Orthodontic

Patos de Minas e outras regiões regridem para onda vermelha

Quinta 06/05/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A macrorregião de Saúde Norte vai regredir para a onda vermelha do Minas Consciente a partir de sábado (8/5), plano criado pelo governo para retomada segura e gradual da economia. Com isso, 11 das 14 macrorregiões mineiras seguem na fase vermelha, etapa que permite o funcionamento de todas as atividades econômicas desde que cumpram regras como maior distanciamento e limitação máxima de pessoas. As regiões Triângulo do Norte, Vale do Aço e Jequitinhonha seguem na onda amarela.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira (6/5) pelo Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no estado e conta com integrantes da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, do Ministério Público, da Associação Mineira dos Municípios e da Defensoria, entre outros órgãos.

O grupo também deliberou pela progressão para a onda amarela das micros de Itabira e João Monlevade, na região Central, e das de Além Paraíba, Juiz de Fora/Lima Duarte e Santos Dumont, na região Sudeste.

Já as micros de Araçuaí e Diamantina/Serro, no Jequitinhonha, Patos de Minas/São Gotardo, na região Noroeste, Brasília de Minas/São Francisco/Januária, na região Norte, e Muriaé e Ubá, na região Sudeste, que estão na onda amarela, voltarão para a fase vermelha do plano a partir de sábado após apresentarem piora nos índices da doença.

Números

A incidência da covid-19 no estado teve aumento de 11% nos últimos sete dias. Já a positividade, ou seja, o percentual de pessoas com sintomas que testam positivo para covid-19, se manteve em 39%, mesmo índice da semana passada, indicando estabilidade da doença. 

A pressão por leitos no Estado, por sua vez, diminuiu, passando de 179 pessoas na fila de espera, na última semana, para 157 nesta semana.

As cidades com menos de 30 mil habitantes apresentaram queda na incidência da covid-19 pela terceira semana seguida. Agora, são 87 municípios com incidência abaixo de 50 casos para 100 mil habitantes, podendo progredir automaticamente de onda, independentemente da situação da região em que se encontram.

Vacinação

O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, ressaltou a efetividade da vacina nos grupos que já receberam a segunda dose do imunizante, uma vez que os óbitos continuam em queda em pacientes acima de 70 anos.

“Esperamos que estes resultados também se reflitam no grupo de pessoas entre 60 e 70 anos a partir da aplicação da segunda dose da vacina que acontece nos próximos dias. Atualmente o nosso maior ponto de atenção é em relação ao número de casos e óbitos que continuam com maior incidência nesta faixa de idade”, alertou o secretário.

Baccheretti ainda reforçou sobre a necessidade da manutenção de todos os cuidados para evitar a propagação da doença, como uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos. “O vírus ainda está circulando de forma intensa no nosso Estado. Todos precisam se proteger e proteger o outro”, afirmou.
 

Suspeito de explorar adolescentes é preso em Ibiá

Quinta 06/05/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um homem de 41 anos, investigado por favorecimento de prostituição, foi preso preventivamente nesta quinta-feira (6/5), após operação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), que também cumpriu mandados de busca e apreensão na casa em que o suspeito mantinha para realização de programas sexuais, em Ibiá, no Alto Paranaíba. Uma jovem de 16 anos, natural de Montes Claros, foi encontrada no local, com suspeitas de ter sido recrutada para prostituição.

Mesmo após ser indiciado em inquérito policial anterior por manter casa de prostituição, denúncias deram conta de que o investigado continuava exercendo a atividade ilegal e explorando adolescentes na casa e em outros locais. Após investigações, a PCMG representou pela prisão preventiva do suspeito, que foi cumprida pela equipe da Delegacia de Polícia Civil em Ibiá.

O preso, que se encontra no sistema prisional à disposição da Justiça, foi indiciado pelos crimes de exploração sexual de menor de 18 anos e por manter estabelecimento em que ocorra exploração sexual.

46º BPM escolta 15º lote de vacinas para continuidade das etapas de vacinação

Quinta 06/05/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Nesta quinta-feira (06) a Polícia Militar (PM) realizou a escolta do 15º lote das vacinas contra a Covid-19 de Uberlândia para as cidades da região, que compõem a área do 46º BPM.

A chegada em Patrocínio ocorreu por volta de 13h30min de hoje, momento em que a Secretaria de Saúde iniciará a vacinação conforme cronograma.

As vacinas foram entregues em segurança também nos demais destinatários, para início da vacinação nas agências de saúde dos municípios vizinhos, sendo eles: Abadia dos Dourados, Coromandel, Douradoquara, Iraí de Minas, Monte Carmelo e Romaria.

