Orthodontic

Anvisa autoriza importação excepcional da vacina Sputnik V

A autorização, sob condições controladas, é para sete estados

Quarta 16/06/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil (foto: Vladimir Gerdo/TASS/Reuters/Direitos Reservados)
Feed do PatosAgora

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu autorização, por meio do Circuito Deliberativo nº 539/2021, para a importação excepcional da vacina Sputnik V pelos estados do Rio Grande do Norte, de Mato Grosso, Rondônia, do Pará, Amapá, da Paraíba e de Goiás.

Assim como deliberado no dia 4 de junho, na 9ª Reunião Extraordinária Pública da Diretoria Colegiada, a importação aprovada nessa terça-feira (15) também deverá ser realizada sob condições controladas. Para tanto, de acordo com a Anvisa, foram estabelecidas as mesmas responsabilidades e condicionantes aos requerentes.

As principais condições preveem que a vacina deverá ser utilizada apenas na imunização de indivíduos adultos saudáveis e que todos os lotes dos imunizantes importados somente poderão ser destinados ao uso após liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

Além disso, a Anvisa receberá relatórios periódicos de avaliação benefício-risco da vacina; o imunizante deverá ser utilizado em condições controladas com condução de estudo de efetividade, com delineamento acordado com a agência e executado conforme Boas Práticas Clínicas; a Anvisa poderá, a qualquer momento, suspender a importação, distribuição e uso das vacinas importadas; dentre outros aspectos destacados no voto do relator.

Na deliberação, também foram autorizados quantitativos reduzidos de doses a serem importadas para vacinação de 1% da população de cada um dos estados, o que permitirá o adequado monitoramento e ação imediata da agência, caso necessário: Rio Grande do Norte - 71 mil doses; Mato Grosso - 71 mil  doses; Rondônia - 36 mil doses; Pará - 174 mil doses; Amapá - 17 mil doses; Paraíba - 81 mil doses; e Goiás - 142 mil doses.

Governo de Minas quer prorrogar vigência do estado de calamidade pública pela pandemia da covid-19 até dezembro

Decreto foi enviado nesta quarta-feira (16/6) para deliberação na Assembleia Legislativa

Quarta 16/06/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas
Feed do PatosAgora

O governador Romeu Zema enviou, nesta quarta-feira (16/6), para deliberação na Assembleia Legislativa, o decreto que prorroga até o dia 31 de dezembro de 2021 o estado de calamidade pública em função da pandemia da covid-19 em Minas Gerais.

Conforme o texto, que será analisado pelos deputados, informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) mostram que os índices de contaminação pela doença continuam crescentes, embora de modos diferenciados, em todo o território de Minas Gerais. O pedido lembrou também que ainda há riscos em relação à capacidade de atendimento do Sistema Estadual de Saúde e de transferência de pacientes entre as redes locais e regionais de assistência à saúde pública.

“Apesar de tudo o que já se sabe sobre o coronavírus e a covid-19 nas searas das Ciências e das políticas públicas em todo o planeta, o atual contexto da pandemia e de suas repercussões humanitárias, sociais, econômicas, gerenciais, financeiro-orçamentárias e de cautela em biossegurança nos impõem a necessidade de prorrogação do estado de calamidade pública até 31 de dezembro de 2021”, afirmou o governador, no texto enviado à ALMG.

O decreto ressalta ainda que a extensão do território do estado exige medidas específicas de combate à pandemia, já que Minas apresenta realidades sociais, econômicas e estruturais muito distintas. O texto também lembrou que a grande mobilidade de pessoas e de cargas por intermédio de inúmeros entroncamentos entres as malhas viárias nacionais contribui para a disseminação da doença.

“Somado a esses fatores, a estação de inverno revela-se período naturalmente suscetível para a expansão e o aumento da gravidade das doenças respiratórias em diversas faixas de idades e comorbidades”, afirma o texto enviado pelo governador.

A mensagem foi acompanhada, por meio eletrônico, de ofício do secretário de Estado de Saúde e da respectiva Nota Técnica do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes Minas), que sugerem a manutenção do estado de calamidade pública.

Histórico

O estado de calamidade em função da pandemia da covid-19 foi decretado pela primeira vez em março do ano passado, em todo o estado, com prazo até 31 de dezembro de 2020. Esse prazo foi prorrogado para 30 de junho de 2021 com aprovação da Assembleia Legislativa em fevereiro de 2021.

As medidas de enfrentamento da pandemia vêm sendo adotadas pela conjugação de esforços de todos os Poderes e órgãos do Estado, da sociedade civil e da iniciativa privada. As ações do Estado têm se estendido a diversos setores das políticas públicas, especialmente os de Biossegurança, Saúde, Assistência social, Educação, Segurança e acompanhamento das atividades socioeconômicas.

PRF localiza drogas e munições em ônibus de turismo na BR 365

Terça 15/06/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

O GPT, Grupo de Patrulhamento Tático da Polícia Rodoviária Federal (PRF)  prendeu um homem de 20 anos, transportando 1.4kg de maconha e 72 munições calibre 22. O fato ocorreu na tarde dessa terça-feira (15) na BR 365, município de Patos de Minas (MG).

