PM localiza carro com queixa furto/roubo no bairro Guanabara em Patos de Minas
Um VW Fusca foi recuperado pela Polícia Militar (PM) de Patos de Minas na noite da última sexta-feira (16). A apreensão ocorreu no bairro Guanabara.
De acordo com informações, os militares faziam patrulhamento quando depararam com uma casa na Rua José Afonso de Queiroz com o portão aberto e com todas as luzes acesas.
Quando os policiais fizeram uma busca no sistema informatizado da PM verificaram que o veículo havia uma queixa furto/roubo.
O veículo foi removido para o Pátio do Detran em Patos de Minas.
Covid-19: Saúde anuncia chamada para faltosos da segunda dose de CoronaVac
Público-alvo da reconvocação são idosos e trabalhadores de saúde que receberam a primeira dose entre 23 de março e 1º de abril
A Secretaria Municipal de Saúde agendou para a próxima segunda-feira (19), das 8h às 12h, a aplicação da segunda dose de CoronaVac em idosos e trabalhadores de saúde que faltaram a convocações anteriores. Serão atendidos aqueles que foram vacinados no intervalo de 23 de março a 1º de abril, podendo comparecer também pessoas que tenham se vacinado antes desse período.
A vacinação ocorrerá em dois locais: no Parque de Exposições (esquema drive-thru/veículos) e no antigo Projeto Saci (modelo convencional/a pé). Somente serão atendidos idosos e trabalhadores que tenham recebido a primeira dose em Patos de Minas, sendo obrigatório apresentar documento com foto, CPF e o cartão de vacina constando a primeira aplicação.
É muito importante que esse público complete o esquema vacinal, uma vez que a proteção contra a Covid-19 torna-se efetiva após as duas aplicações. A expectativa da Secretaria de Saúde é receber cerca de 700 pessoas, sendo que a maior parte dos faltosos são idosos de 72 a 78 anos completos e incompletos.
Nesta última sexta-feira (16), a segunda dose foi administrada na faixa etária de 71 anos (completos e incompletos). Hoje (sábado, 17), das 8 às 13h, serão atendidos os idosos de 70 anos (completos e incompletos) vacinados no dia 1º de abril.
No antigo Projeto Saci, das 10 às 13h, receberão a segunda injeção os trabalhadores de saúde vacinados com CoronaVac no dia 27 de março.
Continuação da campanha – O Governo de Minas Gerais anunciou que está recebendo mais 701 mil doses de vacina anti-Covid nesta sexta-feira, mas ainda não precisou a data de envio aos municípios e a quantidade destinada a cada um.
Segundo a nota informativa dessa nova remessa (a 13ª enviada pela União), os imunizantes são primeiras doses para os seguintes grupos: restante da faixa etária de 65 a 69 anos; 6% das forças de segurança; 2,4% das pessoas de 60 a 64 anos e 1% de trabalhadores de saúde.
Tão logo tenha as informações completas em mãos, a Secretaria Municipal de Saúde divulgará o calendário de vacinação, de modo a dar continuidade à imunização da população patense.
Polícia Civil resolve dois casos de feminicídio, em um dos casos o corpo da mulher foi carbonizado
Em menos de 15 dias, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) solucionou dois casos distintos de feminicídio em Sete Lagoas, região Central do estado.
Um homem, de 49 anos, foi preso nessa sexta-feira (16/4) suspeito de matar e carbonizar o corpo da companheira, de 34 anos, que foi encontrada no último domingo (11/4). A vítima foi identificada na quinta-feira (15/4), e o suspeito preso no dia seguinte, na residência dele, no bairro São Jorge. Ele já havia sido condenado pela Justiça por outro feminicídio cometido em 2011.
Já no segundo caso, a PCMG concluiu que um homem, de 34 anos, teria sido responsável pela morte da esposa, de 26 anos, no dia 27 de março. Ele está foragido da Justiça.
No dia dos fatos, o suspeito acionou o serviço de emergência alegando que a companheira havia caído da janela da residência. A vítima foi encaminhada com vida ao hospital, onde a própria equipe médica estranhou a natureza das lesões. Ela teve morte cerebral três dias depois.
