Retroescavadeira furtada em Lagoa Formosa e recuperada em Patos de Minas
Uma retroescavadeira que havia sido furtada em Lagoa Formosa (MG), na terça-feira (08), foi recuperada em Patos de Minas (MG) na data de ontem (10). Nenhum suspeito do furto foi preso.
De acordo com a Polícia Militar (PM) a vítima de 38 anos, contou que deixou a retroescavadeira estacionada com a chave na ignição, em frente uma oficina na terça-feira. Já na quarta-feira (09) por volta de 08h35min ao chegar na oficina percebeu que a mesma havia sido furtada.
Ao olhar o sistema de câmeras da oficina foi possível identificar um indivíduo de estatura média, magro e com um chapéu escuro, em uma bicicleta, passa por diversas vezes em frente ao estacionamento da oficina, anda em volta da retroescavadeira, adentra e desce da mesma. Em seguida, ele pega sua bicicleta e evade tomando rumo ignorado. As 19h53min é possível visualizar o indivíduo ligando e manobrando a retroescavadeira, saindo do estacionamento e transitando pelo bairro Planalto. Já na quinta-feira (10) a vítima informou que terceiros haviam dito a ele que viram sua retroescavadeira circulando em Patos De Minas.
Por volta das 13h5min, uma testemunha acionou a PM informando que a vítima do furto havia se deslocado para a cidade de Patos de Minas, pois recebera ligação telefônica de um número privado, exigindo que o proprietário da máquina depositasse certa quantia como forma de resgate para recuperar o bem ora furtado.
A vítima foi orientada a não efetuar o depósito, pois possivelmente seria um golpe, uma vez que ela divulgara fotos e informações do veículo furtado.
Durante patrulhamento pela Rua Osvaldo Da Rocha Tibúrcio foi avistado pela guarnição a retroescavadeira que havia sido furtada na cidade de Lagoa Formosa. De posse das informações deste registro, foi comparado o número do chassis do veículo e constatado que se tratava do produto de furto.
A vítima foi contactada e compareceu ao local, reconhecendo o veículo como o de sua propriedade. Frente ao exposto, o guincho de plantão foi acionado e o veículo removido ao pátio credenciado do Detran.
Musicoterapia hospitalar é desenvolvida com pacientes do Hospital de Campanha
Segundo a Federação Mundial de Musicoterapia, a finalidade dessa técnica terapêutica é desenvolver potenciais e restabelecer funções do indivíduo possibilitando-lhe melhor qualidade de vida
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Com o objetivo de aliviar a dor e o sofrimento dos pacientes, os profissionais do Hospital de Campanha desenvolvem, desde o início das atividades no local, o projeto de musicoterapia hospitalar. A proposta é oferecer atendimento cada vez mais humanizado aos internados e a seus familiares, assim como aos próprios servidores. O trabalho é uma iniciativa da Comissão de Humanização Hospitalar da unidade e acontece com a colaboração de funcionários e voluntários. Atualmente as sessões são realizadas às quintas-feiras, mas a ideia é estendê-las para os demais dias da semana.
Segundo o assistente social do Hospital de Campanha e coordenador do projeto, Tharcísio Prates, a musicoterapia é uma ferramenta comprovadamente eficaz na recuperação de pacientes. “Essa técnica tem contribuído muito para a redução do período de internação de alguns pacientes com Covid-19, principalmente aqueles que sofrem de ansiedade”, informou ele, acrescentando: “Desde o início, foi possível ver a satisfação dos pacientes e dos nossos colaboradores, sendo também uma boa forma de mudar o clima dentro da unidade, trocando a apreensão e a tristeza causadas pela doença por um sentimento de esperança e alegria, proporcionando sensação de relaxamento e tranquilidade”.
As sessões de musicoterapia duram cerca de 30 minutos e acontecem nos corredores dos leitos. O repertório dos apresentadores é diversificado, abrangendo desde composições da MPB até músicas sacras. Os pacientes sem uso de oxigênio geralmente acompanham as apresentações da porta dos quartos. “É emocionante. Momento de levar amor, carinho e esperança aos pacientes. É um trabalho belíssimo dos profissionais de saúde”, disse a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Geralda de Fátima Gomes, após acompanhar a apresentação dessa quinta-feira (10).
Música e saúde – Não há dúvida de que a música faz enorme bem para a saúde. Prova disso foram as experiências musicais realizadas com ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, as quais demonstraram que a utilização da música e de seus elementos ajudaram a diminuir a dor, o estresse e a ansiedade nos veteranos de guerra. Esses resultados deram origem à profissionalização da musicoterapia.
