Orthodontic

Condutor embriagado é preso durante Operação Rota Segura na MG 235

Quinta 02/03/2023 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na noite de ontem (01), a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) prendeu um condutor, de 53 anos, por embriaguez, durante operação realizada no km 87 da rodovia MG 235, em São Gotardo (MG).

Segundo a PMRv, durante Operação Rota Segura uma equipe abordou um veículo Ford Del Rey, conduzido por um homem de 53 anos. No decorrer da fiscalização verificou-se que o condutor estava com hálito etílico, fala desconexa e olhos avermelhados.

Em razão dos sintomas de ingestão de álcool foi disponibilizado o aparelho etilômetro, tendo o condutor realizado de livre e espontânea vontade o teste, aferindo 0,53 mg/l.

Diante disso, o condutor recebeu voz de prisão pelo cometimento do crime previsto no artigo 306 do CTB, por conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool, sendo informado dos seus direitos constitucionais e conduzido até a Delegacia de Plantão da Polícia Civil, em Patos de Minas.

Polícia Militar realiza palestra de prevenção às drogas

Sexta 24/06/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar, nesta quinta (23/05), durante ações preventivas referentes à Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas, realizou palestra com o tema "Faça a escolha certa, não às Drogas", para os alunos do período matinal da Escola Estadual Anita Ramos em Douradoquara/MG. Foram aproximadamente 125 participantes.

A palestra abordou tópicos sobre drogas lícitas e ilícitas, fatores que levam ao consumo de drogas, suas ações no sistema nervoso central, o uso abusivo de álcool e prevenção ao consumo de drogas.

Causa e orgulho autista é tema de Live da Câmara Municipal de Patos de Minas

A atividade foi marcada pela participação efetiva de um autista e de vários membros de associações e profissionais ligados à causa autista

Sexta 25/06/2021 - André Amâncio
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas, em parceria com as Associações Onda e Esperança Azul, realizaram na última quarta feira (23/6), a live do Legislativo com o tema “Autismo - Uma conversa sobre direitos, conquistas, preconceito e políticas públicas”.

Em uma noite especial de troca de conhecimentos, experiências e medidas em favor da causa autista, o evento contou com a participação de um autista, profissionais e pais, todos membros de associações ligadas ao tema. Contribuíram com a discussão a psicóloga e conselheira municipal da Rede Unificada Nacional e Internacional pelos Direitos dos Autistas ( Reunida Morgana Moura Chagas; a presidente da Associação Esperança Azul, Cleide Alves; o presidente da Associação Onda Autismo, Fábio Cordeiro; e o neuropediatra, Dr. Flávio Rodrigues. A participação efetiva também foi marcada pelos pais de autistas, Flávia Nogueira, Vânia Ruth e Reginaldo Francisco, que expuseram depoimentos emocionantes sobre os desafios diários.

Representando a Casa Legislativa, participaram do evento virtual o presidente da Casa Legislativa, vereador Ezequiel Macedo Galvão; os parlamentares Daniel Amorim Gomes - professor Daniel e Vitor Porto Fonseca Gonçalves; e o coordenador da Escola do Legislativo, Guilherme Moura Teixeira. Na oportunidade, o vereador-presidente Ezequiel Macedo frisou a importância de discutir assuntos que promovam a igualdade,a inclusão e a justiça social, colocando o Legislativo Patense à disposição para caminhar junto à sociedade em causas assim.

Durante todo o evento, os participantes elucidaram as adversidades com as quais lidam os autistas e a necessidade de implantação das políticas públicas de inclusão e respeito às minorias. Abrindo o momento de discussão, o médico neuropediatra, Dr. Flávio Rodrigues, destacou a importância de fomentar essa discussão, de modo que o assunto possa alcançar maiores proporções. Em sua fala, ele aponta que o número de autistas não tem crescido, mas sim, a população tem tomado mais conhecimento sobre o tema, o que possibilita um diagnóstico mais precoce dos casos já existentes. “Isso comprova que a informação gera inclusão”, reforçou o coordenador da Escola do Legislativo.

