Orthodontic

Faculdade Finom de Patos de Minas estabelece convênio com a Polícia Civil

Convênio permitirá que estudantes façam estágio em Delegacias de Polícia

Sexta 30/07/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na tarde da última quinta-feira (29/07), o diretor da Faculdade FINOM Patos de Minas Rodrigo Maicow e a Coordenadora do Curso de Direito Jéssica Santiago Cury reuniram- se com o Delegado da Polícia Civil, Flávio Henrique da Costa Luciano, e com a Delegada da Mulher, Tatiana Carvalho Paiva, para estabelecerem as diretrizes do convênio firmado entre a Polícia Civil de Patos de Minas e a instituição, onde seus alunos serão beneficiados.

Trata-se de um convênio que possui 10 vagas de estágio entre a Faculdade Finom e a Polícia Civil de Patos de Minas. Com isso, os discentes do curso de Direito que precisam realizar estágio obrigatório, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma, terão a oportunidade única de realizá-lo nas Delegacias da Polícia Civil de Patos de Minas e região.

O intuito do convênio é atrelar a teoria com a prática jurídica e agregar ao currículo dos alunos do curso de Direito. Além disso, os estudantes terão a possibilidade de vivenciarem o cotidiano policial, o que motivará ainda mais os discentes que optarem pela carreira policial.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Homem é socorrido ao Hospital Regional após ser esfaqueado dentro de ônibus coletivo

Sexta 30/07/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) procura dois homens, de 18 e 20 anos, que teriam esfaqueado um indivíduo de 21 anos, dentro de um ônibus do transporte coletivo. O fato ocorreu no início da madrugada dessa sexta-feira (30), na Rua Rogério Severino de Almeida.

Segundo informações da PM, em contato com o motorista que fazia a rota do Alto Limoeiro ao Centro, ele disse que ao parar no ponto para embarque e desembarque de passageiros, situado no local do fato, dois indivíduos embarcaram. Logo em seguida, iniciou-se um tumulto dentro do ônibus, o que levou todos os passageiros a descerem. Devido ao número de passageiros não foi possível o identificar como se iniciou a briga.

Já na calçada, foi visto a vítima cair ao solo sangrando, e os autores evadirem tomando rumo ignorado. Ainda de acordo com a PM, em contato com a vítima, ela afirmou que em data pretérita, o autor "mexeu" com sua mulher, o que provocou uma briga. No início da madrugada de hoje, o autor e mais dois indivíduos desconhecidos da vítima prepararam uma emboscada no horário em que a vítima estava no ônibus coletivo.

A vítima foi socorrida ao Hospital Regional pelo Samu, onde permaneceu no bloco cirúrgico para ser medicado. Conforme avaliação preliminar da equipe médica, a vítima sofreu de quatro a cinco perfurações de faca, sendo pelo menos uma no ombro esquerdo e uma no peito lado direito, além de outras com menor gravidade.

Após levantamento foi identificado o endereço do suspeito, sendo o imóvel abordado. No local em contato com a família do indivíduo, ele não foi encontrado. Rastreamento continuam para localizar e efetuar a prisão dos suspeitos.

Operação Noakes desarticula esquema ilegal de regularização de reboque

Sexta 30/07/2021 - André Amâncio
Fonte: PCMG
Feed do PatosAgora

Com o objetivo de reprimir manobras criminosas para a regularização de reboques e semirreboques de origem ilegal, a partir de notas fiscais ideologicamente falsas, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em parceria com a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG) e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e apoio das polícias civis de Goiás, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, deflagrou, nesta quinta-feira (29/7), a segunda fase da operação Noakes. No total, nove pessoas foram detidas em virtude de mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão, cumpridos.

Segundo o delegado Renato de Alcino Vieira, titular da Delegacia de Trânsito em Araxá (MG), Alto Paranaíba, as investigações começaram em março deste ano, a partir de uma vistoria, na qual foram constatados indícios de adulteração de identificação veicular. Além disso, a má conservação do veículo não condizia com o descrito na nota fiscal emitida no mês anterior, como sendo novo. Ainda, havia indicativos de fraude relacionada com a nota fiscal. “Conforme nós avançávamos nas investigações, percebemos que havia outras situações a serem descobertas”, pontua o delegado.