A técnica é uma combinação entre arte e saúde e serve para promover comunicação, expressão e aprendizado, favorecendo o relacionamento entre profissionais e pacientes. Sua utilização visa melhorar a qualidade de vida das pessoas, sendo que ela pode acontecer de forma preventiva ou durante o tratamento.
Homem posta espingarda pra venda no WhatsApp e acaba preso
Na tarde de quinta-feira (10) a equipe policial de Abadia dos Dourados (MG) tomou conhecimento de que um homem de 35 anos, teria postado em seu status de Whatsapp uma espingarda do tipo polveira para venda.
Diante do exposto, foi realizada Operação Batida Policial onde a equipe obteve êxito em localizar o armamento desmuniciado atrás de uma geladeira no estabelecimento comercial do autor, na Av. Tiradentes, Centro.
Após o fato, a equipe policial deu voz de prisão ao autor e apreendeu o referido armamento, conduzindo-os à Delegacia de Polícia Civil de plantão.
Polícia Militar prende três maiores e apreende um menor infrator por posse ilegal de arma de fogo e associação criminosa
Na manhã de quinta-feira (10) em decorrência da Operação "Coalizão" foi dado cumprimento ao mandado de busca e apreensão em uma residência no bairro Novo Horizonte, na cidade de Guimarania.
Durante as buscas foi localizada uma arma de fogo, revólver cal. 32, municiado com três munições intactas, apreendido três celulares e realizada a prisão de três autores maiores de idade, 50, 33 e 18 anos, e um menor em conflito com a lei, 17 anos, pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e associação criminosa.
Polícia Militar prende mulher com mandado de prisão em aberto
Na manhã de quinta-feira (10) em decorrência da Operação "Coalizão" foi dado cumprimento ao mandado de prisão na rua México, em Serra do Salitre (MG) contra uma mulher de 39 anos.
De acordo com a PM, de posse da informação do mandado de prisão expedido pela comarca de Patos de Minas, contra a mulher, os militares foram até endereço, onde efetuou a prisão da autora e a apreensão do aparelho de celular.
Aparelho este todo danificado pela autora antes da abordagem à residência. Diante dos fatos, a mulher foi levada à delegacia de Polícia Civil.
Polícia Militar prende autor por tráfico de drogas em apreende maconha e cocaína
Por volta das 01h25min dessa sexta-feira (11), a Polícia Militar (PM) durante patrulhamento preventivo pela Av. Adão Ferreira de Camargos no distrito de Brejo Bonito, avistou o veículo VW Saveiro transitando em situação que levantou a suspeição dos militares. Ao ser abordado, o autor de 39 anos apresentava grande nervosismo.
Ao ser procedida a vistoria do veículo foram encontrados 3 papelotes de cocaína e 1 bucha de maconha.
Diante dos fatos, o autor foi preso em flagrante delito e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de plantão, juntamente com os materiais apreendidos.
PCMG prende suspeito de estuprar mãe adotiva e abusar de irmã
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu um homem, de 37 anos, suspeito de estuprar a mãe adotiva, de 74, e também por abusar sexualmente da irmã com síndrome de Down, de 35. Os crimes ocorreram em Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte, e o investigado foi preso em Alvinópolis, nessa quarta-feira (9/12). As investigações apontam que, em consequência da violência sexual, a idosa morreu dias depois por complicações de saúde física e emocional.
De acordo com a titular da 2ª Delegacia de Polícia Civil em Sabará, Alessandra Álvares Bueno da Rosa, o crime ocorreu no dia 12 de outubro, quando a idosa estava em casa com a filha, vítima dos abusos, e com outro filho que tem esquizofrenia. “Aproveitando-se da ausência de um dos familiares, ele [o suspeito] praticou ato libidinoso contra a irmã com síndrome de Down. A mãe, ao interpelar diante da situação, foi levada para um quarto, onde estava o filho esquizofrênico. O suspeito mandou que o irmão, também adotivo, se cobrisse e praticou conjunção carnal com a senhora”, descreve.
Ainda segundo a delegada, sentindo muita dor e com lesões por todo o corpo, a idosa relatou os fatos, quatro dias depois, para outra filha, que buscou atendimento médico para a mãe. “Em decorrência do estupro, a senhora começou a apresentar muita dificuldade fisiológica e psicológica. Ela teve crises de ansiedade e de pânico, além de rompantes de desmaio. Precisou ser internada nesse interim, até o resultado final, que foi a sua morte, cerca de um mês após a violência sexual”, informa.