Por sua vez, Morgana Moura, conselheira da Reunida e também mãe de uma criança autista, mostrou entusiasmo pelo momento e destacou que a atividade representa um marco na luta em favor dos autistas. Para ela, é de suma importância abrir espaços públicos para discutir o tema, conversar sobre políticas públicas e efetivar ações de incentivo à causa autista.

Um dos momentos de grande comoção por parte dos presentes foi a fala do autista Fábio Cordeiro, presidente da Associação Onda. Munido de dados e evidências científicas, Fábio destacou a importância de se falar abertamente sobre o tema em locais públicos e privados. Enfatizou, ainda, sobre o orgulho autista, comemorado no último dia 18 de junho, uma data que se tornou um evento global, ressaltando a importância de oferecer melhores condições para o desenvolvimento intelectual das pessoas diagnosticadas com o quadro.

As falas das palestrantes Vânia Ruth e Cleide Alves, mães de autistas, enriqueceram o momento externando importantes informações sobre a realidade do autista e cobrando do poder público mais engajamento na causa e mais apoio às associações que contribuem no amparo, cuidado e atenção aos autistas e familiares. Os pais Flávia Nogueira e Reginaldo Francisco também contribuíram com suas experiências diárias e demonstraram a dificuldade de inclusão e o preconceito que vivenciam diariamente em ambientes públicos e privados.

O coordenador da Escola do Legislativo, Guilherme Moura, finalizou o evento agradecendo a participação de todos os envolvidos. Em sua fala, Guilherme destacou a importância de proporcionar momentos como esse para reflexão e debate acerca das desigualdades, convidando toda a população para abraçar a causa e conhecer o trabalho que as associações e ONG’s têm feito. A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas, juntamente com os vereadores da Casa, estão abertos para discussões que promovam a inclusão e o fomento de políticas públicas.

A Live está disponível no Facebook oficial e site camarapatos.mg.gov.br. Vale a pena conferir!

 

Nova Reitoria do UNIPAM será empossada em julho

Sexta 25/06/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

O cargo de Reitor do UNIPAM é exercido pelo professor Milton Roberto de Castro Teixeira, que é Mestre e Bacharel em Administração.  A sua primeira posse ocorreu em 2013 e a reeleição em 2017. Ele atua na instituição há 31 anos e já exerceu os cargos de Pró-Reitor de Planejamento, Administração e Finanças; de Diretor Executivo da Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM) – entidade mantenedora do UNIPAM; de Coordenador do curso de Administração; e de professor dos cursos de graduação e de pós-graduação. Além disso, coordenou o crescimento e o desenvolvimento da infraestrutura de apoio e de suporte para as atividades acadêmicas, consolidando o UNIPAM como líder de mercado em Patos de Minas e em toda a região. Viabilizou o aumento do número de bolsas para os discentes, aperfeiçoando o Bolsa Social e implantando o ProUni. Incentivou a criação de diversos programas de responsabilidade social como: Integrar, UNIPAM Sênior, Basquete sobre Rodas, Trilhas do Saber, Andarilhos do TUPAM, Incubadora de Empresas, entre outros.

Neste ano, 2021, o professor Milton Teixeira resolveu não se candidatar à Reitoria, para dedicar-se aos seus projetos pessoais. O Processo Eleitoral que contemplou a eleição do novo Reitor e da nova Vice-Reitora teve início no mês de maio. A votação aconteceu no dia 10 de junho, durante reunião do Conselho Universitário, composto por representantes da reitoria; da diretoria de graduação; da coordenadoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; da coordenação de Educação a Distância (EAD); de coordenadores de cursos; do corpo docente; da entidade mantenedora; do pessoal administrativo; dos tutores EAD; e da sociedade civil.

