Idosa de 85 anos tem celular furtado dentro de casa, em Monte Carmelo
Na tarde de quarta-feira (10) a Polícia Militar (PM) em Monte Carmelo (MG) recebeu uma chamada via 190, na qual uma idosa de 85 anos relatou que acabara de ter seu telefone celular furtado em sua residência localizada na Rua Cedro, Bairro Triângulo.
Após levantamento e rastreamentos foi possível identificar o possível autor, sendo averiguado o endereço do indivíduo, que foi abordado e o telefone celular foi recuperado.
Diante o exposto o autor de 41 anos foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com o material apreendido.
Três pessoas são presas por tráfico no bairro Nova Floresta
Na noite de quarta-feira (10) a Polícia Militar (PM) foi informada sobre o tráfico de drogas ocorrendo na RUa Ranulfo Ferreira, Bairro Nova Floresta, realizado por uma mulher. Equipes policiais, visando realizar a abordagem, se aproximaram do local, sendo emanadas ordens para que três indivíduos suspeitos, que saiam da casa, se pusessem em posição de busca. Contudo, eles desobedecendo as ordens, retornaram para dentro da casa e tentaram fechar o portão, sendo impedidos pelos militares.
Foi possível visualizar o momento que a autora T.L.S. de 25 anos de idade, tentou dispensar um invólucro, jogando-o para a casa ao lado, o qual posteriormente foi localizado, constatando tratar-se de 13 pedras pequenas de crack, embaladas para o comércio, 7 pedras de crack maiores, as quais se fracionadas poderiam outras 50 pedras do tamanho comercial.
O outro suspeito, posteriormente identificado como J.L.J, de 24 anos de idade, vulgo Feijão, evadiu para os fundos do lote, pulando os muros, sendo perseguido pelos militares, os quais também cercaram o quarteirão, sendo localizado, no momento que tentava pular outro muro. Ele foi contido com a utilização do uso diferenciado da força, mantendo-se exaltado mesmo depois de algemado.
Com J.L.J foram localizadas duas pedras grandes de crack (que se fracionadas, poderiam render aproximadamente 300 pedras do tamanho das que são comumente apreendidas com usuários de droga).
Durante busca na casa da autora T.L.S., dentro do seu quarto, foi localizada uma bucha de maconha. Durante busca pessoal, foi localizada nas vestimentas da mulher, um tablete pequeno e uma bucha de maconha.
No veículo VW Gol, foi abordado o terceiro suspeito, que tentava evadir, sendo identificado como E.A.C.S., de 20 anos de idade, o qual identificou-se como proprietário do veículo, e que apenas teria vindo trazer o autor J.L.J na casa. Contudo, realizadas buscas no veículo, foi localizado embaixo do banco traseiro, uma balança de precisão.
Foi dada voz de prisão aos autores, todos reincidentes, T.L.S., de 25 anos de idade, J.L.J de 24 anos de idade e E.A.C.S., de 20 anos de idade, pela prática de tráfico de drogas, conduzindo-os a presença da autoridade de Polícia Judiciária, junto aos materiais que foram apreendidos: 250 gramas de crack; 13 pedras fracionadas; 01 balança de precisão e 01 celular. O veículo foi apreendido e removido ao pátio do guincho de plantão.
UFMG, governo de Minas e MCTI acertam parceria para produção de vacinas no estado
Acordo deve acelerar desenvolvimento de imunizante contra a covid-19 na Universidade e viabilizar novas pesquisas em longo prazo
A UFMG e o governo de Minas Gerais contarão com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para o desenvolvimento de vacinas no estado. A reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o vice-governador Paulo Brant foram recebidos na última quinta-feira (4), em Brasília, pelo ministro Marcos Pontes, e ficou acertada parceria que deve promover incremento nas pesquisas realizadas pelo Centro de Tecnologia em Vacinas (CT-Vacinas) da UFMG e instituições vinculadas ao governo do estado.
