Orthodontic

UFU realiza cerimônia de colação de grau remota

Quarta 03/02/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) celebra, nesta quinta-feira (04/02), a Cerimônia de Conclusão de Cursos e Encerramento do Período Letivo Especial 2020 dos discentes dos cursos de graduação da UFU. Devido à pandemia da Covid-19, o evento será realizado on-line e transmitido ao vivo no canal da UFU no YouTube, a partir das 19h30. A abertura da solenidade contará com a apresentação da cantora Daniela Ferr. Estima-se a presença de 568 formandos dos campus de Uberlândia, Patos de Minas, Monte Carmelo e Ituiutaba.

Também vão participar, compondo a mesa diretiva, o reitor Valder Steffen Júnior, o chefe de Gabinete Clésio Lourenço Xavier, a pró-reitora de Assuntos Estudantis Elaine Saraiva Calderari, o pró-reitor de Extensão e Cultura Hélder Eterno da Silveira, o pró-reitor de Gestão de Pessoas Márcio Magno Costa, o pró-reitor de Planejamento e Administração Darizon Alves de Andrade, o prefeito universitário João Jorge Damasceno, o diretor de Ensino Luciano Ferreira Carvalho, a pró-reitora de Graduação Kárem Cristina De Sousa Ribeiro e o pró-reitor de Pós-Graduação Carlos Henrique de Carvalho.

Novo bioinseticida combate pragas nas lavouras de soja, milho e algodão

Quarta 03/02/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um pesticida composto por uma mistura inédita de dois isolados da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt) é o mais novo bioproduto indicado para controlar a lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda, e a falsa-medideira, Chrysodeixis includens. O Acera - nome comercial - foi desenvolvido com tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e concebido em parceria com a Ballagro Agro Tecnologia, empresa que o comercializará.

A Bacillus thuringiensis (Bt) é uma bactéria que produz proteínas com propriedades tóxicas específicas para insetos e que são inofensivas para humanos e outros vertebrados. Diferentemente de pesticidas químicos, é inócuo para o meio ambiente. O produto deve ser pulverizado sobre as folhas, e, ao comê-las, as lagartas são afetadas pela ação dessas proteínas.

“A grande vantagem desse produto biológico à base de Bt é que ele não afeta o meio ambiente, não intoxica aplicadores, não mata os inimigos naturais das pragas e não polui rios e nascentes, contribuindo para a sustentabilidade”, destacou o pesquisador da Embrapa Fernando Hercos Valicente, desenvolvedor e responsável pela tecnologia.

“O Acera foi registrado para o controle dessas duas espécies de lagarta e poderá ser usado em culturas como soja, milho, algodão e diversas outras”, complementou o pesquisador, ao revelar que os dois isolados de Bt usados como matéria-prima do bioproduto vieram da coleção da Embrapa Milho e Sorgo (MG).

Defensivos biológicos
Em 2020, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) registrou 95 defensivos de baixo impacto. Esse é o maior número de registros de produtos desse perfil em um mesmo ano.

Os biopesticidas são importantes ferramentas para tornar a agricultura brasileira ainda mais sustentável.

Atualmente, soma-se um total de 411 produtos de baixo impacto disponíveis para os produtores.

 

Décima região finaliza operação com redução de criminalidade

Quarta 03/02/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Desde o dia 11 de janeiro, a Polícia Militar vêm desenvolvendo ações e operações com foco na redução dos indicadores finalísticos e repressão qualificada que permitem reflexos positivos nos indicadores de criminalidade, em uma operação especial denominada “Décima Região contra o Crime”.

A operação encerrou-se no dia 31 de janeiro, alcançando resultados expressivos, através de um policiamento de alto nível, com o emprego da aeronave policial e todo o efetivo das Companhias Tático Móveis, nas cidades de Patos de Minas e Patrocínio!

Confira os resultados no vídeo abaixo:

Aplicativo disponibiliza serviços e solicitações do DPVAT de maneira digital

Ferramenta facilita a realização e o acompanhamento de pedidos de indenização e reembolso do seguro, que agora passa a ser 100% digital

Quarta 03/02/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

ara facilitar e ampliar o acesso aos serviços do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), a Caixa Econômica Federal lançou um aplicativo destinado ao seguro.