Como nas ocasiões anteriores, este novo lote de vacinas foi distribuído nas Unidades Regionais de Saúde e distribuídas com o apoio da Polícia Militar.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Chuvas irregulares podem afetar a segunda safra de milho

Emater-MG destaca que condições climáticas devem reduzir a produtividade nas lavouras

Quinta 06/05/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas
Feed do PatosAgora

Em 2021, o milho vem chamando a atenção do mercado e também dos produtores. Em abril, as exportações brasileiras do grão registraram alta de 1.854%, com o envio de 130 mil toneladas ao exterior, segundo dados preliminares divulgados pelo Ministério da Economia, no dia 3/5. Com ritmo forte de vendas, as cotações também seguem em alta, mas há uma preocupação quanto a produtividade da segunda safra, a safrinha, que pode cair devido às condições climáticas desfavoráveis e o atraso do plantio.

Recentemente, os preços da saca do milho atingiram o valor máximo em oito anos na Bolsa de Chicago e, no Brasil, têm chegado à casa dos R$100,00. Para o coordenador estadual de Culturas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Sérgio Brás Regina, o que vem provocando a alta do milho no Brasil são as preocupações com a oferta do produto. “A demanda é grande e o cenário de oferta é incerto, devido aos problemas climáticos e também ao crescimento das exportações do produto, estimuladas pela desvalorização do real frente ao dólar”, explica.

A combinação de oferta restrita e demanda aquecida vem elevando as cotações do milho desde meados de fevereiro. O atraso na semeadura e a irregularidade das chuvas em muitas regiões produtoras aumentaram as incertezas quanto à produtividade das lavouras da segunda safra. Esse cenário vem reforçando o aumento nos preços, que operam em patamares recordes.

“As condições climáticas não estão adequadas para a cultura do milho. Algumas consultorias estimam que a safra brasileira será em torno de 100,4 milhões de toneladas, uma queda significativa já que as projeções anteriores eram de mais 112 milhões de toneladas. A seca derrubou a produtividade das lavouras de milho em vários estados produtores da segunda safra”, comenta Sérgio Regina.

Noroeste

Essa situação é verificada no Noroeste de Minas, uma das maiores regiões produtoras de milho do estado. O coordenador regional da Emater-MG em Unaí, Álvaro Goulart, diz que as chuvas têm sido irregulares, mas não houve perdas significativas nas lavouras.

No entanto, deve ocorrer uma redução de produtividade. “A gente esperava uma produtividade média de 90 sacas por hectare, agora a expectativa é de 60 sacas por hectare. Sem a chuva para granar o milho, a redução da produtividade deve ser entre 20 a 30% na segunda safra do grão”, observa. Ele lembra ainda que a produção de milho na safrinha vem crescendo ano a ano na região, chegando a superar a safra normal como ocorreu em 2019, quando a área da primeira safra foi de 78 mil hectares plantados e a segunda de 79 mil hectares.

Mas em 2021, apesar dos bons preços do grão, muitos produtores locais ficaram receosos em investir na safrinha, devido ao calendário de plantio e colheita da soja postergado pela demora das chuvas no início da safra, em 2020. “O atraso das chuvas comprometeu a janela ideal para o plantio da segunda safra. Assim, a safra normal de milho cresceu bastante, chegando a 110 mil hectares plantados na região, mas na safrinha ficou em 75 mil hectares cultivados, apesar dos ótimos preços”, argumenta Álvaro Goulart.

Subida dos custos

Além das incertezas quanto às condições climáticas devido ao atraso da época do plantio, a alta dos custos de produção também desestimulou muitos produtores a investir na segunda safra. “Os custos de produção têm subido assustadoramente. A maioria dos insumos é em dólar, moeda que se mantém em um patamar alto. E também sempre há alguma especulação de fabricantes e vendedores, que veem um momento para ganhar dinheiro, já que os preços do milho estão beirando os R$100 a saca”, diz o coordenador estadual de Culturas da Emater-MG, Sérgio Regina.

Além da forte elevação dos insumos agrícolas, outra preocupação é com o efeito inflacionário da subida dos grãos no setor agropecuário. “Quando o milho e a soja sobem, eles carregam consigo uma série de outros produtos, principalmente da cadeia de proteína animal. Uma boa parte das rações animais é composta por essas duas commodities. Então, será inevitável um impacto na produção de carnes, suínos, aves e ovos, leite”, afirma.

Sindicato Rural de Presidente Olegário perde 20 mil reais após funcionária ser vítima de estelionatário

Quinta 06/05/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

O Sindicato dos Produtores Rurais de Presidente Olegário (MG) sofreu um prejuízo de 20 mil reais após uma funcionária ser vítima de um estelionatário, na tarde da última quarta-feira (06).

