Orthodontic

Pessoas em situação de rua terão abrigo temporário para pernoite

Local, estruturado na sede do Creas, será inaugurado na próxima segunda-feira

Sexta 16/07/2021 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

As pessoas em situação de rua e os migrantes têm recebido olhar especial por parte da Secretaria de Desenvolvimento Social, e mais uma vitória está prestes a concretizar-se. Trata-se da inauguração de abrigo temporário para essa população, o qual funcionará na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), na Rua Dona Luiza, 840.

Inicialmente serão ofertadas dez vagas para o sexo masculino, sendo acolhidos os primeiros a chegar. O migrante ou a pessoa em situação de rua deve entrar no abrigo entre 18h30 e 19h30, no momento em que receberá o jantar. Eles devem deixar o local entre 5h e 6h, podendo retornar ao Creas por volta das 10h30 para retirada do almoço (marmitex).

“Estamos muito felizes com essa conquista, que vem para somar. O Creas já faz um trabalho diário com esse público, com rondas sociais pela manhã, oferta do kit higiene para o banho no espaço criado especificamente para eles, além de atendimentos técnicos visando ao encaminhamento para acesso a benefícios sociais”, explica a coordenadora do centro, Alessandra Araújo.

O abrigo começará a funcionar logo após a inauguração, na segunda-feira.

Romaria de Nossa Senhora da Abadia será on line pelo segundo ano seguido em Andrequice

A recomendação é do MP. ”A pandemia ainda persiste, infelizmente não temos o controle efetivo” disse o promotor Dr. Bruno Rossi.

Sexta 16/07/2021 - André Amâncio
Fonte: PO Hoje
Feed do PatosAgora

A Romaria de Nossa Senhora da Abadia no povoado de Andrequice, município de Presidente Olegário será realizada de forma on line por conta da Covid-19 pelo segundo ano seguido. A 133ª edição do evento será realizada entre os dias 6 e 15 de agosto.

A decisão de fazer a festa de forma on line  para que os milhares de romeiros possam acompanhar as celebrações nos dias de festa no Santuário de Nossa da Abadia em Andrequice, ocorreu após uma reunião no gabinete do prefeito de Presidente Olegário, nesta quinta-feira (15).

Durante a reunião que foi de forma on line e presencial, o representante do Ministério Público, promotor Dr. Bruno Rossi recomendou as autoridades que não realizasse os festejos de forma presencial.

“Recomendei que não realize os festejos e missas presenciais por questões sanitárias, a pandemia ainda persiste, infelizmente não temos o controle efetivo, então o MP solicitou que aguarde o fim da pandemia, para que, com a benção de Deus agente consiga realizar os festejos oportunamente” disse o promotor Dr. Bruno Rossi ao Pohoje. 

As autoridades atenderam a recomendação do Ministério Público e as celebrações serão on line. A 133ª Festa de Nossa Senhora será transmitida via Facebook e YouTube oficiais do evento.

O reitor do Santuário de Nossa Senhora da Abadia, padre Marino Santos disse ao Pohoje que a programação on line será divulgado nos próximos dias.

Participaram da reunião da reunião o prefeito sargento Rhenys Cambraia, vice-prefeito Júlio Reis, promotor Dr. Bruno Rossi (on line), bispo da Diocese de Patos de Minas, Dom Cláudio Nori Sturm, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Abadia, padre Marino Santos, comandante do 5º Pelotão PM, tenente Rodrigo Souza, secretária municipal de Saúde Vanessa Queiroz e a primeira dama Euzilene Cambraia.

Meio milhão de máscaras produzidas em unidades prisionais são distribuídas

Equipamentos de proteção contra covid-19 atenderam população de 12 municípios; mais itens serão disponibilizados

Sexta 16/07/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas
Feed do PatosAgora

Alertar a população sobre a necessidade do uso contínuo de máscaras de proteção é o objetivo da Campanha de Conscientização e Distribuição de Máscaras do Plano Minas Consciente, do Governo de Minas, no enfrentamento à covid-19.

Balanço indica que 500 mil máscaras produzidas por detentos de unidades prisionais do estado foram distribuídas, até o momento, para a população de 12 municípios nos meses de maio e junho. E a previsão é de que mais meio milhão de itens sejam distribuídos nos próximos meses em outras cidades.

A produção tem sido realizada desde abril de 2021, quando detentos de unidades prisionais das mais variadas regiões de Minas Gerais começaram a produzir máscaras de proteção individual. Galpões se tornaram verdadeiras fábricas repletas de linhas, tecidos e máquinas espalhadas por toda parte. Atualmente, a produção acumulada soma quase seis milhões de unidades fabricadas.