No decorrer dos quatro meses de apurações, 296 mil reboques e semirreboques entraram na mira da investigação, sendo que 75,5 mil – emplacados nos últimos dois anos aproximadamente, em diferentes cidades brasileiras – já estão bloqueados pela Justiça. Outro resultado expressivo, de acordo com o delegado, é a desarticulação de dois núcleos do esquema criminoso, sendo um deles na região Centro-Oeste do país, inclusive com operação realizada em Goiânia (GO), onde 39.603 veículos (dos 75,5 mil) foram identificados como irregulares; e no Sul, com suspeitos já identificados e procurados pela polícia para o cumprimento das prisões temporárias.

Indisponibilidade de bens

Outra medida cautelar, decorrente do trabalho investigativo desencadeado, é o bloqueio e indisponibilidade de bens dos alvos, que pode chegar a R$ 55 milhões, conforme estimado, para serem revertidos aos cofres públicos. Até o momento, oito empresas e três sites de vendas on-line são investigados. As irregularidades apuradas envolvem práticas como fraude e sonegação fiscal, impactando também na segurança viária, uma vez que a fabricação desses transportadores de carga possui normas técnicas específicas, além da exigência de o fabricante ser homologado pelo Denatran.

Renato Alcino pontua que os delitos em investigação incluem adulteração de sinais de veículo automotor, crimes contra a ordem tributária e financeira, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsidade ideológica. “A partir desses crimes, com certeza, tendem a aparecer outros”, observa. O delegado explica ainda que, além das empresas investigadas, as pessoas que se valem dessas manobras, cientes do caráter ilícito, também podem ser responsabilizadas, inicialmente, por uso de documento falso.

O delegado fiscal e auditor fiscal da Receita Estadual, João Carlos Aparecido Minto, ressalta a importância do combate às irregularidades: “É papel da Receita Estadual enfrentar e desmontar esquemas de constituição irregular de empresas, como o visto hoje, para que esse tipo de prática perca força e não ofereça prejuízo aos empresários que trabalham de forma lícita em Minas Gerais e no Brasil. O Fisco mineiro trabalha diariamente para garantir um mercado livre e justo, através do combate à concorrência desleal e à sonegação, para quem empreende em nosso estado”.

Resultados da operação

Em Minas Gerais, a ação ocorreu em Palmópolis, Vale do Jequitinhonha, com quatro prisões, e em Divisa Alegre, Norte do estado, com um preso, além de Uberaba, no Triângulo Mineiro, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão. Nos três municípios, seis veículos foram apreendidos, dois em cada, bem como um computador e um celular. Em Palmópolis, com um dos alvos, a polícia encontrou uma arma de fogo, sendo o suspeito autuado em flagrante. Ao todo, as equipes ligadas aos 5º e 15º Departamentos de Polícia Civil cumpriram seis mandados de busca e cinco de prisão.

Já em Goiânia (GO), duas pessoas foram presas e quatro buscas efetuadas, resultando na apreensão de dez veículos, quatro aparelhos celulares, três computadores e R$ 5,5 mil. No estado de São Paulo, em Aguaí, houve duas prisões e os policiais apreenderam um veículo, dois celulares e dois computadores, bem como dois equipamentos usados para gravação e adulteração de número de identificação veicular durante o cumprimento de um mandado de busca.

No Sul do país, a operação ocorreu em Cascavel (PR), com o cumprimento de três mandados de busca e apreensão, e nas cidades catarinenses de Itajaí e Balneário Camboriú, totalizando duas buscas efetivadas, com a apreensão de três aparelhos celulares e dois computadores.

