Orthodontic

Covid-19: boletim informa 57 novos casos; não houve óbitos confirmados

Terça 20/07/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Patos de Minas chegou a 15.831 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa terça-feira (20/07), pela Vigilância em Saúde.

O boletim de hoje traz 57 novos casos em relação ao anterior, e o percentual de cura continua acima de 94%. Não houve óbitos confirmados.

O boletim informou também que 342 pessoas estão em recuperação domiciliar e 57 pacientes estão internados, sendo 26 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo público e privado.

Até o momento, 14.930 pessoas já se recuperaram da doença, representando 94,30% de taxa de cura, e 502 óbitos foram confirmados até o momento.

Prefeitura presta homenagem às mais de 500 vítimas perdidas para a covid-19 em Patos de Minas

Terça 20/07/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Nessa semana, Patos de Minas chegou a triste marca de 500 vidas perdidas para a covid-19. Como uma forma de prestar uma homenagem às vítimas da doença, a Prefeitura Municipal publicou uma imagem com os nomes de algumas dessas vítimas.

Vários internautas aproveitaram a homenagem para lamentar a perda de seus entes queridos. Veja abaixo a nota publicada junto da imagem:

Nessa segunda-feira, 19 de julho, ultrapassamos os 500 óbitos por Covid-19. Sabemos que a luta contra essa doença não acabou, e a Prefeitura de Patos de Minas tem trabalhado incansavelmente para que mais ninguém perca um ente querido para o coronavírus. Queremos, cada dia mais, noticiar altas hospitalares e vitórias de nossos pacientes. Juntos venceremos essa batalha!

Criança terá dupla paternidade em registro

Pai biológico reivindicava retirada de nome de pai socioafetivo

Terça 20/07/2021 - André Amâncio
Fonte: TJMG
Feed do PatosAgora

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais manteve sentença da comarca de Belo Horizonte para manter, no registro civil de uma criança, os nomes do pai biológico e do pai socioafetivo. A decisão, por maioria, é da 8ª Câmara Cível.

O pai alega que teve um envolvimento amoroso com a mãe do menino durante sete meses. A mulher ficou grávida, mas, aos seis meses de gestação, o relacionamento acabou. Posteriormente ela se casou com outra pessoa.

O autor alega que evitou contato para não atrapalhar o novo relacionamento, mas recebia notícias por conhecidos comuns. Quando o menino nasceu, em setembro de 2014, ele procurou a mãe do bebê e soube que ele havia sido registrado em nome do marido dela.

Diante disso, o pai ajuizou ação contra o casal, pedindo o reconhecimento de sua paternidade e a anulação do registro de nascimento do menor.

Em 1ª Instância, o Ministério Público de Minas Gerais manifestou-se por uma solução intermediária, que fizesse constar do registro o nome do pai biológico e o socioafetivo. A sentença julgou o pedido nesse sentido, declarando a paternidade biológica do autor, com a devida inclusão no registro, e mantendo a paternidade já registrada.

O pai biológico, inconformado, recorreu, alegando que a paternidade socioafetiva se deu por ato ilícito, de forma criminosa. Para o autor, a atribuição de multiparentalidade seria benéfica apenas se fosse realizada de boa-fé, quando existe harmonia entre os interessados ou na ausência de um dos pais.

A Procuradoria-Geral de Justiça opinou pela negativa da solicitação. O caso suscitou discussão na turma julgadora.

O entendimento majoritário foi proposto pela desembargadora Ângela de Lourdes Rodrigues, que manteve integralmente a sentença, conservando as duas paternidades no documento. Ela foi acompanhada pelos desembargadores Carlos Roberto de Faria e pelo juiz convocado Fábio Torres de Sousa.

A desembargadora Ângela de Lourdes Rodrigues considerou que ausência de vínculo biológico, por si só, não é motivo para anular a paternidade espontaneamente reconhecida, pois constituiu-se o vínculo afetivo e “os estreitos e verdadeiros laços familiares se formam pela atenção continuada e pela convivência social”.