Parcerias

A iniciativa atrai muitas empresas e instituições públicas, que se tornaram parceiras e vêm doando insumos para a confecção das máscaras.

Os itens são  distribuídos prioritariamente para as forças de segurança, que seguem com seu trabalho de forma ininterrupta, e também para hospitais, asilos e servidores municipais de prefeituras que possuem parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Para o diretor de Trabalho e Produção do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Paulo Duarte, poder participar da campanha com o Governo de Minas, a Fundação João Pinheiro e demais instituições tem despertado em todos o sentimento de cooperação, responsabilidade social e, para os internos, reintegração social.

“É muito valoroso para nós, como servidores públicos e policiais penais, perceber que podemos fazer a diferença além dos muros das unidades. Os detentos ficam satisfeitos em ajudar a sociedade e contribuir de alguma forma neste momento tão difícil para todos”, detalha. Segundo Paulo, a produção fabril continua para que mais máscaras possam ser distribuídas para a população.

Até o momento, a distribuição das máscaras por meio da campanha ocorreu em Belo Horizonte, Araçuaí, Capelinha, Contagem, Curvelo, Diamantina, Manhuaçu, Ouro Preto, Paracatu, Patos de Minas, Ponte Nova, Unaí e Vespasiano.

Além da Sejusp, por meio da Polícia Penal, participam da campanha a Fundação João Pinheiro, a Secretaria de Estado de Saúde, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar e a Empresa Mineira de Comunicação.

Outras ações e iniciativas de distribuição também têm sido realizadas pela Polícia Penal, em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e demais instituições parceiras em outros municípios mineiros. 

Polícia Militar prende autor, recupera veículo e apreende simulacro de arma de fogo

Sexta 16/07/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) prendeu um homem de 25 anos e apreendeu um veículo produto de apropriação indébita.

Na madrugada dessa sexta-feira (16) durante rastreamentos com intuito de localizar um veículo GM Cobalt, produto de apropriação indébita, os militares tomaram conhecimento de que um veículo com as características semelhantes estaria transitando em atitude suspeita no Bairro Serra Negra.

Com base nas informações, os militares  localizaram o veículo parado e desocupado. Após diligências, o autor foi localizado e assumiu a posse do veículo. No interior veiculo,  foi localizado um simulacro de arma de fogo.

O autor de 25 anos foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil. O veículo foi recuperado e removido e o simulacro apreendido.

Mulher tenta atropelar a ex-namorada na Rua Major Gote

Quinta 15/07/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Uma mulher tentou atropelar a ex-namorada, que caminhava pela Rua Major Gote na tarde dessa quinta-feira (15). A vítima não sofreu ferimentos.

Segundo informações, a vítima alegou que seguia sentido ao Parque de Exposições, momento que deparou com a ex-namorada, que jogou o carro para o lado da vítima e tentou atropela-la.


Em seguida, ela desceu do carro e disse para a vítima que queria conversar, porém a mulher ficou assustada, saiu do local e pediu ajuda.

Ainda de acordo com a vítima, ela acionou a PM após a sua ex-namorada ir na casa de sua tia. O casal ficou junto por 1 ano e 5 meses e havia terminado o relacionamento há uma semana. A PM realizou rastreamentos no intuito de localizar a suspeita.

Campanha publicitária irá divulgar trabalho do CREAS e da Polícia Militar no atendimento às pessoas em situação de rua e migrantes

Quinta 15/07/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Será lançada, nesta quinta-feira (15), no Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) uma campanha publicitária produzida pela Agência Experimental CRIVO, dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da instituição, com o objetivo de esclarecer para a população patense sobre o trabalho desenvolvido pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).

O projeto é uma parceria entre os cursos de Comunicação Social, a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Polícia Militar e irá focar, principalmente, no trabalho diário, que é desenvolvido tanto pelo CREAS, quanto pela Polícia Militar, com as pessoas em situação de rua e migrantes.

O trabalho conta com o apoio de toda a imprensa da cidade na divulgação do material elaborado para esse fim. Durante todo mês de julho, serão lançadas peças publicitárias voltadas para diversos meios. “Como estamos trabalhando com um projeto de responsabilidade social, não contamos com verbas para o pagamento de veiculação desse material, por isso, contamos com o apoio de toda a comunidade, principalmente da imprensa”, comenta a coordenadora dos cursos, professora Regina Macedo.

De acordo com a coordenadora do CREAS, Alessandra Araújo, são realizadas rondas sociais pela manhã, a oferta do kit higiene para o banho no espaço criado especificamente para eles, além de atendimentos técnicos visando ao encaminhamento para acesso aos benefícios sociais, como Bolsa Família, BPC e programas habitacionais, além de outros serviços.