Segundo informações da Polícia Militar (PM), uma pessoa ligou na sede do sindicato, se identificando como “Marcos”, alegando ser funcionário do Banco do Brasil. O suposto funcionário disse que o aplicativo gerenciador de contas, instalado no computador, estava desatualizado e que a mulher deveria providenciar a atualização.

Em seguida, a vítima acessou o aplicativo e notou que estava realmente desatualizado. Seguindo as orientações passadas pelo estelionatário, ela efetuou alguns procedimentos, entre eles a digitação da senha de acesso.

Ainda de acordo com a PM, algum tempo depois, a vítima percebeu que havia caído em um golpe, uma vez que haviam sido debitados 20 mil reais da conta. A ocorrência foi registrada para demais providências.

 

Covid-19: aberto cadastramento para nova fase da vacinação

O cadastramento de pessoas incluídas na etapa II será num segundo momento, a ser comunicado pela prefeitura

Quinta 06/05/2021 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A partir desta quinta-feira (6/5), está aberto em Patos de Minas o cadastramento para pessoas incluídas na terceira fase da vacinação contra Covid-19. Neste primeiro momento, devem cadastrar-se somente os grupos contemplados na etapa I, lembrando que menores de 18 anos não têm indicação para receber o imunizante. Ao inscrever-se, o usuário entra numa espécie de fila on-line, que será seguida para ordenar a convocação conforme as doses são disponibilizadas. 

Grupos prioritários da primeira etapa:

– pessoas de 55 a 59 anos com deficiência permanente cadastradas no BPC;
– pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos;
– pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade (acima de 18 anos);
– pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), independentemente da idade (acima de 18 anos);
– gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade (acima de 18 anos).

O cadastramento é realizado na plataforma já utilizada pelo Executivo local (Aprova Digital – patosdeminas.prefeituras.net). Primeiramente a pessoa deve criar usuário e senha nesse sistema e, depois disso, acessar o processo correspondente ao grupo de comorbidade a que ela pertence. No ato da inscrição, é muito importante preencher corretamente os dados pessoais solicitados (inclusive e-mail, o qual será utilizado para comunicar a data da vacinação) e a doença que possui (quando discriminado no processo).

Não será necessário anexar o laudo médico atestando a doença no ato do cadastramento, pois todos os documentos exigidos (relatório médico, documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência em Patos de Minas) serão conferidos no momento da aplicação da dose. Esse laudo deve ser original, emitido há no máximo seis meses e preenchido com a comorbidade conforme ela está descrita na planilha do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

USFs – As unidades de saúde da família auxiliam a comunidade na realização do cadastramento caso haja dificuldade no procedimento on-line. O horário de atendimento, nesse caso, é das 13h30 às 16h30.

Outra pessoa da família também pode efetuar o cadastramento para quem tiver dificuldade. Por exemplo, o filho pode inscrever os pais ou vice-versa, desde que os dados pessoais informados sejam daquele que será vacinado nesta terceira fase.

Vacinação – Assim como já vem ocorrendo, a convocação dos inscritos ocorrerá mediante a disponibilização de vacinas pelos governos federal e estadual. As primeiras doses já chegaram a Minas Gerais, e a expectativa é que Patos de Minas receba a sua parte até o início da próxima semana.

Os locais e horários de vacinação serão informados nos canais oficiais da prefeitura, assim como no e-mail informado no ato do cadastro.

 

Caminhonete colide na traseira de ônibus na rodovia MGC 462

Quinta 06/05/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) registrou um acidenten envolvendo uma caminhonete e um ônibus, na noite da última quarta-feira (05), na altura do km 07 da rodovia MGC 462, em Patrocínio (MG). Não houve feridos no acidente.

Segundo informações da PMRv, o condutor de 60 anos do ônibus relatou que seguina no sentido Perdizes para Patrocínio, momento em que seu veículo apresentou um problema mecânico, sendo necessário parar no acostamento da rodovia, quando visualizou uma caminhonete colidir em sua traseira.

Já o condutor de 73 anos da caminhonete disse que seguia sentido Patrocínio, momento em que deparou com um automóvel transitando em baixa velocidade em sua frente, sendo que para não colidir nesse veículo, freou, direcionando para o acostamento onde deparou com o ônibus imobilizado e não conseguiu evitar a colisão traseira.

Do ocorrido ninguém se feriu, sendo os veículos fiscalizados e liberados para seus respectivos condutores.

Trabalhadores nascidos em maio podem sacar auxílio emergencial

Segunda 09/08/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em maio podem sacar, a partir de hoje (9), a quarta parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 22 de julho.