Manobras utilizadas

De acordo com o delegado Renato de Alcino, o esquema ocorria da seguinte maneira: empresas homologadas pelo Denatran geravam e incluíam Números de Identificação Veicular (NIV) na Base Nacional de Veículos Automotores (Renavam), procedimento que Vieira compara à “certidão de nascimento do veículo”. No curso da investigação, foi identificado que duas empresas autorizadas não fabricavam os reboques e semirreboques. “Elas passaram a utilizar empresas noteiras para emitir notas fiscais e comercializá-las. Quem adquiria essas notas, em regra, não tinha autorização e construía esses veículos de forma artesanal, sem critério de segurança”, explica. Ainda segundo o delegado, sites de vendas on-line anunciavam as notas fiscais fraudulentas. Inclusive, os responsáveis das três páginas investigadas foram notificados hoje para retirarem os anúncios.

A discrepância entre empresa emissora de nota, que deveria ser a fabricante, com a atividade realizada foi verificada, por exemplo, no município de Goiânia (GO), conforme relata o delegado Alécio Moreira, da Polícia Civil do Estado de Goiás. “Efetuamos a prisão de um casal proprietário de uma empresa noteira, que nunca produziu uma carreta. E conseguimos localizar uma funcionária, que trabalhava para a empresa e a função dela era só emitir notas fiscais, em média de 40 a 50 notas por dia, o que não condiz com a estrutura que a suposta empresa apresentava: um galpão de aproximadamente 600 metros quadrados”, relata.

Renato de Alcino esclarece que além da inobservância dos parâmetros técnicos na fabricação, outros crimes eram alimentados. “Temos situações de veículos que possuíam extensa relação de multas, débitos relacionados com crimes ambientais, e que precisavam ser renovados. Então, essa organização criminosa vendia as notas, o interessado fazia supressão do chassi anterior e lançava o chassi que era gerado pela empresa homologada. Com isso, em posse da nota fiscal e já tendo registro na base do Renavam, conseguia regularizar seus veículos não apenas em Minas Gerais, mas em todo o país”, conta o delegado, além de pontuar que foi identificado também, em dois pontos de fabricação, veículos provenientes de crimes patrimoniais, como furto.

Integração

Inicialmente, em Araxá, foram apreendidos 29 reboques e semirreboques, na primeira fase da operação, realizada em meados de maio deste ano. Com os resultados das investigações e a identificação de suspeitos no esquema, houve a representação das medidas cautelares, deferidas pela Justiça e cumpridas durante a operação. “Conseguimos fazer um trabalho de forma muito azeitada com as demais forças de segurança, destacadamente em relação ao Ministério Público e ao Poder Judiciário”, destaca Renato de Alcino ao pontuar também a colaboração do Denatran e da Secretaria de Estado de Fazenda com o fornecimento de dados necessários ao trabalho investigativo.

Nome da operação

Noakes, nome dado à operação, faz alusão à acuidade dos vistoriadores da PCMG em Araxá, que, por meio da inspeção em reboques, suscitaram a fraude. É uma referência ao agente de segurança britânico Sidney Noakes, que, após a 2ª Guerra Mundial, em um ponto de controle na Alemanha, identificou um líder da SS (polícia nazista) se passando por um oficial de patente mais baixa para não ser descoberto e sair livre. Ele teria apresentado documentos similares a outros já identificados pela inteligência britânica como sendo falsos, usados por membros da SS para tentar fugir.

Projeto Global para UTI Neo Natal da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas

Sexta 30/07/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

O Rotary Club de Patos de Minas, juntamente com os demais clubes de rotarys Patos de Minas Guaratinga, Paranaiba e Sertão, estão elaborando um projeto global da fundação Rotário para aquisição de equipamentos para a UTI Neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas.

A Santa Casa de Misericórdia em parceria com a Fundação Educacional de Patos de Minas – Fepam busca preencher o vazio hospitalar do SUS, sem precedentes, em um momento desafiador após o fechamento do Hospital São Lucas e com deficit de 20 leitos de UTI neonatal.