Foi eleito para o cargo de Reitor, o professor Henrique Carivaldo de Miranda Neto, que atua na instituição desde o ano de 2001 e atualmente é Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão do UNIPAM. Exerceu o cargo de Diretor de Graduação e de Coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP). Atuou durante vários anos como professor do ensino fundamental e médio e, no período de 1996 a 2002, foi coordenador pedagógico da Escola Técnica de Formação Gerencial (ETFG) do SEBRAE-MG. É licenciado em Filosofia e em Letras, possui especialização lato sensu em Gestão Empresarial e em Educação, Mestrado e Doutorado em Educação.

Para o cargo de Vice-Reitora foi eleita a professora Sandra Soares, que atua na instituição desde o ano de 2005 e atualmente é Coordenadora do curso de graduação em Farmácia e coordenadora do curso técnico em Farmácia.  Possui graduação em Farmácia e em Ciências com Licenciatura Plena em Química pelo UNIPAM. É Mestre e Doutora em Ciências, pela Universidade de Franca. Tem experiência em farmácia, com ênfase em manipulação e em educação, atuando principalmente nas áreas de fitoterapia e química de produtos naturais.

A cerimônia de posse da nova reitoria será promovida no dia 31 de julho (sábado). O formato do evento ainda não foi definido.

Reuniões virtuais mostram benefícios do FAEMG+ Interior

Sexta 25/06/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A gerência de Planejamento do Sistema FAEMG/SENAR/INAES promoveu nesta quarta-feira (23), duas reuniões virtuais com representantes do Sistema e de sindicatos das regionais de Montes Claros e Patos de Minas para dialogar sobre o FAEMG+ Interior.

Segundo o gerente de Planejamento e coordenador do FAEMG+ Interior, Celso Furtado Júnior, 215 sindicatos já aderiram ao projeto e este é o momento de alavancar o número de entidades parceiras, fortalecer a filiação, dar sustentabilidade e instrumentalizar os sindicatos. “Com essas reuniões, queremos agregar valor e buscar engajamento de todos. Em essência, o FAEMG+ Interior foi desenvolvido para levar outra dinâmica aos sindicatos mediante aos novos desafios, como o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical”.

Com o FAEMG+ Interior, os sindicatos têm acesso a diversos produtos e serviços, como emissão de ITR, VTN, GTA e Nota Fiscal, técnicas para sustentabilidade financeira, Produtos FAEMG e Previdência Social Rural (formas de acesso a Aposentadoria Rural), entre outros. O analista de projetos e desenvolvimento em TI, Marcelo Stauffer, explicou sobre a operacionalização do FAEMG+ Interior no SEVEN, software já conhecido pelos colaboradores dos sindicatos. “São três etapas básicas: adesão, cadastro das turmas e lançamento dos atendimentos (mensalmente)”.

O sindicato de Arinos ainda não aderiu ao FAEMG+ Interior, mas pretende aderir nos próximos dias, segundo a mobilizadora Detinha Castro. “Temos muito interesse. Queremos aperfeiçoar e atrair cada vez mais produtores para dentro do sindicato. Com o FAEMG+ Interior, podemos oferecer mais serviços aos produtores, além de fazer arrecadações importantes para o custeio das despesas do sindicato”.

Já o sindicato de Abaeté aderiu ao FAEMG+ Interior recentemente e a mobilizadora Juliana Nobre aproveitou o momento para tirar dúvidas. “Com o fim da contribuição sindical obrigatória, corremos o risco de fechar o sindicato, por isso o FAEMG+ Interior é tão importante para os sindicatos e produtores. Por meio dele, é possível obter renda com a prestação de serviços, garantindo nossa sobrevivência”.

O gerente regional do Sistema em Patos de Minas, Sérgio de Carvalho Coelho, ressaltou que a união de todos é importante para superar os novos desafios. “Somos um corpo e o FAEMG+ Interior veio para agregar, dar fôlego aos sindicatos, que são parte importante desse corpo. Os sindicatos precisam continuar atuantes para que o Sistema FAEMG/SENAR/INAES também continue forte em prol dos produtores mineiros”.

