Unipam topo-vestibular

Casal é preso suspeito de furtar diversos produtos em supermercado

Sexta 07/05/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na noite de quinta-feira (06) a Sala de Operações da Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) foi informada de furto em supermercado, aonde um casal furtou alguns materiais e evadiram em um VW Gol de cor preta.

A placa do carro foi identificada pelo sistema de câmeras, sendo localizada a residência dos autores, localizada no Bairro São Francisco.

Os autores de 36 e 40 anos foram presos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil juntamente com o material apreendido.

 

 

PM recebe denúncia e prende funcionário de comércio por tráfico de drogas

Sexta 07/05/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na noite da última quinta-feira (06) durante patrulhamento pelo Bairro Marciano Brandão, em Patrocínio (MG) a Polícia Militar (PM) realizou abordagem em um comércio, sobre o qual,  existe duas denúncias de tráfico de drogas.

As informações davam conta de que o tráfico era realizado por um entregador do comércio existente no Bairro Marciano Brandão, e que o autor utilizava uma motocicleta para realizar as entregas dos entorpecentes.

No local, o autor foi abordado e preso. Durante as buscas foram localizados e apreendidos 8 papelote de cocaína, R$ 161,00 e uma motoneta Honda Biz

O autor de 38 anos foi preso e encaminhado à Delegacia juntamente com o material apreendido.

Polícia Militar prende autores de roubo de veículo, tráfico de drogas e outros crimes

Sexta 07/05/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na última quinta-feira (06) a Polícia Militar (PM) desencadeou a "Operação Monte Seguro", com foco na repressão qualificada ao crime na cidade, diante das últimas ocorrências de roubo registradas em Monte Carmelo.

Em uma primeira intervenção foi realizada a prisão de dois autores pelo crime de tráfico de drogas, ficando constatada a participação de um deles no roubo ocorrido na zona rural do município no dia 28 de abril.

Em continuidade às diligências, foram identificados outros dois autores que teriam participação no roubo, os quais foram localizados e presos.

Após novas intervenções foi identificado o local onde os autores estavam escondidos, em uma residência no bairro Santa Rita. Foi procedida abordagem no local e foram localizados a caminhonete roubada e outros materiais produto de crime.

Os autores fazem parte de organização criminosa com envolvimento em roubos a zona rural e de veículos. Possuem registros como autores dos crimes de Homicídio, Roubo, Tráfico de Drogas, Posse de Arma de Fogo, Receptação, entre outros crimes.

Um deles estava no gozo de liberdade provisória e outro utilizando tornozeleira eletrônica.


 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Polícia impede extorsão mediante sequestro e prende dois

Sexta 07/05/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Nessa quinta-feira (6/5), dois homens, de 19 e 21 anos, suspeitos de sequestrarem a família da gerente de um banco de Paraguaçu, no Sul de estado, foram presos em flagrante após ações das polícias Civil e Militar. O crime ocorreu no mesmo dia, no município vizinho, Elói Mendes.
Os suspeitos haviam rendido a família na noite anterior, quando o marido e o filho da gerente, de 3 anos, foram mantidos em cárcere enquanto a vítima era obrigada a manter contato com os sequestradores para que retirasse valores dos cofres da agência.

Equipes do Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp), composta por policiais da Delegacia Especializada Antissequestro e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), imediatamente foram mobilizadas e chegaram à cidade em um helicóptero da PCMG.

Desconfiados de que haviam sido descobertos, os sequestradores abortaram a ação criminosa e libertaram a família da vítima. Vários levantamentos foram realizados, e a Polícia Militar, ao final do dia, prendeu os suspeitos na zona rural entre as cidades de Paraguaçu e Alfenas.

Paralelamente, a equipe da Delegacia de Polícia Civil em Paraguaçu, com apoio de uma equipe da Delegacia Antissequestro, localizou e apreendeu as armas utilizadas pelos suspeitos. Elas estavam enterradas próximo a um açude às margens da rodovia MG-491, trecho Paraguaçu/Alfenas.