De acordo com Sandra Almeida, o objetivo do esforço conjunto é viabilizar o desenvolvimento de imunizantes nacionais, o que reduzirá a dependência do Brasil em relação a vacinas e insumos produzidos no exterior. “O CT-Vacinas da UFMG tem tido papel importante na testagem diagnóstica e está trabalhando no sentido de desenvolver uma vacina nacional para a covid-19, além de outros estudos relevantes para o campo das vacinas. A parceria estabelecida com o MCTI, envolvendo também o governo do estado, será fundamental não apenas para a continuidade do desenvolvimento do imunizante contra o coronavírus, mas também para as pesquisas com vacinas a longo prazo”, disse.
A reitora da UFMG lembrou que o CT-Vacinas tem amplo conhecimento instalado neste campo. “A expectativa é que tenhamos aqui um centro nacional especializado em vacinas para que possamos enfrentar os desafios que, sabemos, estão por vir. Necessitamos, mais do que nunca, de articulação entre as universidades e os órgãos públicos estaduais e federais para garantir investimento contínuo”, afirmou Sandra Almeida.
O ministro Marcos Pontes destacou que a vacina que está sendo desenvolvida pela UFMG, com tecnologia nacional, “é importantíssima para o estado e para o país e tem grande relevância para a ciência brasileira”.
O vice-governador Paulo Brant disse que a iniciativa conjunta “dá esperança à sociedade brasileira em meio à pandemia”. Ele enfatizou que o CT-Vacinas da UFMG tem desenvolvido “um ótimo trabalho” e que é necessário apoio adicional. “Esse esforço vai contar com o Governo de Minas, com o MCTI e com outras instituições, públicas e privadas, e logo poderemos dar ótimas notícias para os brasileiros”, afirmou.
Testes clínicos
A parceria que une o MCTI, o governo de Minas e a UFMG deverá garantir a sequência de um trabalho que começou no início de 2020, antes mesmo de declarada a pandemia. A equipe do CT-Vacinas logo começou a se organizar para desenvolver o imunizante contra o Sars-CoV-2, e, em março, o projeto já estava pronto. Em maio, os recursos foram liberados pela Finep, e pouco depois o grupo iniciava os testes com as diversas plataformas vacinais.
Depois da identificação e produção em pequena escala dos antígenos (adenovírus, proteínas recombinantes e outros) e dos testes bem-sucedidos de imunogenicidade em camundongos, o CT-Vacinas está pronto, segundo a professora Ana Paula Fernandes, uma das coordenadoras do Centro, para iniciar os testes clínicos. As fases 1 e 2, de imunogenicidade e segurança em humanos, devem demandar investimento de R$ 15 a 20 milhões. Para a fase 3, ainda não há orçamento. A previsão, segundo Ana Paula, é de que, “se tudo der certo, com a colaboração de todas as partes envolvidas”, os testes em humanos sejam iniciados até o fim deste ano.
O desenvolvimento do imunizante do CT-Vacinas da UFMG adota tecnologia semelhante à utilizada pela Universidade de Oxford, que trabalha com vetores virais (vírus não patogênicos para os seres humanos) capazes de codificar proteínas do coronavírus sem causar a doença, mas estimulando a produção de anticorpos e células de defesa. De acordo com o professor Flávio Fonseca, que também compõe o grupo de coordenação do Centro, a diferença básica entre a vacina que está sendo produzida na UFMG e a de Oxford é a utilização, pelo CT-Vacinas, de outros vetores virais, além do adenovírus. “A estratégia de usar diferentes vetores minimiza a resposta contra o próprio vetor, ampliando a eficácia da vacina”, explica o microbiologista da UFMG.
Ana Paula Fernandes destaca que o CT-Vacinas e outros centros brasileiros têm plena capacidade de produzir vacinas e assim reduzir a necessidade de importar esses produtos. “É preciso quebrar a cultura de importação de imunizantes que impera no Brasil. Os resultados promissores que obtivemos até agora demonstram que temos competência multidisciplinar, dominamos as diversas plataformas vacinais e contamos com ferramentas que estão disponíveis nos grandes centros de pesquisa estrangeiros”, afirma a cientista, ressaltando ainda a importância do financiamento de longo prazo que viabilizou as pesquisas nesse campo, ao longo das últimas décadas.