 


 

CPI da Câmara Municipal que investiga a Copasa ouve depoimento de membro atuante de conselhos ambientais

Sexta 25/06/2021 - André Amâncio
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI/01/2021, que investiga denúncia de possível descumprimento do contrato por parte da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), realizou a segunda oitiva na tarde dessa quarta-feira (23/6). O depoente foi Ivanildo Alves Zica, nome sugerido pelo ambientalista Wilson José da Silva, durante a primeira oitiva realizada na última sexta-feira (18/6), o qual alegou que Ivanildo possui vasta experiência na área ambiental e poderia fornecer importantes subsídios aos trabalhos da CPI.

Ivanildo Alves Zica possui formação técnica como Analista de Laboratórios e atua há, aproximadamente, 20 anos como ambientalista na região. Atualmente, é presidente do Conselho Integrado de Meio Ambiente do Alto Paranaíba (CIMA) e secretário do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Patos de Minas (Codema). Ivanildo atua no Codema há aproximadamente 20 anos, sendo 6 anos como presidente do órgão e os demais como vice-presidente ou secretário.

Em seu depoimento, Ivanildo afirmou que, em 2008 [época da assinatura do contrato], era vice-presidente do Codema, ocasião em que participou de audiência pública com relação à Copasa e votou contra a celebração do contrato, por entender que, “dentro do próprio Conselho, já existia um projeto para tratamento dos afluentes do Rio Paranaíba, ou seja, que o Município tinha capacidade de suprir o serviço oferecido pela Copasa”, manifestou. Entretanto, segundo Ivanildo, a maioria dos presentes, incluindo boa parte de representantes da Copasa, votaram a favor.

Questionado pelos integrantes da CPI se a Copasa descumpre as obrigações contratuais, Ivanildo afirmou que sim, elencando uma série de situações que demonstram o descaso da Companhia com o Município. Ele citou, como exemplo, o último acordo feito com o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, segundo o qual, até 2019, a Copasa já teria que ter construído e/ou colocado em funcionamento estação de tratamento de esgoto nos distritos, o que, segundo ele, até hoje não ocorreu. O depoente também afirmou que “hoje a Copasa cobra 100% pela coleta e tratamento do esgoto, sendo que não é tratado 100% do esgoto”, e que, atualmente, a Copasa tem feito “desconto” na conta de água como forma de devolução de recursos à população em razão de descumprimento do contrato.

Além disso, Ivanildo também foi taxativo ao dizer que a Copasa não possui licença ambiental para tratamento do esgoto; que a empresa não tem o hábito de atender as legislações municipais; e que a Copasa não realiza o tratamento pactuado com relação ao esgoto. “Todas as redes de esgoto construídas pela Copasa, inclusive em áreas de APPs, tem vazamentos, lançando, assim, esgotos nos cursos de água, além de ocasionarem mau cheiro”, declarou Ivanildo. De acordo com Ivanildo, a Copasa não realiza a manutenção das redes de esgoto, que estão muito velhas, o que é também responsável por ocasionar os maus cheiros.

Nesse sentido, Ivanildo informou que existem relatórios, laudos e estudos que comprovam o descumprimento do contrato e orientou os membros da CPI a solicitarem todas as atas do Codema, bem como os boletins de ocorrência realizados pela Polícia Militar de Meio de Ambiente, além dos inquéritos realizados pelo Ministério Público Federal, “nos quais ficam evidentes os descumprimentos contratuais e os crimes ambientais cometidos”, afirmou.

O ambientalista, informou, ainda, que existem de 15 a 20 pontos de lançamento de esgoto no Rio Paranaíba, que inclusive ouviu falar e/ou há evidências de lançamento de esgoto na ponte de Aragão, na foz do Córrego do Monjolo e nos seguintes locais: curso de água próximo à APP da Minas Mais, bairros Nossa Senhora Aparecida (três ou quatro lançamentos), Vila Rosa, Santa Terezinha, Barreiro, Córrego Água Limpa, Avenida Padre Almir; entre outros lugares. “Na verdade, todos os cursos de água que deságuam no Rio Paranaíba têm lançamento de esgoto. A afirmativa da Copasa de que não lança esgoto no Rio Paranaíba será sempre uma inverdade”, declarou Ivanildo.