De acordo com a PRF, a substância era transportada dentro de um equipamento de som residencial, e as munições estavam nas bagagens do autor que viajava em ônibus de turismo.

O autor relatou aos policiais que levaria a droga de São Paulo (SP) para a cidade de Aracaju (SE) e receberia R$ 100,00 para o concretizar o transporte.

O suspeito foi preso e a ocorrência encaminhada para a Polícia Civil de Patos de Minas.

Covid-19: Patos de Minas registra 37 novos casos; taxa de cura é de 94,11%

Terça 15/06/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Patos de Minas chegou a 14.576 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa terça-feira (15/06), pela Vigilância em Saúde.

O boletim desta terça-feira (15/6) traz 37 novos casos em relação ao anterior, e o percentual de cura voltou a superar os 94%. Não houve óbitos confirmados. Não é possível informar a ocupação de leitos, pois nem todos os hospitais atualizaram esses dados na data de hoje.

Até o momento, 13.718 pessoas já se recuperaram da doença, representando 93,11% de taxa de cura, e 470 óbitos foram confirmados até o momento.

PM de Patrocínio prende homem de 34 anos por estelionato

Terça 15/06/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na manhã dessa terça-feira (15) a Polícia Militar (PM) recebeu informações da direção do Hospital Santa Casa, em Patrocínio (MG) de que um indivíduo estaria praticando estelionato na região central da cidade.

O indivíduo relatava às vítimas que residia na cidade de Coromandel e que havia uma filha internada na Santa Casa, a qual necessitava de ajuda financeira para custear sua estadia em Patrocínio. As vítimas comovidas com a versão do autor, ajudavam-no com dinheiro e pagavam estadia para ele em hotéis da cidade.

Após diligências, o autor foi localizado na Av. Rui Barbosa na área central. Em diálogo com o autor e mediante as diligências realizadas, foi constatado que ele reside em Patrocínio e não possui nenhuma filha internada.

Durante as buscas os militares localizaram um veículo Hyundai I30 utilizado pelo autor e em buscas em sua residência localizaram peças de fardamento da Polícia Militar, e um cartão bancário em nome de terceira pessoa, que foram recolhidos.

Diante dos fatos, o autor de 34 anos foi preso em flagrante delito e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de plantão, juntamente com o material apreendido.

Conviver e Creas realiza campanha de combate à violência contra pessoa idosa

Terça 15/06/2021 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Neste mês de junho, o Centro de Convivência da Terceira Idade (Conviver) e o Creas uniram esforços num propósito muito especial: mobilizar a comunidade para a necessidade de oferecer cuidado e carinho aos idosos.

Esse trabalho ganha destaque este mês porque hoje, 15 de junho, é Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Além de campanha nas redes sociais, Conviver e Creas vão afixar cartazes em pontos estratégicos da cidade destacando esse tema.

A violência contra pessoas da terceira idade é muito mais frequente do que imaginamos. Não seja cúmplice dessas condutas. Denuncie situações de maus tratos e agressões pelo Disque 100.

Empresas de Lagoa Formosa podem ter funcionários vacinados de acordo com o código do CNAE

Terça 15/06/2021 - André Amâncio
Fonte: Noticiário do Cidadão
Feed do PatosAgora

Na segunda-feira (14/06) a Secretaria de Saúde de Lagoa Formosa (MG), recebeu mais 150 doses de vacinas contra a Covid-19.

A vacinação no município avançou para o último grupo prioritário descrito no Plano Nacional de Imunização, e iniciará agora o grupo etário, ou seja, pessoas a partir de 59 anos em ordem decrescente de idade sem comorbidades.

Já a imunização de trabalhadores foi iniciada na semana passada, e alguns funcionários de fábricas locais já foram imunizados com a primeira dose.

As empresas que se enquadram em um dos grupos prioritários devem encaminhar lista com nome dos funcionários, CPF e função para a Secretaria Municipal de Saúde até sexta feita (18).

Aquelas pessoas que estão no grupo etário a vacinação começou no dia de hoje (15/06) em todas as unidades de saúde através do contato do agente de saúde. Nesse momento serão imunizadas as pessoas de 59 e 58 anos.

Segue a tabela das empresas por código CNAE, onde os profissionais podem vacinar e deverão comunicar a Secretaria até sexta-feira (18).

Caminhão carregado com milho tomba no Trevo da Pipoca, em Patos de Minas

Terça 15/06/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um motorista ficou ferido na tarde dessa terça-feira (15), após o caminhão que ele conduzia tombar no trevo da BR 365 da BR 352, local conhecido como Trevo da Pipoca, em Patos de Minas (MG).

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o condutor foi atendido no local por uma unidade de resgate, com um ferimento no braço esquerdo. Ele foi levado ao Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), para atendimento médico.