Após serem autuados em flagrante por extorsão mediante sequestro, os investigados foram encaminhados ao sistema prisional.

Covid-19: Patos de Minas registra 20 novos casos e 1 óbito confirmado

Quinta 06/05/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Patos de Minas chegou a 13.279 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa quinta-feira (06/05), pela Vigilância em Saúde.

O informe epidemiológico desta quinta-feira (6/5) traz 20 novos casos em relação ao boletim divulgado ontem. Dos casos, um refere-se ao dia 30/4, três são de 2/5 e os demais são dos dias 4 a 6 de maio. Foi registrado um óbito: mulher de 86 anos. A morte aconteceu no último dia 4.

O boletim informou também que 224 pessoas estão em recuperação domiciliar e 42 pacientes estão internados, sendo 16 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo público e privado.

Até o momento, 12.588 pessoas já se recuperaram da doença, representando 94,79% de , e 425 óbitos foram confirmados até o momento.

Covid-19: onda vermelha começa a valer somente na segunda-feira em Patos de Minas, decide comitê local

Voltas às aulas presenciais não sofre alteração com a reclassificação de Patos de Minas para fase mais restritiva do Minas Consciente

Quinta 06/05/2021 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

O Governo de Minas Gerais anunciou que a microrregião de Patos de Minas regride para a onda vermelha do Minas Consciente a partir de sábado (8/5). Contudo, em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (6/5), o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 definiu que o protocolo dessa fase mais restritiva será adotado apenas a partir da próxima segunda-feira.

A deliberação do comitê local parte do princípio de planejamento e responsabilidade com os setores produtivos do município, que precisam de tempo hábil para organizarem-se em relação às novas medidas.  “Pensemos, por exemplo, num casamento marcado para o fim de semana com o número de convidados aceito na onda amarela. Como os noivos vão desconvidar as pessoas para cumprir as restrições da onda vermelha?”, pondera o coordenador do grupo de trabalho, Emerson Gontijo.

Dessa forma, eventos podem ocorrer com limite de 100 pessoas até domingo, observando distância linear de 1,5m, metragem referência individual de 4m² e ocupação máxima de seis convidados por mesa. Essas mesmas normas são também o padrão para funcionamento de bares e restaurantes. No entanto, já na segunda-feira, entram em vigor normas mais restritivas, como distância linear de 3m e metragem referência de 10m² por pessoa.

Ensino presencial – Vale destacar que a regressão para a fase vermelha não altera a retomada do ensino presencial, recém-autorizado pelo Executivo patense. Isso porque tanto o protocolo do Minas Consciente quanto o protocolo municipal de retorno às atividades de ensino estabelecem que somente em onda roxa não podem ocorrer aulas nas próprias instituições. A normatização do comitê local, inclusive, padroniza a adoção da distância linear de 1,5m dentro das salas de aula nas ondas vermelha, amarela e verde.

Patos de Minas e outras regiões regridem para onda vermelha

Quinta 06/05/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A macrorregião de Saúde Norte vai regredir para a onda vermelha do Minas Consciente a partir de sábado (8/5), plano criado pelo governo para retomada segura e gradual da economia. Com isso, 11 das 14 macrorregiões mineiras seguem na fase vermelha, etapa que permite o funcionamento de todas as atividades econômicas desde que cumpram regras como maior distanciamento e limitação máxima de pessoas. As regiões Triângulo do Norte, Vale do Aço e Jequitinhonha seguem na onda amarela.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira (6/5) pelo Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no estado e conta com integrantes da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, do Ministério Público, da Associação Mineira dos Municípios e da Defensoria, entre outros órgãos.

O grupo também deliberou pela progressão para a onda amarela das micros de Itabira e João Monlevade, na região Central, e das de Além Paraíba, Juiz de Fora/Lima Duarte e Santos Dumont, na região Sudeste.