De acordo com a magistrada, há provas nos autos de que “o pai registral está inserido de maneira relevantíssima na vida da criança, mesmo sabendo da inexistência de vínculo genético entre eles”.

Nesse caso, impõe-se o registro multiparental, em benefício do menor, porque o menino convive com o pai socioafetivo desde que nasceu, mas a tentativa do pai biológico de ter a paternidade reconhecida data da mesma época.

“Ressalvados entendimentos em sentido contrário, a exclusão da paternidade registral, no presente feito, poderá ocasionar danos irreversíveis ao menor e a improcedência do pedido de reconhecimento da paternidade em relação ao pai biológico fere seu direito de pai que busca desde os primeiros dias de vida do menor”, concluiu.

Ficou vencido o posicionamento da relatora, desembargadora Teresa Cristina da Cunha Peixoto, que foi acompanhada pelo desembargador Alexandre Santiago. Ela entendeu que inscrever no registro o nome do pai socioafetivo sem consultar o biológico gerou um conflito familiar que ocasiona “efeitos nefastos” na vida e no interesse da criança, “que tem direito de saber a verdade”.

Motorista cochila ao volante e tomba caminhão na BR 354

Terça 20/07/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um motorista tombou um caminhão após cochcilar ao volante, na madrugada dessa terça-feira (20), na altura do km 299 da rodovia BR 354, entre as cidades de Arapuá (MG) e Rio Paranaíba (MG). O motorista de 61 anos não sofreu ferimentos no acidente.

Segundo informações da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o condutor, que é devidamente habilitado, aguardou registro no local do acidente. Ele não apresentava ferimentos e relatou que deslocava no sentido Carmo do Paranaíba (MG) para São Gotardo (MG).

Disse ainda que, ao iniciar um declive, sentiu uma forte sonolência e, cochilando, perdeu o controle da direção, não conseguindo evitar o choque contra uma árvore localizada no barranco, nem o posterior tombamento do caminhão, que permaneceu na pista com danos de pequena monta.

O condutor não apresentava sinais de ingestão de álcool nem de uso de substância entorpecente. Ele acionou o serviço de guincho para a retirada do caminhão, que está com o licenciamento regular.

 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Faculdade FINOM de Patos de Minas realizará o I DIREITO EM FOCO e contará com palestras de grandes profissionais da área

O evento terá a participação da coordenadora do curso de Direito (Mestre Jéssica Santiago Cury), que receberá diversos convidados.

Terça 20/07/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A faculdade FINOM de Patos de Minas realizará no próximo dia 22/07 o I DIREITO EM FOCO e a programação contará com a participação de grandes nomes da doutrina jurídica abordando temas atuais e de relevância social como por exemplo: as medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha às mulheres em situação de violência doméstica e familiar; a nova lei de Abuso de Autoridade e seus pontos importantes e destaques, além de experiências e desafios encontrados na advocacia criminal.

O evento contará com o corpo docente da Faculdade e mostrará que a Finom Patos de Minas segue atuando na construção e na solidificação do conhecimento.

Não perca tempo. Faça sua inscrição através do Instagram @finompatos. Será uma ótima oportunidade para esclarecer dúvidas, atualizar-se e conhecer um pouco mais sobre o curso de Direito oferecido pela instituição.
Siga as redes sociais, Facebook, Instagram ou entre em contato pelos telefones (34) 3823-3933 ou (34) 9 9342-1399.

12° batalhão de bombeiros recebe reforço de oficial para ações de enfrentamento no período de estiagem

Terça 20/07/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A partir desta segunda-feira (19) o 12º Batalhão de Bombeiros Militar de Patos de Minas conta com mais um militar junto a sua tropa. Trata-se do Capitão BM Lucas Ribeiro Maia, que fez parte da Unidade por muitos anos, até que no final de 2018, ao ser promovido, teve que ser movimentado para outro Batalhão.