A PCMG realizou diversos levantamentos e concluiu que o suspeito teria espancado a esposa, provocando a morte. A mãe do investigado tentou encobrir vestígios no local do crime, atrapalhando as investigações, e foi presa pela PCMG em virtude de mandado de prisão. A equipe da Delegacia Especializada de Investigação de Homicídios em Sete Lagoas já ouviu diversas testemunhas, que confirmaram o histórico de violência doméstica do suspeito e continua as investigações para localizar o foragido.
PCMG prende suspeito de cometer homicídio triplamente qualificado
Nessa quinta-feira (15/4), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) indiciou três motoristas de caminhão — de 39, 45 e 53 anos — por homicídio triplamente qualificado. Eles são suspeitos de causar a morte de um homem e deixar outras duas pessoas gravemente feridas, após provocarem acidente de trânsito na rodovia MGC - 146, que liga Tapira a Araxá.
O acidente ocorreu no dia 30 de março deste ano. O automóvel, ocupado por três pessoas, colidiu contra um ônibus, que se deslocava em sentido contrário. O motorista do automóvel, de 27 anos, faleceu no mesmo dia e os dois passageiros, de 28 e 29 anos, ficaram gravemente feridos.
Os primeiros levantamentos indicavam que o motorista do caminhão de transporte de batatas teria contribuído para que ocorresse o choque entre o automóvel e ônibus. Após o trabalho investigativo, consta que a causa do fato teria sido a ultrapassagem proibida, uma vez que o choque entre o automóvel e o ônibus supostamente teria ocorrido em região da rodovia com faixa dupla contínua, na mão contrária àquela destinada ao automóvel. Quilômetros antes do local dos fatos, o motorista do caminhão havia tentado jogar o automóvel para fora da pista, depois de se irritar com uma manobra súbita do motorista do automóvel, que não conseguindo realizar uma ultrapassagem, retornou repentinamente na frente do caminhão.
A PCMG obteve acesso ao vídeo gravado pelo passageiro do automóvel, que revelava que o veículo havia iniciado a ultrapassagem de um caminhão branco, que seguia no mesmo sentido. No vídeo, o motorista deste caminhão, de 28 anos, tangencia seu veículo mais para a esquerda da via, fazendo movimento nítido para dificultar ou impedir a passagem do automóvel. O investigado, motorista do caminhão de cor branca, confirmou que efetuou movimentos de esquerda para a direita por duas vezes, impedindo a ultrapassagem do Fiat Uno. Ressaltou que foi o motorista do caminhão vermelho, por meio de rádio, que repassou a ordem para interceptar o automóvel, dizendo “segura ele aí, não deixa ele passar não”.
A investigação e o laudo pericial demonstraram a dinâmica dos fatos, sua causa, circunstâncias e responsabilidade. “Esse serviço realizado pela Polícia Civil como um todo foi extremamente complexo. O trabalho de investigação e os elementos fornecidos para auxiliar na análise do local foi preponderante para conseguirmos chegar a essa conclusão. A análise dos vídeos foi fundamental, sem o auxílio das informações coletadas pela investigação ficaria difícil de predizer a dinâmica do acidente com a riqueza de detalhes que ocorreu”, pontuou o perito criminal Warlison Duarte.
Verifica-se, ainda, que a ação do investigado foi de motivo fútil, resultando em perigo comum e impossibilitando a defesa das vítimas. A motivação teria sido a insatisfação do condutor do caminhão por uma manobra de ultrapassagem arriscada feita pelo motorista automóvel, quilômetros antes, obrigando-o a voltar na mão de direção logo à frente do citado caminhoneiro. O delegado Renato Alcino, cita que “não se tem dúvidas que este caminhoneiro não apenas assumiu o risco, mas efetivamente desejou causar a morte dos ocupantes do automóvel. Apesar de não ter conseguido na sua primeira investida, alcançou o resultado em relação ao motorista e não causou a morte dos demais passageiros por circunstâncias alheias à sua vontade. Agiu com dolo direto”.
