PM prende suspeitos de integrarem quadrilha que praticava roubo de carga e veículos
No final da tarde da última quinta-feira (29), a Polícia Militar (PM) prendeu três homens suspeitos de integrarem uma quadrilha que praticava roubo de carga e veículos em Monte Carmelo (MG).
De acordo com a PM, após levantamento de informações, confecção de relatório técnico ao Ministério Público, foram expedidos mandados de prisão em desfavor de três suspeitos.
Os policiais desencadearam uma operação e os mandados foram cumpridos na Rua Santa Catarina, Rua Vera Cruz e Rua Virginia Rosa na cidade de Monte Carmelo (MG). Ao final dos trabalhos, três suspeitos acabaram presos.
Proprietário de bar é preso por promover jogos de azar e notificado em relação as medidas sanitárias da covid-19
Na tarde de quinta-feira (29) a Polícia Militar (PM) recebeu denúncia anônima via 190, relatando a prática de jogo de azar na Av Enéas Ferreira de Aguiar, bairro Serra Negra. Os militares realizaram abordagem no local, localizaram apreenderam duas máquinas caças níqueis e prenderam o proprietário do bar.
O autor foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com as máquinas apreendidas. Foram acionados os fiscais da prefeitura e a equipe da Sestran, que fiscalizaram o referido estabelecimento.
O bar foi fechado por não possuir licença da prefeitura para funcionar e ainda foi notificado com relação as medidas sanitárias da pandemia Covid 19.
Polícia Militar apreende menor por tráfico ilícito de drogas
A Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) apreendeu um menor por tráfico de drogas no final da tarde de última quinta-feira (29). Os policiais também apreenderam drogas, um veículo e uma espingarda de chumbinho.
Segundo informações da PM, durante cumprimento de mandado de busca e apreensão em uma residência localizada na Rua Expedito Dias, os militares apreenderam um menor por tráfico ilícito de drogas.
No local, foram apreendidos também 8 tabletes de maconha, duas pedras de crack (renderia 35 pedras para comércio), uma balança de precisão, uma moto utilizada e uma espingarda de chumbinho.
O menor e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil.
Patos de Minas recebe nova remessa de vacina contra a Covid-19 nessa sexta-feira
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Patos de Minas recebe nova remessa de vacina amanhã. São 2.190 doses, e parte delas veio destinada a trabalhadores da indústria e da construção, por isso a quantidade restante é suficiente para aplicar somente na faixa etária de 36 anos completos.
O público geral dessa idade será vacinado nessa sexta-feira (30/7) e no sábado (31/7). A aplicação da vacina acontece no antigo Projeto Saci das 8h às 18h. Na sexta, recebem o imunizante pessoas com inicial de A a M, divididas em dois grupos: de A a E no período das 8h às 13h e de F a M das 13h às 18h. No sábado, será finalizada a vacinação desse grupo: iniciais de N a R devem comparecer das 8h às 13h e de S a Z no horário de 13h até 18h.
Com as novas doses, o último cronograma foi alterado e a vacinação de trabalhadores industriais e da construção civil vai acontecer no domingo (1º). A faixa etária também mudou, pois agora serão atendidos aqueles que têm 35 e 34 anos completos. O atendimento acontecerá das 8h às 18h no antigo Projeto Saci. Além dos documentos pessoais, é necessária a apresentação de documento que comprove o efetivo exercício da função.
Covid-19: Patos de Minas registra 29 novos casos e mais 3 óbitos são confirmados
Patos de Minas chegou a 16.380 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa quinta-feira (29/07), pela Vigilância em Saúde.
No boletim de hoje foram confirmados 29 novos casos, 24 deles datados de 28/7. O percentual de cura segue acima de 93,43%. Foram registrados três óbitos, ocorridos no dia 27/7. As mortes são de dois homens de 55 e 85 anos e de uma mulher de 67 anos.
O boletim informou também que 511 pessoas estão em recuperação domiciliar e 55 pacientes estão internados, sendo 13 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo público e privado.
Até o momento, 15.304 pessoas já se recuperaram da doença, representando 93,43% de taxa de cura, e 510 óbitos foram confirmados até o momento.