O oficial, com fortes raízes na cidade, está de volta a Patos de Minas, onde estará a frente da Companhia Operacional, seção responsável pelo atendimento às ocorrências.

O Cap Maia chega em um momento em que o 12° BBM está com planejamento voltado para as ações de enfrentamento ao período de estiagem, e sua atuação será de suma importância para as ações estratégicas do Corpo de Bombeiros Militar em toda região.

Polícia Militar prende um autor por furto, outro por receptação e recupera motocicleta

Terça 20/07/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na madrugada de domingo (18) a Polícia Militar (PM) de Serra do Salitre (MG) recebeu um chamado onde a vítima alegou que deixou sua moto estacionada dentro de casa, na Rua Nicolson, Centro, conforme costume e que ao acordar foi até a garagem e percebeu que o veículo havia sido subtraído.

A vítima alegou que ouviu barulhos na madrugada, todavia pensou ser animais no telhado. Diante das informações, os militares iniciaram levantamentos e rastreamentos para localizar o bem subtraído e prender o autor.

Em menos de 24 horas os militares levantaram informações de que se tratava do autor, 19 anos, o qual os militares já sabiam onde tal indivíduo residia.

Com a informações em mãos os militares foram até a residência do autor onde encontraram o mesmo em via pública. Nos fundos do lote os militares localizaram partes da moto furtada, todavia, neste instante o autor tentou fugir, porém, foi capturado em aproximadamente cinco ruas abaixo.

Já preso na viatura policial, o autor confessou a autoria do furto e afirmou que vendeu a moto para terceiro autor no povoado de Catiara. Em ato contínuo os militares deslocaram até a casa do receptador, 38 anos e localizaram a moto e prenderam o referido autor.

Ambos autores foram presos e apresentados na Delegacia de Polícia Civil de plantão, juntamente com material apreendido/recuperado:
 

Condutor embriagado é preso durante operação Rota Segura na rodovia MGC 354

Terça 20/07/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um condutor foi preso pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) por embriuguez ao volante, na madrugada de segunda-feira (19), na altura do km 178 da rodovia MGC 354.

Segundo informações da PMRv, durante Operação Rota Segura, foi abordado o veículo GM Prisma, onde o condutor apresentava notórios sinais de ingestão de bebida álcoolica.

O condutor se recusou  a realizar teste de alcoolemia, entretanto, devido aos sinais de alteração da sua capacidade psicomotora ele foi preso em flagrante e conduzido à Depol. O veículo foi removido pelo fato da não apresentação de outra pessoa habilitada para se responsabilizar pelo automóvel.

Hospital Regional Antônio Dias realiza primeira cirurgia de aneurisma por microscopia

Unidade é pioneira em Patos de Minas a realizar o procedimento pelo SUS

Terça 20/07/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

O Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), da Rede Fhemig, deu um importante passo para sua consolidação como serviço de alta complexidade em neurocirurgia e neurologia na macrorregião Noroeste do estado. No início de maio, a unidade realizou sua primeira cirurgia de aneurisma por microscopia - um procedimento delicado que, além do aparato tecnológico, exige apurada qualificação da equipe médica.

Os neurocirurgiões do HRAD Marcelo Lamberti e Marcelo Almeida – responsáveis pela microcirurgia – ressaltam que, nesse tipo de abordagem, são milímetros que separam o sucesso da tragédia. “A mortalidade nesses casos pode chegar a 50% e o risco de sequelas neurológicas nos pacientes também é alto. As estruturas cerebrais são minúsculas, algumas com até 1mm. O espaço em que trabalhamos no cérebro também é muito estreito. A visualização plena das estruturas cerebrais possibilita realizarmos as cirurgias, antes impensáveis, de forma segura e eficaz, mantendo a vida do paciente”, explica Lamberti.