Os recursos também podem ser transferidos para uma conta-corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro apenas podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

O saque originalmente estava previsto para ocorrer em 25 de agosto, mas foi antecipado em cerca de duas semanas por decisão da Caixa. Segundo o banco, a adaptação dos sistemas tecnológicos e dos beneficiários ao sistema de pagamento do auxílio emergencial permitiu o adiantamento do calendário.

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.

Neste ano, a nova rodada de pagamentos, durante sete meses, prevê parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, recebem R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375; e pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150.

 

 

Regras


Pelas regras estabelecidas, o auxílio é pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo. É necessário que o beneficiário já tenha sido considerado elegível até o mês de dezembro de 2020, pois não há nova fase de inscrições. Para quem recebe o Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso, seja a parcela paga no programa social, seja a do auxílio emergencial.

O programa se encerraria com a quarta parcela, depositada em julho e sacada em agosto, mas foi prorrogado até outubro, com os mesmos valores para o benefício.

A Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o auxílio emergencial. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para receber o benefício, a regularização do CPF e os critérios de desempate dentro da mesma família para ter acesso ao auxílio.

PF desarticula quadrilha que comandava tráfico internacional de drogas

Justiça determina a busca e apreensão de dez aeronaves

Quinta 06/05/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Policiais federais cumpriram nesta quinta-feira (6) 110 mandados judiciais - 38 de prisão e 72 de busca e apreensão - em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amazonas, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. A ação faz parte da Operação Grão Branco, cujo alvo é uma quadrilha responsável por tráfico internacional de drogas.

A 1ª Vara da Justiça Federal de Cáceres (MT) determinou ainda a busca e apreensão de dez aeronaves e o sequestro de todos os bens de 103 pessoas físicas e jurídicas investigadas. O valor total de bens sequestrado está sendo apurado.

Como foi o início da investigação
As investigações tiveram início em janeiro de 2019, quando a Polícia Federal (PF) e o Grupo Especial de Fronteira – Gefron, de Mato Grosso - apreenderam 495 kg de cocaína no município de Nova Lacerda (MT). Na operação, foram realizados mais de dez flagrantes com apreensão de aproximadamente quatro toneladas de cocaína, aeronaves e veículos utilizados no transporte e a prisão de mais de 20 pessoas envolvidas com o crime.

“O líder da organização criminosa, já condenado por tráfico de drogas,  encontrava-se foragido da Justiça brasileira e controlava toda a logística do transporte da droga a partir de uma mansão em um condomínio de luxo em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, desde a saída da droga daquele país por meio de aeronaves, até o recebimento dela em pistas clandestinas no Brasil, o carregamento em carretas e a entrega em grandes centros do Brasil”, disse a PF, em nota.

Em 2020, por meio de uma cooperação internacional com a Polícia Boliviana (Cerian - Centro Regional de Inteligência Antinarcóticos), o líder foi expulso do país e entregue às autoridades brasileiras, iniciando o cumprimento da pena pelo crime. Ao mesmo tempo, seus familiares e outros integrantes da organização criminosa continuaram  comandando a logística de transporte da droga.

O nome do líder da organização criminosa não foi divulgado. O nome da Operação Grão Branco deve-se ao transporte de grãos (soja, milho) de Mato Grosso para São Paulo para justificar as viagens das carretas que transportavam a cocaína.

Plantação de cannabis é localizada pela PCMG após investigação

Quinta 06/05/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Em ação de combate do tráfico de drogas, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu em flagrante, nessa quarta-feira (5/5), um homem de 26 anos, na zona rural de Ingaí, no Sul do estado. Por meio de monitoramento, realizado por policiais do Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc), foi apurado que o suspeito estaria plantando e cultivando variadas cepas de cannabis. Ainda conforme investigação, o homem também extraía óleos dessas plantas e realizava o envio a diversos estados do país.

O investigado, segundo levantamentos, cursava o 8º período do curso de Agronomia em Lavras, tendo conhecimentos que permitiram a ele apurar a técnica de cultivo e plantio, inclusive com cruzamento de espécies variadas que derivavam em cannabis com maior índice de THC (principal princípio ativo da maconha, responsável pelos efeitos psicoativos alucinógenos).

Durante as buscas, os policiais encontraram uma estufa com diversas mudas da planta, frascos de óleo extraídos da cannabis, plantas secas prontas para o consumo, produtos para a selagem a vácuo das plantas secas e materiais de serviço postal para envio a outros estados do país. No imóvel, também foram localizadas mais de duzentas plantas do tipo cannabis, de tamanhos e naturezas diversas, plantadas em extensa vegetação entorno da casa.

A prisão e as apreensões tiveram apoio da Delegacia Regional de Polícia Civil em Lavras.