Inauguração da primeira lotérica de Luizlândia do Oeste promete mais comodidade para moradores do distrito
A Lotérica Silvano funcionará dentro do Supermercado Silvano, onde já era oferecido serviços do Caixa Aqui há vários anos
A próxima sexta-feira, 30 de julho, será um dia histórico para o distrito de Luizlândia do Oeste, também conhecido como JK. Trazendo mais conforto para os moradores, a primeira lotérica do distrito será inaugurada a partir das 10 horas. O JP Agora entrevistou Geraldo Marques Silvano e sua esposa, Rayane Silvano, que nos contou mais detalhes sobre a inauguração.
Geraldo Marques Silvano e sua esposa, Rayane Silvano, contaram à reportagem do JP Agora que o Supermercado Silvano já oferece serviços do Caixa Aqui há muitos anos e que trazer a lotérica era um sonho antigo que começou a se realizar no ano passado. Em maio, foi divulgada a licitação e, em agosto, foi realizado o leilão. De lá para cá, os preparativos não pararam um dia sequer e, com tudo pronto, o casal aproveitou a oportunidade para convidar a todos para a grande inauguração na próxima sexta-feira (30).
“Antes, o pessoal não tinha onde pagar suas contas, até que arrumamos o Caixa Aqui. A gente era o único que recebia contas de água luz, realizava pagamentos de benefícios, então ajudava muito, mas o sonho mesmo era a lotérica porque muita gente gosta de jogos, então as vezes pagavam para fazerem jogos ou em João Pinheiro ou em Três Marias. A expectativa é muito grande. Morei minha vida inteira aqui, é um sonho que está se realizando, muita gente nos ajudou nessa empreitada quero deixar meu agradecimento especial ao Breno de Uberlândia” contou Geraldo Marques, popularmente conhecido como Marquinhos, empolgado com a inauguração de sexta-feira.
A família de Marquinhos será responsável por gerenciar a Lotérica Silvano. Seu pai, João de Deus Silvano, é um dos comerciantes mais antigos do distrito. Junto com a família, tornou o Supermercado Silvano o maior supermercado de JK, o qual, agora, também oferecerá os serviços de lotérica, já que ela funcionará no mesmo endereço.
A inauguração está marcada para sexta-feira (30). Visite a Lotérica Silvano, situada na Rua Pedro Gonçalves, 31 – Luizlândia do Oeste (JK).
Taxa de incidência da covid-19 cai 9% em Minas e quatro macrorregiões avançam para a onda verde
Com a evolução da vacinação, solicitações de internações têm queda de 29% no estado
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais registou queda de 9% na taxa de incidência da covid-19 na última semana em todo o estado. Com isso, as macrorregiões Centro-Sul, Jequitinhonha, Norte e Oeste avançam para a onda verde, a mais flexível do plano Minas Consciente, criado para promover a retomada segura e gradual da economia. Já a macrorregião Leste do Sul progrediu para a onda amarela.
Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (29/7) durante reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, que se reúne semanalmente para discutir a situação da pandemia no estado. Minas também registrou queda nos números de óbitos e de espera por leitos. A solicitação de internação pela doença caiu 29,59% na última semana. Atualmente, 34 pacientes aguardam vaga para uma UTI para tratamento da covid-19. Este número chegou a ser pelo menos seis vezes maior no início de junho.
O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, ressaltou que os indicadores têm melhorado devido ao avanço no processo de vacinação, mas lembrou que ainda não é a hora de se descuidar.
“Já ultrapassamos a marca de mais de 13,6 milhões de doses aplicadas. Com o avanço deste processo, temos observado a redução no número de óbitos, casos e, principalmente de internações, aliviando a pressão no sistema de saúde. Isso só comprova a eficácia e a importância da vacina. Temos que ficar atentos ao calendário da vacinação, incluindo a segunda dose, que é muito importante. Também não é a hora relaxarmos em relação aos cuidados. Devemos seguir com o uso de máscara e evitar aglomerações”, alertou o secretário.
Atualmente, a ocupação de leitos exclusivos para covid-19 no estado está em 54,69%, enquanto a ocupação dos de enfermaria está em 79,03%.
Ondas
Com as mudanças aprovadas pelo Comitê nesta quinta-feira, as macrorregiões Centro-Sul, Jequitinhonha, Norte e Oeste passam para a onda verde do plano Minas Consciente, a mais flexível, se juntando às macro Sudeste e Vale do Aço.
Já Leste do Sul progride para a onda amarela. Seguem nesta etapa as macrorregiões Centro, Noroeste, Leste, Sul e Triângulo Norte. Nordeste e Triângulo do Sul permanecem na onda vermelha. As alterações valem a partir do próximo sábado (31/7).