A carga de milho ficou espalhada pela pista e houve derramamento de óleo diesel. Os militares fizeram prevenção contra incêndio e espalharam serragem no local para evitar acidentes.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Calendário da vacinação contra covid-19 em Minas prevê 1ª dose até outubro para todos os mineiros acima de 18 anos

Escala, anunciada pelo secretário de Saúde, foi feita com base na estimativa do governo federal para distribuição das vacinas aos estados

Terça 15/06/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas (foto: Fábio Marchetto)
Feed do PatosAgora

Todos os mineiros acima de 18 anos devem receber a primeira dose da vacina contra a covid-19 até outubro deste ano. A expectativa é a de que o grupo entre 55 e 59 anos receba a primeira dose ainda neste mês de junho; entre 50 e 54 anos, em julho; de 35 a 49 anos, em agosto; de 25 a 34 anos, em setembro; e de 18 a 24 anos, em outubro. A previsão foi anunciada nesta terça-feira (15/6), pelo secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, em coletiva à imprensa na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O calendário se baseia na previsão de distribuição de doses pelo governo federal.

“A expectativa do Ministério da Saúde é de enviar 38 milhões de doses para todo o país em junho, 35 milhões para julho, 68 milhões para agosto, 62,5 milhões para setembro e 65 milhões para outubro. Diante disso e do histórico de que 10% das doses vem para a Minas, porque a população mineira equivale a cerca de 10% do país, temos essa expectativa por faixa etária da vacinação com a primeira dose em todo o estado”, explicou o secretário de Saúde.

Ele destacou que o calendário da vacinação em Minas depende do cumprimento do cronograma apresentado pelo governo federal, além da velocidade da aplicação por parte dos municípios. Portanto, as datas podem ser antecipadas ou atrasadas, conforme essas variáveis.

“A velocidade da vacinação não é a mesma em cada município do estado e os grupos não têm o mesmo tamanho proporcional. Então, alguns municípios provavelmente começarão a vacinar antes e outros depois (da data prevista). Há a expectativa que ainda em junho alguns municípios consigam vacinar pessoas abaixo de 55 anos, lembrando que estamos condicionados à distribuição pelo governo federal”, afirmou Fábio Baccheretti.

Cautela

O secretário de Estado de Saúde também enfatizou a importância de se manter o uso de máscara, cuidados de higienização e distanciamento até que o processo de imunização esteja totalmente concluído.

“Apesar dessa boa notícia, o estado continua com alta incidência e a vacinação não impede a transmissão da doença por completo. É essencial o uso de máscara”, lembrou. Atualmente, apenas as macrorregiões Triângulo do Norte e Vale do Aço estão na onda amarela do plano Minas Consciente. As outras 12 regiões estão na onda vermelha e devem adotar medidas mais restritivas para contenção da pandemia.

Imunização

Baccheretti também reforçou que, apesar do aumento da incidência da doença, com crescimento no número de novos casos confirmados, a procura por leitos se mantém estável e a queda de óbitos nos grupos já imunizados permite um panorama otimista sobre o sucesso da imunização.

“Apesar da incidência aumentando, o número de casos aguardando leitos não vem subindo proporcionalmente. Percebemos que há uma redução proporcional nos óbitos nas idades já vacinadas, especialmente com as duas doses, mostrando que todas as vacinas são eficazes. Lembrando que as vacinas utilizadas nesses grupos foram praticamente Coronavac e AstraZeneca, tirando qualquer dúvida sobre a eficácia”, enfatizou.

Covid-19: aberto cadastro para vacinar gestantes e puérperas sem comorbidades

Deliberação publicada nessa segunda-feira traz as condições para atendimento desse público, como a exigência do uso de vacinas que não contenham vetor viral

Terça 15/06/2021 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A Prefeitura de Patos de Minas abriu o cadastro para vacinação contra Covid-19 de gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) sem comorbidades. Esse grupo foi incluído como prioritário em Minas Gerais por meio da Deliberação CIB-SUS/MG nº 3.441, de 14 de junho de 2021. A previsão é que haja doses para essas mulheres a partir da próxima remessa a ser distribuída pelo Governo estadual. Ainda não há informações oficiais sobre a imunização de lactantes.

Conforme a deliberação, grávidas e puérperas devem receber vacinas que não contenham vetor viral (Sinovac/Butantan ou Pfizer/Wyeth). Para garantir a administração do imunizante, não há necessidade de nenhum relatório específico, bastando apresentar:

gestantes: cartão de pré-natal comprovando a gestação atual;
puérperas: comprovação do parto por documento de registro de alta hospitalar ou certificado de nascimento.
Além desses documentos, no ponto de vacinação serão verificados documento pessoal com foto, CPF e comprovante de residência em Patos de Minas. As mulheres que possuírem cartão de vacina também devem levá-lo.

Sugere-se que, em caso de dúvida sobre o risco e benefício da vacinação, gestantes e puérperas consultem antes o médico.

Cadastramento – O cadastro é realizado pelo Aprova Digital (patosdeminas.prefeituras.net), não sendo necessário anexar documentos comprobatórios no ato da inscrição. Deve-se atentar para o preenchimento dos dados de forma correta, inclusive o e-mail, por meio do qual é enviada a mensagem de convocação.