Unipam topo-vestibular

Proprietários de veículos já podem imprimir o CRLV em casa

Quinta 13/08/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Os proprietários de veículos registrados em Minas Gerais agora podem imprimir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em casa. A novidade será disponibilizada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), a partir desta quarta-feira (12), no site do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).
Para acessar e imprimir o CRLV, o proprietário precisa ter quitado os débitos do Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), do seguro obrigatório, da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas. O veículo também não pode ter restrições judiciais ou administrativas que impeçam a emissão do documento.

O modelo impresso em papel, no formato A4, terá a mesma validade jurídica do CRLV digital (CRLV-e), disponível desde o ano passado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). A conferência de autenticidade do documento será realizada pelas autoridades por meio da leitura do QR-Code, com o aplicativo Vio, mesmo sem acesso a internet.

De acordo com o Diretor do Detran-MG, Delegado Kleyverson Rezende, a partir do próximo ano, a impressão do CRLV em papel moeda será descontinuada em todo o país. “A possibilidade de imprimir o documento em papel comum ou utilizar a versão digital acarreta em menos burocracia e promove celeridade e comodidade para os cidadãos”, afirma.

Como imprimir o CRLV

A impressão do CRLV pode ser feita diretamente no site www.detran.mg.gov.br, na aba veículos. Para acessar o documento, basta informar a placa do veículo, o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Renavam e, por fim, o CPF ou CNPJ. A impressão deverá ser de boa qualidade, em papel sulfite branco e no formato A4, com tinta preta, em página única, possibilitando a leitura do QR-Code.

O documento pode ser impresso a qualquer momento e quantas vezes forem necessárias. O serviço também está disponível no portal do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou por meio do aplicativo CTD, para aparelhos com sistema Android e IOS.

Mulher alega ter sido sequestrada mas acaba presa por falsa comunicação de crime

Quinta 13/08/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na noite da última quarta-feira (12) a Sala de operações da Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) recebeu informações  dos militares da cidade de Santa Juliana sobre um desaparecimento de uma mulher de 22 anos e que segundo ela, havia sido vítima de sequestro no dia 08/08/2020 e teria sido agredida e abandonada na cidade de Patrocínio.

A Polícia Militar localizou a vítima e verificou que ela estava com suas malas, aparelho celular, carregador e documentos pessoais. A mulher confessou aos militares que havia saído de casa porque  brigou com a irmã  e que "uma carona ja resolveria o seu  problema".


Sobre as lesões inicialmente narradas pela mulher nåo foram visualizadas. De acordo com a PM, inicialmente ela disse desconhecer qualquer pessoa na cidade de Patrocinio, porém ao final da ocorrência, fez contato com um amigo do bairro Serra Negra.

Diante das inconsistências das declarações, a mulher foi presa e encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de plantão.

PRF volta a apreender maconha em ônibus de passageiros na BR-365

Quinta 13/08/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou mais uma apreensão de drogas em um ônibus na BR 365, no município de Patos de Minas (MG). Ninguém foi preso. O fato aconteceu no início da noite da última quarta-feira (12).

De acordo com a PRF, durante fiscalização de rotina, agentes da PRF por meio de seu Grupo Policiamento Tático GPT na BR 365, KM 413, efetuaram a abordagem de um ônibus intermunicipal.

Em revista ao veículo, a equipe PRF encontrou uma bolsa vermelha contendo 5kg de maconha, porém não foi possível identificar o proprietário da droga. A ocorrência foi encaminhada à Policia Civil de Patos de Minas para as devidas providencias.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Covid-19: Patos de Minas tem mais 2 óbitos e 14 casos confirmados nas últimas 24 horas

Quarta 12/08/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Patos de Minas chegou a 1.508 casos confirmados de coronavírus, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Vigilância em Saúde nessa quarta-feira (12/08). Foram 14 casos e 2 óbitos confirmados em relação ao boletim de ontem (11).

O boletim informou ainda que 190 pacientes estão em recuperação domiciliar e 36 pacientes estão internados. Dos casos internados, 13 pacientes estão em leitos de UTI e 23 em leitos clínicos. Esses números são somente de residentes em Patos de Minas, incluindo hospitais particulares e público.

 
O boletim informou ainda que 1.251 pacientes já se recuperaram da doença e 31 óbitos foram confirmados.

PCMG prende líder de organização especializada em sequestro

Quarta 12/08/2020 - André Amâncio
Fonte: PCMG
Feed do PatosAgora

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu mandado de prisão temporária contra um homem, de 42 anos, suspeito de liderar uma organização criminosa. Ele também é investigado pelo crime de extorsão mediante sequestro, na modalidade conhecida como ‘sapatinho’, em um caso ocorrido no dia 17 de outubro de 2019, na cidade de Buenópolis, região Central do estado.