Com o fechamento do Hospital São Lucas que ocorrerá dentro de quatro meses, e com a doação dos equipamentos do Hospital de Campanha feito pela Prefeitura de Patos Minas, serão cobertas,  parcialmente, as necessidades de atendimento da população da macrorregião,não estão incluídos, porém,  UTI Neonatal, salas  cirúrgicas e obstétrica, acarretando prejuízo e grande gravidade no atendimento pelo SUS em toda a macrorregião do Noroeste de  Minas, com total de 33 municípios.

Total do projeto em real_________________ R$397.550,00

Total do projeto em Dólar________________S$77.000,00

Seremos nós, nossos filhos e nossos netos que  mais se beneficiarão com este projeto. Muitos casais lutam para engravidar e algumas mães não conseguem levar a gravidez até o final. Salvar uma vida é dar chance para que uma criança  venha ao mundo sadia.

O Rotary Internacional e Fundação Rotária financiam parte do projeto, sendo que o restante fica na responsabilidade do Rotary local e da comunidade. Por isso estamos solicitando a  você  e a sua família que façam sua doação.

CHAVE Pix é nosso CNPJ 23.357.908 0001-52

Conta para transferência: Banco Sicoob 756, Ag. 4033 - C/C 5.694-4

Titular - Rotary Club de Patos de Minas.

PM prende suspeitos de integrarem quadrilha que praticava roubo de carga e veículos

Sexta 30/07/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

No final da tarde da última quinta-feira (29), a Polícia Militar (PM) prendeu três homens suspeitos de integrarem uma quadrilha que praticava roubo de carga e veículos em Monte Carmelo (MG).

De acordo com a PM, após levantamento de informações, confecção de relatório técnico ao Ministério Público, foram expedidos mandados de prisão em desfavor de três suspeitos.

Os policiais desencadearam uma operação e os mandados foram cumpridos na Rua Santa Catarina, Rua Vera Cruz e Rua Virginia Rosa na cidade de Monte Carmelo (MG). Ao final dos trabalhos, três suspeitos acabaram presos.

 

Proprietário de bar é preso por promover jogos de azar e notificado em relação as medidas sanitárias da covid-19

Sexta 30/07/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na tarde de quinta-feira (29) a Polícia Militar (PM) recebeu denúncia anônima via 190, relatando a prática de jogo de azar na Av Enéas Ferreira de Aguiar, bairro Serra Negra. Os militares realizaram abordagem no local, localizaram apreenderam duas máquinas caças níqueis e prenderam o proprietário do bar.

O autor  foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil,  juntamente com as máquinas apreendidas. Foram acionados os fiscais da prefeitura e a equipe da Sestran, que fiscalizaram o referido estabelecimento.

O bar foi fechado por não possuir licença da prefeitura para funcionar e ainda foi notificado com relação as medidas sanitárias da pandemia Covid 19.

Polícia Militar apreende menor por tráfico ilícito de drogas

Sexta 30/07/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) apreendeu um menor por tráfico de drogas no final da tarde de última quinta-feira (29). Os policiais também apreenderam drogas, um veículo e uma espingarda de chumbinho.

Segundo informações da PM, durante cumprimento de mandado de busca e apreensão em uma residência localizada na Rua Expedito Dias, os militares apreenderam um menor por tráfico ilícito de drogas.

No local, foram apreendidos também 8 tabletes de maconha, duas pedras de crack (renderia 35 pedras para comércio), uma balança de precisão, uma moto utilizada e uma espingarda de chumbinho.

O menor e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil.

Patos de Minas recebe nova remessa de vacina contra a Covid-19 nessa sexta-feira

Quinta 29/07/2021 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Patos de Minas recebe nova remessa de vacina amanhã. São 2.190 doses, e parte delas veio destinada a trabalhadores da indústria e da construção, por isso a quantidade restante é suficiente para aplicar somente na faixa etária de 36 anos completos.

