras fases da campanha, como idosos e doentes crônicos, não tenham se vacinado ainda, podem se dirigir às UBS.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, até o momento não há falta de vacinas, mas conforme for aumentando a procura isso pode acontecer, uma vez que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) envia esse material por remessa. Sendo assim, caso o paciente procure o serviço e não consiga se vacinar, poderá retornar em outra data, pois o abastecimento tem sido feito com frequência.

Outros públicos - O Ministério da Saúde dividiu a terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza em dois períodos. O segundo deles será a partir de 18 de maio para adultos de 55 a 59 anos de idade e professores de escolas públicas e privadas.

Patos de Minas participará de pesquisa para mapear incidência de Covid-19

O estudo pioneiro fará levantamento da incidência do coronavírus no Brasil por meio de análise por amostragem

Terça 12/05/2020 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Patos de Minas é um dos 133 municípios brasileiros que participarão de estudo para estimar o número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus no país. A pesquisa, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com financiamento do Ministério da Saúde, ajudará a identificar o número de pessoas que possuem anticorpos para Covid-19. Além de entrevistas, o Ibope, empresa responsável pela coleta dos dados, realizará testes rápidos nos entrevistados. Os resultados obtidos por meio da pesquisa serão analisados pela UFPel, podendo ser utilizados para tomada de decisões em relação às medidas de enfrentamento à disseminação da doença.

O levantamento desses dados será feito em três etapas, com a realização de cerca de 33 mil testes em cada uma delas. Patos de Minas está entre as 11 cidades mineiras sorteadas para participar do estudo, e, no total, terá 750 pessoas entrevistadas. A previsão é que, ainda esta semana, os testes e entrevistas sejam realizados no município.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Geize Carla Soares Marques, "essa pesquisa significa uma importante ferramenta para estimar o percentual de patenses infectados com o SARS-CoV-2, determinar o percentual de assintomáticos, avaliar os sintomas mais frequentes e analisar a evolução quinzenal da prevalência de infectados. Além disso, as informações coletadas permitirão cálculos precisos da letalidade da doença, estimativa de recursos hospitalares e possibilitarão um desenho de estratégias de abrandamento das medidas de isolamento social."

A equipe de profissionais do Ibope fará visitas à população patense acompanhada pelos agentes de combate a endemias. A medida, segundo a representante da Vigilância em Saúde, é uma forma de auxiliar os entrevistadores e proporcionar tranquilidade às pessoas, visto que elas já conhecem os profissionais do Programa Municipal de Combate à Dengue responsável por seu domicílio.

É importante destacar que os entrevistadores foram treinados por profissionais de saúde, recebendo capacitação necessária para adequada utilização de equipamentos de proteção individual, de forma a não colocar em risco a própria saúde nem a dos entrevistados. Além disso, todos os que vão participar da coleta de dados foram instruídos quanto à abordagem da população, realização do teste e interpretação dos resultados.

Uso de máscaras em vias públicas será obrigatório em Patrocínio

Terça 12/05/2020 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Em um vídeo publicado no Facebook, o Prefeito de Patrocínio, Deiró Marra, anunciou um novo decreto relativo ao combate à pandemia de COVID-19 em Patrocínio.

A partir da próxima quarta-feira (13) e enquanto durar o Estado de Calamidade Pública pelo surto de COVID-19, todas as pessoas que transitarem pelas vias, demais espaços públicos ou utilizarem os equipamentos de transporte público coletivo do Município de Patrocínio deverão, de maneira obrigatória, utilizar-se de máscaras caseiras ou industriais cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto.

No vídeo divulgado, Deiró Marra disse que mais de 20 mil máscaras foram distribuídas gratuitamente para a população de Patrocínio.

Governo inclui academias e salões em atividades essenciais na pandemia

Terça 12/05/2020 - Aislan Henrique
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um decreto para incluir academias de ginástica, cabeleireiros, barbearias e salões de beleza como atividades essenciais durante a pandemia do novo coronavírus foi publicado hoje (11) em edição extra do Diário Oficial da União. Pelo dispositivo, essas atividades passam a ser consideradas essenciais, desde que obedecidas determinações sanitárias do Ministério da Saúde. 

"Saúde é vida. Academias, salões de beleza e cabeleireiro, higiene é vida. Essas três categorias juntas é mais de um milhão de empregos", afirmou o presidente a jornalistas na portaria do Palácio do Alvorada. Na maior parte do país, essas atividades estão com restrição de funcionamento decretadas por governos estaduais e prefeituras.

O decreto presidencial pode dar respaldo jurídico para a reabertura desses estabelecimentos, mas, segundo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), tomada em abril, estados e municípios podem adotar as medidas que acharem necessárias para combater o novo coronavírus, como isolamento social, fechamento do comércio e outras restrições, sem aval do governo federal.

Nas últimas semanas, decretos ampliaram o rol de atividades consideradas essenciais durante a pandemia. A mais recente flexibilização foi para o setor da construção civil e segmentos de fornecimento de combustíveis.

Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, o ministro da saúde, Nelson Teich, afirmou que a pasta não participou da decisão de incluir academias, salões de beleza e barbearias como atividades essenciais.

Congelamento de salários

Durante a entrevista concedida na entrada do Palácio do Alvorada, residência oficial, Bolsonaro afirmou que deve decidir, até quarta-feira (13), sobre os vetos ao projeto de lei (PL) que garante auxílio financeiro para auxiliar os estados, o Distrito Federal e os municípios no combate ao novo coronavírus. A medida foi aprovada na semana passada, pelo Congresso Nacional, e prevê um socorro financeiro de R$ 125 bilhões. Os estados e municípios, em contrapartida, deverão tomar medidas de controle de gastos, como suspender o reajuste de salários dos seus servidores até o final do ano que vem. No entanto, uma série de categorias, como profissionais de saúde, de segurança pública e das Forças Armadas, foram excluídas do congelamento salarial.O ministro da Economia, Paulo Guedes, defende que essas exceções sejam vetadas do texto aprovado.

"A Economia está trabalhando na questão dos vetos, vamos atender 100% o Paulo Guedes. Teve alguns pedidos que não foram aceitos, houve pedido de tempo, de alguns governadores, para passar para quarta-feira a sanção do projeto. Vamos talvez decidir na quarta-feira", afirmou o presidente. Segundo ele, a crise econômica causada pelo novo coronavírus pode gerar um processo de deflação, com queda geral nos preços, o que poderia amenizar o congelamento de salário para funcionários públicos.

Governo prorroga parcela de tributos que vencem em maio, junho e julho

Terça 12/05/2020 - Aislan Henrique
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Em decorrência da pandemia de covid-19, o Ministério da Economia prorrogou as prestações dos parcelamentos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional com vencimento em maio, junho e julho de 2020. A medida está na Portaria do Ministério da Economia nº 201, de 11 de maio de 2020, publicada no Diário Oficial da União de hoje (12).

A portaria prevê que as prestações dos parcelamentos ordinários e especiais serão prorrogadas da seguinte forma, sempre no último dia útil do respectivo mês: as com vencimento em maio de 2020 terão seu vencimento prorrogado para agosto de 2020; as com vencimento em junho de 2020 terão seu vencimento prorrogado para outubro de 2020; e as com vencimento em julho de 2020 terão seu vencimento prorrogado para dezembro de 2020.

O ministério esclarece que essa prorrogação, neste momento, não se aplica aos parcelamentos no âmbito do Simples Nacional pois esta decisão é de competência do Comitê Gestor do Simples Nacional. Está prevista reunião deste comitê na próxima sexta-feira (15) para deliberar sobre a prorrogação desses parcelamentos.

Segundo o ministério, a Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional adotarão os procedimentos de suspensão do pagamento das parcelas para aqueles contribuintes que efetuam o pagamento por meio de débito automático em conta-corrente bancária.

Também serão suspensas, no período de maio a julho de 2020, retenções no Fundo de Participação dos Estados e Municípios referentes às prestações de parcelamentos desses entes federados.

Prefeitura de Patos de Minas anuncia Carlos Antônio Silva Resende como o novo secretário Municipal de Saúde

Terça 12/05/2020 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Em coletiva realizada na manhã desta terça-feira (12), a Prefeitura de Patos de Minas anunciou Carlos Antônio Silva Resende como o novo secretário Municipal de Saúde. Ele é advogado, com atuação nas áreas empresarial e tributária, e já acompanhava os trabalhos da pasta como membro do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus.

Embora a nomeação de Carlos Antônio ainda não tenha sido publicada no DOM, o advogado já participa do dia a dia da secretaria, inteirando-se dos diversos e importantes trabalhos desenvolvidos pela Saúde.

Ressalta-se que a pasta conta com quadro de servidores capacitados, vários deles atuando há muitos anos no setor. Conjuntamente ao novo secretário, eles continuarão empenhados em sempre melhorar os serviços prestados.

Bancos que fazem pagamento do auxílio emergencial estão autorizadas a funcionar de 8h as 14h

Terça 12/05/2020 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A partir dessa terça-feira (12), as instituições financeiras que fazem pagamento do auxílio emergencial do Governo federal estão autorizadas a funcionar de 8h as 14h de segunda a sexta-feira. O mesmo pode ocorrer aos sábados, caso a agência julgue necessário. O decreto que normatiza tal medida sairá na edição 139 do Diário Oficial do Município, a ser publicada amanhã.

Até o momento, a mudança atinge somente a Caixa Econômica Federal, que anunciou atendimento no novo horário já a partir dessa terça-feira. As casas lotéricas poderão funcionar aos sábados, mas somente naqueles em que a CEF também estiver atendendo. O horário é o mesmo: 8h às 14h. De segunda a sexta-feira, as loterias seguem abertas de 8h as 17h.

As instituições financeiras continuam obrigadas a cumprir as medidas de segurança contra o novo coronavírus. A população precisa fazer o mesmo. As normas de prevenção têm sido constantemente desrespeitadas, o que causa preocupação.