Já as micros de Araçuaí e Diamantina/Serro, no Jequitinhonha, Patos de Minas/São Gotardo, na região Noroeste, Brasília de Minas/São Francisco/Januária, na região Norte, e Muriaé e Ubá, na região Sudeste, que estão na onda amarela, voltarão para a fase vermelha do plano a partir de sábado após apresentarem piora nos índices da doença.

Números

A incidência da covid-19 no estado teve aumento de 11% nos últimos sete dias. Já a positividade, ou seja, o percentual de pessoas com sintomas que testam positivo para covid-19, se manteve em 39%, mesmo índice da semana passada, indicando estabilidade da doença. 

A pressão por leitos no Estado, por sua vez, diminuiu, passando de 179 pessoas na fila de espera, na última semana, para 157 nesta semana.

As cidades com menos de 30 mil habitantes apresentaram queda na incidência da covid-19 pela terceira semana seguida. Agora, são 87 municípios com incidência abaixo de 50 casos para 100 mil habitantes, podendo progredir automaticamente de onda, independentemente da situação da região em que se encontram.

Vacinação

O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, ressaltou a efetividade da vacina nos grupos que já receberam a segunda dose do imunizante, uma vez que os óbitos continuam em queda em pacientes acima de 70 anos.

“Esperamos que estes resultados também se reflitam no grupo de pessoas entre 60 e 70 anos a partir da aplicação da segunda dose da vacina que acontece nos próximos dias. Atualmente o nosso maior ponto de atenção é em relação ao número de casos e óbitos que continuam com maior incidência nesta faixa de idade”, alertou o secretário.

Baccheretti ainda reforçou sobre a necessidade da manutenção de todos os cuidados para evitar a propagação da doença, como uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos. “O vírus ainda está circulando de forma intensa no nosso Estado. Todos precisam se proteger e proteger o outro”, afirmou.
 

Suspeito de explorar adolescentes é preso em Ibiá

Quinta 06/05/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um homem de 41 anos, investigado por favorecimento de prostituição, foi preso preventivamente nesta quinta-feira (6/5), após operação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), que também cumpriu mandados de busca e apreensão na casa em que o suspeito mantinha para realização de programas sexuais, em Ibiá, no Alto Paranaíba. Uma jovem de 16 anos, natural de Montes Claros, foi encontrada no local, com suspeitas de ter sido recrutada para prostituição.

Mesmo após ser indiciado em inquérito policial anterior por manter casa de prostituição, denúncias deram conta de que o investigado continuava exercendo a atividade ilegal e explorando adolescentes na casa e em outros locais. Após investigações, a PCMG representou pela prisão preventiva do suspeito, que foi cumprida pela equipe da Delegacia de Polícia Civil em Ibiá.

O preso, que se encontra no sistema prisional à disposição da Justiça, foi indiciado pelos crimes de exploração sexual de menor de 18 anos e por manter estabelecimento em que ocorra exploração sexual.

46º BPM escolta 15º lote de vacinas para continuidade das etapas de vacinação

Quinta 06/05/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Nesta quinta-feira (06) a Polícia Militar (PM) realizou a escolta do 15º lote das vacinas contra a Covid-19 de Uberlândia para as cidades da região, que compõem a área do 46º BPM.

A chegada em Patrocínio ocorreu por volta de 13h30min de hoje, momento em que a Secretaria de Saúde iniciará a vacinação conforme cronograma.

As vacinas foram entregues em segurança também nos demais destinatários, para início da vacinação nas agências de saúde dos municípios vizinhos, sendo eles: Abadia dos Dourados, Coromandel, Douradoquara, Iraí de Minas, Monte Carmelo e Romaria.

