A cada dois dias uma mulher morre vítima de violência doméstica em Minas
Governo lança campanha de combate ao feminicídio e convoca a população a denunciar casos de agressão; canal 181 garante anonimato
Fonte: Agência Minas
Em Minas Gerais, a cada dois dias uma mulher morre vítima de violência doméstica. Em 50% dos casos, as mortes foram causadas por facas, tesouras ou canivetes. São crimes cometidos por maridos, namorados, ex-companheiros, entre outros. A partir desses números, uma campanha lançada pelo Governo de Minas nesta quinta-feira (25/1) convoca a população a “botar tudo em pratos limpos” e reforça que “em briga de marido e mulher” se mete a colher sim. As peças publicitárias estão sendo exibidas em emissoras de rádios e TVs e nas redes sociais.
Em todo o Brasil, somente em 2021, 3.878 mulheres foram vítimas de homicídio. Os casos registrados como feminicídio, que é quando a vítima é assassinada pelo fato de ser mulher, chegaram a 1.341, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
De acordo com um relatório da Polícia Civil de Minas Gerais, 155 mulheres foram vítimas de feminicídio naquele ano. Em 2022, foram 163, além de outras 195 tentativas de feminicídio.
Para coibir a violência contra a mulher, impedir que essas mortes ocorram e garantir que os agressores sejam presos, a campanha do Governo de Minas reforça que é possível denunciar pelo telefone 181. O Disque Denúncia é coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e completou 15 anos em 2022.
Nesse período, mais de 1 milhão de denúncias foram apuradas pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar. Mais de 263 mil criminosos foram presos e apreendidos. O canal garante o anonimato e sigilo da pessoa que faz a denúncia e garante a participação da sociedade no combate à criminalidade.
Canais de ajuda
Em situações de emergência, as denúncias também podem ser feitas pelos telefones 190 (Polícia Militar) e 197 (Polícia Civil).
Na página da Delegacia Virtual é possível registrar ocorrências de ameaça, lesão corporal, agressão e descumprimento de medida protetiva.
As vítimas também podem utilizar o aplicativo MG Mulher, disponível gratuitamente para Android ou iOs, que conta com endereços e telefones de delegacias, unidades policiais e instituições de ajuda mais próximas, vídeos, áudios e textos para orientar as vítimas, além da possibilidade de criar uma rede de contato com pessoas de confiança que podem ser acionadas em uma emergência com um só clique.
Acolhimento
O Governo de Minas Gerais disponibiliza espaços de acolhimento e ajuda às vítimas de violência doméstica e também aos filhos.
Em Belo Horizonte, existe a Casa da Mulher Mineira, uma unidade da Polícia Civil na Avenida Augusto de Lima, 1.845, no Barro Preto. Inaugurada no ano passado, ela atendeu mais de 500 mulheres somente nos dois primeiros meses de funcionamento. Cerca de 450 medidas protetivas foram solicitadas.
Na unidade, as mulheres podem solicitar Medidas Protetivas de Urgência, acompanhamento até a residência para retirada de pertences em segurança, receber a guia de exame de corpo de delito, realizar a representação criminal para a devida responsabilização do agressor, além de ser encaminhada para casas abrigo, para serviços de atendimento psicossocial e para orientação jurídica na Defensoria Pública. O ambiente favorece a privacidade e a escuta qualificada durante atendimento.
As vítimas de violência doméstica ou familiar também podem buscar ajuda por meio do Centro Risoleta Neves de Atendimento à Mulher (Cerna). A ferramenta, vinculada ao Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação em Direitos Humanos (Sima-Mulher) do Governo de Minas, registra casos de violação e fornece mecanismos para promoção do atendimento à vítima em rede. O primeiro atendimento é feito por agendamento direto ao serviço, por meio dos telefones (31) 3270-3235 ou (31) 3270-3296.