O público geral dessa idade será vacinado nessa sexta-feira (30/7) e no sábado (31/7). A aplicação da vacina acontece no antigo Projeto Saci das 8h às 18h. Na sexta, recebem o imunizante pessoas com inicial de A a M, divididas em dois grupos: de A a E no período das 8h às 13h e de F a M das 13h às 18h. No sábado, será finalizada a vacinação desse grupo: iniciais de N a R devem comparecer das 8h às 13h e de S a Z no horário de 13h até 18h.

Com as novas doses, o último cronograma foi alterado e a vacinação de trabalhadores industriais e da construção civil vai acontecer no domingo (1º). A faixa etária também mudou, pois agora serão atendidos aqueles que têm 35 e 34 anos completos. O atendimento acontecerá das 8h às 18h no antigo Projeto Saci. Além dos documentos pessoais, é necessária a apresentação de documento que comprove o efetivo exercício da função.

Covid-19: Patos de Minas registra 29 novos casos e mais 3 óbitos são confirmados

Quinta 29/07/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Patos de Minas chegou a 16.380 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa quinta-feira (29/07), pela Vigilância em Saúde.

No boletim de hoje foram confirmados 29 novos casos, 24 deles datados de 28/7. O percentual de cura segue acima de 93,43%. Foram registrados três óbitos, ocorridos no dia 27/7. As mortes são de dois homens de 55 e 85 anos e de uma mulher de 67 anos.

O boletim informou também que 511 pessoas estão em recuperação domiciliar e 55 pacientes estão internados, sendo 13 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo público e privado.

Até o momento, 15.304 pessoas já se recuperaram da doença, representando 93,43% de taxa de cura, e 510 óbitos foram confirmados até o momento.

Inauguração da primeira lotérica de Luizlândia do Oeste promete mais comodidade para moradores do distrito

A Lotérica Silvano funcionará dentro do Supermercado Silvano, onde já era oferecido serviços do Caixa Aqui há vários anos

Quinta 29/07/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A próxima sexta-feira, 30 de julho, será um dia histórico para o distrito de Luizlândia do Oeste, também conhecido como JK. Trazendo mais conforto para os moradores, a primeira lotérica do distrito será inaugurada a partir das 10 horas. O JP Agora entrevistou Geraldo Marques Silvano e sua esposa, Rayane Silvano, que nos contou mais detalhes sobre a inauguração.

Geraldo Marques Silvano e sua esposa, Rayane Silvano, contaram à reportagem do JP Agora que o Supermercado Silvano já oferece serviços do Caixa Aqui há muitos anos e que trazer a lotérica era um sonho antigo que começou a se realizar no ano passado. Em maio, foi divulgada a licitação e, em agosto, foi realizado o leilão. De lá para cá, os preparativos não pararam um dia sequer e, com tudo pronto, o casal aproveitou a oportunidade para convidar a todos para a grande inauguração na próxima sexta-feira (30).

“Antes, o pessoal não tinha onde pagar suas contas, até que arrumamos o Caixa Aqui. A gente era o único que recebia contas de água luz, realizava pagamentos de benefícios, então ajudava muito, mas o sonho mesmo era a lotérica porque muita gente gosta de jogos, então as vezes pagavam para fazerem jogos ou em João Pinheiro ou em Três Marias. A expectativa é muito grande. Morei minha vida inteira aqui, é um sonho que está se realizando, muita gente nos ajudou nessa empreitada quero deixar meu agradecimento especial ao Breno de Uberlândia” contou Geraldo Marques, popularmente conhecido como Marquinhos, empolgado com a inauguração de sexta-feira.

A família de Marquinhos será responsável por gerenciar a Lotérica Silvano. Seu pai, João de Deus Silvano, é um dos comerciantes mais antigos do distrito. Junto com a família, tornou o Supermercado Silvano o maior supermercado de JK, o qual, agora, também oferecerá os serviços de lotérica, já que ela funcionará no mesmo endereço.

A inauguração está marcada para sexta-feira (30). Visite a Lotérica Silvano, situada na Rua Pedro Gonçalves, 31 – Luizlândia do Oeste (JK).