De acordo com a Delegada Fabíola Oliveira, que coordenou a investigação, o crime do “sapatinho” acontece com o rapto de um gerente de banco e da sua família para forçar o pagamento do resgate pela instituição financeira.

A Delegada ressalta que chamou a atenção da Polícia, nesse caso, o sequestro envolver outras pessoas como reféns. “Na ocasião, o suspeito e mais cinco comparsas sequestraram o gerente de uma instituição financeira, sua esposa, dois filhos menores de idade e três vizinhos”, contou.

Ainda segundo a Delegada, durante a madrugada, os suspeitos separaram o gerente das demais vítimas para forçar a abertura da agência, visando assim o saque do valor relacionado ao resgate. “Na manhã seguinte, eles conseguiram levar a quantia do banco e, após a confirmação do recebimento do dinheiro, os demais suspeitos liberaram as vítimas em Belo Horizonte”, revelou Oliveira.

Prisão

O suspeito foi preso nessa segunda-feira (10), na cidade de Vila Velha, no Espírito Santo. No momento da prisão, foram encontrados na casa do suspeito cerca de 10 quilos de droga semelhante à maconha, motivo pelo qual ele também foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

Ainda segundo apurado, contra o suspeito havia também um mandado de condenação, com pena de mais de 80 anos de reclusão, e um mandado de prisão por condenação pelo crime de extorsão mediante sequestro, em 2001, ocorrido no estado do Espírito Santo.

O suspeito tem um extenso prontuário criminal, sendo investigado e condenado por roubo a banco, formação de quadrilha, aborto, falsa identidade, lesão corporal e sequestro.

A operação policial, que contou com o apoio da Polícia Civil do Espírito Santo, foi realizada pela Delegacia Antissequestro, vinculada ao Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp).

Câmara Municipal analisa relatório de receita e despesa da Secretaria de Saúde com a Covid-19

A iniciativa cumpre determinação legal que reconhece o estado de calamidade pública no Município, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Quarta 12/08/2020 - André Amâncio
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Conforme estava previsto, a Câmara Municipal de Patos de Minas realizou Audiência Pública nesta terça-feira (11/08), às 13h30, no plenário da Casa Legislativa, para apresentação do relatório de gastos da Prefeitura no combate à pandemia, referente aos meses de junho e julho.

A exposição dos dados foi conduzida pelo secretário municipal de Saúde, Carlos Antônio Silva Rezende, e pelo diretor de Orçamento e Finanças, Wellington Martins de Oliveira, em atendimento ao art. 6º da Lei Complementar nº 625/2020, que “reconhece o estado de calamidade pública no Município de Patos de Minas-MG, em decorrência da pandemia da Covid-19 (coronavírus), que dispõe sobre a contratação de pessoas, obras, serviços e compras, altera as leis orçamentárias e dá outras providências”.

Para receber e analisar a prestação de contas, compareceram à reunião todos os membros da Comissão de Finanças, Orçamentos e Tributos - CFOT, vereadores Otaviano Marques de Amorim (presidente), Francisco Carlos Frechiani, Maria Dalva da Mota Azevedo, Isaias Martins de Oliveira e Nivaldo Tavares dos Santos. Na oportunidade, também estiveram presentes os parlamentares Vicente de Paula Sousa (presidente do Legislativo), Braz Paulo de Oliveira Júnior, João Batista Gonçalves – Cabo Batista, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi – Béia Savassi, Mauri Sérgio Rodrigues – Mauri da JL, Sebastião Sousa de Almeida – Tião Mariano e Walter Geraldo de Araújo – Waltinho da Polícia Civil.

Logo após a abertura da reunião pelo vereador Otaviano Marques, o secretário municipal de Saúde, Carlos Rezende, cumprimentou aos presentes e passou a palavra ao diretor de Orçamento e Finanças, Wellington Martins, que utilizou recursos visuais para explicar cada detalhe.

A apresentação foi clara e objetiva. O primeiro enfoque ficou por conta do volume de receitas, ou seja, os recursos recebidos pelo Município de Patos de Minas para enfrentamento do novo coronavírus, com citação da origem de cada uma das receitas. Na sequência, veio a apresentação das despesas, também detalhadas por fonte de recursos. Logo depois, os quadros explicativos com o tipo de despesas realizadas em ações e serviços em saúde. Vamos aos números:

O Município de Patos de Minas recebeu, até final de julho, um total de R$ 11.048.966,18. É importante acrescentar que, da verba destinada, de acordo com a Portaria nº 1666/2020, ficaram para depois R$ 13.727.287,00. É que, de um total de R$ 18.239.877,00 garantidos pela portaria, só vieram R$ 4.512.600,00.

Com relação aos gastos, o valor empenhado foi de R$ 6.388.740,44. Valor liquidado, R$ 4.982.307,15. E o valor pago é de R$ 4.398.145,89. Este é o balanço de receitas e despesas da Secretaria Municipal de Saúde, no combate ao coronavírus.