Sobre a captação de água, Ivanildo manifestou-se preocupado com o fato de a Copasa não possuir uma represa para captação de água, ou seja, “ela não tem um Plano B em caso de acidente ambiental, por exemplo, no Rio Paranaíba”. Ivanildo então citou a existência de uma mineradora próxima à Serra do Salitre, a qual, segundo ele, há possibilidade de rompimento, o que atingiria o Rio Paranaíba. Com relação à falta de abastecimento de água em Patos de Minas, Ivanildo afirmou que frequentemente falta água em diversos bairros, principalmente “na parte alta da cidade, desde o Bairro Alto da Serra até o Bairro Barreiro”.

Outra declaração de Ivanildo faz referência a possíveis documentos elaborados pela Copasa com dados falsos, na tentativa de comprovar as afirmações da Companhia. Ivanildo citou que há, na Câmara Municipal, um e-mail enviado pela Copasa, no qual a empresa deixou, no histórico, uma série de conversas de membros da Copasa que demonstram a tentativa de forjar resultados ou respostas.

Durante a oitiva, Ivanildo também teceu várias outras críticas aos serviços prestados pela Copasa em Patos de Minas. Para ele, o sistema utilizado hoje pela Copasa “é um dos mais arcaicos”; “as redes coletoras estão velhas e desmoronando”; “a rede de captação e fornecimento de água não é eficiente para atender à demanda e nem para cumprir o estabelecido no contrato”; e “todas as licitações feitas pela Copasa para contratação de empreiteiras para suas obras são falhas, pois começam e não terminam as obras”.

Por fim, Ivanildo manifestou que o poder econômico da Copasa é muito grande, o que a possibilita prestar um serviço de qualidade à população. Entretanto, para Ivanildo, a falta de fiscalização por parte do Município também prejudica o real cumprimento do contrato: “Diante do número reduzido de servidores, não há fiscalização espontânea, havendo a necessidade de criação de, pelo menos, mais três cargos de fiscais, e de um cargo de engenheiro ambientalista”, orientou.

Principais encaminhamentos

A CPI decidiu requerer ao Codema os laudos e estudos técnicos de crimes ambientais, e, ao Ministério Público, os requerimentos de ações públicas instaurados contra a Copasa. Além disso, a Comissão de Inquérito vai requerer aos órgãos em que Ivanildo atua toda a documentação comprobatória dos fatos relatados no depoimento. Os membros da CPI também deferiram a convocação de representantes de, pelo menos, dois Municípios que romperam o contrato com a Copasa.

Por fim, a CPI deliberou que o próximo convocado a depor será o prefeito de Patos de Minas de 2008, Antônio do Vale Ramos, que assinou o contrato com a Copasa. A oitiva com o ex-prefeito provavelmente será realizada na próxima terça-feira (29/6), às 13 horas, no plenário.

A CPI é composta pela vereadora Elizabeth Maria Nascimento e Silva (presidente); José Eustáquio de Faria Junior (relator); João Batista de Oliveira - João Marra; José Luiz Borges Júnior; e Mauri Sérgio Rodrigues - Mauri da JL.

A gravação da transmissão ao vivo da oitiva está disponível no Facebook oficial e site camarapatos.mg.gov.br.

 

Condutor com CNH suspensa é preso mais uma vez por embriaguez ao volante

Sexta 25/06/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Durante Operação Rota Segura realizada na noite de quinta-feira (24) no km 107 da rodovia MG 230, em Patrocínio (MG) a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) abordou o veículo VW Gol, que era conduzido por um homem de 40 anos.

Após consulta ao sistema foi verificado que a CNH do condutor está suspensa, tendo ele sido conduzido outras vezes  por embriaguez em abril e dezembro 2020.