Conforme apurado, o suspeito fugiu de Sabará e transitava entre as cidades de João Monlevade e Alvinópolis, na região Central do estado. “Ele ligava para a família e fazia ameaças. Dizia que não daria nada para ele, e que se fosse preso voltaria para fazer vingança. A mãe, quando escutava as ligações dele, ficava totalmente desequilibrada emocionalmente e com crises”, narra a delegada.
A PCMG representou pela prisão preventiva do investigado e, com apoio da Delegacia em Alvinópolis, o mandado foi cumprido.
Histórico
A delegada Alessandra Rosa conta que, durante os levantamentos, houve relato de que o suspeito foi adotado quando a mãe biológica dele, irmã da vítima, morreu. Ele estava com 2 ou 3 anos de idade à época. O homem é trabalhador rural, casado e, desde que conheceu a companheira, estava morando no interior. “O casal veio passar uma temporada em Sabará. A mulher foi embora, ele permaneceu e praticou o crime”, finaliza.
O delegado regional em Sabará, Bruno Affonso, ressalta o empenho das equipes na investigação e na prisão do suspeito. “Por mais que nós da Polícia Civil estejamos acostumados com tais tipos de crime, na minha carreira eu não havia visto tamanha gravidade. Agradeço a importância e rapidez da intervenção dos policiais civis nesse caso”, conclui.
Após a formalização do cumprimento do mandado, o homem foi encaminhado ao sistema prisional. O inquérito policial já foi concluído e remetido à Justiça com indiciamento do investigado por estupro qualificado pelo resultado morte e estupro de vulnerável, em relação à irmã.
Anvisa autoriza uso emergencial e temporário de vacina contra covid-19
Autorização de uso emergencial é restrita a um público definido"
Fonte: Agência Brasil (foto: REUTERS/Whashington Alves)
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução que “abre possibilidade aos laboratórios de solicitarem autorização para uso emergencial, em caráter experimental, de vacinas contra covid 19”.
A decisão, deliberada hoje (10) durante a 11ª Reunião da Diretoria Colegiada, oficializa o pedido de uso emergencial de vacina anunciado no dia 2 de dezembro pela própria Anvisa.
Segundo a agência, nenhum laboratório solicitou, até o momento, o uso mesmo após a Anvisa ter publicado um guia com os requisitos para esse pedido.
“Serão considerados dados de estudos não clínicos e clínicos, de qualidade, boas práticas de fabricação, estratégias de monitoramento e controle e resultados provisórios de ensaios clínicos, entre outras evidências científicas. Além disso, a empresa deve apresentar informações que comprovem que a fabricação e a estabilidade são adequadas para garantir a qualidade da vacina”, informou, por meio de nota, a Anvisa.
A agência esclarece que a autorização de uso emergencial e temporária é restrita a um “público previamente definido”, não substituindo o registro sanitário.
“A modalidade de uso emergencial e temporário está prevista em regulamento e pode trazer benefícios a determinados e controlados grupos, como medida adicional para o enfrentamento da pandemia. O pedido de uso emergencial e temporário deve ser submetido pela empresa desenvolvedora da vacina contra covid-19”, detalhou a Anvisa.
Falcão fala sobre processo seletivo e redução de secretarias
Em uma entrevista concedida para o Portal Patos Agora, o prefeito eleito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, falou sobre o processo seletivo para ocupar as Secretarias Municipais e órgãos autônomos do município.
Na entrevista, Falcão contou que em breve terá novidades sobre o processo. O prefeito eleito disse também que pretende fazer uma reforma administrativa para reduzir o número de secretarias. Segundo Falcão, o intuito é otimizar o serviço.
Veja mais no vídeo abaixo:
Motorista colide e derruba poste na Avenida Marabá
A Polícia Militar (PM) registrou um acidente de trânsito na manhã dessa quinta-feira (10), na Avenida Marabá. Um poste de iluminação pública acabou sendo derrubado na batida que envolveu um veículo VW Gol.
De acordo com a PM, condutor de 32 anos do Gol alegou que seguia pela avenida sentido Parque de Exposições e, ao passar pela rotatória que dá acesso ao bairro Alto da Colina, foi fechado por um carro em alta velocidade, o qual fez uma manobra brusca em sua frente.
Em seguida, o motorista teria perdido o controle direcional e batido contra o poste, que acabou caindo no chão e interditando a via. Ainda de acordo com o motorista, não se recorda do modelo ou cor do carro que teria o fechado.
O motorista foi submetido ao teste com aparelho etilômetro, o qual aferiu resultado negativo pra consumo de álcool.