Na sequência, a servidora da Secretaria Municipal de Saúde, Eunice Silvério da Cruz Rosa, conduziu uma exposição sobre 24 dias de funcionamento do Hospital de Campanha (19/07 a 11/08) – abrangendo o Centro de Especialidade e o CIAS – Centro Integrado de Assistência à Saúde – uma parceria entre Fepam/Unipam e Prefeitura Municipal de Patos de Minas. Distribuição de leitos clínicos e de terapia intensiva, equipamentos, recursos humanos, parceiros nos serviços externos, treinamentos, internações, altas e transferências, perfil, procedência, afastamento de profissionais da saúde, e os principais desafios, tudo isso foi mostrado e comentado.

Alguns desses dados mostram que, nesse período, o perfil de internação foi de 68% do sexo masculino e 32% do sexo feminino; idade entre 35 e 80 anos, com média de 62 anos; 85% são procedentes de Patos de Minas e os demais de Guimarânia (6%), Lagamar (3%), Lagoa Formosa (3%) e São Gonçalo do Abaeté (3%). 12,5% dos pacientes necessitaram de IOT (entubação) nas dependências do Hospital de Campanha; a covid-19 afastou do trabalho 9 profissionais, sendo 6 técnicos de enfermagem, 1 enfermeiro, 1 fisioterapeuta e 1 médico. Quanto aos desafios, todos ligados à abertura dos leitos de UTI, os principais são: recursos humanos, insumos, medicações e equipamentos.

Alguns questionamentos feitos pelos vereadores durante a Audiência Pública:

- Chico Frechiani: “Depois de passada a pandemia, se sobrar dinheiro, qual o destino que será dado a ele? O que será feito do Hospital de Campanha, já que houve investimento em benfeitorias, isso está planejado?” O vereador Frechiani também sugeriu ao secretário municipal de saúde a desapropriação do Hospital São Lucas (HSL). Para ele, a ação resolveria o problema crônico enfrentado na unidade e traria mais benefícios para a saúde no município. Chico afirmou que o pagamento pela estrutura pode ser parcelado em até 10 anos. “Aquele hospital vai se perder com dívida trabalhista. Desapropria aquilo lá e resolve o problema do Município, do dono do Hospital e de todo mundo”, afirmou. O vereador explicou que o pagamento pode ser feito em até 10 anos, utilizando recursos, por exemplo, do IPVA. “Se você retirar 20% do IPVA, por ano, durante 10 anos, você compra aquele hospital. Em vez de construir um hospital num lugar que é um centro clínico e está longe de ser um hospital”, comentou o vereador.

- Carlos Rezende: Em resposta, o secretário disse ter gostado da ideia e que levaria a proposta ao prefeito José Eustáquio; e esclareceu: “O que não for gasto com a pandemia deverá ser devolvido. O Hospital de Campanha, passada a pandemia, pode se transformar em centro clínico, um hospital universitário, tem equipamentos modernos, poderia ser uma parceria público-privada”.

- Dalva Mota: “O que o governo do Estado realmente enviou foram só os respiradores? Por que o Estado não destinou verba para o nosso Município?”

- Carlos Rezende: “Só os 9 respiradores, por sinal emprestados, terão que ser devolvidos; não sei se por falta de recursos, ou o que é, realmente não sei”.

- Isaías Martins: Cumprimentou a equipe da Secretaria Municipal de Saúde pela dedicação e eficiência, e fez críticas ao Estado por não ajudar o Município como deveria. “Só espero que não tenham deixado para distribuir o dinheiro agora por ser época de eleições”, disse.

- Vicente de Paula: “A gente ouve de tudo, até que o Município recebe do Estado quando ocorre um óbito por covid-19, explique, por favor”;

Carlos Rezende: “Esse é o tipo do comentário totalmente desprovido de verdade, fruto do desconhecimento de quem espalha, e fora de qualquer lógica”.

- Cabo Batista: “Mas o Município recebe ajuda por paciente internado com covid, não é?”

- Carlos Rezende: “Sim, isso é verdade. Só que é muito pouco, são R$ 1.500,00 por 30 dias de internação, valor pago pelo SUS, que não cobre nem a hotelaria do paciente. A Prefeitura já quis contratar leitos de hospitais particulares e eles recusaram R$ 1.800,00, disseram que não podia ser menos de R$ 2.500,00”. Não conseguimos, à época, ajuda nem do Estado nem da União”.

- Nivaldo Tavares: “Já que é não é possível ficar com equipamentos que estão emprestados, casos de respiradores, por exemplo, é preciso esclarecer isso, deixar muito claro para a população”.

- Carlos Rezende: “É verdade, e também a questão dos gastos. Nada pode ser feito sem planejar e justificar. Muitos questionam que deveríamos fazer o teste rápido em toda a população. Eu esclareço que esse tipo de exame tem um falso negativo que chega a 40%, ou seja, seria uma enorme despesa para um resultado incerto, que só serviria para passar uma falsa segurança para a população”.

O secretário de Saúde, Carlos Rezende, também entregou à Câmara um relatório de ações realizadas para o enfrentamento do coronavírus em toda a área de atuação da Secretaria Municipal de Saúde, até a data de 31 de julho.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria de Fátima Gomes, acompanhou a Audiência Pública, juntamente com técnicos da Secretaria Municipal de Saúde. Fátima Gomes informou que o secretário Carlos Rezende apresentará o mesmo relatório para os conselheiros que, a exemplo do Legislativo, precisam analisá-lo e aprová-lo.

Com o objetivo de evitar aglomerações e manter a transparência dos atos legislativos, a audiência foi transmitida ao vivo pela página oficial da Câmara no Facebook e pelo site institucional camarapatos.mg.gov.br.

PM recebe denúncia e prende homem de 35 anos por tráfico de drogas

Quarta 12/08/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na noite da última terça-feira (11) após a Polícia Militar (PM) receber informação de intenso tráfico de drogas no Bairro Enéas, realizou monitoramento do alvo, sendo que o autor, ao perceber a presença policial, tentou fugir, dispensando algo de suas mãos, porém foi alcançado e contido.

No interior do imóvel, foram localizadas 8 porções de maconha e 1 pedra de crack.

O autor de 35 anos foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil juntamente com o material apreendido.

Polícia Militar prende autor por tráfico ilícito de drogas em Patrocínio

Sábado 30/01/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na noite de sexta-feira ()29 durante o desencadeamento da Operação 10ª RPM Contra o Crime , a Polícia Militar (PM) monitorou movimentação típica de tráfico de drogas no bairro Jardim Europa, em Patrocínio. Durante os trabalhos, os policiais visualizaram vários indivíduos nas proximidades na Rua Porto Rico.

Diante dos fatos, os militares abordaram e prenderam um indivíduo de 31 anos e apreendeu 09 pedras pequenas de crack, 05 pedras média de crack, 01 papelote de crack moído, 05 buchas de maconha, 01 balança de precisão e 1.116,00 reais.

O suspeito foi levado à Delegacia de Polícia Civil de Patrocínio, juntamente com os materiais apreendidos.

Caixa credita hoje auxílio emergencial para nascidos em julho

Quarta 12/08/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A Caixa credita hoje (12) auxílio emergencial para quase 4 milhões de beneficiários nascidos em julho. São 3,9 milhões de pessoas nascidas em julho que já tinham a programação de receber nesta data. Os demais, 98 mil, são os beneficiários nascidos em julho que tiveram o pedido liberado no início deste mês. Eles tiveram o cadastro reavaliado pela Dataprev após o pedido ter sido negado inicialmente ou o pagamento ter sido suspenso.

Os novos beneficiários recebem os créditos conforme o calendário do Ciclo 1 de acordo com o mês de nascimento.

O auxílio, com parcelas de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras), foi criado para reduzir os efeitos da crise econômica causada pela pandemia da covid-19.

A Caixa tem disponibilizado o auxílio em uma poupança digital, acessível pelo aplicativo Caixa Tem. Pelo aplicativo é possível fazer compras online em estabelecimentos autorizados e pagar boletos.

O saque em dinheiro do benefício, em uma agência do banco, é autorizado posteriormente, conforme calendário definido pelo governo, considerando o mês de nascimento do beneficiário. As transferências para outros bancos ou para contas na própria Caixa seguem o mesmo calendário de saque. Nesse caso, os recursos são transferidos automaticamente para as contas indicadas pelo beneficiário.

Ciclo 1

O crédito para os beneficiários nascidos em maio faz parte do Ciclo 1 de pagamentos do auxílio emergencial. Os saques e transferências estarão liberados no dia 13 de agosto.

No ciclo 1, o crédito na poupança social da Caixa está agendado para o período de 22 de julho a 26 de agosto, conforme o mês de nascimento. Os saques e transferências estão sendo feitos de 25 de julho a 17 de setembro.

 

 

Covid-19: Patos de Minas registrou até o momento 1.494 casos confirmados e 1.227 pacientes recuperados

Terça 11/08/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Patos de Minas chegou a 1.494 casos confirmados de coronavírus, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Vigilância em Saúde nessa terça-feira (11/08). Foram 14 casos confirmados nas últimas 24 horas.

O boletim informou ainda que 204 pacientes estão em recuperação domiciliar. Não foi informado ainda o número de pacientes internados.

O boletim informou ainda que 1.227 pacientes já se recuperaram da doença e 29 óbitos foram confirmados. Não foi informado a quantidade de óbitos em investigação.