O motorista do caminhão de cor vermelha foi indiciado nas sanções do artigo 121, § 2º, II, III e IV, (II - por motivo futil; III - com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que possa resultar perigo comum; IV - à traição, de emboscada, ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido) do Código Penal, em relação ao motorista do automóvel; e artigo 121, § 2º, II, III e IV, combinado com artigo 14, II,( II - tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente) ambos do Código Penal, no que se refere aos sobreviventes. Além da representação pela prisão preventiva do motorista caminhão, suspensão do direito de dirigir e manutenção da apreensão do caminhão e do bloqueio de inalienabilidade.
O motorista do caminhão de cor branca foi indiciado nas sanções do artigo 121, § 2º, II, III e IV, combinado com artigo 29, ambos do Código Penal, em relação ao motorista do automóvel; e artigo 121, § 2º, II, III e IV, combinado com os artigos 14, II, e 29, todos do Código Penal, no que se refere aos passageiros.
O pai e o filho produtores de batata foram indiciados nas sanções dos artigos 342 (fazer afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, perito, contador, tradutor ou intérprete em processo judicial, ou administrativo, inquérito policial, ou em juízo arbitral: (Redação dada pela Lei nº 10.268, de 28.8.2001) e 348 (Auxiliar a subtrair-se à ação de autoridade pública autor de crime a que é cominada pena de reclusão: Pena - detenção, de um a seis meses, e multa. § 1º - Se ao crime não é cominada pena de reclusão: Pena - detenção, de quinze dias a três meses, e multa), ambos do Código Penal.
Minas recebe, mais de 133 mil unidades de medicamentos para kit intubação
Estado e Ministério da Saúde compraram itens que serão destinados a hospitais com estoques baixos
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recebe, na tarde deste sábado (17/4), mais um quantitativo de medicamentos do kit intubação para atender, de forma emergencial, 25 hospitais que se encontram em níveis considerados críticos. A medida contempla instituições com estoques suficientes para três dias ou menos de cobertura.
As 133.215 unidades de fármacos são compostas por midazolam, propofol e besilato de cisatracúrio, itens essenciais à sedação dos pacientes. Parte dos medicamentos foi enviada pelo Ministério da Saúde (108.215 unidades) e também houve a aquisição, pelo Estado, de 25 mil unidades de midazolam.
A relação das unidades hospitalares que receberão os medicamentos ainda será divulgada e as informações atualizadas.
Estoque
A SES-MG ressalta que o estoque de sedativos utilizados na intubação do paciente de covid encontra-se em nível não recomendável para o enfrentamento da pandemia, mesmo com a chegada destes insumos. As unidades hospitalares, que antes trabalhavam com estoque de 60 dias ou mais, enfrentam dificuldades no abastecimento.
Para fazer frente a este cenário, Minas Gerais conta com a rede solidária da Saúde Pública, que permite o remanejamento de insumos entre as instituições que observam aumento no consumo destes medicamentos. O objetivo é atender os hospitais mais necessitados e com estoque mais baixos, a partir de unidades que detenham estoques mais estáveis, garantindo, de modo emergencial, a adequada assistência aos pacientes.
Confira a relação de medicamentos
Midazolam - 70.650
Propofol - 19.865
Besilato de cisatracúrio - 17.700
Midazolam - 25.000 (compra pelo Estado)
Total: 133.215
Minas movimenta 142,7 milhões de aves e ovos férteis em março
Levantamento do IMA é baseado em dados de GTAs emitidas
Em março deste ano, Minas movimentou 142,7 milhões de aves e ovos férteis. O levantamento do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), é baseado em dados das Guias de Trânsito Animal (GTAs) emitidas durante o período. Na comparação com igual mês de 2020, houve aumento de 6,60% no abate, 17,59% na engorda e de 30,91% na incubação de ovos férteis.
A maior parte do trânsito (95,84%) foi distribuída entre incubação (37,58%), abate (30,98%) e engorda (27,28%), com 53.656.239 ovos férteis encaminhados para a incubação, 44.232.530 aves abatidas e 38.940.098 pintos de um dia para engorda. O restante da movimentação (4,16%) compõe outras finalidades.
O cenário mostra o rigor do controle sanitário de aves e ovos transportados respeitando os princípios de biosseguridade. Izabella Hergot, coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola do IMA, explica que o aumento do trânsito para as três finalidades impulsiona a demanda por GTAs. “Embora o setor avícola de corte esteja passando por um delicado momento em razão da pandemia, exigindo mais atenção com os seus colaboradores, e ainda, considerando o aumento dos custos, principalmente milho e insumos, o levantamento comprova que a avicultura permanece em constante desenvolvimento”, argumenta.