PM recebe denúncia e localiza drogas nas margens do Rio Paranaíba

Quinta 15/07/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) realizou uma apreensão de crack e maconha, na noite da última quarta-feira (14), no Bairro Nossa Senhora Aparecida.

Segundo informações da PM, após denúncias as guarnições deslocaram no Bairro Nossa Senhora Aparecida, sentido às margens do Rio Paranaíba.

Durante varredura e buscas foram encontrados uma barra, 14 tabletes e duas buchas de maconha e uma pedra grande de crack, pesandocerca de 100 gramas.

Ainda de acordo com a PM, os suspeitos não foram localizados. A droga apreendida foi levada à Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas.

Polícia Civil conclui inquérito de homicídio ocorrido em 2020

Quinta 15/07/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Civil do Estado de Minas Gerais concluiu nessa quinta-feira (15) o inquérito do homicídio praticado contra Carlos Alberto Nunes, Carlão, 43 anos. O homicídio ocorreu na madrugada do dia 30 de dezembro de 2020, quando a vítima foi chamada até o portão de sua casa e dois indivíduos em uma motocicleta efetuaram disparos de arma de fogo.

Após trabalho de excelência dos investigadores e perícia, além da oitiva de diversas pessoas, foi possível levantar indícios contra dois indivíduos.

Assim os dois indivíduos foram indiciados pela delegacia de crimes contra a vida, incidindo  no artigo 121 paragrafo 2° inciso II e IV do CP. A polícia Civil agradece a população por repassar informações cruciais para o deslinde do crime.

Covid-19: boletim informa 10 novos casos e mais 1 óbito confirmado

Quinta 15/07/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Patos de Minas chegou a 15.608 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa quinta-feira (15/07), pela Vigilância em Saúde.

No boletim desta quinta-feira (15/7), registraram-se dez novos casos em relação ao informe anterior, todos do dia 14/7. O percentual de pessoas curadas continua superior a 94%. Foi confirmado o óbito de uma mulher de 47 anos, ocorrido ontem.

O boletim informou também que 328 pessoas estão em recuperação domiciliar e 49 pacientes estão internados, sendo 19 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo público e privado.

Até o momento, 14.733 pessoas já se recuperaram da doença, representando 94,39% de taxa de cura, e 499 óbitos foram confirmados até o momento.

Caixa e Whatsapp fecham parceria para envio de mensagens sobre auxílio

Banco enviará 500 milhões de mensagens gratuitas a beneficiários

Quinta 15/07/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil (foto: Marcello Casal Jr)
Feed do PatosAgora

Nos próximos dias, os beneficiários do auxílio emergencial passarão a receber de graça as informações sobre datas de depósito, de pagamento e de saque no celular. A Caixa Econômica Federal e o Whatsapp fecharam parceria, inédita no mundo, para o envio de mensagens sobre o benefício.

Uma conta oficial e verificada da Caixa passará a enviar as informações sobre o auxílio emergencial. Segundo o presidente do banco, Pedro Guimarães, cerca de 500 milhões de mensagens gratuitas deverão ser enviadas durante o pagamento das parcelas restantes do benefício.

Receberão os avisos os clientes do auxílio emergencial com celular cadastrado no aplicativo Caixa Tem. O usuário poderá habilitar ou desabilitar o recebimento dos avisos. Serão enviadas mensagens sobre o calendário de crédito na conta poupança digital, o calendário de pagamento ou de saque em dinheiro e demais informações e comunicados.

Segundo Guimarães, o uso do Whatsapp para enviar avisos é importante para garantir o acesso à informação a beneficiários muitas vezes sem acesso à internet. Essas pessoas, destacou o presidente da Caixa, não têm condições de entrar no site para tirarem dúvidas e fazerem consultas.

“Muitas das pessoas que vão receber essas mensagens de graça são pessoas mais humildes, que não teriam condições normalmente [de receber os avisos]. A parceria vem de ter o Whatsapp, que é o maior programa de comunicação por celular do mundo e a Caixa, um banco com 146 milhões de contas ativas”, explicou Guimarães.

A parceria foi anunciada em transmissão ao vivo na internet na presença do diretor de Políticas Públicas para o Whatsapp no Facebook Brasil, Dario Durigan. Segundo ele, o aplicativo está à disposição para colaborar com o banco no envio das informações gratuitas. “Num momento tão delicado como esse, é importante que os usuários evitem aglomerações e estejam bem informados sobre o auxílio”, destacou.

Durigan ressaltou que as mensagens serão enviadas de uma conta oficial da Caixa, verificada no Whatsapp, e pediu que os usuários fiquem atentos para evitarem cair em golpes. “Não haverá pedido de senha nem de dados pessoais. Apenas informações sobre o auxílio serão enviadas”, disse o diretor do aplicativo.