O uso do microscópio em neurocirurgia já é prática consagrada na literatura mundial, sendo absolutamente recomendada por ser a forma mais segura de se operar nesses casos. “A paciente apresentava aneurismas múltiplos e um deles já rompido, o que colocava sua vida e a função neurológica em risco. Teve boa evolução no pós-operatório, recebendo alta sem déficits neurológicos. Anteriormente, casos semelhantes ficariam aguardando na fila da Central de Regulação de Leitos para transferência a outros municípios com alta complexidade, o que poderia levar dias e comprometer o tratamento”, relata o neurocirurgião Marcelo Almeida.

Equipamentos

O microscópio Zeeis, modelo S88, foi adquirido em abril deste ano pelo HRAD. As pinças cirúrgicas especiais, bem como os clipes metálicos para contenção dos aneurismas foram cedidos pelo Hospital João XXIII - também da Rede Fhemig. Esse tipo de procedimento exige a participação de dois médicos. “A realização de neurocirurgias microscópicas no HRAD proporciona maior resolubilidade, associada a uma assistência segura e efetiva aos nossos pacientes. Nossa meta é habilitar o hospital como unidade de alta complexidade em neurocirurgia e neurologia – processo que já se encontra em andamento”, afirma a diretora Valéria Costa Queiroz.

Paciente

A auxiliar de produção Maria Josefa Medeiros, de 49 anos, deu entrada no HRAD no dia 6 de maio, com fortes dores de cabeça, que surgiram repentinamente, associadas a alterações no nível de consciência e sinais de irritação meníngea. A tomografia detectou os aneurismas e ela logo foi encaminhada para cirurgia de emergência, que durou aproximadamente 4 horas. “O pós-cirúrgico foi melhor do que esperávamos, pois ela não apresentou nenhuma sequela. Minha mãe é muito grata por essa nova chance de viver”, conta Carla Castro, filha da paciente.

“Ela acordou da anestesia geral imediatamente após o término da cirurgia, lúcida, e foi encaminhada para UTI. Ficamos animados, pois foi o melhor resultado possível para essa cirurgia, que, sem dúvidas, é a mais complexa de toda neurocirurgia e, talvez, de toda medicina. A paciente seguiu sob cuidados na terapia intensiva, que também possui uma excelente equipe técnica, e evoluiu muito bem, tendo alta alguns dias depois”, finaliza Lamberti.


Por Fernanda Moreira Pinto

Projeto Delegacia Humanizada é implementado em delegacia de Araxá

Terça 20/07/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Com o objetivo de potencializar e humanizar o atendimento em casos de crimes contra crianças e adolescentes, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da Delegacia de Orientação e Proteção à Família em Araxá, lançou o projeto “Delegacia Humanizada”. Assim, a instituição pretende oferecer o acolhimento e a escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas de crimes sexuais, além da avaliação psicossocial da família, conforme previsto na Lei nº 13.431/17.

Por meio de um ambiente humanizado, acolhedor e livre de julgamentos, as vítimas são ouvidas por uma equipe especializada que estabelece um vínculo de confiança com a vítima, facilitando o relato dos fatos e ajudando a reparar o estado emocional dela. Após a escuta, vítima e família são orientadas, atendidas em demandas pontuais e, se necessário, encaminhadas para acompanhamento pelo Conselho Tutelar ou para atendimento psicológico.

A Polícia Civil reforça que o enfrentamento à violência contra as crianças e adolescentes impõe-se não somente na investigação e apuração dos fatos, mas também no atendimento integral, social e psicológico das vítimas que se sentem mais confortáveis para relatar e expor a violência sofrida.

O projeto conta com a parceria do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep) de Araxá e com uma equipe multidisciplinar, composta por psicóloga e assistente social. A cerimônia de inauguração, realizada na sexta-feira (16/7), contou com a presença de representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Secretaria de Ação Social, Consep, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar.