Covid-19: cadastramento para receber vacina é feito somente on-line ou nas USFs
Orientação é que moradores não recebam desconhecidos que se identifiquem como servidores da Saúde
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
A Prefeitura de Patos de Minas reforça que o cadastramento de idosos para vacinação contra Covid-19 está sendo feito única e exclusivamente pelo site oficial (patosdeminas.mg.gov.br/home/vacinacovid) e nas USFs (das 13h30 às 16h30).
A vacinação de idosos terá início no fim desta semana, e o agendamento será feito por meio dos telefones e e-mails cadastrados. Não é orientação da Secretaria Municipal de Saúde que agentes dirijam-se até as residências para quaisquer providências quanto à vacinação.
Caso desconhecidos cheguem às residências identificando-se como servidores da prefeitura, o morador deve ligar na unidade de saúde de referência para confirmar a informação. Caso não seja em horário comercial e a confirmação não seja possível, não os receba.
Gabaritos do Enem digital serão divulgados na tarde desta quinta-feira
Candidatos podem consultar o resultado no site do Inep
Fonte: Agência Brasil (foto: Marcello Casal Jr)
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicará ainda hoje (10) os gabaritos das questões objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, versão digital. A previsão de divulgação, segundo o Inep, é por volta das 17 horas, no site do instituto.
As provas da versão digital do exame foram aplicadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. A versão impressa ocorreu nos dias 17 e 24 de janeiro. Cerca da metade dos inscritos no Enem impresso e aproximadamente 70% dos inscritos no Enem digital faltaram às provas.
O resultado final, tanto da versão impressa quanto da digital e da reaplicação, será divulgado no dia 29 de março.
As notas do Enem podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em instituições públicas de ensino superior, o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Unidades Regionais de Saúde começam a receber 315.600 vacinas para início da vacinação de idosos
Quarta remessa enviada ao estado dá continuidade à maior operação de vacinação da história de Minas Gerais
Fonte: Agência Minas (foto: Fábio Marchetto)
Começou nesta terça-feira (9/2) a distribuição para as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) de mais 315.600 doses da vacina CoronaVac, recebida no domingo (7/2). Essa é a quarta remessa recebida do Ministério da Saúde. Além dos trabalhadores da saúde, idosos de 90 anos ou mais também começam a ser imunizados em todo o estado. Mais de 100 mil idosos devem ser contemplados neste momento, em mais uma etapa da maior operação de vacinação da história de Minas Gerais.
Os aviões, em direção às unidades regionais, começaram a sair do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, por volta das 11h30. A logística, desenvolvida pelas Forças de Segurança do Estado (Policia Militar de Minas Gerais, Policia Civil de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Gabinete Militar do Governador e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), levou em consideração a efetividade de entrega dos imunizantes para a população.
O secretário adjunto de Saúde de Minas Gerais, Marcelo Cabral, explicou que uma equipe foi montada com representantes de todas as Forças de Segurança do Estado para auxiliar na distribuição da vacina de forma mais efetiva.
“A partir da chegada da vacina do Ministério da Saúde, o objetivo é que a gente distribua com segurança, rapidez, e que essa logística possa atender as regionais para imunização da população mineira”, explicou.
PNI e população idosa
De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS), os riscos de agravamento e óbito por covid-19 e de vulnerabilidade social foram considerados para a definição dos grupos prioritários.
Segundo a Nota Técnica publicada pelo ministério, foram avaliados a transmissão comunitária e o risco de morte por covid-19 relacionado a faixas etárias mais avançadas, que chega a ser 8,5 vezes maior para hospitalização e 18,3 vezes maior para óbito entre idosos com mais de 90 anos ou mais.
A subsecretária de Vigilância em Saúde Janaína Passos explica que a população preconizada pelo Ministério da Saúde é estratégica, porque são idosos com maior probabilidade de desenvolver formas mais graves da doença e irem a óbito.
“A imunização desse grupo é de extrema importância para reduzir os casos de covid-19 e a necessidade de internação”, explica.
Nesta terça-feira (9/2), 11 unidades regionais já recebem as doses - BH, Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba, Montes Claros, Januária, Pirapora, Varginha, Pouso Alegre, Divinópolis e Sete Lagoas. Já nesta quarta (10/2), outras 17 regionais devem receber.
Combate à covid-19
Desde o início da pandemia, o Governo de Minas adotou diversas ações no enfrentamento ao coronavírus. Uma das primeiras ações foi a aquisição de 1.047 respiradores, ao preço médio mais baixo do país. Isso permitiu que o Estado dobrasse de cerca de 2 mil para quase 4 mil o número de leitos de UTI, muitos deles em municípios que nunca tinham contado com unidades de terapia intensiva.
De forma antecipada, Minas garantiu a compra de 50 milhões de seringas agulhadas, além de 617 refrigeradores. Mais de 21 milhões de seringas agulhadas já chegaram ao estado.
Arsae-MG apura variações em mais de 500 mil faturas da Copasa durante a pandemia
Processo administrativo vai investigar cobranças indevidas e, caso se comprove, poderão ser adotadas medidas compensatórias aos usuários
Fonte: Assessoria de Comunicação da Arsae-MG (foto: Divulgação/Copasa)
Após uma rigorosa análise realizada pela Gerência de Fiscalização Econômica (GFE) da Arsae-MG apontar inconsistências nas faturas da Copasa-MG durante todo o primeiro semestre de 2020 foi instaurado nesta quarta-feira, dia 10 de fevereiro, um processo administrativo.Uma das causas apontadas para as variações encontradas se deve a redução na leitura dos hidrômetros realizada durante o período da pandemia. Por conta disto o faturamento pela Companhia passou a ser feito com base na média de consumo do usuário, calculado mediante o volume utilizado nos últimos doze meses, implicando em diferenças entre o volume faturado e o realmente consumido.
Na fiscalização econômica, foram avaliadas - de janeiro a junho - mais de seis milhões de faturas emitidas pela Copasa-MG em todo o Estado de Minas Gerais, sendo identificados indícios de emissão de faturas sem a realização dos ajustes de volume e de valor faturado nas cobranças. As inconsistências encontradas abrangem 419.983 usuários, com possível necessidade de retificação de até 559.847 contas e até 14,3 milhões de reais de faturamento a maior.
O diretor-geral da Arsae-MG, Antônio Claret, afirma que o processo administrativo se faz necessário em virtude do papel primordial exercido pela Agência, que é o de fiscalizar e garantir uma cobrança justa aos usuários, de acordo com o que determina as normativas criadas por ela. “Após uma rigorosa análise feita pela gerência de fiscalização econômica e junto a uma série de relatos e reclamações dos usuários sobre o recebimento de faturas com valores muito elevados e destoantes do habitual, a Arsae-MG, movida por seu papel pioneiro, dá início a esse procedimento que visa a identificar as possíveis causas dessas distorções e aplicar todas as medidas cabíveis. É importante frisar que durante este processo administrativo, será concedida oportunidade à Copasa-MG para que possa apresentar suas justificativas para as inconsistências e fazer suas contestações aos números encontrados”, pontua.
A expectativa é de que, na próxima etapa, a Copasa-MG se manifeste dentro do processo, o que poderá gerar uma discussão para a atualização dos trabalhos da Agência, adequando os valores que foram apurados e o total de usuários que serão afetados. A Arsae-MG espera que o processo seja concluído ainda no primeiro semestre deste ano.
De acordo com analista fiscal da Arsae-MG, Felipe Aprígio, caso as inconsistências sejam confirmadas, cada usuário terá direito a um ressarcimento proporcional ao que foi cobrado indevidamente. E que normalmente os valores são descontados automaticamente nas faturas enviadas pelo Prestador após a conclusão do processo administrativo (que possuirão uma mensagem destacando esta compensação), até que se atinja o valor de crédito estipulado para cada usuário. “É possível que o usuário solicite uma forma alternativa de compensação caso prefira receber o montante de forma integral ou não receba mais os serviços da companhia.”, explica o servidor.
Metodologia permitiu otimizar fiscalização
Além dos resultados já alcançados, a metodologia utilizada viabilizará o surgimento de novas abordagens de fiscalização para os prestadores regulados pela Arsae-MG. O trabalho estabeleceu novos padrões e modelos de análise que permitirão, em larga escala, um acompanhamento mais dinâmico do consumo e das cobranças recebidas historicamente por cada usuário. “Assim, será possível adotar novas rotinas de apuração da consistência e da coerência dos dados submetidos pela Copasa-MG - observando as interdependências entre diversos períodos -, reduzindo o risco de que haja cobrança em discordância com os normativos editados pela Arsae-MG” finaliza Aprígio.
Para visualizar o relatório completo, clique aqui.
Estado alerta sobre golpes na vacinação de covid-19
Idosos são a maioria das vítimas; recomendação é checar informações nas Unidades Básicas de Saúde e em sites oficiais
Grupos mal-intencionados têm aproveitado a vacinação contra a covid-19 para aplicar golpes no país. Em Minas Gerais, o Governo do Estado alerta os públicos prioritários sobre os cuidados ao serem chamados para receber as doses da imunização. Checar a informação recebida e nunca passar dados bancários são algumas das recomendações.