Luzes no céu hoje (10): satélites da SpaceX são vistos no Brasil
Fonte: TecMundo
Na noite desta quarta-feira (10), por volta das 19h40, alguns brasileiros notaram uma movimentação de luzes no céu. Apesar de muitas especulações, trata-se da passagem dos satélites Starlink, da SpaceX.
O fenômeno já havia sido presenciado no país anteriormente, e ainda vai se repetir mais algumas vezes por aqui. Quem quiser acompanhar a trajetória dos satélites da empresa de Elon Musk pode usar o app Find Starlink, que também possui uma versão web. Basta colocar sua localização para saber exatamente quando o "trem de satélites" estará visível na sua região.
A SpaceX libera lotes de 60 satélites e, enquanto eles fazem o seu caminho em direção à órbita, ficam visíveis a olho nu como uma linha de luzes brilhantes em movimento no céu noturno.
Internet via satélite
Apesar da beleza, a intenção do projeto é levar internet para mais lugares do mundo. Nesta semana, a SpaceX já começou a permitir que mais consumidores realizem pedidos antecipados dos serviços da Starlink nos Estados Unidos e Canadá.
Atualmente, uma taxa de reserva de US$ 99 está sendo aplicada e, posteriormente, ela será somada aos U$ 499 do preço do kit completo (antena, roteador Wi-Fi, fonte de energia e tripé).
PRF em Patos de Minas apreende aproximadamente 100 mil reais em mercadorias do Paraguai
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 100 mil reais em mercadorias oriundas do Paraguai, durante abordagem realizada na BR 365, município de Patos de Minas (MG), na tarde dessa quarta-feira (10).
De acordo com a PRF, os policiais abordaram um Chevrolet Cobalt emplacado em Minas Gerais, conduzido por um homem de 46 anos e um passageiro de 22 anos.
Dentro do veículo foram encontradas mercadorias oriundas do Paraguai, dentre elas celulares e suprimentos de informática.
Diante dos fatos a mercadoria foi apreendida e encaminhada à Receita Federal em Uberaba (MG). Os autores responderão em liberdade.
Lagoa Formosa não terá ponto facultativo durante o carnaval
O Prefeito de Lagoa Formosa, Edson Machado – Didi decidiu nesta quarta-feira (10), que todas as atividades relacionadas ao Carnaval 2021 estão canceladas, confirmando também que não haverá ponto facultativo entre nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Os serviços da Prefeitura funcionarão normalmente. Vão estar suspensos os eventos públicos e privados com aglomerações, o que inclui todas as festividades carnavalescas deste ano.
A decisão foi baseada nas análises sistemáticas dos indicadores epidemiológicos, ou seja, o aumento do número de casos e óbitos detectados pela doença e também de acordo com o último decreto.
É bom lembrar que o Decreto 564, de 08 de fevereiro de 2021, estabelece nos §§ 1.º e 2.º do artigo 1.º que fica proibida a venda de bebidas alcoólicas por todos os estabelecimentos comerciais aos sábados, domingos e feriados, bem como o consumo de bebidas alcoólicas em vias, praças, e logradouros públicos.
“Eu gostaria de promover uma grande festa neste período, mas infelizmente o momento não nos permite. Não é o momento de ajuntamentos, teremos outras oportunidades para confraternizarmos. Até que a população seja vacinada, e os índices de contaminação sejam reduzidos, não serão promovidos eventos que gerem aglomerações de pessoas”, disse o prefeito à Assessoria de Comunicação.
Covid-19: mais doses chegam para vacinar trabalhadores da saúde e idosos com mais de 90 anos
Expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é iniciar a imunização de idosos com mais de 90 anos até sexta-feira
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
A Superintendência Regional de Saúde recebeu hoje (10) mais 6.600 doses da vacina contra Covid-19. Dessa quantidade, 1.330 serão retiradas pela Vigilância Epidemiológica de Patos de Minas, sendo 534 para aplicação em trabalhadores da saúde e 796 em idosos acima de 90 anos (todas primeira dose). As demais serão distribuídas entre os outros municípios sob responsabilidade da SRS.