Movimentar animais corretamente seguindo as normas contribui com a ponta da cadeia produtiva. O objetivo da GTA é garantir a segurança sanitária das aves transportadas bem como manter a rastreabilidade em situações emergenciais.
“A fiscalização do IMA permanece remota. Contudo, em situações necessárias, de forma presencial. Apesar da pandemia, acompanhamos de perto o trânsito de aves, cujos relatórios são extraídos eletronicamente”, informa Hergot.
Guia de Trânsito Animal
Por determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a GTA é o documento sanitário oficial para transporte animal no Brasil e contém informações essenciais sobre origem, destino, finalidade, espécie e vacinações. Cada espécie animal possui uma norma específica para a emissão do documento.
Defesa na Avicultura
Minas é referência no desenvolvimento de ações de defesa sanitária voltadas para a Avicultura. As medidas de biosseguridade e o controle do trânsito de aves se tornaram as principais formas de proteção das granjas.
PM localiza carro roubado em cafezal; um dos bandidos estava armado com uma pistola
Nesta quinta feira, por volta das 14:00 horas, na Avenida Orlando Barbosa, no Bairro Santa Terezinha, na cidade de Patrocínio os militares foram acionados a comparecer no endereço supramencionado, onde segundo relatado via sala de operações, havia acabado de ocorrer um roubo.
No local, os militares fizeram contato com as vítimas de 33 anos, os quais relataram que estavam na garagem da residência, quando foram surpreendidos por dois autores, sendo que um deles estava armado com uma pistola pequena, cor preta e proferiu os seguintes dizeres: "perdeu, perdeu... Me dá o ouro, me dá o ouro!" a vítima MC, que possui algumas passagens por crimes contra o patrimônio, alegou que correu e adentrou na oficina de sua propriedade, ao lado da residência, pois pensou que os autores poderiam querer executá-lo.
Ato contínuo, um dos autores adentrou na residência e subtraiu um bracelete, uma corrente e um relógio, todos banhados a ouro, avaliados em aproximadamente R$ 1.000,00 (mil reais). Em seguida, exigiram a chave do veículo Citroen C4 Pallas, cor prata, que estava estacionado na garagem, adentraram no mesmo e evadiram pela Av. Benedito Romão de melo, sentido condomínio por do sol.
Ainda de acordo com as vítimas e a testemunha, os autores possuíam as seguintes características: um autor era alto, magro, moreno e o outro autor era baixo e moreno. Ambos estavam com blusas de moletons, em cores escuras, máscaras preventivas contra a covid-19 e óculos escuros.
Durante os rastreamentos, os militares receberam informações de transeuntes que o veículo roubado seguiu pela estrada nova que liga o condomínio por do sol ao bairro Congonhas, em seguida, convergiu na rotatória do referido bairro e seguiu sentido a BR-365, não sendo mais visto. É relevante citar que foi realizado cerco e bloqueio nos prováveis percursos no qual o veículo poderia ter evadido, porém sem êxito.
Após rastreamentos, os militares recuperaram o veículo abandonado em uma Fazenda. O perito compareceu ao local e o carro foi levado a cidade de Patrocínio pelo guincho credenciado.
Covid-19: boletim mostra 48 novos casos sem registro de novos óbitos; 12.040 pessoas já se recuperaram da doença
Patos de Minas chegou a 12.830 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa sexta-feira (16/04), pela Vigilância em Saúde.
O boletim de hoje (16) traz 48 novos casos em relação ao informe dessa quinta-feira. O percentual de recuperados está em 93,84%. Não houve registro de óbito.
O boletim informou também que 318 pessoas estão em recuperação domiciliar e 82 pacientes estão internados, sendo 21 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo público e privado.
Até o momento, 12.040 pessoas já se recuperaram da doença, representando 93,84% de taxa de cura, e 390 óbitos foram confirmados até o momento.
É possível perceber uma melhora nos números, entretanto não é momento de relaxar, pelo contrário, devemos manter as medidas de prevenção.