A taxa de positividade da doença também recuou para 21% em todo o estado. Com isso, o número de cidades com menos de 30 mil habitantes que poderão progredir de onda, independentemente da situação em que se encontra a macro ou a microrregião, chegou a 100 nesta semana, registrando o melhor resultado do ano. Estas cidades registraram menos de 50 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.
Eventos
O Comitê Extraordinário Covid-19 também aprovou nesta quinta-feira a criação de um grupo de trabalho para aperfeiçoamento dos protocolos do Minas Consciente para os setores de Eventos, Cultura e Entretenimento. Os representantes do governo estadual e dos segmentos se reunirão para que sejam discutidas e elaboradas, em 30 dias, novas medidas visando à segurança na retomada das atividades.
Covid-19: Adolescentes entre 12 a 17 anos serão incluídos na vacinação
Adolescentes com comorbidades serão os primeiros a serem imunizados
Fonte: Agência Brasil (foto: Marcelo Camargo)
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou hoje (27) que adolescentes de 12 a 17 anos serão incluídos no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a covid-19. A inclusão será iniciada após envio da primeira dose para a vacinação de adultos com mais de 18 anos. Adolescentes com comorbidades serão os primeiros a serem imunizados.
A medida foi acertada durante reunião entre o ministério e representantes de estados e municípios.
Também foi definido que, após a distribuição da primeira dose dos imunizantes para todo o país, o ministério deve decidir sobre a antecipação do intervalo entre as duas doses da Pfizer, que, atualmente, é de 90 dias. Na bula do fabricante, o intervalo é de 21 dias.
A redução é estudada para acelerar a imunização diante do crescimento dos casos de pessoas infectadas com a variante delta do vírus da covid-19.
“Nossa expectativa é atingir a população acima de 18 anos vacinada até o começo de setembro. A partir daí, vamos discutir a redução no intervalo da dose da Pfizer, assim a gente avançaria com a segunda dose em um número maior de pessoas e também os abaixo de 18 anos”, explicou o ministro.
Os estados e municípios ainda deverão seguir as orientações do Ministério da Saúde sobre os intervalos entre as doses de vacinas e outras recomendações do PNI.
Economia Caged: Brasil gera 309 mil empregos formais em junho
Governo deve lançar programas para inclusão de jovens no mercado
Fonte: Agência Brasil (foto: Marcelo Camargo)
O Brasil gerou 309.114 postos de trabalho em junho deste ano, resultado de 1.601.001 admissões e de 1.291.887 desligamentos de empregos com carteira assinada. No acumulado de 2021, o saldo positivo é de 1.536.717 novos trabalhadores no mercado formal. Os dados são do Ministério da Economia, que divulgou hoje (29) as Estatísticas Mensais do Emprego Formal, o Novo Caged.
O estoque de empregos formais no país, que é a quantidade total de vínculos celetistas ativos, chegou a 40.899.685, em junho, o que representa uma variação de 0,76% em relação ao mês anterior.
De acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, é a primeira vez desde a crise de 2015 que o país ultrapassa o patamar de mais de 40 milhões de postos formais de trabalho. Ele acredita que a retomada da economia brasileira e o retorno seguro ao trabalho continuarão em ritmo acelerado com o avanço da vacinação da população contra covid-19, em especial nos setores de serviços e comércio, os mais afetados pelas medidas de enfrentamento à crise sanitária.
A próxima divulgação do Caged já deve acontecer sob o comando do ministro Onyx Lorenzoni, que vai assumir o Ministério do Trabalho e Previdência, que está sendo recriado. Guedes destacou que a equipe da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, que hoje está na Economia, seguirá o trabalho na nova pasta.
Segundo ele, o foco será a geração de oportunidades de trabalho aos jovens e formalização de cerca de 38 milhões de trabalhadores informais que hoje recebem o auxílio emergencial do governo. Em breve, ainda de acordo com Guedes, serão lançados novos programas, como o serviço social voluntário e os bônus de inclusão produtiva (BIP) e de incentivo à qualificação profissional (BIQ).
“Tememos muito o efeito cicatriz, que é a mutilação de uma geração em função de uma pandemia dessa, já no setor educacional, já temos esse receio no setor educacional. E queremos, então, acelerar a absorção desses jovens, seja com treinamento de qualificação profissional, seja com serviço social voluntário para que eles se preparem para o mercado formal de trabalho”, disse o ministro, durante coletiva virtual para divulgar os dados do Caged.