Na plataforma, é possível dar entrada no pedido de indenização por morte, invalidez permanente ou reembolso de despesas médicas diretamente à Caixa. O app permite o envio de documentos e o acompanhamento da solicitação de indenização.

O aplicativo está disponível de forma gratuita nos sistemas Android e iOS, basta pesquisar “DPVAT CAIXA” nas lojas de aplicativos de cada plataforma.

Para utilizar a ferramenta, o usuário deve se cadastrar no login Caixa. Caso já tenha cadastro em outros apps da Caixa, como Habitação, FGTS e Caixa Tem, a senha de acesso é a mesma. Ao clicar em “Quero solicitar minha indenização DPVAT”, o usuário deve informar os dados do acidente, preencher os dados da vítima e enviar a documentação necessária.

DPVAT


Criado em 1974, o DPVAT indeniza vítimas de acidentes de trânsito, sejam motoristas, passageiros ou pedestres, brasileiros ou estrangeiros, sem apuração de culpa. A indenização é paga em casos de morte, invalidez permanente total ou parcial e para o reembolso de despesas médicas por danos físicos causados por acidentes com veículos automotores de via terrestre ou pelas cargas.

O acesso ao DPVAT é gratuito. Para solicitar uma indenização, é necessário apresentar documentos obrigatórios, como RG, comprovante de residência e o boletim de ocorrência do acidente, além de documentos específicos, como laudos e comprovantes de despesas médicas.

Com a solicitação aprovada, o pagamento da indenização será feito em até 30 dias em uma Conta Poupança Digital da Caixa, no Caixa Tem, em nome da vítima ou dos beneficiários, dependendo do caso.

A gestão dos recursos e do pagamento das indenizações do seguro DPVAT dos acidentes com vítimas ocorridos desde o dia 1° de janeiro de 2021 estão sob responsabilidade da Caixa. A mudança proporciona eficiência e transparência na gestão dos recursos e rapidez na análise e pagamento das indenizações.

Subseção Judiciária de Patos de Minas inicia o ano em sua nova sede

Quarta 03/02/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A Subseção Judiciária de Patos de Minas iniciou o ano de 2021 em suas novas instalações, após finalizar a mudança física em dezembro do ano passado.

A Subseção Judiciária de Patos de Minas iniciou o ano de 2021 em suas novas instalações, após finalizar a mudança física em dezembro do ano passado.

O imóvel, construído na modalidade “buit to suit”, conta em sua estrutura com a geração de energia fotovoltaica, com o aproveitamento de água da chuva, iluminação em LED e climatização pelo sistema VRF (Fluxo de Gás Refrigerante Variável). Tais benfeitorias contribuem para o desenvolvimento sustentável e proporcionam uma economia significativa nas despesas continuadas da Subseção.

O prédio se destaca na paisagem da cidade com sua arquitetura moderna e arrojada, além de possuir localização privilegiada em área de fácil acesso, com estacionamento, próximo ao Fórum da Justiça Estadual e à futura sede do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.A construção dispõe também de um sistema avançado de segurança composto por alarmes, câmeras, acesso exclusivo aos magistrados e servidores, porta giratória com detector de metais e fechaduras eletrônicas. Tudo isso foi pensado com o objetivo de assegurar o patrimônio e, principalmente, de zelar pelas pessoas que circulam na Subseção.

O juiz federal Diretor da Subseção, Wagmar Roberto Silva, louvou a iniciativa do responsável pela construção do prédio. “Cumpre destacar que o imóvel foi construído por investidor local, o qual abraçou com muito empenho e dedicação a causa, já ciente dos benefícios que a nova sede traria para a cidade de Patos de Minas e demais municípios atendidos”, pontuou o magistrado.