A vacinação está sendo agendada por meio do telefone e e-mail informados pelo usuário no ato do cadastramento. O sistema registra as inscrições por ordem cronológica, criando uma espécie de fila on-line dentro de cada grupo. É essa cronologia por público-alvo que será seguida no momento de agendar a aplicação das doses.
Mais de cem trabalhadores da saúde foram convocados para vacinação nesta quarta-feira. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é iniciar a imunização de idosos com mais de 90 anos até a próxima sexta-feira (12). Esses dois grupos devem cadastrar-se em patosdeminas.mg.gov.br/home/vacinacovid para ter a vacinação agendada.
Clique aqui para saber quem é enquadrado como trabalhador da saúde.
Covid-19: boletim epidemiológico informa 134 novos casos e 5 óbitos confirmados
Patos de Minas chegou a 6.551 casos confirmados de coronavírus, de acordo com boletim epidemiológico divulgado nessa quarta-feira (10/02), pela Vigilância em Saúde. Foram 134 novos casos e 5 óbitos confirmados.
As cinco mortes confirmadas ocorreram nos dias 29/1, 2/2 (duas mortes), 6/2 e 9/2, justamente no período a partir do qual o crescimento dos casos tomou maior proporção e quando a Prefeitura de Patos de Minas estabeleceu medidas mais rígidas de prevenção e combate ao vírus.
O boletim informou também que 996 pessoas estão em recuperação domiciliar e 69 pacientes estão internados, sendo 13 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo público e privado.
Até o momento, 5.374 pessoas já se recuperaram da doença, representando 82,04% de taxa de cura, e 112 óbitos foram confirmados até o momento.
Amigos e familiares criam vaquinha online para ajudar no tratamento de homem com câncer
Os amigos e familiares de Pablo Luis Caeano Gonçalves, morador de Patos de Minas, pedem ajuda da população para ajudar a pagar duas cirúrgias que Pablo fez por conta de um câncer na perna. Veja abaixo a históriad e Pablo.
No ano de 2019, Pablo Luis Caetano Gonçalves, residente de Patos de Minas, foi diagnosticado com um tumor maligno na perna esquerda e foi encaminhado para cirurgia imediatamente para a retirada do tumor.
Pablo Ficou 1 ano afastado de suas atividades normais, de seu trabalho e de sua vida cotidiana. No final de 2020, foi constatado a volta do tumor e a retirada com urgência novamente.
Hoje, Pablo foi encaminhado para a radioterapia, mas precisa de ajuda para custear as duas cirurgias que foram feitas em um hospital particular, onde está com divida ativa até o momento.
Nós, amigos e familiares pedimos sua ajuda para essa pessoa tão especial, pois se fosse qualquer um de nós, ele seria o primeiro a ajudar.
Um homem com o sorriso de um menino, sempre alegre e disposto a ajudar todos. Clique aqui para acessar a Vakinha.
Polícia Militar realiza escolta do terceiro lote de vacinas contra Covid-19 de frações da região
Nessa quarta-feira (10) a Polícia Militar (PM) realizou escolta do 3º lote das vacinas contra a Covid-19 de Uberlândia para as cidades da região que compõem a área do 46º BPM.
A previsão da chegada em Patrocínio é por volta de 14 horas de hoje, sendo escoltada por uma guarnição da Polícia Militar.
As vacinas serão entregues em segurança aos seus destinatários, para inícios da vacinação nas agências de saúde dos municípios vizinhos, sendo eles: Abadia dos Dourados, Coromandel, Douradoquara, Iraí de Minas, Monte Carmelo e Romaria.
O terceiro lote de vacinas está sendo distribuído nas Unidades Regionais de Saúde, com o apoio da Polícia Militar, posteriormente, estão sendo escoltadas pelas equipes em viaturas até os municípios de destino.