A expectativa é que o BIP e o BIQ gerem cerca de 2 milhões de empregos para jovens de 16 a 22 anos. As vagas deverão ser de meia jornada de trabalho, com bônus de meio salário mínino. Parte do bônus, o BIP, será pago inicialmente com dinheiro público e depois com recursos do Sistema S, e a outra parte, o BIQ, pago pelo empregador.
Dados do emprego
No mês passado, os dados apresentaram saldo positivo no nível de emprego nos cinco grupamentos de atividades econômicas: serviços, com a criação de 125.713 postos, distribuídos principalmente nas atividades de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas; comércio, que criou 72.877 novos empregos; indústria geral, saldo positivo de 50.145 postos, concentrados na indústria de transformação; agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, mais 38.005 postos de trabalho gerados; e construção, que registrou 22.460 novos trabalhadores.
Todas as regiões do país tiveram saldo positivo na geração de emprego, sendo que houve aumento de trabalho formal nas 27 unidades da Federação. Em termos relativos, dos estados com maior variação em relação ao estoque do mês anterior, os destaques são para o Piauí, com a abertura de 4.597 postos, aumento de 1,5%; Alagoas que criou 4.651 novas vagas (1,36%); e Maranhão, com saldo positivo de 6.745 postos (1,31%).
Os estados com menor variação relativa de empregos em junho, em relação a maio, são Rio Grande do Sul, que teve criação de 11.446 postos, aumento de 0,44%; Bahia, com saldo positivo de 7.604, alta de 0,43%; e Sergipe, que encerrou o mês passado com mais 1.107 postos de trabalho formal, crescimento de apenas 0,41%.
Em todo o país, o salário médio de admissão em junho de 2021 foi de R$ 1.806,29. Comparado ao mês anterior, houve redução real de R$ 1,59 no salário médio de admissão, uma variação negativa de 0,09%.
As estatísticas completas do Novo Caged estão disponíveis na página do Ministério da Economia. Os dados também podem ser consultados no Painel de Informações do Novo Caged.
Operação da PCMG resulta em 20 presos no Alto Paranaíba
Fonte: PCMG
Vinte presos e 22 mandados de busca e apreensão cumpridos. Esse foi o resultado da operação Colheita Maldita, deflagrada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), nesta quarta-feira (28/7), na região do Alto Paranaíba. O objetivo foi desmantelar uma organização criminosa especializada em furtos e roubos de fazendas, visando especialmente tratores e defensivos agrícolas.
A ação é decorrente de investigações iniciadas em fevereiro, quando ocorreu um roubo em uma fazenda na zona rural de Ibiá. A partir de então, a PCMG colheu indícios da participação de uma organização criminosa que atua em várias cidades mineiras. As prisões ocorreram nas cidades de Ibiá (4), Uberaba (3), Sacramento (8), Perdizes (1), Patrocínio (3) e Batatais/SP (1).
As buscas resultaram na apreensão de vários celulares e objetos que serão usados nas investigações. Segundo apurado, a estimativa de prejuízo que o grupo já teria causado aos produtores rurais é de cerca de R$ 2 milhões. Desde o início do ano, foram roubados e furtados aproximadamente 20 maquinários e diversos materiais agrícolas, dezenas de ferramentas elétricas e pneumáticas usadas no campo, além de um caminhão e quantidade expressiva de agrotóxicos.
Os suspeitos podem responder por diversos crimes, como roubo triplamente majorado, receptação e organização criminosa. Se condenados, podem pegar pena de mais de 20 anos de prisão.
As investigações continuam no intuito de prender outros suspeitos, bem como identificar demais integrantes da organização, prendê-los e também recuperar a maior parte de bens possível.
Participaram da operação cerca de 70 policiais civis do Departamento de Polícia Civil em Uberaba, da Delegacia Regional em Araxá, da Delegacia Rural em Araxá e também das delegacias em Ibiá, Campos Altos, Sacramento, Perdizes, Nova Ponte, Conquista e Santa Juliana.
Colheita Maldita
O nome dado à operação advém do prejuízo acumulado na safra e na colheita de soja, além do mau resultado que alguns dos suspeitos já tiveram com a prática dos delitos.