“Inicialmente, o prédio foi alugado para a Subseção por meio de contrato celebrado em 29 de setembro de 2020. No entanto, a intenção é que o imóvel seja adquirido pela Justiça Federal. Contando com sede própria, a Subseção elimina a despesa com aluguel e pode investir na contratação de estagiários e terceirizados, já que estes foram bastante penalizados com os cortes orçamentários impostos pela Emenda Constitucional n. 95, de 15 de dezembro de 2016. Tais contratações resultariam em ganho substancial no atendimento das demandas dos cidadãos que dependem da Subseção com a eficiência e eficácia que são típicos da prestação jurisdicional realizada pela Justiça Federal”, esclarece o Diretor da Subseção.

Presidente Olegário sem ponto facultativo no Carnaval; decreto reduzirá horário de funcionamento de parte do comércio

Terça 02/02/2021 - André Amâncio
Fonte: PO Hoje
Feed do PatosAgora

O município de Presidente Olegário vai seguir o governo de Minas Gerais e não concederá ponto facultativo durante o carnaval de 2021 em órgãos públicos. Assim, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro haverá expediente regular.

A decisão foi tomada durante reunião do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 nesta terça-feira (2), no gabinete do prefeito sargento Rhenys Cambraia, com participação de integrantes do Comitê, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL – e Polícia Militar.

De acordo com a decisão, o objetivo é “desestimular deslocamento e a ocorrência de eventos que possam gerar aglomeração e provocar o aumento de infecções pelo coronavírus”, que está em fase crescente do município.

Durante a reunião com representantes do comércio, Polícia Militar e integrantes do Comitê, ficou acertado que um novo decreto será publicado, em breve.

Também ficou acertado que a Prefeitura, com apoio da Polícia Militar, fará uma fiscalização mais assídua para que as novas medidas que serão publicadas sejam obedecidas.

Nos bares, restaurantes e congêneres haverá redução na capacidade de lotação do estabelecimento, bem como o distanciamento entre mesas, e a redução de horário de funcionamento dos mesmos. Além destas medidas propostas, outras podem ser incluídas no decreto.

A Prefeitura não informou se no novo decreto haverá multa ou até mesmo fechamento de estabelecimentos para os que não obedecerem as novas medidas.

Números da Covid-19

De acordo com o boletim divulgado nesta terça-feira (2), Presidente Olegário tem 265 casos positivos da doença, 231 pacientes estão curados, 24 pacientes estão em isolamento domiciliar devido a Covid-19, 4 testados positivos estão internados, 74 casos suspeitos da doença e tem 11 mortes confirmadas.

Colaborou com fotos e informações: Ascom/Prefeitura de Presidente Olegário.

Bandidos assaltam funcionário de cartório e roubam malote com grande quantidade de dinheiro

Terça 02/02/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Dois bandidos assaltaram um funcionário do cartório de registro de imóveis localizado na Av. Getúlio Vargas, centro de Patos de Minas (MG) na manhã dessa terça-feira (02/02). Os bandidos levaram um malote com R$57.954,60 em dinheiro e mais R$23.077,98 em cheques.

De acordo com informações da Polícia Militar (PM), o funcionário relatou que todos os dias, às 9h da manhã, leva um malote de dinheiro e cheques até um banco para realizar o depósito. Nessa terça-feira, atrasou cerca de 15 minutos, sendo que durante o trajeto, percebeu dois homens em uma motocicleta vermelha estacionada próxima ao local.

A vítima contou ainda que foi seguido e abordado pelos suspeitos. O passageiro sacou uma arma de fogo e, mediante ameaça, exigiu que ela entregasse o malote. Após o roubo, os bandidos evadiram pela avenida sentido ao PTC. 

Ainda de acordo com a PM, câmeras de segurança próximo ao local flagraram um dos autores passando em frente ao cartório às 8h58min. Os policiais realizaram rastreamentos e localizaram uma placa no Bairro Jardim Califórnia, pertencente a uma Honda CG, furtada dia 29 de janeiro em Uberlândia, semelhante a motocicleta usada no roubo.

Sicoob Credipatos oferece plano de saúde Unimed com carência zero

A melhor cobertura e excelentes condições para cooperados e não cooperados.