O condutor apresentava olhos avermelhados, fala desconexa, hálito etílico e andar cambaleante motivo pelo qual foi convidado a se submeter ao teste de alcoolemia, o qual aferiu 0,36 mg/L (miligramas de álcool por litro de ar).

Diante do exposto, o condutor recebeu voz de prisão, sendo conduzido à delegacia de Polícia Civil de plantão.

Clínica médica lança semana dos Exames em Patos de Minas

Quinta 24/06/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Clinica MedicMais, realiza do dia 21 ao dia 25 de junho, a Semana dos Exames, com desconto especial em todos seus exames e consultas medicas.

Com mais de 25 médicos de todas as especialidades, a MedicMais tem consultas a partir de 100 reais com retorno e mais de 1000 exames oferecidos à população, além de todas especialidades odontológicas com mais de 9 dentistas na clínica.
A MedicMais traz para os patenses e toda região, descontos especiais em exames e em algumas especialidades médicas.

Ginecologista : R$100,00
Clinico Geral : R$120.00
Oftalmologista R$ 155.00
Cardiologista : R$140.00  

dentre outras especialidades.

Exames Raios X Digital a partir de 60 reais, mamografia digital a 75 reais, tomografia computadorizada a partir de 180 reais, ultrassom a partir de 100 reais. Aproveite essa semana e cuide da sua saúde gastando bem pouco.

A clínica parcela no cartão de crédito e também quem não tem cartão de crédito pode fazer na hora o cartão MedicMais.
Para agendar na MedicMais você pode clicar no link abaixo e falar com as nossas atendentes.

https://tinyurl.com/MedicMaisPatosdeMinas

Ligar no 3823-4149 ou ir na MedicMais na Rua General Osório, 6 ou na Praça Desembargador Frederico, 117. No centro de Patos de Minas-MG.

Conta de água terá redução de até 15% a partir de 1º de agosto

Em média, queda na fatura da Copasa será de 1,52%; tarifa para serviço de esgoto será unificada

Quinta 24/06/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A partir de 1º agosto, mais de 80% da população que possui algum serviço de tratamento de esgoto em Minas Gerais perceberá uma redução de até 15% no valor das suas faturas. Em média, os consumidores de água e esgoto da Copasa terão redução de 1,52% na conta, além da unificação geral da tarifa para o serviço de esgoto. A deliberação sobre a revisão tarifária da Copasa foi aprovada nesta quinta-feira (24/6) em reunião extraordinária da Diretoria Colegiada da Arsae-MG, transmitida ao vivo no canal da agência no Youtube.

"A redução da conta de água vai amenizar os impactos econômicos da pandemia na vida dos mineiros. Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para dar alívio à população, principalmente aos mais pobres", afirma o governador Romeu Zema.

A diminuição no valor final da fatura dependerá do volume consumido, do tipo de cliente (residencial, social, comercial, industrial e público) e do tipo de tratamento de esgoto utilizado. Na prática, um usuário residencial com água, coleta e tratamento de esgoto que consome até 5m³, por exemplo, deixa de pagar uma conta de R$ 36,04 e passa a pagar R$ 30,64, uma redução de 14,98%.

O diretor-geral da Arsae-MG, Antônio Claret, ressaltou a redução histórica nas contas. “Hoje, temos um índice inflacionário no Brasil chegando a 32% e a nossa tarifa média está com redução de 1,52%. Ou seja, além de não ter o reajuste pela inflação, está havendo uma redução histórica nas contas. Outro ponto importante é a unificação da taxa de esgoto, com a redução do subsídio. Assim, faz-se a justiça tarifária. Esta revisão busca a menor tarifa possível desde que disponíveis recursos para que a Copasa possa operar e investir dentro do nível necessário para o Novo marco do Saneamento”, explicou.

Esgoto

Além disso, a Arsae-MG extinguiu a tarifa de tratamento de esgoto e definiu uma única tarifa para o serviço, seja ele coleta ou tratamento. Essa nova tarifa representa o valor de 74% da tarifa de água, bem inferior aos 100% atuais para quem tem o esgoto tratado.