Como nas ocasiões anteriores, este novo lote de vacinas foi distribuído nas Unidades Regionais de Saúde e distribuídas com o apoio da Polícia Militar.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Chuvas irregulares podem afetar a segunda safra de milho

Emater-MG destaca que condições climáticas devem reduzir a produtividade nas lavouras

Quinta 06/05/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas
Feed do PatosAgora

Em 2021, o milho vem chamando a atenção do mercado e também dos produtores. Em abril, as exportações brasileiras do grão registraram alta de 1.854%, com o envio de 130 mil toneladas ao exterior, segundo dados preliminares divulgados pelo Ministério da Economia, no dia 3/5. Com ritmo forte de vendas, as cotações também seguem em alta, mas há uma preocupação quanto a produtividade da segunda safra, a safrinha, que pode cair devido às condições climáticas desfavoráveis e o atraso do plantio.

Recentemente, os preços da saca do milho atingiram o valor máximo em oito anos na Bolsa de Chicago e, no Brasil, têm chegado à casa dos R$100,00. Para o coordenador estadual de Culturas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Sérgio Brás Regina, o que vem provocando a alta do milho no Brasil são as preocupações com a oferta do produto. “A demanda é grande e o cenário de oferta é incerto, devido aos problemas climáticos e também ao crescimento das exportações do produto, estimuladas pela desvalorização do real frente ao dólar”, explica.

A combinação de oferta restrita e demanda aquecida vem elevando as cotações do milho desde meados de fevereiro. O atraso na semeadura e a irregularidade das chuvas em muitas regiões produtoras aumentaram as incertezas quanto à produtividade das lavouras da segunda safra. Esse cenário vem reforçando o aumento nos preços, que operam em patamares recordes.

“As condições climáticas não estão adequadas para a cultura do milho. Algumas consultorias estimam que a safra brasileira será em torno de 100,4 milhões de toneladas, uma queda significativa já que as projeções anteriores eram de mais 112 milhões de toneladas. A seca derrubou a produtividade das lavouras de milho em vários estados produtores da segunda safra”, comenta Sérgio Regina.

Noroeste

Essa situação é verificada no Noroeste de Minas, uma das maiores regiões produtoras de milho do estado. O coordenador regional da Emater-MG em Unaí, Álvaro Goulart, diz que as chuvas têm sido irregulares, mas não houve perdas significativas nas lavouras.

No entanto, deve ocorrer uma redução de produtividade. “A gente esperava uma produtividade média de 90 sacas por hectare, agora a expectativa é de 60 sacas por hectare. Sem a chuva para granar o milho, a redução da produtividade deve ser entre 20 a 30% na segunda safra do grão”, observa. Ele lembra ainda que a produção de milho na safrinha vem crescendo ano a ano na região, chegando a superar a safra normal como ocorreu em 2019, quando a área da primeira safra foi de 78 mil hectares plantados e a segunda de 79 mil hectares.

Mas em 2021, apesar dos bons preços do grão, muitos produtores locais ficaram receosos em investir na safrinha, devido ao calendário de plantio e colheita da soja postergado pela demora das chuvas no início da safra, em 2020. “O atraso das chuvas comprometeu a janela ideal para o plantio da segunda safra. Assim, a safra normal de milho cresceu bastante, chegando a 110 mil hectares plantados na região, mas na safrinha ficou em 75 mil hectares cultivados, apesar dos ótimos preços”, argumenta Álvaro Goulart.

Subida dos custos

Além das incertezas quanto às condições climáticas devido ao atraso da época do plantio, a alta dos custos de produção também desestimulou muitos produtores a investir na segunda safra. “Os custos de produção têm subido assustadoramente. A maioria dos insumos é em dólar, moeda que se mantém em um patamar alto. E também sempre há alguma especulação de fabricantes e vendedores, que veem um momento para ganhar dinheiro, já que os preços do milho estão beirando os R$100 a saca”, diz o coordenador estadual de Culturas da Emater-MG, Sérgio Regina.

Além da forte elevação dos insumos agrícolas, outra preocupação é com o efeito inflacionário da subida dos grãos no setor agropecuário. “Quando o milho e a soja sobem, eles carregam consigo uma série de outros produtos, principalmente da cadeia de proteína animal. Uma boa parte das rações animais é composta por essas duas commodities. Então, será inevitável um impacto na produção de carnes, suínos, aves e ovos, leite”, afirma.