Os golpistas aproveitam o momento de esperança e ansiedade pelas doses para simular agendamentos falsos de vacinação para a covid-19, conforme o diretor de Operações da Polícia Civil de Minas Gerais, Aloísio Daniel Fagundes. Segundo ele, as simulações, feitas por meio de telefonemas ou contato por mensagem, têm o objetivo de roubar dados bancários das vítimas.
“É preciso ter cuidado também com o acesso a links enviados por WhatsApp para um provável cadastro de vacinação. O ideal é, ao se cadastrar, entrar direto no site oficial da prefeitura responsável”, alerta Aloísio Fagundes.
Agendamentos
Os agendamentos para a vacinação da covid-19 são de responsabilidade de cada município. Em Minas, há cidades que optaram por fazê-los por cadastros dos grupos prioritários, outras escolheram entrar em contato com as pessoas por telefone. Ainda há aquelas que agendam a vacinação nas próprias unidades de Saúde.
Independentemente da forma adotada pelas prefeituras, a diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Janaína Fonseca Almeida, recomenda aos cidadãos pertencentes aos grupos prioritários a checagem das informações recebidas. “Os municípios devem informar sua população sobre a vacinação da forma mais transparente possível, traçando estratégias de comunicação com o objetivo de esclarecer qualquer dúvida”, diz.
Ela recomenda que a população fique atenta sobre os agendamentos e os contatos. “Os agentes de Saúde devem se identificar sempre que forem às residências, usando uniforme e/ou crachás. Antes de receber a equipe em seu domicílio, é importante que o indivíduo cheque a informação com a sua unidade de Saúde. Em caso de dúvidas, também é possível acessar os sites oficiais, como as páginas das prefeituras, da SES-MG ou do Ministério da Saúde”, orienta.
Polícia Militar apreende infratores por roubo tentado e furto de veículos
Na tarde de terça-feira (09) as equipes de militares do 46º BPM, iniciaram rastreamentos em virtude do roubo tentado ocorrido em Patrocínio durante a madrugada. Uma equipe de militares de Guimarânia (MG) localizou o Fiat/Uno utilizado pelos autores, abandonado em uma via pública de Guimarânia.
Durante registro desta ocorrência de localização de veículo, duas vítimas procuraram os militares de Guimarânia, informando que seus veículos haviam sido furtados: um VW Gol e um Fiat Uno, sendo constatado através de circuito de câmeras que os autores chegaram no Uno que fora localizado e o abandonaram, evadindo nos automóveis das vítimas.
Pelo sistema de câmeras e com auxílio de militares de folga, foi possível identificar os autores do crime, sendo eles localizados e apreendidos.
Em conversa com os infratores, os mesmos assumiram a autoria do roubo tentado ocorrido em Patrocínio e dos furtos dos veículos. Durante as buscas, foram localizados os automóveis furtados e um simulacro de arma de fogo utilizado no roubo tentado.
Diante o exposto os autores foram apreendidos e conduzidos até a delegacia de plantão.
Prefeitura abre processo seletivo para contratar enfermeiro e técnico de raio-x
Interessados devem inscrever-se de 10 a 14 de fevereiro; o contrato é temporário
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
A Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria de Saúde, tornou público o Chamamento Público Emergencial 003/2021 para contratação de enfermeiros (duas vagas) e técnico de raio-x (uma vaga). Os interessados devem inscrever-se de hoje (10) até o próximo domingo (14). A carga horária para ambos os cargos é de 30 horas semanais.
Os candidatos devem preencher o currículo padrão disponibilizado no edital, que está disponível na íntegra no menu “Processos Seletivos” do portal www.patosdeminas.mg.gov.br. Ele deve ser enviado, juntamente com a cópia digitalizada da documentação que comprova as informações curriculares, para [email protected]. Vale destacar que todos os documentos devem estar anexados em um único e-mail.
O resultado será disponibilizado no portal da prefeitura. O selecionado deverá assumir suas atividades funcionais, em local estabelecido pela Secretaria de Saúde, um dia imediatamente após a assinatura do Contrato Administrativo, sem possibilidade de prorrogação do prazo. A contratação terá duração de até 90 dias, podendo ser renovada segundo as necessidades da situação emergencial gerada pela pandemia de Covid-19.
É importante proceder a leitura completa do edital do Chamamento Público 03/2021 para conhecer outros detalhes do processo.
PM prende rapaz de 21 anos por tráfico de drogas no Bairro Santa Terezinha
Na noite de terça-feira (09) durante radio patrulhamento tático móvel pelo Bairro Santa Terezinha, a Polícia Militar (PM) foi abordada por um cidadão que pediu anonimato por temer represálias, que informou haver um cidadão de 21 anos, residente na rua do Acre, que estaria comercializando drogas no local.
Diante as informações, deslocamos ao local, onde fomos recebidos pela genitora do denunciado. Interpelado sobre o denunciado, a senhora informou que ele estaria em um quarto do imóvel. Durante a parlamentação com a senhora, com vistas a devida autorização para acesso ao imóvel para realização de busca domiciliar, os militares perceberam que o denunciado saiu rapidamente do quarto com um invólucro nas mãos, sentido aos fundos da residência.
Como a senhora já havia franqueado o acesso ao local, os militares partiram no encalço do suspeito, e perceberam que ele acessou a área de serviço e lançou sobre o telhado o invólucro que trazia nas mãos.
Ato contínuo um dos militares subiram no telhado do imóvel, e encontraram uma sacola plástica contendo dezoito tabletes de substância entorpecente semelhante à maconha.
Nas buscas realizados no quarto do autor, os militares encontraram dois recipientes com substância entorpecente semelhante a maconha, uma porção de cocaína, material para dolagem, R$ 1.127,40, uma balança de precisão, e um caderno com anotações do tráfico de drogas. O telefone do autor foi apreendido.
Diante dos fatos, o suspeito foi preso pela prática do crime de tráfico de drogas, sendo conduzido a presença do delegado de plantão juntamente com os materiais arrecadados.
Nota de Falecimento: Gilberto Luís
Os nossos sinceros sentimentos a família do confrade Gilberto Luís, primeiro tesoureiro do CMPM. Que Deus em sua infinita misericórdia, o receba em seus braços.
Informamos a todos que em consideraçao ao nosso eterno confrade Gilberto Luís, a sede do Conselho Metropolitano de Patos de Minas estará fechados ao público do dia 10/02/21 a 13/02/2021.
Gilberto também era tesoureiro na URT.
Covid-19: Patos de Minas aproxima-se de 5,5 mil vacinados com pelo menos uma dose
Esta semana, estão sendo vacinados demais trabalhadores da saúde; com a chegada de novas doses, começa-se a atender também idosos com mais de 90 anos
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Até a última segunda-feira (8), 5.400 pessoas já haviam recebido pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 em Patos de Minas. Esse número compreende 159 idosos residentes em instituições de longa permanência (sendo que todos já receberam a segunda dose) e 5.241 trabalhadores dos serviços de saúde (dos quais 1.800 receberam a dose complementar). Esses dois públicos são considerados prioritários pelo Governo federal.
Segundo o Plano Nacional de Imunização (PNI), trabalhador da saúde compreende:
-profissionais da área (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares);
-trabalhadores de apoio que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais (recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros);
-profissionais que atuam em cuidados domiciliares (cuidadores de idosos, doulas/parteiras);
-funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.
-acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.
Dessa forma, todas as pessoas que exercem alguma dessas funções devem cadastrar-se na plataforma digital da prefeitura para receber a vacina contra Covid-19. A aplicação será agendada por meio do telefone e e-mail informados pelo usuário.
! Clique aqui e acesse a versão completa do PNI.
Sequência – A primeira remessa enviada ao município foi destinada a idosos residentes em instituições de longa permanência e a trabalhadores da saúde que atuam diretamente no atendimento/tratamento a pacientes com a doença (linha de frente). A partir da segunda remessa, começaram a ser atendidos demais trabalhadores da saúde, inclusive já se está seguindo a lista de cadastros realizados na plataforma digital oferecida pela prefeitura.
O Governo de Minas Gerais anunciou que a terceira remessa de vacinas chega a Patos de Minas na quinta-feira (11), mas ainda não foi informada a quantidade exata. Com essas novas doses, a Secretaria de Saúde local começa a aplicar o imunizante em idosos, e, seguindo recente orientação do Governo de Minas Gerais, os primeiros a receber as doses serão os maiores de 90 anos. O início ocorre ainda esta semana.
A prioridade dentro do público idoso é estratificada por idade, devendo-se seguir a ordem do mais velho para o mais novo. Na plataforma oferecida pela prefeitura, é possível selecionar os cadastrados por idade e, dentro dessa seleção, será seguida a ordem em que os cadastramentos foram efetivados. Ou seja, o idoso com 90 anos ou mais que se inscreveu primeiro será vacinado primeiro. Até o fim da noite desta terça-feira, o sistema de cadastramento registrava 567 pessoas com 90 anos ou mais.
!! Clique aqui e acesse a versão completa da Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.314, que estratifica e ordena a imunização dos grupos prioritários contra Covid-19 no Estado de Minas Gerais.
Perguntas e respostas – A Secretaria de Saúde de Minas Gerais respondeu as dúvidas mais frequentes sobre a vacinação contra Covid-19. Essas e outras informações podem ser acessadas no site vacinaminas.mg.gov.br.