Atualmente, a Copasa possui duas tarifas de esgotamento sanitário a depender do tipo de serviço que fornece. Se o usuário tem apenas a coleta e o afastamento do seu esgoto, ele paga a tarifa EDC, que representa 25% da tarifa de água. Se ele possui o serviço completo de esgoto, com a coleta, afastamento e também o tratamento, ele paga a tarifa EDT, que representa 100% da tarifa de água. Porém, as tarifas EDC pagam menos da metade dos custos incorridos pelo prestador. Ou seja, quem tem tratamento de esgoto subsidia grande parte da conta de quem tem somente coleta. Agora, com a mudança aprovada, a Copasa passará a ter uma única tarifa para o serviço de esgoto, independentemente do serviço prestado.

Isso não significa que a Copasa passará a cobrar por um serviço não prestado, nos casos em que ainda não há tratamento de esgoto. As tarifas foram ajustadas para que o faturamento global da empresa corresponda ao que é devido pelo serviço efetivamente prestado, e serão feitas compensações nos reajustes anuais para corrigir possíveis desvios. Por outro lado, os usuários pagarão tarifas mais aderentes aos custos do serviço prestado e mais coerentes com o benefício percebido individualmente, lembrando que o tratamento de esgoto beneficia a coletividade e não apenas os usuários que têm seu esgoto tratado.

Programas

Os programas especiais: Proteção de Mananciais, Subsídio Copanor e Repasse Tarifário para fundos municipais foram mantidos. Foi criado o programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e definido um conjunto mais completo de indicadores para os mecanismos de incentivo à expansão e qualidade dos serviços.

Construção

A definição da revisão tarifária ocorreu após intenso processo de estudo e debate, com participação da sociedade e recebimento de contribuições acerca dos temas tratados. Em três fases foi estabelecido um conjunto de regras e mecanismos de indução à eficiência, expansão e qualidade dos serviços ao longo dos próximos quatro.

A primeira fase começou em maio de 2020 e apresentou a pauta da Revisão, a classificação regulatória das contas contábeis e a metodologia de verificação de ativos. A segunda fase teve início em novembro de 2020 e discutiu a definição das metodologias a serem utilizadas para a reconstrução das tarifas. Já na terceira e última fase do processo foram apresentados os resultados.

Em audiência pública, a Arsae-MG debateu os impactos tarifários a serem percebidos pelos usuários da Copasa, assim como as regras que prevalecerão para os reajustes e revisões tarifárias nos próximos anos. Nesta etapa foram recebidas 72 contribuições.

Durante todas as fases do processo da 2ª Revisão Tarifária da Copasa a equipe da Agência analisou mais de 250 contribuições recebidas, as quais tiveram como origem tanto os prestadores de serviços regulados e os titulares, quanto a sociedade civil e outros órgãos públicos relacionados à temática. Em todo o processo da revisão das tarifas da Copasa, o objetivo da Agência foi ampliar o debate e a transparência de todo o processo, abrindo diversos espaços para a participação e discussão.

Covid-19: boletim informa 17 novos casos e mais 3 óbitos confirmados

Quinta 24/06/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Patos de Minas chegou a 14.845 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa quinta-feira (24/06), pela Vigilância em Saúde.

No boletim desta quinta-feira (24/6), foram registrados 17 novos casos em relação ao informe anterior, e confirmados três óbitos. As mortes, ocorridas nos dias 22 e 23 de junho, são de um homem de 56 anos e duas mulheres, ambas de 49 anos. O percentual de cura manteve-se acima dos 94%.

O boletim informou também que 261 pessoas estão em recuperação domiciliar e 47 pacientes estão internados, sendo 14 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo público e privado.

Até o momento, 14.054 pessoas já se recuperaram da doença, representando 94,67% de taxa de cura, e 483 óbitos foram confirmados até o momento.