Terça 02/02/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A realidade dos últimos meses nos fez entender que cuidar do que realmente importa é o que faz a diferença.  Pensando nisso, o Sicoob Credipatos, em parceria com a Unimed, mais uma vez quer oferecer o melhor a comunidade.

De 1° a 28 de fevereiro, você pode fazer a adesão do Plano de Saúde Unimed com a melhor cobertura, excelentes condições e parcelas acessíveis. Além disso, o plano tem carência zero, com exceção de doenças pré-existentes e parto. Conforme condições da campanha.

Os planos de saúde são ideais para quem não abre mão de segurança e tranquilidade quando o assunto é saúde. Isso sem falar na qualidade que o plano pode oferecer quando se mais precisa. Com pequenas mensalidades, os planos de saúde são uma excelente forma de cuidar da sua saúde e da sua família.

Procure agora mesmo seu gerente, e se ainda não é associado, vá até uma agência Credipatos e faça parte.

SICOOB CREDIPATOS

Fundada em 1988, o Sicoob Credipatos é a primeira cooperativa de crédito do Alto Paranaíba. São 32 anos de fortalecimento financeiro e fomento ao cooperativismo na região. Esse é o resumo da atuação do Sicoob Credipatos em mais de três décadas de história.

Com 15 agências físicas em 8 municípios de nossa região e 01 digital, oferecemos ao nosso associado as melhores opções financeiras, com os benefícios e vantagens que apenas uma cooperativa de crédito consegue oferecer.

Quem faz parte do Sicoob Credipatos conta com diversas vantagens, além da satisfação de pertencer a uma instituição financeira que está na 46° posição dentre todas as que compõe o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil e 47° lugar no Sistema Crediminas, de acordo com o Ranking de Ativos novembro/2020.

Se você ainda não é um cooperado Credipatos procure uma das agências em Patos de Minas e Região para associar-se. Ou abra sua conta digital pelo app Sicoob Faça Parte.

Covid-19: Patos de minas chega a 5.726 casos confirmados; 4.906 pessoas já se recuperaram

Terça 02/02/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Patos de Minas chegou a 5.726 casos confirmados de coronavírus, de acordo com boletim epidemiológico divulgado nessa terça-feira (02/02), pela Vigilância em Saúde.

O boletim informou também que 666 pessoas estão em recuperação domiciliar e 47 pacientes estão internados, sendo 10 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo público e privado.

Até o momento, 4.906 pessoas já se recuperaram da doença, representando 85,66% de taxa de cura, e 107 óbitos foram confirmados até o momento.

Covid-19: segunda remessa de vacinas atenderá 3.350 moradores de Patos de Minas

Seguindo critérios de prioridade, serão vacinados demais profissionais da rede hospitalar (pública e privada) e trabalhadores da Atenção Básica

Terça 02/02/2021 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A Vigilância Epidemiológica retirou, nessa segunda-feira (1⁰), doses referentes à segunda remessa de vacinas contra a Covid-19 enviada pelo Governo estadual. Desta vez, o município tem direito a 4.400 doses, sendo 2.300 da AstraZeneca e 2.100 da CoronaVac (das quais 1.050 ficam retidas para garantir a segunda dose, aplicada no prazo de 14 dias). Dessa forma, será possível atender 3.350 pessoas.

Seguindo os critérios de prioridade, serão vacinados demais profissionais da rede hospitalar (pública e privada) e trabalhadores da Atenção Básica (agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, por exemplo). A expectativa é que, já desta vez, seja possível atender acamados com idade acima de 75 anos. Conforme cadastramento, esse público tem mais de 300 pessoas.

“Possivelmente não consigamos vacinar todos esses idosos com essa segunda remessa, mas vamos começar”, explicou a gerente da Vigilância Epidemiológica, Elizaine Bicalho. Os demais grupos prioritários serão vacinados à medida que novas doses cheguem a Patos de Minas. É importante frisar que a definição de quem vacinar e a ordem a seguir não é feita pelo poder público local. Seguem-se definições dos governos federal e estadual.