Adolescente patense morre em acidente na BR 418, próximo a Argolo na Bahia
Matéria atualizada dia 26/01/2023 as 17 horas.
Fonte: G1 Bahia
Um adolescente de 13 anos morreu em um acidente de carro no km 110 da BR-418, na quarta-feira (25). O caso aconteceu em Argolo, distrito de Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia.
A vítima, Arthur Borges Coelho, estava com o pai, que dirigia o veículo. O homem tentou desviar de um buraco na rodovia e perdeu o controle da direção do carro, que capotou.
O adolescente foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para um hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos.
Informações preliminares apontam que uma mulher, que seria mãe da vítima, teve ferimentos no braço e também foi hospitalizada. No entanto, a Polícia Civil ainda não confirmou a informação.
A família é natural de Patos de Minas/MG e passava pela Bahia durante uma viagem. O caso é investigado pela Delegacia de Nova Viçosa.
Polícia Civil impede estelionato e evita que vítima sofresse prejuízo de 77 mil reais
Nesta quinta-feira (26), a Polícia Civil de Minas Gerais, através da Delegacia de Furtos e Roubos, vinculada a 2° Delegacia Regional de Patrocínio, impediu a consumação de um estelionato praticado mediante técnicas de engenharia social e evitando um prejuízo de mais de R$77.000,00.
Uma das vítimas anunciou a venda de seu veículo na internet, sendo contatada pelo estelionatário. Assim, iniciaram a negociação dizendo que compraria o veículo para repassar a um “primo”, a fim de quitar uma dívida, mas que não era para o vendedor falar nada a respeito do valor do carro. Ao desconfiar da forma como estava sendo realizado o negócio, deslocou até a Delegacia de Plantão para solicitar ajuda e orientações.
A segunda vítima, que não é da cidade de Patrocínio, foi até o local combinado para a negociação e, ao chegar à Delegacia de Plantão, estranhou a situação. Todavia, após conversar com o vendedor e com os policiais civis, percebeu que estava sendo enganado e que provavelmente iria cair no golpe, pois repassaria o veículo na troca com outro e ainda depositaria uma quantia em dinheiro para o criminoso.
Dessa forma, a equipe de investigadores orientou as vítimas que cessassem o contato com os criminosos, obtendo todas as informações de que dispunham, no intuito de subsidiar as investigações que prosseguem para identificar os autores.
A Polícia Civil reitera seu compromisso com a repressão da prática de crimes e orienta à população para que evitem a intermediação de terceiras pessoas nas negociações e sempre a confirmem a veracidade de anúncios feitos através da internet.
Contamos com a participação da população através do disque denúncia unificado 181 ou através do telefone 3831-1432, para um resultado mais rápido e eficaz das ações.
Prefeitura lamento o falecimento do médico Edson Padolan
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
A Prefeitura de Patos de Minas lamenta o falecimento do médico Edson Padolan.
Dr. Edson atuou na Atenção Básica da rede municipal por 14 anos, dedicando seu trabalho aos usuários do SUS. Ele era esposo da servidora aposentada Vânia Ruth.
O corpo está sendo velado na funerária Príncipe da Paz até as 14h desta quinta-feira (26). Que familiares e amigos encontrem o conforto necessário neste difícil momento.
Bandidos furtam cerca de 4 mil metros de fiação em usina fotovoltaica
A Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) realiza rastreamentos para tentar localizar os autores que furtaram aproximadamente 4 mil metros de fiação em uma usina fotovoltaica na zona rural do município.
Segundo a PM, o solicitante relatou que manhã de ontem (25) constatou que autoria não identificada cortou o alambrado de acesso à usina e se deslocaram até o local onde ficam as placas solares, de onde furtaram aproximadamente 4.000 metros de fiação e danificaram cerca de 2.000 metros.
O solicitante acredita que o furto tenha ocorrido durante a madrugada. Segue rastreamentos para identificar/prender os autores. Qualquer informação pode ser repassada através dos telefones 181 ou 190
PM recupera duas toneladas de café furtado em Patrocínio
Na quarta-feira (25), a Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) tomou conhecimento de um furto de aproximadamente 2.050 kg de café, que estavam em um semirreboque acoplado a um caminhão estacionado no interior de um lava-jato de um posto de combustível da cidade, ocorrido durante a madrugada.
As guarnições da Polícia Militar iniciaram as diligências em busca de informações. Foram levantadas diversas imagens de comércios próximos ao local do furto e constatado a participação de um veículo Fiat Strada na ação delituosa.
Foi constatado que o veículo dos autores acessava o bairro Cruzeiro da Serra e saía em um intervalo de 30 minutos, tempo que gastava para dar uma viagem carregando parte do café subtraído, sendo percebido que o veículo realizou mais de uma viagem transportando o produto.
Depois de mais alguns levantamentos, os militares descobriram que o veículo usado no crime estava no interior de um imóvel abandonado, localizado em uma garagem coberto por lonas e com as placas adulteradas com fita adesiva. No interior de um cômodo, foi localizado todo o café furtado.
Durante realização de monitoramento do local, pois havia a possibilidade de retorno dos autores, um indivíduo se aproximou e adentrou à casa, sendo posteriormente abordado, identificado e apreendido.
O proprietário da Strada, utilizado pelos autores no furto, foi localizado e preso. Um terceiro envolvido no crime foi identificado e qualificado, mas ainda não localizado, contudo, seguem as diligências para prendê-lo.
Diante dos fatos, o menor foi apreendido e autor preso em flagrante delito, conduzidos para a Delegacia de Polícia, juntamente com seus telefones celulares, que foram apreendidos. O veículo foi apreendido e removido ao pátio credenciado do Detran. O café furtado foi recuperado e restituído para a vítima.
Carreta transportando colheitadeira encosta em rede de alta tensão
Uma carreta que transportava uma colheitadeira encostou em uma rede elétrica de alta tensão na zona rural de Patos de Minas (MG). O Corpo de Bombeiros foi acionado no local para socorrer os ocupantes do veículo.
Segundo a corporação, uma testemunha informou que no momento em que houve o contato com a rede elétrica os pneus da carreta começaram a incendiar e houve estouro de dois pneus da carreta e de um pneu da colheitadeira.
Ele informou que ao tentar aproximar-se da carreta sentiu formigamento nos membros inferiores como se o solo estivesse energizado, momento em que se afastou do local. À distância, ele orientou que os dois ocupantes da carreta permanecessem no interior da mesma para evitar choque elétrico e acionou os bombeiros e concessionaria de energia.
O Corpo de Bombeiros deslocou-se ate o local onde verificou que o incêndio havia cessado e, com o estouro do pneu da colheitadeira, a mesma perdeu um pouco de altura e afastou-se alguns centímetros dos fios e estava estabilizada. Os dois ocupantes aguardavam no interior da carreta.
O Corpo de Bombeiros realizou prevenção aguardando a chegada da concessionária de energia. Os ocupantes conseguiram sair da carreta em segurança.
Dicas de segurança:
Evite acidentes com a rede elétrica: Ao transportar equipamentos ou cargas altas, redobre a atençao ao passar debaixo de redes elétricas. Se possível, conte com o apoio de uma terceira pessoa para verificar de fora do veiculo, se não há risco de aproximação da rede elétrica.
Cuidado ao manusear peças metálicas compridas como canos e vergalhões próximos à rede elétrica.
Importante frisar que não é necessário encostar na rede de alta tensão para ocorrer a descarga elétrica.
A simples aproximação de um objeto em direção a rede de alta tensão pode ensejar a ocorrência de um arco voltaico que é a passagem de corrente elétrica através do ar saindo da rede em direção a este objeto provocando uma descarga que pode resultar em acidentes fatais.