É preciso continuar com o uso da máscara, a higienização das mãos, além de evitar aglomerações e manter o distanciamento social. Somente com a colaboração de todos e o respeito às normas, poderemos reduzir ainda mais as contaminações em nossa cidade.
PM apreende 40 galos em casa utilizada para jogos de azar
A Polícia Militar (PM) apreendeu 40 galos e mais de 200 baralhos em uma residência que era utilizada para jogos de azar, na Rua Vereador João Pacheco, na tarde da última quinta-feira (15). Cinco pessoas foram detidas no local.
Segundo informações da PM, durante operação de combate a jogos de azar ilegais, os militares abordaram uma residência onde havia denúncia de bancas de jogo e rinha de galo.
No local foram abordadas 14 pessoas, sendo que 4 estavam em uma banca de jogo. No local se encontravam aproximadamente 40 galos presos em gaiolas. Uma equipe da PM de Meio Ambiente foi ao local e não constataram os maus tratos dos animais.
Diante dos faots, os envolvidos foram presos e encaminhados à delegacia de plantão juntamente com materiais apreendidos.
Mais de 700 mil doses de vacinas contra covid-19 chegam hoje, ao estado
Maior operação de vacinação da história de Minas Gerais começa a imunizar pessoas de 60 anos
Minas Gerais recebe, nesta sexta-feira (16/4), mais 701.200 doses de vacinas contra a covid-19, previstas para chegar por volta de 18h, na Central da Rede de Frio do estado. Esta é a 13ª remessa enviada pelo Ministério da Saúde, com 426.000 doses da AstraZeneca e 275.200 da Coronavac, para dar prosseguimento à maior campanha de imunização da história de Minas Gerais.
Esta remessa vai proporcionar a distribuição das doses D2 relativas ao esquema vacinal dos trabalhadores da Saúde (2,0%) e da população de 65 a 69 anos (23%). Serão distribuídas, ainda, a dose 1 (D1) para dar continuidade à imunização dos grupos de trabalhadores de Saúde, de pessoas de 65 a 69 anos e dos grupos das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas. Idosos entre 60 a 64 anos também estão contemplados por este novo lote.
“Minas Gerais segue os critérios determinados pelo Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde. Com base nele, a Secretaria de Estado de Saúde orienta municípios e gestores sobre os públicos a serem imunizados em cada etapa, bem como sobre demais aspectos técnicos que envolvem a campanha de vacinação contra a covid-19”, afirma o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti.
A logística do envio das doses aos 853 municípios está sendo concluída e logo será divulgada.
Doses
O 13º lote de 701.200 doses de imunizantes para a população mineira veio de caminhão, de São Paulo, diretamente para a Central Estadual da Rede de Frio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). As doses serão encaminhadas às 28 Unidades Regionais de Saúde (URSs) do Estado, e, posteriormente, chegarão aos municípios, responsáveis pela execução da campanha de imunização.
Acompanhe o quantitativo de cada remessa
1ª remessa
577.480 doses da CoronaVac em 18/1/2021
2ª remessa
190.500 doses de AstraZeneca em 24/1/2021
3ª remessa
87.600 doses da CoronaVac em 25/1/2021
4ª remessa
315.600 doses da CoronaVac em 7/2/2021
5ª remessa
220.000 doses da AstraZeneca e 137.400 doses da CoronaVac em 23/2/2021
6ª remessa
285.200 doses da CoronaVac em 3/3/2021
7ª remessa
303.600 doses da CoronaVac em 9/3/2021
8ª remessa
509.800 doses de CoronaVac em 17/3/2021
9ª remessa
86.750 doses da AstraZeneca e 455.800 doses da CoronaVac em 20/3/2021
10ª remessa
116.600 doses de AstraZeneca e 359.000 doses de CoronaVac em 26/3/2021
11ª remessa
73.250 doses de AstraZeneca e 943.400 doses de CoronaVac em 1/4/2021
12ª remessa
257.750 da AstraZeneca e 220.400 da Coronavac, em 8/4/2021
13ª remessa
426.000 da AstraZeneca e 275.200 da Coronavac, em 16/4/2021
Total: 5.841.330 doses