Em casos de colisão de veículos com postes ou contato da carga com a rede elétrica:
• Não saia do veículo. Se houver um cabo partido em contato com o veículo você poderá tomar um choque;
• Em situação de incêndio do veículo, abra a porta e pule com os pés juntos, o mais distante possível, sem tocar a lataria do veículo;
• Se estiver do lado de fora do veículo que está em contato com os cabos, não encoste no veículo, pois ele poderá estar energizado;
• Não tente socorrer vítimas que estiverem em contato com fios partidos. Acione imediatamente a Cemig e o Corpo de Bombeiros Militar.
Indivíduo é preso por porte ilegal de arma de fogo na MGC 354
Um homem de 26 anos foi preso pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) por porte ilegal de arma de fogo. O fato ocorreu no final da tarde de hoje (25), no km 171 da rodovia MGC 354, em Patos de Minas (MG).
Segundo a PMRv, a equipe GTR abordou uma caminhonete VW Amarok, com placas de Brasília (DF), conduzida por um rapaz de 26 anos.
No decorrer da fiscalização os policiais notaram que o abordado apresentava nervosismo e inquietação fora do comum, causando suspeição por parte da equipe policial.
Ao ser procedida busca, foi encontrada uma pistola calibre 22, carregada com 9 cartuchos intactos. Não foi localizado registro da arma em nenhum sistema. O condutor recebeu voz de prisão, sendo conduzido até Delegacia de Plantão. A arma e as munições foram apreendidas.
Corpo de homem desaparecido há 9 dias é localizado no Rio Paranaíba, em Patos de Minas
Fotos: CBMMG
O Corpo de Bombeiros de Patos de Minas localizou nesta quarta-feira (25), nas águas do Rio Paranaíba, no Bairro Residencial Quebec, o corpo de um senhor desaparecido desde o dia 16 de janeiro.
Segundo a corporação, as buscas começaram no dia 17 de janeiro na área rural do município, no local onde a família informou ser o último ponto onde ele foi visto. Foram realizadas buscas pelas equipes em áreas de mata, de plantação, nas margens do rio e em represas, inclusive com apoio de drones.
Além do Corpo de Bombeiros, a família, a PM e voluntários trabalharam nas buscas, tanto na área rural quanto na área urbana de Patos de Minas durante este período.
Hoje foram empenhadas três equipes de bombeiros realizando buscas, sendo uma equipe de Uberaba utilizando cães de treinados em busca, uma equipe de Patos de Minas apoiando com drone e outra equipe de Patos de Minas realizando buscas no Rio Paranaíba com uso de uma moto aquática.
Por volta das 11:30h a equipe que realizava buscas no Rio Paranaíba localizou um corpo no rio, na superfície das águas, em local próximo ao bairro Quebec. As características físicas do corpo e as roupas eram parecidas com as do senhor desaparecido.
PM e perícia foram acionados para o local e, após a retirada do corpo, o mesmo foi encaminhado para o IML para identificação.
Painel do Sine: Patos de Minas tem mais de 70 vagas de emprego
Fotos: CBMMG Fonte: Agência Minas (foto: Gil Leonardi / Imprensa MG)
Quem está tentando entrar no mercado de trabalho deve ficar atento às oportunidades disponíveis nas unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Minas Gerais. O Painel de Informações sobre o sistema, que lista oportunidades em todo o estado, foi atualizado nesta quarta-feira (25) e há mais de 9,3 mil vagas.
A página é administrada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Por meio da internet, o trabalhador pode ter acesso às oportunidades disponíveis em todas as unidades do estado. Há filtros por região, município, ocupações e unidades.
Em Patos de Minas, são 72 vagas. Nesta quarta, a ocupação com o maior número de vagas é vigilante, com 16 oportunidades, seguida por fiscal de loja, operador de caixa e operador de empilhadeira, com 10 vagas cada.